Nas folhas do chá Flávia Lins e Silva

Resenhas - Nas folhas do chá

Maria1691 06/04/2024

Nas folhas do chá
Amei o livro, só pude consegui entender muito qual era a linguagem utilizada, pois uma era chinesa e não sabia falar português e a outra brasileira que não sabia falar mandarim.

Laura557 21/04/2023

Foi um livro gostosinho de ler. Foi uma leitura rápido, leve e feliz. Ele é tipo o filme "cartas para Julieta " misturado com amizade sem fronteira e algo mais.

Helena808 16/12/2022

Peguei esse livro na biblioteca da minha escola, para fazer uma redação, peguei porque o livro é pequeno e porque adoro chás? Mas acabei gostando muito do livro e não queria mais largar, ficava lendo na aula. Então é perfeito, não tem do que reclamar, achei a história linda e adorei as personagens, mas para algumas pessoas o livro pode ser muito infantil. Mas vale a pena ler:))

Clara T 11/04/2022

De aquecer o coração
Quem adivinhou que este livro é infanto-juvenil?
Eu é que não.
Trata-se de um singelo romance entre dois jovens no passado e que se reencontram pela perspicácia de suas netas.
Gabi, no Rio de Janeiro queria encontrar um chá ou algo do tipo que pudesse ajudar sua avó a ficar melhor. Sua vista está bastante deteriorada e ela já não consegue mais pintar que é o que mais gosta da vida.
Juhua, neta de He Chin-Po resolve responder a carta que Gabi enviou e as duas começam a se corresponder por e-mail. E o livro é narrado pela troca de mensagens entre as duas meninas de 13 anos.
E para ambas é uma rica troca cultural como a distância que separa China e Brasil.
A ideia das meninas é promover um reencontro entre os avós, e Juhua e seu avô estão dispostos a ir ao Brasil.
A narração através das mensagens trocadas é bem interessante. A forma como as meninas vão falando sobre história e cultura e ao mesmo tempo trocam fofocas de namoricos é bem satisfatório (é esquisito usar esta palavra, mas não encontro outra melhor).
O livro tem pouco mais de 100 páginas, o desenho de alguns ideogramas e alguns poemas, então é uma leitura bem rápida, para uma tarde, tomando um chá (se ao menos estivesse friozinho).
Gostaria de encontrar outros livros desta coleção ou outras publicações semelhantes.
Vou guardar este livro para minha filha ler em breve. Recomendo a leitura.

Esté 18/03/2022

Nas folhas do chá
Bom eu acho que acabou mal sabe sem fim sem contar que o livro não tem narrador.
Mas tirando isso eu gostei a história é boa e gosto dos personagens.

Lêh 17/01/2022

Nas folhas de chá foi uma leitura bem diferente do que eu imaginava. Nesse livro iremos acompanhar as cartas e os e-mails entre Gabriela Vilella uma garota carioca de treze anos e He Juhua uma garota chinesa também de treze anos. A avó da Gabi, Dália, precisa de ajuda na sua saúde e sua neta faz de tudo para ajudá-la.
Eu achei o desenrolar da história bem comovente e fluído, recomendo muitoooo para quem quer ficar com um quentinho no coração.

ale 13/05/2021

Não foi o que eu esperava...
O livro tem várias frases bonitas, mas não é um livro que eu levaria pra vida. É legal a ideia de duas meninas que nunca se viram conversando por e-mails com a diferença das culturas e etc.
Mas acho que as autoras poderiam ter trabalhado um pouco melhor a personalidade delas. As duas parecem ser a mesma menina, nenhuma tem uma característica marcante, nem tem algo que as diferencia. Até o fato delas terem tantas coisas em comum deixa a situação que elas estão um pouco irreal. O avô de uma está doente, a avó da outra está doente. Os pais de uma são divorciados, os pais da outra são divorciados. Uma tem poucos amigos, a outra tem poucos amigos, e por aí vai.
Uma coisa que esse livro me despertou foi um pouco de interesse pela cultura chinesa, mas em geral foi um livro razoável, é uma leitura bem fluida e gostosa, mas deixou a desejar em alguns pontos...

Mi Sgarbi 15/01/2021

Um livro gostosinho, que mostra o valor da amizade. Uma graça!

Luciana.Valentim 12/05/2020

Gostoso como um bom chá
Duas garotinhas e uma vontade de saber e conhecer mais. Foram unidas pelo amor que sentiam pelos seus avós. Um gesto simples como uma carta e uma xícara de chá foram capazes de salvar vidas e brindar o amor e a amizade.
Leve e gostoso de ler, as autoras poderiam ir mais além, pois deixou um gostinho de quero mais.

Vi 27/04/2020

Ótimo para quem está começando a ler e quer pegar o gosto por esse hábito. Uma nova amizade e o renascer de um antigo amor, que o tempo não conseguiu desgastar. A edição também é muito lindaaa. Só achei que o final poderia ter sido melhor...

Livia Barini 17/08/2018

Sem fim
"Namorei" este livro um bom tempo antes de comprá-lo. Sua capa era linda e ele havia sido escrito por duas autoras de nacionalidades bem diferentes, algo que eu nunca havia visto em um romance.
Infelizmente há muitas lacunas na história, não se explica porque a menina chinesa sabe ler e escrever português, nem como o avô não recebeu as cartas no passado, mas as recebeu nos dias atuais.
O romance entre Gabi e Bernardo também me pareceu desnecessário.
Mas o pior foi ficar sem saber como foi o reencontro dos avós (isso se o avô não bateu as botas no meio do caminho) e o que eles decidiram fazer depois.
Um livro todo sobre uma história de amor e não sabemos como ela acabou.
Argh!
jjp 03/06/2020minha estante
verdade, eu li em mais ou menos 3 dias de tão bom, agora estou relendo, se você gosta de ler os livros da Flavia Lins e Silvia você vai gostar de ler a coleção inteira de Diário de pilar.

Coruja 03/06/2015

É um livro juvenil e um pouco simples demais em alguns aspectos - eu senti uma certa dificuldade em acreditar na situação da correspondência trocada entre as duas protagonistas porque não existe nenhuma explicação sobre em que língua elas estão se comunicando afinal - mas ainda assim é uma história delicada e o romance que se desenrola ao fundo é bem pensado e me deixou em muitos momentos sorrindo sozinha.

É o tipo de livro que eu gostaria de ter lido um pouco mais nova para realmente aproveitar sem estar me concentrando em detalhes de ritmo e explicações lógicas. Eu terminei querendo saber mais sobre o que tinha acontecido no passado e também no que viria após as cartas, então, nesse aspecto, posso certamente dizer que a história me conquistou.

Leitura rápida, dá para terminar numa manhã sem dores de cabeça e a edição é linda.

site: www.owlsroof.blogspot.com.br

Angel's Roses 02/05/2013

Fofurinha =3
Eu sempre fui apaixonada por culturas e idiomas esse livro foi praticamente um portal para esse momento.

Vamos começar pela arte do livro: Todo delicado, pequeno e fino, eu praticamente me obriguei a tocá-lo só com as pontas dos meus dedos, e sem falar em seus detalhes, todo florido por dentro, cores bem marcantes por fora, as fontes são todas diferentes e amei os dois selos e as letrinhas das conversas na capa. Uma super arte feita com muito amor!!

É a primeira vez que eu leio uma história contada através de mensagens e o melhor, não ficou algo maçante ou estranho.

Foi engraçado quando eu me deparei com isso: "Você está um dia a minha frente. Você está no futuro, teremos notícias boas para amanhã?", eu parei e disse a mim mesma: aé, né, nunca tinha reparado nesse detalhe. kk!

A história é maravilhosa e te faz pensar que não precisa estar perto para construir uma amizade, não precisa ter idade o suficiente para dar os primeiros passos e que só por um simples resultado para tudo voltar a florescer novamente.

Infelizmente as pessoas adoram tomar decisões na vida alheia, seja por amor, posse ou até inveja e muitas as vezes essa pessoa sempre paga por causa dessas atitudes...!

Foi bom notar que ao mesmo tempo que você pede uma ajuda, você poderá estar ajudando também sem perceber e fazer disso uma corrente independente de onde estiver!!!

O livro é cheio de cultura, ensinos, aventura e diversão (embora eu tenha sentido um aperto quando virei a última página sem perceber), amei cada trecho e confesso que eu faria a mesma coisa só para ver a felicidade daqueles que eu amo pois o que importa é acreditar e agarrar até a última esperança... o último suspiro.

"Não precisamos convencer ninguém daquilo em que acreditamos...Basta seguir acreditando e pronto".

Esse livro já está na minha lista dos favoritos (fez por merecer), e eu espero poder encontrar os outros da coleção, para quem ama ler sobre culturas e como nada é impossível, esse é o Livro!!!

"Todo mundo tem o direito de escolher pelo quê quer viver e pelo que quer morrer..."

e você???

Angel's Roses 23/01/2013

e você???

Literatura 22/05/2012

Uma amizade que vence distâncias
O amor é uma coisa engraçada. Podemos amar alguém por anos e repentinamente todo o sentimento acaba. Ele escoa facilmente por nossos dedos, e se torna apenas a lembrança de um período bom. Entretanto, algumas vezes, nos apaixonamos brevemente, vivemos um amor de poucos dias ou meses, e ele é capaz de mudar nossas vidas. Tornar-se inesquecível. Tentamos enterrá-lo, esquecê-lo, mas ele sempre volta. A memória agridoce de algo tão bom e ao mesmo tempo tão sofrido. Pois nunca é fácil esquecer um amor vivo no coração.
Nas folhas do chá (Zahar, 111 páginas) é um romance juvenil adorável que conta a história de duas meninas de 13 anos, uma brasileira e outra chinesa, que se tornam amigas pela internet e descobrem que seus avós viveram um caso de amor, sessenta anos antes, e nunca se esqueceram.
O livro foi escrito a quatro mãos. Flávia Lins e Silva, brasileira e Liu Hong, chinesa, também não se conheciam e escreveram a história através de e-mails. A harmonia que elas alcançaram foi incrível, e fiquei espantada ao imaginar como uma história delicada como essa venceu a distância.
A narrativa é feita através das cartas e e-mails que as duas protagonistas trocam. A linguagem é jovial, retratando muito bem a idade das garotas. Gabriela e Juhua trocam confidências, medos e descobrem-se muito parecidas, mesmo com as diferenças culturais. Uma amizade verdadeira cresce e uma passa a fazer parte da vida da outra, muito além da tela do computador. E não é assim? Hoje, as amizades virtuais estão cada vez mais fortes, e muita vezes encontramos cumplicidade e apoio em alguém que conhecemos apenas pelas letras na tela. As conversas que atravessam madrugadas de msn e nos proporcionam o contato com pessoas distantes, criando um vínculo que de outra maneira seria impossível.
A obra tem um caráter informativo também. A troca de e-mails é uma troca cultural. Ambas contam sobre sua cidade, país e acabamos conhecendo a China, hábitos, cultura, medicina e geografia. Julgo isso um ponto muito positivo numa obra juvenil, pois as informações são fornecidas de uma maneira leve, através da narrativa, tornando o aprendizado fácil para o jovem leitor.

Saiba mais no Literatura de Cabeça: