Jurema das Matas

Jurema das Matas Mônica de Castro

Resenhas - Jurema das Matas

letmari4 12/12/2022

Extremamente necessário, e com escritas simples, facilitando o nosso entendimento, explicando ate sobre a Umbanda e sobre guias. Cada detalhe do que ela passou para hoje ser conhecida como jurema das matas

Marcella 02/04/2023

Lindo, lindo, lindo!!
Me emocionei, ri, chorei, fiquei com raiva, todas as emoções que um bom livro podem te passar com intensidade. História linda e uma lição importantíssima: o importante é confiar na espiritualidade maior e entender que não somos somente vítimas ou algozes, e sim vamos revezando esse papel entre nossas existências. Tudo o que passamos tem um motivo de ser que nós concordamos antes de embarcar nessa carne, então o que nos resta é procurar aprender a lição e ter fé de que nascemos para ser felizes. Livro lindo demais que retrata sobre a umbanda e a história da cabocla Jurema das Matas. Gratidão Mônica de Castro e seu guia que trouxe esse belo ensinamento.

Thais 11/01/2013

Jurema - totamente resumido
Neste livro Jurema, conta-se a história de um espírito que cometeu erros no passado e vem ao longo dos tempos lutando e vencendo conta os desafios da vida até vir a ajudar as almas necessitadas.

Vanessa Meiser 18/05/2012

Este é o primeiro livro da Editora Vida e Consciência que recebo para resenha e tenho a certeza de que não poderia ter começado de melhor forma. Jurema das Matas é uma história reveladora e desmistificadora.

Anteriormente à minha leitura, eu mesmo sendo simpatizante do espiritismo, confesso que não entendia muito bem a diferença entre o espiritismo de Alan Kardec, a Umbanda e o Candomblé, tirava minhas próprias conclusões através de algumas coisas que ouvia dizer. Pois com este livro, meu entendimento a cerca destas três religiões foi ampliado e despido de pré-conceitos pois, muito se fala porém pouco se sabe.

O livro nos conta as quatro últimas encarnações de Jurema que viveu em épocas muito diferentes uma da outra porém sempre buscando a evolução espiritual. Sua primeira vivência que nos é apresentada é na pele de Alejandro Velázques, um espanhol ambicioso e sem escrúpulos que torturava índios por pura maldade. Logo após temos a mestiça Aracéli, filha de pai português e mãe índia, mora desde o nascimento com um padre que a criou como filha, sofre nas mãos de Licinio, um fazendeiro que a faz sua escrava sexual. Sua próxima encarnação é como Chica, uma criada de bom coração e mãe amorosa porém que sofre muito após perder sua filha. Sua quarta encarnação é como Eleonora, uma senhora casada e de boa família que comanda juntamente com o seu marido um íntegro centro espírita. Eleonora é médium e tem ao seu lado espíritos evoluídos que assim como ela buscaram a paz que hoje desfrutam e se prontificam em ajudar aqueles que ainda encontram- se perdidos.

Estas quatro encarnações se completam ao longo de todo o romance, cada espírito que convive com Jurema em cada uma de suas vindas à terra possui algo em comum com ela, ou é alguém que busca vingança, ou alguém que a protege, ou alguém que somente a conheceu e que precisa se aproximar....todos acabam por se entrelaçar de alguma forma. Um ponto positivo do livro é que ao decorrer das páginas, encontramos notas de rodapé que nos esclarecem fatos que realmente aconteceram, pessoas que existiram e ate mesmo o nascimento da religião chamada Umbanda.

Eu classifico este livro como um ótimo livro, assim como a maioria dos romances espíritas que já li até hoje. Sempre gostei muito das histórias escritas por Mônica de Castro porém, acredito que este seja o melhor que já tive o prazer de ler e é uma daqueles livros que quando termina a gente já fica pensando em quando vai ler novamente, que te deixam com saudade dos personagens.

