A grande Ostra

A grande Ostra Mark Kurlansky


Compartilhe


A grande Ostra


Cultura, História e Culinária de Nova York




Antes de ser conhecida como “A grande maçã”, Nova York poderia ter sido chamada de “A grande ostra”.
Autor dos best sellers 1968: o ano que abalou o mundo, Bacalhau: a história do peixe que mudou o mundo e Sal: uma história do mundo, o pesquisador norte-americano Mark Kurlansky investiga o desenvolvimento da cidade pela perspectiva de um de seus mais tradicionais habitantes: a ostra, cuja influência marcou a cultura, economia e gastronomia da grande metrópole.
Durante séculos, Nova York foi famosa pela iguaria. Até o início da década de 1900, as abundantes ostras tinham um papel importantíssimo para a cidade, sendo o seu produto de exportação mais famoso e o alimento básico de ricos, pobres e turistas, além de desempenhar papel fundamental contra a poluição dos congestionados canais da cidade.
Realçada por antigas receitas, esta estimulante narrativa envolve os leitores desde a chegada dos colonizadores ingleses e holandeses e a fundação da cidade no século XVII – quando os índios Lenape já eram apreciadores do molusco tanto quanto os europeus e seus rios abrigavam praticamente a metade de toda a produção do mundo – até a morte dos viveiros de ostras em 1927 e o surgimento de um movimento ambientalista americano; dos armazéns até os violentos bairros pobres de Five Points e os mais requintados restaurantes da Era Dourada de Manhattan.
Em A GRANDE OSTRA, Kurlansky resgata diversos personagens da cidade à medida que reconta os dramáticos fatos que mudaram Nova York, transformando-a na metrópole atual, muitas vezes esquecida de sua história.
O autor se pergunta: “Como é possível que pessoas vivendo no maior porto do mundo, numa cidade na qual nenhum bairro fica muito distante do mar, numa cidade cuja locação foi escolhida por causa do mar, onde grandes cargueiros, petroleiros, possantes rebocadores, iates e barcos da polícia marítima deslizam por suas águas, tenham perdido toda sua ligação com o mar, quase esquecido completamente que o mar está ali? Os nova-iorquinos perderam sua ostra, seu gosto do mar. Esta é a história de como tudo isso aconteceu.”

História

Edições (1)

ver mais
A grande Ostra

Similares

(11) ver mais
As gangues de Nova York
Nova York
Uma canção em Nova York
Rebelião em Nova York

Resenhas para A grande Ostra (0)

ver mais
As Ostras de Nova Iorque
on 5/6/20


Quem diria que a cidade do cachorro quente já foi a cidade das ostras!!! Pessoalmente, gosto mais de cachorro quente!!! Mesmo nunca tendo comido uma ostra!!! O autor foi muito feliz ao escolher a forma de abordagem utilizada, permitindo ao leitor conhecer dois assuntos ao mesmo tempo: ostras e a história da cidade. Sem entrar em detalhes técnicos o autor mostra as diferentes espécies de ostras e como o meio ambiente é fundamental para o crescimento e o sabor de cada uma. Dessa f... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 4.3 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Henrique
cadastrou em:
22/01/2012 23:04:34
Igo L
editou em:
08/12/2015 21:04:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR