Ontem

Ontem Ágota Kristóf

Resenhas - Ontem

eneida 25/03/2017

Tobias teve uma infância difícil, de rejeição e miséria, e quando descobriu que seu professor era seu pai e a garota que amava era sua irmã, esfaqueou-o ( anos depois descobriu que não o matou) e fugiu de seu país. Viveu uma vida difícil no exílio, com uma obsessão pelo amor de sua vida, sua irmã, que reencontrou anos depois.
Terminei o livro com a sensação de que tinha passado por uns dias sombrios, chuvosos, escuros, com um travo amargo, um mal estar, um desamor, e só por isso já admirei muito a escritora.
Mas de permeio, trechos muito bonitos:
"O tempo se dilacera. Onde encontrar os territórios vagos da infância? Os sóis elípticos fixos no espaço negro? Onde encontrar o caminho que balança no vazio? As estações perderam seu significado. Amanhã, ontem, o que querem dizer essas palavras? Existe apenas o presente. Uma vez, neva. Outra vez, chove. Depois faz sol, vento. Tudo isso é agora. Não foi, não será. É. Sempre. Ao mesmo tempo. Porque as coisas vivem em mim e não no tempo. E em mim, tudo está presente."