Linha do Tempo

Linha do Tempo Michael Crichton

Resenhas - Linha do Tempo

Antunes 21/11/2022

E Michael Crichton conseguiu novamente.....
E Michael Crichton conseguiu novamente!

LINHA DO TEMPO é mais uma das minhas incursões pela bibliografia do mestre Crichton!
Nessa história temos todos os elementos que fazem você grudar nas páginas e não querer soltar de forma nenhuma!!!
- Um tecnologia avançada, a frente de seu tempo
- Uma empresa sem escrúpulos que não mede esforços pra tocar a frente o seu projeto
- Personagens principais que te cativam na primeira leitura
- Pinceladas de discussões filosóficas que te fazem pensar pós a leitura

Ao tecer sua teia de acontecimentos, temos aqui dois momentos distintos. O primeiro é mais técnico e científico (que particularmente achei muito foda) e o segundo, complemente aventuresco focado na conclusão e sem se preocupar muito com os meios de como se chega lá!

Rápido, de fácil entendimento e com um plot muito tem montado.... LINHA DO TEMPO é uma excelente pedida pra qualquer fã do escritor e também pra quem nunca leu, mas tem vontade de começar por algum!!!

Ranzi 07/09/2022

Confie: além do primeiro quarto do livro, fica bacana!
Claro que podemos considerar que foi uma longa leitura. Este período tenho dedicado pouco tempo para literatura, e isso acabou prejudicando o "conhecer os personagens".
Todavia, o livro conta sobre uma misteriosa empresa que desenvolve uma máquina do tempo, entrelaçada com historiadores que estão em campo (devidamente financiados pela empresa misteriosa), desenterrando castelos e escrevendo a como tudo aconteceu até ali, baseado no que foi encontrado nas escavações. Tudo transcorria relativamente tranquilamente até que um professor que estava estudando sumiu, escafedeu-se e não se ouviu mais falar dele. Um documento foi encontrado nas escavações com a grafia de um professor, com a mensagem de socorro dá o empurrão necessário para que o enredo tome consistência.
A partir daí inicia-se a saga real do livro, narrando como foi encontrada determinada região da França em 1357, que era precisamente o local que estava sendo escavado pelos historiadores. A trama é realmente interessante e consistente, e vem com boa narrativa (excetuando-se pelo fato de que se você considerar que poder-se-ia a qualquer momento retornar a qualquer ano no passado, não teria a necessária urgência que o livro cobra dos personagens). Mas bem, recomendo fortemente, pois o final do livro daria uma bela continuação.

Getulio.Paulino 30/07/2022

Linha do tempo (time line)
Autor dos sucessos 'O parque dos dinossauros', , 'O homem terminal', 'Revelação', 'Mundo perdido', entre outros, Michael Crichton traz agora uma aventura que combina a ciência do futuro - o campo emergente da tecnologia quântica - com as realidades complexas do passado medieval. Numa narrativa de 'tirar o fôlego', este livro leva o leitor a um reino de suspense e perigos inesperados, subvertendo nossas concepções básicas do que é possível. Na minha opinião, uma das melhores obras deste escritor que nos deixou precocemente. Um livro eletrizante que você não quer parar de ler. O filme baseado na obra não chega aos pés do livro. Excelente diversão.

Pedrol 08/07/2022

Mais do que uma viagem
Linha do Tempo foi publicado originalmente em 1999, sendo algo muito maior do que uma simples viagem no tempo.

Michael Crichton explora nesse romance conceitos complexos e interesantes num ritmo fluído, bem explicados.

Um suspense que explora os campos da mecânica quântica, algo um tanto grandioso demais, mas Crichton criou uma jornada excelente.

A trama segue a turma do professor Johnston e seus alunos. Trabalhando para uma empresa de tecnologia que financia um projeto de restaurar edifícios em uma cidade histórica na França, Johnston passa a desconfiar dessa empresa por certas falcatruas que decorrem. Seus alunos, esperando uma resolução do professor que foi tentar tirar satisfações, se veem presos em outra trama, quando um pergaminho do século XIV foi encontrado e nele estava escrito um pedido de ajuda de Johnston.

Uma trama cadenciada, calma, levada sem muita pressa, o que pode ser algo lento para alguns. Personagens amáveis, quase como se fossem seus próprios amigos, e também aquelas personagens que o ódio é pouco: Doniger.

Os momentos históricos descritos no livro são um deleite (principalmente para aqueles apaixonados pelo tema), levando o leitor a viver naquela época, respirar a época. Há pequenos detalhes que fazem diferença como quando eles reparam o silêncio pela falta de poluição sonora dos tempos modernos.

Linha do Tempo é um romance grande, épico, brincando com conceitos científicos que parecem mais fantasia do que ciência. Crichton criou algo criativo, divertido e único.
Pedrol 08/07/2022minha estante
Posterguei, mas terminei

Gira 25/04/2022

É possível viver no passado?
O Autor tem a pegada certa no que tange a temática proposta, viagem no tempo. Explorando período medieval, nos leva a um deleite.
Uma leitura agradável, rápida e com dados históricos.

Geraldo 07/11/2021

Duas visões: 15 anos e 42 anos!!!
Devo confessar; foi uma releitura.
Li pela primeira vez quando tinha uns 15 anos e agora com 42 anos e muitos livros de ficção cientificas e clássicos depois; tive uma grata surpresa. Gostei tanto o quanto.
O tema de voltar no tempo com uma máquina, entrando numa despensa ou mesmo tocando em pedras (pegaram a referencia???) sempre me fascinou; e aquele esquema de se mudar algo no passado pode influenciar ou degringolar o presente faz das historias serem bem especiais.
Aqui um grupo de historiadores encontram um bilhete e um óculos numa ruina de um monastério e se perguntam...como isso pode estar encrustado aqui; fazem a datação do carbono 14 e descobre que é do sec. XIV; como?
Descobre que nesse bilhete é um pedido de socorro de um professor que os mesmos conhecem, e pior; esse professor estava com eles a uma semana.
Junto com uma empresa misteriosa conseguem essa proeza de voltar lá e tentar ajudar.
Dai começa uma aventura deliciosa, com uma reconstituição de época incrível, muitas reviravoltas, enigmas e um final que aqueceu meu coração!!!
Só pra lembrar, o autor é o mesmo de Jurrassic Park.
Recomendo aos amantes de um bom livro que prende do começo ao fim...

P.S: Fizeram um filme do livro; ESQUEÇAM POR COMPLETO DELE.....
Aqui o livro é 1 bilhão de vezes elevado a décima potencia melhor!!!!

Erich Alves 11/09/2021

Foi longo! Mas valeu a pena!
Primeiramente gostaria de afirmar que Michael Crichton é sensacional em tudo que ele escreveu na área da ficção científica nesse livro. O que me decepcionou um pouco, e me fez não gostar desse livro em alguns momentos, foram as partes medievais. Ele acrescenta muito conteúdo (isso é bom) mas também usa muitas palavras que ninguém conhece, e isso fica complicado para a compreensão. Mas além disso, o livro é muito criativo e sabe misturar muito bem a ficção científica e a ficção histórica. Muito interessante!

Xerozo 02/07/2021

Um filme em forma de livro
Durante a leitura do livro, me sentia como se estivesse assistindo um filme, além de gostar do tema de viagem no tempo e histórias de espadas, a obra conta com personagens carismáticos, não são aprofundados mas se cria uma simpatia por eles.

Se gosta de aventuras sobre ficar preso no passado recomendo fortemente a obra, os detalhes sobre o período da idade média são detalhados, é o tipo de história que te educa, nesse caso, conta como era a vida durante a idade média e desmente certos mitos populares sobre a época.

Wania Cris 07/06/2021

Tinha tudo pra ser épico...
Principalmente depois da maravilhosa experiência com Jurrasic Park, mas não foi o que rolou...

Nesse romance Crichton nos conta a estória de uma empresa obscura que conseguiu dominar a técnica de viagem no tempo e tudo corre bem até deixar de estar. Ao mesmo tempo, uma equipe de historiadores encontra-se envolvida numa escavação de um mosteiro na França quando localizam uma carta do chefe da equipe pedindo socorro. Até onde sabe, o Professor estaria na sede da empresa contratante buscando esclarecimentos sobre o trabalho. Como ele foi parar no século XIV?

A premissa é muito boa, porém, o desenvolvimento não esteve à altura e deixou a desejar tanto nas explicações técnicas por deveras extensas quanto pela falta de empatia gerada quanto às personagens e se eu não me simpatizo com ninguém, como vou me importar com seu destino? E foi isso que aconteceu. Se correram perigo, não me importei, se tiveram sucesso, não comemorei. Foi uma leitura em que a única coisa pela qual esperei foi pelo final.

A escrita do autor é muito interessante e é inegável o talento que ele tinha, mas não foi o que encontrei nesse livro e ninguém lamenta mais isso do que eu...
Rodrigo 14/03/2024minha estante
To lendo nesse momento e justamente destaco esse ponto que você citou, as personagens são todas horríveis e mal desenvolvidas e a narrativa prioriza essa atmosfera aventuresca estilo sessão da tarde que ta ruim demais pra mim, nesse lamentavelmente Crichton já tava criando e pensando na adaptação, vou continuar até a metade pelo menos pra ver se dá uma melhorada mas tá terrível

Eder Ribeiro 09/04/2021

Até metade do livro, a leitura foi arrastada. Da metade em diante não foi diferente. Foi entediante chegar até o final. As três estrelas foi devido algumas passagem que me empolgaram e ao final.

Matheus.Konrad 02/04/2021

Meh
Meio mais ou menos, gostei das descrições mas achei meio parado. E o português de Portugal é muito chato de ler

Cleto_48 02/04/2021

Uma das melhores ficções científicas que já li
A melhor ficção científica que já tive o prazer de ler.

Nessa obra Michael consegue explicar de maneira extremamente simples diversos conceitos científicos, tais como a física quântica e a viagem temporal.

Eclipsenamadrugada 13/02/2021

Volta ao passado.
Uma boa história, porém com algumas incongruências, entre os autos e baixos dentro da história, até que teve um final respeitável.

Ricardo.Prado 17/07/2019

Adrenalina
Começa meio devagar, mas o ritmo só acelera, é empolgante