Neuromancer (eBook)

Neuromancer (eBook) William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Estevam.Moraes 31/12/2023

O criador dos conceitos, o pioneiro do futuro
Difícil dizer oq veio primeiro, a realidade ou o sonho de Gibson.

Tantas coisas presentes nesse livro viraram referência para outras obras, fica impossível não reconhecer esse universo em muitas outras coisas da cultura pop.

Vou continuar a saga no próximo ano, vejamos oq o futuro nos reserva.

Kamilla 25/12/2023

Honestamente...
Ainda não sei se gosto ou não desse livro. Não dá pra negar os pontos positivos e nem sei se tem tantos pontos negativos assim. Uma coisa é certa: a ambientação é incrível.

Eduardo.Staque 19/12/2023

Estética interessante...
Mas o livro não me agradou muito.
Não é meu estilo de livro, e a escrita e ambientação deixaram muito a desejar.

Há outros temas na ficção científica que me chamam mais a atenção, e eu achava que esse seria um.

Achei tudo muito mediano, diálogos confusos, personagens muito fracos e nada cativantes, e fiquei um pouco decepcionado com o cyberpunk nesse livro não ser aquilo que eu esperava.

O ponto que mais pode ser levado a sério é a descrição das coisas que acontecem na matrix, lembrando bastante Tron, mas sem nenhum sentido prático, e nisso eu posso dar um desconto pro autor.

Vou ler toda a série, mas só um livro por ano.

skuser02844 11/12/2023

Cyberpunk
O começo do cyberpunk. Uma história muito interessante com uma narrativa as vezes amarrada. Como introduz um mundo novo, com uma realidade alternativa e uma filosofia única, é difícil compreender tudo sem ter que voltar a leitura duas ou três vezes.

Juliana 07/12/2023

A fusão entre forma e conteúdo
Livro de uma linguagem caótica, com cortes bruscos na narrativa, o que reflete o próprio enredo.
Um leitor iniciante pode ter dificuldades em acompanhar ou achar chato, mas a construção desse mundo da matrix, desse mundo futurista é fantástica!

Lucas 02/12/2023

Detestei
Que livro bagunçado e decepcionante... eu odeio esse livro pq ele poderia ser sensacional mas só é frustrante mesmo.

ViniciosLimer 21/11/2023

Definiu o gênero Cyberpunk
Livro a frente do seu tempo! Confesso que foi uma das leituras mais complicadas já fiz, parando e voltando alguns capítulos para entender o que está acontecendo. O ambiente cyberpunk é muito bem construído, trazendo conceitos na década de 80 sobre tecnologia que estamos começando a vivenciar hoje.

Valentina.Dummer 14/11/2023

Mediano
A história até que é interessante mas a forma como o autor narra a história eu achei confuso e não entendi várias partes do livro, tive que ir atrás de resenhas no youtube para entender o que estava acontecendo.

Igor.Rodrigues 14/11/2023

O percursor do cyberpunk
Neuromancer é uma obra antológica de William Gibson, livro este que além de catalisar movimentos que viam numa crescente em sua época de publicação, deu uma nova cara ao Sci-fi e se tornou o pioneiro das obras cyberpunk.

Bem, isso tudo é apenas o currículo de Neuromancer, bagagem essa que a obra faz jus até os dias de hoje, devido aos conceitos trazidos na obra, personalidade dos personagens e o desenvolvimento e imersão na realidade (ou realidades) que permeiam a história.

Se você gosta dos aspectos acima retratados nas obras Ghost in the Shell, Cyberpunk 2077, a trilogia Matrix... Todas elas bebem de uma mesma fonte que é Neuromancer.

Mas mais do que o aspecto maravilhoso do cyberpunk, o romance Neuromancer é excelente.

Por mais que Gibson em alguns momentos é abstrato até demais em algumas descrições, além de ter o costume ao longo de toda obra de introduzir nomes e conceitos a qual nem explica o que são e o que significam. Gibson consegue te prender na narrativa da obra do início ao fim, sabendo dosar maravilhosamente bem o ritmo da história e a emoção de cada cena. Ao longo de toda a minha leitura, senti que estava vendo um filme ou uma série, e não lendo um livro.

É uma obra mais do que recomendada para quem é apaixonado na estética cyberpunk e tudo que o engloba.

Thais 05/11/2023

Cinematográfico
O cyber punk em seu melhor! Um livro extremamente cinematógrafico e com enredos tão surpreendentes quanto seus personagens!

sara277 04/11/2023

As duas faces do futuro
Neuromancer pode ser descrito como uma obra atemporal. Mesmo após décadas desde que foi escrito, continua tecendo sua crítica contra a sociedade contemporânea. Um cyberpunk que retrata um futuro caótico que, ao mesmo tempo, se distancia e se mostra presente na realidade atual. Traz consigo a definição de dinamismo e brilhantismo em cada uma de suas páginas. A dupla de protagonistas eleva o universo e se propõe a tudo o que promete, representando a recusa em sucumbir ao mundo em que se encontram. Mesmo que tenha sido escrito sob uma perspectiva de futuro que não condiz com a tecnologia atual, a beleza se encontra em perceber como tudo se conecta com a realidade do ser humano da contemporaneidade.O plotwist é a conclusão perfeita de uma narrativa genial, o que coloca toda a história no pódio dos livros de ficção.

Rafael1082 03/11/2023

I.A.
O livro nos remete muito a trilogia Matrix, que parece ter sido inspirada diretamente desse mundo cyberpunk e dominado por uma inteligência artificial, é incrível como o autor soube explorar que mesmo com grandes tecnologias, os nossos lados negativos como sociedade também acompanham esse crescimento e se nutrem dele, uma visão pessimista mas plausível, o nilismo preenche a obra. O ponto que deixa a desejar são as descrições difíceis dos cenários e da Matrix, mas entendo que faz parte por se tratar de um universo desconhecido e muito além de nosso tempo e imaginação.

bewpy 01/11/2023

SENSACIONAL
Meu gênero literário preferido sempre foi ficção científica mas fazia muito tempo que não lia um livro de tal gênero, e quando eu li esse livro percebi a razão de eu amar tanto, foi FODA, foi SENSACIONAL, pra quem não curte e não é habituado pode ser massivo e lento, e até eu posso entender o motivo, mas vale a pena, um livro nunca valeu tanto a pena.
Os personagens, a distopia muito bem construída, como um ser humano consegue imaginar tantas coisas, um mundo tão complexo e com tantos detalhes?
Eu mal posso esperar pra ler os outros mas eu tenho certeza que esse sempre ficará em primeiro lugar no meu coração.

Lucas.Valle 29/10/2023

Deve ser muito bom de reler
O livro é bom. Ele te transporta para um universo, até então, nunca visto.
O problema dele é que justamente por ser algo completamente novo, se passando num futuro alternativo completamente diferente de qualquer coisa que se vê, é difícil de entender muitas coisas. Ele te joga num mundo sem explicar direito.
É diferente de um livro de fantasia medieval, por exemplo, pois nesses casos você pode lembrar do que aconteceu no nosso próprio mundo, enquanto em Neuromancer não.

Contudo, há males que vem pra bens, porque o livro definitivamente te coloca num mundo novo. Num futuro alternativo com uma tecnologia nunca vista e que nunca seria funcional (com os conhecimentos de informática que temos hoje), com novas modas, cidades, culturas e subculturas.

O livro é bom, mas é bem difícil de entender em uma primeira lida. Vale ler com um glossário de termos aberto no celular.