Portanto, recomendo de olhos fechados!

maisa.baria 08/03/2015

Respeito e amor as diferenças
O livro Jurema das Matas é simplesmente apaixonante...
Contando a história de 4 diferentes encarnações você se sente envolvido com os personagens em suas diferentes facetas, se identificando com suas mazelas e com as lutas que travam para se melhorar e progredir.
Foi com alegria e muita emoção que vi cada um deles vencendo a si mesmo, reparando seus erros e evoluindo. Uma lição de vida ( de 4 vidas ) que nos mostra o quanto podemos progredir na nossa caminhada se de fato nos dispusermos a isso.
As ligações entre esses espíritos nas diversas vidas que se apresentam nos mostra claramente como nos prendemos uns aos outros na maioria das vezes sem nem perceber, e ficamos ligados, em um primeiro momento por rancores, mas a vida vem aos poucos e vai nos ensinando, nos moldamos, aprendemos, e o amor passa a habitar nosso coração, permanecendo assim conectados mas agora por outros motivos.
Conhecer e entender melhor a criação da Umbanda é um presente a parte. Admiração, carinho e respeito a esses irmãos que trabalham tanto e com tanto amor em nosso favor.
A grande lição que levo desse livro é o "Respeito ao nosso semelhante".
Se eu indico? Super Indico

site: https://www.facebook.com/maisabariapensamentos

Marcão 28/02/2024

As curiosidades das vidas passadas
Galera muito bom esse livro....ele começa contando uma história de uma encarnação....mostra como a pessoa viveu o que ela errou e acertou isso nos envolve na história a leitura e simples e dinâmica no decorrer do livro você vai conhecendo as pessoas em suas próximas encarnações a curiosidade nessa hora e muito grande porque a gente quer saber quem é quem....recomendo a leitura

Tatiana.Jardim 04/01/2017

Perfeito para entender como funcionam reencarnações, carmas e de onde vem as entidades da Umbanda
Para quem não tem muita paciência para ler, o início pode ser muito massante e muito sombrio. Porém todo este é necessário para entender o meio e o fim da história. Vale muito a pena ler até o fim. É um dos meus favoritos!

Phelipe Guilherme Maciel 17/01/2018minha estante
A Umbanda é maravilhosa. Tudo o que divulgar essa religião espiritualista de luz e amor deve ser divulgado, porque é realmente muito lindo

Cynthia 05/12/2013

Fantástico!
Fantástico! Excelente! Como sempre os livros do espírito Leonel e da Mônica de Castro não tem como serem ruins.

barros8rafael 20/11/2019

Emocionante
Foi um livro que tentei ler por duas vezes, e não conseguia sair do primeiro capítulo. Na terceira tentativa (para quem é espírita sabe bem do que me refiro), consegui continuar a leitura. É um livro excepcional, a autora nos leva a reflexão do quanto é importante para nossa evolução o dom do perdão. Não quero dar spoiler, mas, a leitura vale a pena.

Luiza.Andrade 18/04/2020

Evolução Espiritual
Excelente leitura sobre como é importante a reencarnação para encerrarmos ciclos e praticarmos o perdão. A evolução do espirito em diversas vivências com seus algozes e seus amigos. Emocionante!

Leia um livro espírita 04/01/2021

Este livro me surpreendeu muito! Conta várias reencarnações da cabocla Jurema das Matas, conhecida na religião Umbanda! O livro se inicia com Alejandro um espanhol vingativo e cruel que dizimou diversas tribos indígenas, depois reencarna como Araceli uma jovem indígena criada por um padre, que por conta de suas atitudes como Alejandro acaba atraindo desafetos de sua vida anterior, depois conhecemos Chica uma escrava que apesar das condições em que vive consegue ter um bom coração e por último Eleonora que ajudou a trazer a Umbanda para o Brasil! Vemos em todos os personagens a evolução e aprendizado que eles carregam de épocas remotas, percebemos que antes o algoz passa a ser vítima e vice-versa, aprendemos que o perdão sincero pode nos ajudar a evoluir e principalmente quebrar laços negativos com nosso desafetos! Aprendemos um pouco sobre a Umbanda que é uma religião que prega o amor é a caridade, desmistificando preconceitos enraizados na nossa cultura que muitas vezes associa religiões africanas com bruxaria! Muito esclarecedor, instrutivo e principalmente humano! Linda história!

