Os Segredos Da Vida

David Kessler

Resenhas - Os Segredos da Vida

sleepinthegarden 02/10/2022

Importante
Esse livro me fez ver muitas coisas de modo diferente. Eu perdi uma pessoa recentemente e desde então havia muitas questões na minha mente, e esse livro clareou algumas das minhas ideias. Eu comecei a lê-lo antes de perder essa pessoa e sem expectativa nenhuma, mas ele me surpreendeu positivamente, acho que nunca vou esquecer sobre ele.

namgibooks 20/08/2022

Surpreendente!
Eu não tenho costume de ler livros com um ar de auto ajuda, na realidade passo distante deles sempre que possível. Eu li esse graças a um desafio ?RECOMENDADOS PELO BANGTAN (BTS)?, ao vê-lo ser lido por Min Yoongi, na versão coreana. A citação que ele pôs me chocou muito, e decidi que daria uma oportunidade. Graças a Min, porque que achado! O livro falou comigo de tantas formas, as passagens de experiências de terceiras pessoas foram incríveis exemplos que mexeram muito comigo.

A narrativa é tão boa, que não soa como auto-ajuda, porque você não é induzido a fazer algo, não é marcado como ?errado? ou ?problema?, você é convidado a sentar e pensar sobre a vida e suas questões enquanto lê (?escuta?) a opinião de um amigo sobre a mesma e exemplos que um conhecido que você pode assentir e dizer: ?ah sim, fulano!?

É gentil e doce. Faz com que no final a vida pareça simples e dócil e a felicidade já existente. É esperançoso e solidário com sua dor.

Foi ótimo! Eu o releria com certeza e gostaria que todos os lessem em momentos que tivessem dúvidas ou desânimo.

laarthv 09/08/2022

Caramba... eu li ele por causa de duas pessoas importantes pra mim, e a versão é em coreano, e foi traduzida. Posso dizer que foi uma das melhores leituras até agora, a escrita é leve e reflexiva.

Quando comecei, já de cara, passei bons minutos olhando pro teto, pensando no trecho "Há tantas lições a serem aprendidas na vida que é impossível dominá-las em uma única existência". E eu realmente me perguntei se nas minhas outras vidas, levei o ensinamento delas e hoje em dia eu só estou vivendo o que não consegui nelas.

São pensamentos bem confusos, mas cheguei a conclusão de que ninguém viverá tudo de uma vez, porque nós precisamos de coisas novas, como se estivéssemos vivendo tudo desde o início.

Tay ð· 09/02/2022

Este é um daqueles livros que se lê e que muda a forma como se olha para a vida. E uma coisa que aprendi é que a morte não é a maior perda de todas. Esta é a segunda vez que leio este livro, e tenho a certeza de que não será a última. Muitas das lições aqui ensinadas voltarei sempre a ler.

Não é uma leitura leve, aconselho-o a lê-lo com calma, absorvendo cada relato, cada experiência. Esta é uma oportunidade para aprender com as experiências que outras pessoas tiveram. Há nele várias histórias escritas, que podem mesmo trazer gatilhos a algumas pessoas, histórias de pessoas que estiveram face a face com a morte, então seja cauteloso.

Através destas histórias, percebemos que quanto mais próximo estiver da morte, mais vai querer viver verdadeiramente como nunca viveu antes.
Entre as frases e ensinamentos que me chamaram a atenção, lembro-me sempre que "somos responsáveis pelos nossos erros" mas "não somos os nossos erros". Portanto, não devemos ter medo de viver e correr riscos, respeitando sempre com prudência os nossos limites.

Cada um dos ensinamentos deste livro mostra-nos que é possível viver uma vida equilibrada. É possível viver os nossos sonhos, é possível amar incondicionalmente, tudo é possível apenas por compreender quem somos e o que queremos. Você esta vivendo uma vida da qual não se arrependerá quando estiver face a face com a morte?

Mi 22/08/2021

"Insistimos em afirmar que só poderemos ser felizes amanhã, quando as coisas mudarem. Mas, se a felicidade é possível amanhã, ela também é possível hoje"

Arca Literária 13/09/2017

resenha disponivel no link a partir do dia 13/10/17 http://www.arcaliteraria.com.br/os-segredos-da-vida-elizabeth-kubler-ross-e-david-kessler/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/os-segredos-da-vida-elizabeth-kubler-ross-e-david-kessler/

Luiz 29/11/2009

Auto-ajuda das boas
Elizabeth Kübler-Ross deixou um grande legado no estudo da morte, depois de ter convivido décadas com pacientes em fase terminal. Sua maior fascinação foram os ensinamentos daquelas pessoas que sabiam ter pouco tempo de vida, e que por este motivo a encaravam de forma muito mais madura.

Em Os Segredos da Vida (Editora Sextante, 218 p.) a própria Elizabeth, já debilitada após um derrame, expõe as maiores lições aprendidas com esses seres que, à beira da morte, transpiravam mais vida do que em qualquer outro momento de sua existência.

Escrito em parceria com David Kessler, o livro apresenta quinze capítulos aparentemente simples, mas profundamente complexos. Explico: a linguagem é muito simples, mas cada linha é cheia de significado.

Quando comecei a ler, estava convencido de que era mais um desses volumes descartáveis de auto-ajuda, com boas intenções, porém ingênuo e mal escrito. Mas a minha dificuldade em ler muitas páginas por dia comprovou o contrário: trata-se de obra densa, em que a simplicidade do texto é apenas uma forma que os autores encontraram para não deixar o leitor ainda mais psicologicamente exausto, com tantas histórias terríveis narradas nas páginas.

Doenças incuráveis, tragédias familiares, guerras, perdas irreversíveis... há centenas de casos muito fortes descritos no livro. O diferencial é que as pessoas envolvidas, em seus dramas cruciais, optaram por aceitar a vida com todos os seus desafios, e desta forma deixaram de ser pobres vítimas para tornarem-se felizes.

É natural, portanto, que mesmo as pessoas mais exigentes com relação à linguagem da obra, precisem digerir lentamente cada parágrafo deste livro. É algo para se ler com tranquilidade, sem querer chegar logo ao final.

E apesar da obra ser baseada na Ciência, através da observação de casos e relatos, nota-se muito de Espiritualidade nos textos de Kübler-Ross e Kessler. Mesmo que não dediquem uma única linha à qualquer religião, podemos notar que os autores são sintonizados com as tendências da doutrina espírita, principalmente no que diz respeito à imortalidade da alma e à necessidade de evolução.

Os Segredos da Vida é, pois, um livro de cabeceira, que deve ser saboreado e revisitado sempre. Atende tanto a quem procura uma leitura motivacional e despretenciosa, quanto àqueles que buscam algo mais filosófico.

E a mensagem deixada é de muito alto astral e esperança. Fala sobre termos momentos de qualidade, seja em qual ambiente ou situação nos encontrarmos. Segundo Elizabeth Kübler-Ross e David Kessler, nós nunca mais vivenciaremos o mundo exatamente desta maneira, com esses pais, familiares e amigos. Não experimentaremos outra vez a Terra com a cara que ela tem nos dias atuais. Por isso recomendam que não esperemos para dar uma última olhada no oceano, no céu, nas estrelas ou nas pessoas queridas. Devemos ir olhá-los agora mesmo!

Luiz Fernando Riesemberg
Francisco6 28/02/2024minha estante
Que brilhante sapiência, os sábios nunca morrem!