Visões de Robô

Visões de Robô Isaac Asimov

Resenhas - Visões de Robô

Anderson916 08/01/2024

Sempre prazeroso
Mais um livro terminado desse universo fantástico, lendo em ordem cronológica é muito interessante..

Adriana Naves 09/05/2023

Mais um do Asimov
Quase todos os contos da antologia "Eu, robô" estão aqui, mas temos aqui contos novos que eu curti muito. Amo histórias com robôs. No fim do livro temos vários textos de não ficção do Asimov, alguns foram interessantes, outros meio repetitivos, porque eles foram escritos em momentos diferentes, então algumas ideias se repetem. Tem alguns que são meio chatinhos, e tem uns que achei meio viajados rsrsrsrs.

Marcos774 13/04/2023

Ótimos contos
Uma bela coletânea de contos sobre robôs escrita pelo Asimov. Alguns dos livros são contos que já tinha lido nok livro Eu, Robô, mas os outros eram contos inéditos para mim, e todos eles muito bons.

No final do livro, tem mais uma pequena coletâneas de artigos também escrita pelo Asimov, sobre os robôs, robóticas e etc... É bem interessante, pois por ter sido escrita no século passado, é curioso ver que boa parte das coisas que ele imaginava já existe nos dias de hoje.

Victor225 31/03/2023

Melhores contos sobre robôs
Uma coletânea incríveis de histórias sobre robôs das formas mais criativas possíveis, dentre elas a incrível história do Homem Bicentenário que com certeza foi a minha favorita, cada conto é incrivelmente tão fantástico quanto o último, alguns contos aparecem em outras obras do Asimov (Como Robbie, Razão e Mentiroso!) Mas vale muito a pena a leitura (Pelo menos para mim que estava a um tempo sem lê-las), o fato do livro ter um escrita bem datada (por ser um livro que não tenha uma versão atualizada, infelizmente) não compromete em nada a leitura, os contos são obrigatórios para quem é fã da saga dos robôs. Foi INCRÍVEL ver novamente o meu querido e amado melhor personagem do Asimov, Elijah Baley e o ultimo conto, um natal sem Rodney é ilário d+, ri muito o lendo? E o final? MEU DEUSSS, esse livro é incrível!!!

Henrique 26/06/2022

Sabemos oque esperar do Asimov
Mais um livro de contos lido deste autor, e novamente posso dizer que é um livro excepcional. Porém meu favorito dos livros de contos continua sendo o "Sonhos de robô".

THALES76 23/06/2022

Leitores de ficção cientifica, aprocheguem-se!
Livro com diversos contos que o autor escreveu ao longo de sua vida, muitos desses contos já constam em outros livros de Asimov. Esse foi um ponto negativo pra mim, pois já tinha lido outro livro de contos do mesmo, e nessa leitura acabei por esbarrar com histórias já conhecidas.
As 3 leis da robótica, é a ideia que tem permeado o livro. O que me impressionou foi em como Asimov consegue desenvolver tantos debates intelectuais e dilemas tão complexos, em volta desses 3 pilares, chegando a mais de 460 páginas de puro brilhantismo.
Muitos contos foram maçantes, outros fui lendo dezenas de páginas e não senti o mínimo de exaustão. Preciso destacar aqui o conto do homem bicentenário (que virou filme), onde tive a incomoda sensação de vazio. A partir da ótica de Andrew – o robo que queria ser gente – fui acompanhando a morte de todas pessoas que o robo outrora já amou, e o coitado teve que viver com essa dor para sempre, amaldiçoado pela vida eterna. Nesse sentido, isso gerou uma imensa amargura no meu coração, parecendo com que se tivesse retraído todo, sentimento esse de pura empatia, acredito que Andrew deveria estar sentido o mesmo.
Foi a história que mais me comoveu, e fez perceber que a vida é um piscar de olhos, sendo tudo muito fugaz. Agora depois de lê-lo, tenho uma vontade vigorosa de dar mais valor ao afeto, ao amor A VIDA EM SI!

Marcos.Alexandre 03/05/2022

Contos leves e boas histórias sobre robôs. Com destaque para o "O Homem Bicentenário ". Vale a pena principalmente para quem está seguindo a trilha da Fundação.

Gabriel.Chiquito 07/04/2022

Eu tinha esquecido de quão gostoso é ler os contos do Asimov. São simples, rápidos de ler e quase sempre muito criativos, além de fazer algumas previsões que até assustam (como o pequeno "computador de bolso" que todos um dia teriam). Recomendo demais pra qualquer um que goste do tema.
Brujo 07/04/2022minha estante
Vou atrás deste ! Leu a versão física mesmo ?

Gabriel.Chiquito 07/04/2022minha estante
Não, eu li no kindle

Gabriel.Chiquito 07/04/2022minha estante
Queria comprar, mas não achei em lugar nenhum a versão física

Brujo 07/04/2022minha estante
Pois é ... Eu também nunca encontrei

Everton MP 23/04/2022minha estante
Pode me dizer, quais contos desde livro já estão no Eu, Robô?

jessylins 28/02/2022

Contos
È uma coletânea de contos sobre robôs incluindo o famoso homem bicentenário e outros personagens importantes do universo Asimov como Susan Calvin e lije baley

Isabela.Novato 13/02/2022

Mais um clássico do Asimov, mais histórias curtas e instigantes sobre robôs.

Neste livro há mais aprofundamentos sobre as três leis da robótica, criadas pelo próprio autor.

Alefer.Sena 04/07/2021

Simples fantástico
Um livro que reúne diversos contos fascinantes. É uma leitura leve e que nos catapulta para seguir com a saga dos robôs.

Cássia 22/08/2020

É UMA COLETÂNEA DE CONTOS:

Visões de Robô - Um robô é mandado viajar no tempo, para ver o futuro da humanidade.

Que Pena - Um robô é miniaturizado e colocado no interior de um ser humano, para operar um coágulo.

Robbie - Um robô babá. (Primeira história sobre um robô, escrita por Asimov, entre 10 e 22 de maio de 1939).

Razão - Um robô que não acredita que tenha sido criado por humanos. com Powel e Donovam.

Mentiroso - Um robô que lia pensamentos - com Susan Calvin.

Impasse - Um robô deve proteger sua existência - com Powel e Donovam.

Prova - Pode um robô ser Político - com Susan Calvin e Stephen Bierley.

O pequeno robô desaparecido - O robô que se escondia - com Susan Calvin.

O Conflito evitável - A Lei zero começa a aparecer - com Susan Calvin, Stephen Bierley.

Intuição Feminina - Aparece a primeira robô fêmea - com Susan Calvin.

O Homem Bicentenário - Um robô que deseja ser humano - Transformado em filme

Um dia - o robô bardo.

Pense! - Naquela época era ficção, hoje está virando realidade.

O segregacionista - Órgão artificiais.

Imagem no Espelho - Uma aventura de Elijah Baley e R. Daneel Olivaw.

Lenny - O filho de Susan Calvin.

Escravo das Provas - O robô como revisor ortográfico e gramatical.

Um Natal sem Rodney

Asimoverse 11/08/2020

Visões de Robô - 1990 por @asimoverse
Das 18 histórias deste livro de contos, sete também podem ser encontrados em Eu, Robô. Porém sem a narrativa da Dra Susan Calvin, mas isso não significa que só porque lemos Eu, Robô podemos deixar de lado este livro, muito pelo contrário, existem histórias realmente excelentes aqui e que não estão em Eu, Robô, incluindo uma com Elijah Baley e Daneel.

Em um mundo onde tantas histórias de ficção científica e gêneros especulativos tendem a ser sombrias, Visões de Robô do Asimov é uma lufada de ar fresco. Asimov inclui neste volume obras curtas de ficção e ensaios que formulam um universo imaginário coeso, bem como uma visão totalmente desenvolvida da tecnologia futura.

É impossível falar sobre qualquer coisa nesta coleção sem mencionar as Três Leis da Robótica de Asimov, conforme apresentado no conto "Andando em Círculos"
1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano para vir ao mal.
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando tais ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei.

O interessante sobre essas histórias é que muitas vezes elas criam um quebra-cabeça lógico e debatem como um robô responderia ou como um robô poderia ser danificado, o que também destaca algumas das contradições interessantes em ter o ser humano com uma suposta superioridade, mas sem qualquer governança rígida às três leis.

Tenho que confessar, sou uma grande fã do Asimov. Ele quase imediatamente consegue três estrelas minhas com base puramente na minha abordagem "fanboy" ao seu trabalho. Dito isso, suas histórias de robôs realmente se destacam na ficção científica com sua criação das três leis da robótica, o cérebro positrônico, os lendários personagens robôs como R. Daneel Olivaw e a inimitável e imperturbável Dra Susan Calvin, psicóloga robótica.

site: https://www.instagram.com/p/CDuQGmSDTh0/

Ari 14/07/2020

Da síndrome de Frankenstein à Robbie.
Se o próprio Azimov disse que preferia estas histórias aos seus contos, quem sou eu para discordar?

As histórias contidas nesse livro são o apanhado de meio século, do que há de melhor, escrito pelo bom doutor. A essência de sua filosofia positrônica encontra-se em cada pormenor dos conflituosos empecilhos trilhados por homens e máquinas. Em contexto, as histórias são essenciais para uma melhor visualização do conjunto da obra de Az, que é formada pelas séries "Robôs" e "Fundação" que, olhando por um escopo mais complexo, interligam-se.

Muito difícil abranger quais foram as melhores histórias, gostei de todas... algumas impressionam mais que outras pela astúcia e perícia com que ele lida com a confrontação de ideias, ao todo, é genial!

Azimov disse em seu prefácio que "Deus não teria dado ao homem o dom do raciocínio se não quisesse que esse dom fosse usado para criar coisas novas, para usá-las com sabedoria, para instalar dispositivos de segurança..." Tais dispositivos eram análogos às "Três leis da Robótica". Antes delas, o que se via na ficção era o medo ante a revolta das máquinas sobre seu criador. Após seus contos o homem conseguiu conectar-se, literalmente!, aos avanços tecnológicos da robótica.

Não me darei o trabalho de dissecar cada uma delas pois perderia a graça do leitor curioso ao ter em mente o que encontraria ao começar a leitura. Aconselho ir de cara, sem hesitar.

1 - Visões de Robô.
2 - Que pena