The Wolf Gift

The Wolf Gift Anne Rice

Resenhas - The Wolf Gift

Thyeri 19/01/2013

www.restaurantedamente.com
Depois de ter me conquistado com os vampiros e as bruxas, chegou a hora de Anne Rice me conquistar com uma história de lobisomem, ou, como seu personagem prefere chamar, Homem Lobo (Man Wolf).

Como sempre, a autora conseguiu mesclar o natural com o sobrenatural e criar uma visão própria de um ser de conhecimento público.

Neste, ela faz Reuben, um repórter de 23 anos, ser atacado por uma criatura (um lobo? Mas ele era muito maior... Um lobisomem?). No hospital, ele experiencia uma rápida recuperação, e algumas mudanças em seu aspecto físico: seu cabelo ficou mais grosso e mais cheio, está mais forte, e a tonalidade dos seus olhos ficou azul. E ele começou a ouvir coisas. Por que ele está ouvindo o sofrimento das pessoas? O pedido de socorro de quem está em perigo é ouvido de muito longe; e isso causa uma nova sensação em Reuben, um instinto que ele não consegue controlar, funcionando como o gatilho da transformação.

A partir daí várias coisas se desencadeiam na trama do livro. Quem o transformou? Há outros como ele? É possível controlar sua transformação? Por que ele sente a necessidade de atacar pessoas "ruins", "malvadas"?

Como não poderia faltar numa obra de Anne Rice, Reuben está cheio de questões conflitantes, que acabam se mesclando com as dúvidas e angústias de personagens secundários à trama; o que me deixou ainda mais envolvido com a obra.

Esse é o segundo livro da autora que eu leio em inglês, e não tive maiores dificuldades. Ela não usa um vocabulário muito difícil, e como possui uma escrita bem fluída, me ajudou mais com a leitura. Gostei bastante de como ela construiu a trama e seus personagens, me prendendo do início ao fim. Bem, quase até o final... Na parte que eu achei que mais ficaria vidrado, que foi na explicação sobre a origem do Homem Lobo, meu ritmo de leitura teve uma drástica recaída. Acho que foi por que essa parte ficou um pouco mais teórica, então não fluiu tão bem; mas isso não quer dizer que não tenha sido interessante.

Gostei da forma que ela atribui a origem desses seres, pois ela tira o cunho sobrenatural ao qual estamos acostumados, dando uma explicação mais biológica e evolutiva para eles serem e se portarem da forma que são.

Um livro que eu recomendo. Como todos os livros que li da autora, este não fica para trás.