Linha do Tempo

Linha do Tempo Michael Crichton

Resenhas - Linha do Tempo

Fabio Shiva 12/10/2017

Esse livro me fez parar de beber Coca-Cola.
Michael Crichton é um autor de extremo êxito comercial, com mais de 200 milhões de livros vendidos em todo o mundo e inúmeras adaptações de suas obras para o cinema, como “Jurassic Park” e sequências, além de “Westworld”, “Congo” e o próprio “Linha do Tempo”, entre outros.

A trama de “Linha do Tempo” é bem instigante e original, misturando ficção científica, thriller e romance histórico. Em resumo: uma equipe de historiadores é enviada de volta no tempo até a Idade Média, graças a uma secreta tecnologia criada por uma megacorporação a partir da Mecânica Quântica. Chegando lá, os heróis vivem inúmeras aventuras, enquanto, no tempo presente, os cientistas da corporação se esforçam para trazer a turma de volta.

E o que é que a Coca-Cola tem a ver com isso? Isso é o que pergunto eu! Pois não é que lá pela página 300 e tanto (o livro é um tijolo) eu me deparo com um descarado e inegável merchandising dos refrigerantes da Coca-Cola!?!

A cena acontece assim: dois dos cientistas que estão tentando trazer a equipe de volta para o presente fazem uma pausa em seus incansáveis esforços. Vão até uma máquina de refrigerantes e escolhem entre os sabores de Coca-Cola, Sprite e Fanta (todos produtos da mesma corporação, sendo que, para quem não sabe, a Fanta foi criada durante a Segunda Guerra especificamente para os nazistas). E então um dos cientistas diz para o outro algo como: “Como estamos no deserto, é muito importante hidratar bem o organismo.” E os dois bebem gutiguti suas latas de líquido delicioso e refrescante. Só faltou a musiquinha empolgante e a mãozinha na cintura ao pôr-do-sol.

Para não deixar absolutamente nenhuma dúvida de que se tratava mesmo de uma cena de merchandising, umas dez páginas depois a Coca-Cola aparece de novo, em uma indecorosa associação com poder e êxito financeiro.

Se eu fosse expressar o tamanho de minha indignação, escreveria um livro mais grosso que “Linha do Tempo”. Fiquei sobretudo pê da vida comigo mesmo, por minha ingenuidade em considerar a Literatura um território sagrado, livre de tais profanações. Mas vou tentar explicar ao menos, sucintamente, porque acho que Michael Crichton merece o mármore do inferno.

“Linha do Tempo” é um thriller científico, embasado por muitos estudos sérios sobre Mecânica Quântica e outros tantos sobre História Medieval, a ponto de exibir uma orgulhosa bibliografia de várias páginas de obras científicas. E, ao mesmo tempo, a obra é voltada para o público jovem e adolescente, consumidor de aventuras no estilo “Parque dos Dinossauros”. Então considere: você lê algo sobre Mecânica Quântica que nitidamente está embasado em pesquisa, depois lê descrições da Europa medieval que também são claramente apoiadas por pesquisa histórica. Então você confere CREDIBILIDADE à narrativa. E logo em seguida, ao ler que a Coca-Cola é boa para hidratar o organismo, a tendência é que aceite isso como um fato! Principalmente se for um adolescente inseguro sobre seu papel na sociedade e ansioso por aceitação!

Isso a despeito do fato de ser público e notório (exceto para os que usam a Internet apenas para jogos e pornografia) que a Coca-Cola possui tanto açúcar que faria a pessoa vomitar no primeiro gole, caso esse açúcar não fosse contrabalançado por uma quantidade estúpida de sal. E que para cada copo de refrigerante precisaríamos beber TRINTA E DOIS copos de água meramente para minimizar os danos causados ao organismo!

Fiquei me sentindo tão mal com essa leitura que precisei encontrar algo de positivo nela, que acabou sendo a resolução de NUNCA MAIS beber um maldito refrigerante em minha presente encarnação. Michael Crichton, você merece o meu desprezo, por me mostrar que o dinheiro está mesmo acima de tudo para certas pessoas, mas também a minha gratidão, por demonstrar que em todas as situações podemos tirar algo de positivo!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Marlo R. R. López 03/12/2020minha estante
A arte para o grande público (e aqui incluo a literatura, obviamente, nas suas mais variadas vertentes) sempre teve uma relação estreita com o comércio. Basta lembrar que pintores renascentistas eram financiados pela elite e, por isso, os temas pintados eram temas caros a essa mesma elite. É meio que como a coisa funcionava, e ainda funciona em algum nível. O bom é ter a capacidade crítica de enxergar isso em um produto de arte, e poder tirar dele o que é bom e o que é ruim. Crichton era um grande escritor do seu tempo e deixou um legado muito importante. Ele foi um dos responsáveis por retomar e popularizar o gênero "thriller tecnológico" na segunda metade do século XX - um gênero tão corriqueiro hoje em dia. Foi praticamente um sucessor direto de Jules Verne, H. G. Wells e afins. 'Jurassic Park' é um verdadeiro clássico desse gênero, e digo isso sem medo de incorrer em exagero.

Danilo.Claudino 20/06/2017

Adorei o estilo da narrativa do autor
Muito bom passatempo este livro. Gostoso de ler, dinâmico, às vezes de tirar o fôlego. Encontrei uns dois furinhos na história mas nada que a desabone. É um livro grande, mas para quem tem mais tempo para se dedicar a leitura, pela velocidade imposta na narração, rapidamente o leitor pode encerrar esse livro. Michael Crichton acaba de se tornar um dos meus autores favoritos! :D

Thiago.Natanael 24/04/2017

Thiago
Muito interessante, pois o professor de história Jonsthon volta ao século 14 através de um átomo produzido por um computador quântico que foi feito pela empresa de Dordogne (ITC) é sua equipe vai atrás dele é lá ocorre uma guerra medieval entre eles é outros cavaleiros, muito interessante também é que algumas coisas que estão no livro aconteceram na vida real, por exemplo, o Feudalismo.

Como ele imagina a equipe do professor me prendeu muito, pois ele descreve de uma maneira esplecita demais! A personagem que mais gostei foi o Chris, pois além de gostar dá sua história, gostei de sua pessoa, pois tinha um emprego muito bom, mas, negligenciado pela maioria das pessoas, mas, isso não fez com que sua inteligência fosse pouca!

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Do mesmo autor de Jurassic Park, esse livro conta uma história que vai de tecnologia quântica a história de cavaleiros em segundos. Na trama, um professor de história caba preso com alguns alunos em uma guerra na França, na era medieval. É uma história meio estapafúrdia, assim como trazer dinossauros à vida, mas que nos prende com sua forma de escrita gostosa, com dados científicos reais e de história antiga, nos fazendo viajar junto.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Claudia Cordeiro 15/10/2016

Nota "real", 3,5. Queria menos ação - que começa qdo. eles vão para a Idade Média; antes, é meio cansativo - e personagens um pouco mais delineados, mais complexos.

Rafael 15/07/2016

De tirar o fôlego!
O livro sem dúvida é um dos melhores do Michael Crichton - quiçá o melhor! Em determinados pontos da narrativa, você não consegue parar de ler mesmo!

Não vou falar muito, só digo: leia! Pra quem já conhece Crichton, é a essência do estilo dele na sua melhor forma. Poucos se igualam em prender o leitor até a última página.

Igor Nascz 15/07/2013

Linha do Tempo chega ao nível de Jurassic Park se tratando de ação e reviravoltas,
Linha do Tempo é um ótimo livro que mistura História medieval, física quântica e toda a inteligência do mestre da ficção científica Michael Crichton. É um prato cheio para quem é historiador, impressionante a riqueza de conhecimento que Crichton consegue passar ao misturar idade média e física quântica tornando uma excelente ideia que é plausível no mundo real.

Como em todo livro de Crichton, ele levanta também polêmicas que todo historiador e físico vai criticar. A narrativa é emocionante, torna-se dificil conseguir para de ler, não tenho nenhum ponto negativo de relevancia para acrescentar.

Só é triste saber que adaptaram o roteiro para o cinema e o filme é um verdadeiro lixo.

Bruno 15/11/2012

Um Livro indispensável...
Linha do Tempo de Michael Crichton traz todos os ingredientes de um livro clássico. Ação, fantasia, ficção-cientifca, tecnologia, história. Michael Crichton une todos esses ingredientes e conseguiu construir um clássico onde o leitor se encantará e em várias partes da obra irá ficar sem fôlego e com o coração na mão.

O livro mostra um grupo de historiadores que trabalham em escavações na região de Dordogne, na França, afim de remontar a cultura que envolveu a região na idade média, com seus castelos de La Roque e Castelgard, além do monastério de Sant-Mere e do moinho que fazem da região um grande sitio arqueologico e cultural. Suas pesquisas são patrocinadas pela ITC, famosa empresa que trabalha com experiencias em física quântica. Quando a empresa e o professor Johnston (responsável pela pesquisa na região) entram em desentendimento, o mesmo volta ao passado afim de conhecer a região e concluir seu trabalho em tempo. Porem algo errado ocorre e o professor acaba ficando preso no passado e cabe ao seu grupo de alunos e colegas a missão de voltar e resgatá-lo. Esse é o ponto de partida para uma história que fará vc ficar grudado nas páginas.

Crichton concilia muito bem história com tecnologia e teoria, fazendo-nos pensar, as vezes, que tudo o que é explicado, futuramente até poderia ser possivel. O autor também soube muito bem construir com fidelidade a vida medieval e com isso insere totalmente o leitor na história levando-o a se imaginar em um lugar cheio de castelos, muralhas e batalhas medievais. Esse é o ponto máximo do livro. Apesar dos fatos históricos ocorridos no livro serem meramente fictícios, Crichton os construiu com bastante originalidade, dando um tom de quase realidade na trama.

Bem, não foi falar muito do livro, pra não estragar o prazer do leitor, que garanto, não irá se arrepender um minuto sequer lendo esta maravilha. Mas prepare-se, vc entrará na história e garanto, não irá querer voltar do passado enquanto não ler a última página.
Geraldo 12/01/2013minha estante
Li por uma indicação a muito tempo atras, devo confessar que perdi o folego, viciei total e quando cheguei no final...eu falei..PUTA QUE PARIU, QUE LIVRO BOM...Simplesmente Épico

Joao 22/04/2012

Muito boa a viagem....
Nossa uma narrativa que prende o leitor.....

Luke 22/04/2011

Uma das melhores literaturas de ficção científica que já li. A história é tão inteligentemente bem contada que você não consegue parar de ler. É emocionante demais. Mas a adaptação que fizeram deste livro para os cinemas ficou uma bosta!!!

Ale 22/02/2011

Comprei este enquanto estava numa feira da Autodesk em SP 2000... Shopping Center Norte, Livraria Saraiva. Jen...
Claudia Cordeiro 02/04/2016minha estante
Isto é uma resenha??

Aninha 15/01/2011

Me surpreendi com a leitura dessa obra do saudoso M Crichton.

Diferentemente de Armadilha Aérea (mesmo autor), o texto é mais dinâmico e bem humorado. A trama é baseada na premissa da possibilidade de sermos transportados para um universo paralelo, em outras épocas (ele procura refutar o termo “viagem no tempo”). Sendo assim, um magnata excêntrico cria uma empresa de fachada e promove experiências no passado até que um professor fica perdido em plena Idade Média, numa época de confrontos entre França e Inglaterra. Três alunos – os melhores – são escolhidos para ir resgatá-lo mas possuem apenas 37 horas para isso e terão que enfrentar todo tipo de situação que só conheciam nos livros...

Sei que fizeram um filme baseado na obra, mas não sei se foram competentes ao tratar da trama com tal suspense e emoção.
Em tempo: lembre-se que se trata de uma ficção e que não adianta ficar viajando nas explicações físico-quânticas a respeito!

Boa leitura!

Michael 24/10/2010

Resenha Linha do Tempo

Linha do Tempo foi o primeiro livro de Ficção científica que li. Mas acho que mesmo se já tive-se lido outros livros de Ficção, esse seria o melhor!!! Ele é um livro que nas 100 primeiras páginas, pode até deixar a pessoa meio cansativa, pois ele explica com muitos detalhes como conseguiram construir a maquina do tempo. Mas apartir da parte que os historiadores chegam no século XIV, a leitura fica muito empolgante, e o leitor não consegue mais para de ler!!! Acho que o final desse livro foi um dos que mais me tirou o fôlego!!! Não é o meu livro preferido, mas eu gostei bastante!

Esse foi o maior livro que já li. Foram 560 páginas, que valeram muito a pena. O livro é dividido em 4 partes(se não me engano), e apartir da ultima parte(que começa exatamente quando os Historiadores chegam no século XIV), os historiadores tem 37:00 para alcançar o objetivo e voltar para o século XX. Apartir da ultima parte começa uma contagem regressiva de 37:00 no inicio de cada capitulo. Isso é uma das coisas que mais empolga o leitor! Estava pesquisando o preço dele e ele é bem caro. Quase R$ 50,00. Então se você conseguir acha-lo em uma biblioteca publica(como eu), o seu bolso agradece.

WallanS 23/10/2010

Top!
Linha do Tempo, assim como Parque dos Dinossauros, Mundo Perdido, Esfera e O Enigma de Andrômeda, demonstra como que um autor de qualidade consegue produzir uma obra tão abrangente, profunda e divertida.

Em todos os livros citados, salientando especificamente esse, Crichton demonstra que pra ele não basta pegar uma folha de papel e uma caneta para escrever um livro. Muita pesquisa, dedicação, viajens e aprofundamente em diversos assuntos são rapidamente percebidos por quem lê seus livros.

O único ponto ruim que achei dessa obra, assim como todos as outras do autor, é que na metade da leitura a historia fica meio arrastada. Algumas folhas simplesmente carecem de conteúdo, caracterizando uma forma de dar mais volume a trama.

No entanto, se no meio a historia se arrasta, no começo e nas ultimas 100 paginas o livro mostra sua força alimentando uma inquietação no leitor que o faz devorar as paginas em pouco tempo.