Vida e Carreira

Vida e Carreira Mario Sergio Cortella

Resenhas - Vida e Carreira

:: Sofia 24/06/2020

Este livro é a transcrição de uma conversa entre Cortella e Mandelli, duas pessoas bem-sucedidas em suas profissões e vida pessoal. Logo no início, ressaltam que não é possível separar ambas, então, devemos buscar êxito nas duas esferas a fim de atingir a satisfação individual, a alegria. Mas, o que é esse sucesso? Como alcançá-lo?
Na construção das respostas, os interlocutores utilizam de Filosofia e de exemplos cotidianos para ilustrar o novo percurso da Carreira, desde a Revolução Industrial. Por exemplo, anteriormente, o ideal era se manter numa empresa grande e crescer dentro dela, ser promovido. Hoje em dia, com o grande nível de terceirização da linha de produção, migrar de emprego não é visto como um problema. Pode ser solução.
Entretanto, para dispor de um leque de opções, é necessário que o empregado tenha "valor" para quem oferta trabalho. Para isso, Mandelli e Cortella dizem que a pessoa deve utilizar da agonia que é viver em prol do crescimento, não da vitimização, e que deve fazê-lo de forma "acelerada". A vida é muito curta para se lamentar ou conduzi-la engatinhando.

Enfim, não escrevo esta resenha para dar as respostas do debate, mas para instigá-los a lê-lo: é uma atividade fluida - me senti numa palestra bem conduzida - e curta. Considero, ainda, ele ser importante para jovens ansiosos com seu futuro; penso agora que minha dedicação, se bem aplicada, dará frutos. Além disso, gostei do texto por ele não ser do gênero autoajuda (não me apetecem essas receita de bolo), é mais um puxão de orelha, um convite à autoreflexão.

Marquei as páginas 11; 24; 57; 59; 67; 72; 78; 85; 95 e 100 (sim, eu sei, são muitas marcações. Afinal, o propósito do livro é ser elucidativo).

Junior 10/01/2018

Descobertas
Lendo esse livro tive sacadas incríveis. Muito gostoso de ler pois foi escrito em formato de conversa entre os autores.