A quinta disciplina

A quinta disciplina Peter M. Senge

Resenhas - A quinta disciplina

HevelynHFontanella 15/12/2023

Um calhamaço... E vale a pena
O autor trás algumas atitudes que melhoram a produtividade, o clima organizacional e o desempenho das organizações.
Os fundamentos não se limitam apenas as corporações, mas podem também ser aplicadas nas comunidades e dentro do lar.
O livro é grande e é composto por um tema não muito interessante para a maioria das pessoas, mas é ótimo e fácil de ler.
Todos os ensinamentos apresentados podem parecer óbvios, entretanto, não são aplicados , ora pela dificuldade em se "manter a ordem", ora pela falta de interesse dos líderes, visto que esses precisariam se submeter ao papel de aprendizes, assim como seus colaboradores.
Em resumo, é uma ideia de leitura, principalmente se você pretende crescer e evoluir como pessoa.

Tamara 11/10/2023

Necessário
Todo empreendedor e empresário deveria ler! O livro traz grandes reflexões sobre como construir uma empresa que aprende e se desenvolve com o passar do tempo.
Traz a importância do desenvolvimento individual de cada membro e como isso impacta positivamente a empresa.
Adorei o livro.
Virou meu livro de cabeceira

Brandão 05/05/2022

Um grande aprendizado
Um livro para quem gosta do pensamento sistêmico e deste aprendizado profissional. Um final fantástico trazendo um desdobramento além de nossas empresas, de nossos empregos. Uma reflexão para vida. Já penso em reler. Muitas anotações muita coisa boa.

Cesinha 18/12/2019

O livro apresenta a rota das competências necessárias para que uma organização seja capaz de aprender, sendo essa organização feita por pessoas e essas competências devem primeiro ser compreendidas abstratamente para que seja possível enxergar que, dentro dos casos de sucesso, elas formam uma espécie de estrutura.

1a Disciplina: Domínio pessoal
2a Disciplina: Modelos mentais
3a Disciplina: Visão compartilhada
4a Disciplina: Aprendizado em equipe
5a Disciplina: Pensamento sistêmico

A quinta disciplina é embasada pelas quatro anteriores porém é ela que as dá unidade. O bom gestor compreende que a organização é um sistema onde tudo gera impactos e influências.

O livro foi feito para abrir a mente dos administradores e abrir seus olhos para a realidade da complexidade dos projetos e empresas. Muitos reclamam por supor que o livro não é pragmático nem aplicável. Vale a reflexão: mais pragmático então seria fugir da realidade e administrar na base de manuais e de pensamento indutivo ("deu certo com ele, opa, vou imitar")?

O autor desde o começo indica que o livro não é um romance para ser lido do início ao fim. Leio os pedaços que interessam e volte aos outros no momento mais propício para que os casos apresentados realmente possam ser úteis.

Fran Macena 30/09/2010

critica 1
O conceito de "organização que aprende" causou grande impacto nas práticas administrativas, atual e poderoso. A chave da idéia central: a de que a capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável a longo prazo. Peter Senge, apresenta uma teoria baseada no ser humano. As pessoas, afirma, são o principal meio de alavancagem de qualquer processo de mudança. Partindo desse ponto, ele desenvolveu um amplo leque de ferramentas que visam estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a habilidade em encarar desafios e adaptar-se continuamente às mudanças. A quinta disciplina é o pensamento sistêmico, que integra todos os compartimentos do saber e da prática. Este livro mostra como desenvolver essa integração disciplinar em todos os níveis da empresa.
Este livro com leitura cansativa, envolve as disciplinas e retorna sempre no ponto que começou fazendo assim a leitura não desenvolver.