site: https://www.instagram.com/leia.um.livro.espirita/?hl=pt-br

Ana 20/04/2012

Ações e Reações
Rosa apaixonou-se por um artesão, um homem simples. Seu pai, no entanto, não aceitou este romance e obrigou a moça a casar-se com Alejandro, um homem rude e ambicioso. Eles moravam no sul da Espanha, mas logo mudaram-se para Cuba. O objetivo de Alejandro era enriquecer e foi em busca do tão alardeado ouro nas terras recém descobertas do século XVI.

As decisões equivocadas motivadas pelo orgulho e arrogância traçam o rumo da história destes personagens que vão encontrar-se muitas vezes depois, em outras terras, ao longo dos séculos. E assim, nossos personagens vão ganhando experiência e conhecimento a caminho do amadurecimento.

KatiaMaba 25/03/2012

É preciso fechar o círculo para o crescimento moral de todos.
Por não compreender-mos os conflitos entre pessoas que compartilham o mesmo seio familiar ou de amizade de longa data, o círculo permanece aberto.

O círculo permanecerá fechado após a tranformação de linhas de pensamento provenientes do ódio, egoísmo, ganância, ciúme, etc...

Morrer tantas e quantas vezes for preciso, para depurar e seguir uma trajetória de paz e crescimento moral, proposta inicial de esclarecimento que o leitor encontrá no romance espírita "Jurema das Matas", psicografada por Mônica de Castro.

Literatura 26/03/2012

Muitas vidas, um só aprendizado
Se falarmos sobre as religiões atuantes no Brasil, a umbanda é uma das mais comentadas e menos conhecidas. Muitos a criticam, falam mal de suas cerimônias, transformam o tema em Tabu, mas não se interessam em conhecer maiores detalhes.
Isso acontece, muitas vezes, até entre os seguidores da mesma. Isso eu digo com propriedade, já que tenho pais praticantes da umbanda. Sabemos todos os rituais, nomes de entidades, acreditamos na existência e no poder de cada um deles, mas raramente alguém tenta se aprofundar no assunto.

Mônica de Castro, conhecida autora espírita resolveu unir através de seu novo romance o kardecismo e a umbanda. Com Jurema das Matas (Vida e Consciência, 367 páginas), ela conta as trajetórias carnais de uma das mais famosas entidades da umbanda - a Cabocla Jurema, já cantada em tantas canções religiosas ou populares e desenhada das mais distintas formas.

Nessa obra, ela mostra as 04 últimas encarnações deste espírito tão evoluído, correndo pelas mais diversas épocas e situações: o espanhol Alejandro Velázques e sua aventura em um mundo recém-descoberto, sem imaginar que mentiras e intrigas o cercam, enviados por quem ele ama; a pobre mestiça Aracéli, filha de pai português e mãe índia e sua luta pela liberdade da alma, num mundo que a vê como mero objeto; Norma, a escrava inconsequente que paga um preço muito alto pelos seus atos e Eleonora, uma mulher pronta a mudar aos primórdios da espiritualidade.

O livro segue o ritmo de muitos romances espíritas que conhecemos: vidas que se cruzam em busca do amadurecimento e tomam as decisões que acham as melhores. Alguns acertos, erros, muitas venturas e lamentos, mas nesse tipo de livro nós sabemos que, impreterivelmente, no fim tudo irá se explicar. Através da ação e reação, vemos a vida de Jurema passar diante de nossos olhos e percebemos como os destinos se entrelaçam com suas intrínsecas certezas.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça: