L

L'Argent Émile Zola

Resenhas - L'argent

Gláucia 14/10/2018

O Dinheiro - Émile Zola
Publicado em 1891 é o 18º volume da série Os Rougon-Macquart.
O protagonista é novamente Sacquard, irmão do bem sucedido e poderoso Rougon que ficou do lado certo durante o golpe empreendido por Napoleão III.
Cego de ambição, não pelo dinheiro em si mas pelo poder e prestígio que ele representa, Sacquard não mede esforços a fim de conseguir muito dinheiro através da especulação financeira e é basicamente disso que fala o livro. A Bolsa de Valores fervilha e é um grande jogo de ilusões onde pobres coitados apostam todas as suas economias a fim de verem seus bens decuplicados. É doloroso acompanhar esses pobres diabos iludidos, desde o início percebemos como tudo isso vai terminar e nem adianta gritar: "Seus tolos! Não façam isso!".
Gostei da leitura mas a previsibilidade estraga um pouco a graça da leitura. É Zola querendo provar sua teoria.

Aécio de Paula 13/08/2018

O dinheiro - Émile Zola
Este livro mostra a capacidade intelectual de Zola em abordar vários assuntos diferente ao longo de sua vida literária. Dessa vez, ele fala sobre o capitalismo e os terríveis efeitos das especulações, a negligência das empresas, etc. Fiz uma breve pesquisa e segundo alguns sites o escritor sabia pouco sobre o mundo financeiro, nem uma conta bancária tinha, mas com um esforço extraordinário e muitos estudos envolvido ele conseguiu dominar o assunto para escrever este livro. Eu não achei uma leitura fácil, porque a vida financeira retratada no livro já foi sepultada por um novo estilo contemporâneo. Mas toda aquela vida de especulação e formas de angariar a simpatia das empresas e empresários ainda é muito nítida nos dias de hoje. Aliás, um ponto negativo é a maneira antissemita do escritor com respeito aos Judeus banqueiros. O livro conta a ascensão de um banco chamado "Universal", ambicionado e meditado por Aristide Saccard. Toda a trama de levantar dinheiro é bem interessante, e além do mais, investem em projetos orientais. Enfim, gostei do livro, achei bem interessante.