Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Anna 03/01/2023

Incrível, porém confuso.
William Gibson constrói incrivelmente bem o que viria a ser o gênero "Cyberpunk", com personagens interessantes (mesmo alguns sendo secundários) e uma história cativante.

Case e Molly são personagens que possuem uma boa conexão, além de serem muito bem construídos.

Porém, em muitos momentos a narrativa se perde e o leitor não consegue visualizar com clareza a ideia emitida pelo autor, na maioria das vezes precisando retornar aos parágrafos anteriores.

Apesar disso, "Neuromancer" é uma obra essencial para fãs do gênero Cyberpunk e merece uma chance de ser lido.

Natalia Reis 31/12/2022

O avanço da tecnologia pode ser um grande vilão
A princípio achei a leitura muito abstrata para minha mente limitada e muitas vezes, tive que voltar para reler cenários ou apenas significado de objetos tecnológicos utilizado no universo do livro.
Os pontos positivos, para mim, foram os personagens do livro. A Molly e o Malceum me conquistaram e o mistério construído na figura do Wintermute e da 3Janes também me manteve cativa.
Sobre a história, tudo foi muito bem até, literalmente o último capítulo. Toda agonia por causa de um antídoto e uma palavra para no fim ser do jeito que foi, rápido e sem muitos detalhes.

André Lima 31/12/2022

Difícil
Eu sou crítico de LOTK, p causa da sua leitura difícil. Aqui eu me esbarrei na mesma coisa, mas é INEGÁVEL o impacto de Neuromancer no gênero FC e Cyberpunk, é muito fora do real o que Gibson escreveu nos anos 80. Demorei pra engrenar e tive que recorrer ao Google pra "pegar" alguns personagens. O "fluxo" do livro é complicado, não sinto necessidade de ler os outros 2 da trilogia, mas algumas vezes é bom sair da sua zona de conforto e ler a "bíblia" dos gêneros que você curte. Pra quem é Hardcore é uma ótima leitura, não é meu caso. 3,5 estrelas.

Vinicius 29/12/2022

História boa, escrita confusa.
Gostei da história, não gostei da escrita. Achei as descrições confusas, em vários momentos não consegui entender o que se passava porque não conseguia visualizar o que o autor queria mostrar.
As coisas acontecem em uma velocidade incompatível com o mundo que o autor criou. Foi difícil para mim, como leitor, apreender tudo que se passava.

Matheus 28/12/2022

Minha experiência
Uma leitura deveras confusa, na minha opinião com pouca descrição para uma imersão mais profunda, personagens até que interessantes e uma trama bacana com um final intrigante, pesquise bem antes de ler.

Vitor Cano 25/12/2022

Muito interessante, mas não me conectei.
Inegavelmente é um livro com um valor especial para a literatura e ainda mais para o cenário cyberpunk. Influenciou muito do que vemos hoje na cultura pop, incluindo filmes, livros, RPG, games, etc.

Reconheço a genialidade da mente do autor ao imaginar um mundo futurista definido pela tecnologia. Apesar disso, não consegui de forma alguma me conectar com a leitura e em vários momentos me senti perdido na história. Não sei dizer se foi por conta de eu estar lendo em momentos de menos concentração (geralmente no transporte público), ou se foi uma dificuldade de compreender os conceitos de um futuro imaginado décadas atrás, ou apenas uma questão de gosto pessoal.

De qualquer forma, recomendo a leitura pelo valor da obra como um todo.

Diogo 23/12/2022

O livro é um clássico que inspirou muitas obras em tantas mídias diferentes, e mostra um mundo bem diferente.
A leitura no início foi difícil, mas desenrolou bem no final

Victor 23/12/2022

Não consegui completar
Precisava ser sincero, porém não dá pra avaliar o livro se você não "o completou" realmente, li 75% do livro. Posso dizer, que show de horrores.

O livro tem o melhor início que eu já li em tempos, desde o acordar, o conceito da cidade até o médico consegue ser incrível, porém, a partir daí, as coisas perdem completamente o sentido, parece que o tecido do tempo e do espaço se confundem e a escrita começa a perder a ordem. Definitivamente, o livro pode realmente ser bom, mas em minha opinião, evitar a leitura desse é o essencial.

Dante49 23/12/2022

o precursor
neuromancer é um clássico da ficção-científica, e que se mantém atual até os dias de hoje. gibson consegue descrever coisas que utilizamos nos dias de hoje numa época em que nada disso era sequer possível, e isso é um mérito que ninguém pode tirar dele!

dito isso, o livro tropeça em alguns momentos, e tem uma leitura BEM complicada à primeira vista, mas que vale a pena a insistência, pois é uma história muito energética e cativante.

Karen 13/12/2022

De início foi bem complicado pra entender o que a história tava contando, ja que não tenho muita experiência com futurismo, mas apesar de ter resalvas sobre a forma com que mulheres são descritas de forma hipersexualizada eu gostei e pretendo ler os próximos

KaiqueNs 12/12/2022

Não é para todo mundo.
Linguagem diferente e não muito clara é um estilo que você deve se acostumar a ficar confuso com os fragmentos da história. Mas assim que vc aceita tudo isso consegue viajar e curtir muito todos os aspectos da imaginação do autor sobre cyberespaço hacker e a integração da tecnologia no cotidiano do ser humano. Um marcante livro da cultura cyberpunk, para quem curte gênero e não quer algo tão pesado recomendo demais a leitura de jogador número 1 a vibe sombria tem certa semelhança.

Cibeli Sebajes 10/12/2022

Gibson moldando o futuro
Com uma escrita fluída e num ritmo caótico Gibson, conseguiu transportar os anos 80 (mesmo com algumas expressões clássicas de objetos daquela época agora obsoletos) para a nossa realidade no século XXI e mais, um verdadeiro visionário que soube visualizar intuitivamente as tendências tecnológicas por vir, e digo intuitivamente pois o autor não tinha um conhecimento aprofundado na área e sim ideias do que se tornaria a realidade virtual e como isso influência a vida em todos contextos (econômicos, sociais, culturais etc). Realmente um clássico que todo fã de sci-fi deve ler.

Esdlas 02/12/2022

Esperava outra coisa.
O livro que inspirou o filme Matrix.

Com grandes expectativas eu cheguei e com nenhuma eu saio.

A história é boa, mas exige do leitor ficar o tempo todo refém do glossário. O que é chato e torna a leitura arrastada. Tem seu valor, mas eu sinto que envelheceu mal.

PS: Quem sabe num futuro distante eu releia, agora sem expectativas. Kkkkkkkk

Renata 29/11/2022

Ficção raiz
É uma história para amantes da ficção raiz, cheia de tecnologia, IAs e muita terminologia própria. Pra quem não está acostumado a esse tipo de leitura, é difícil acompanhar. A leitura fica muito confusa e dificulta a compreensão da história, o que prejudica a experiência da leitura.

Larissa V 28/11/2022

Deu pane no sistema
O livro revela o ?dark side? dos avanços cibernéticos, ao invés de ir para um caminho de exaltação da tecnologia avançada. Há também uma linha divisória quase imperceptível entre o que faz parte da vida real e o que faz parte da ?vida virtual?, tal como nos dias de hoje.
Definitivamente é um livro caótico, não só pelos acontecimentos mas pela própria narrativa do autor, muito técnica e pouco explicativa. Em especial nos primeiros capítulos, personagens são inseridos sem o leitor saber de onde vieram ou quem são, a mudança de cenas também é frequente e sem uma transição adequada, o que talvez tenha sido proposital, mas deixa a leitura bem confusa.
A premissa é muito boa e entendo a importância do livro para a cultura pop, mas eu não consegui me conectar como eu esperava, achei a leitura excessivamente confusa e cansativa.