A grande Ostra

A grande Ostra Mark Kurlansky

Resenhas - A grande Ostra

Daniel432 05/06/2020

As Ostras de Nova Iorque
Quem diria que a cidade do cachorro quente já foi a cidade das ostras!!! Pessoalmente, gosto mais de cachorro quente!!! Mesmo nunca tendo comido uma ostra!!!

O autor foi muito feliz ao escolher a forma de abordagem utilizada, permitindo ao leitor conhecer dois assuntos ao mesmo tempo: ostras e a história da cidade. Sem entrar em detalhes técnicos o autor mostra as diferentes espécies de ostras e como o meio ambiente é fundamental para o crescimento e o sabor de cada uma.

Dessa forma, o autor leva-nos a conhecer Nova Iorque desde o início do século XVII até a primeira metade do século XX. A Nova Iorque dos indígenas, dos holandeses, dos puritanos ingleses, da nação recém criada e independente da Inglaterra chegando à Nova Iorque dos nascentes capitalistas industriais. E nesse curso, o autor liga o crescimento e a industrialização da cidade com o declínio dos viveiros naturais, passando pelos viveiros artificiais e finalmente chegando à quase total extinção desse molusco na baía de Hudson e nos rios que a abastecem.

Não se pode por toda a culpa nos capitalistas industriais mas, certamente, eles foram responsáveis pela impossibilidade de se restaurar quaisquer níveis anteriores no cultivo de ostras em Nova Iorque.

Não vou mentir dizendo que li todas as receitas de pratos com ostras, pois não tenho dons culinários, mas li grande parte delas. É impressionante como os novaiorquinos comiam ostras de tudo quanto é jeito!! Parece que sou eu com os queijos!!

Bom espero que esta resenha motive outras pessoas a ler este livro. Ele merece ser lido!!