Anne of Windy Poplars

Anne of Windy Poplars L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Windy Poplars

Livros e Books 26/06/2020

Monótono
Eu amo a série da Anne mas me decepcionei muito com esse livro.
Muitos personagens novos, totalmente destacados do contexto da história... Essa mudança da Anne para um lugar novo é claro que traria novos personagens, mas a forma como os personagens centrais ficaram excluídos do livro me incomodou muito! Ficamos sem saber nada do que estava acontecendo com eles... e já tivemos o livro anterior com pouquíssimo sobre a Diana, mas nesse livro nem se fala o nome dela... os momentos que Anne vai para Avonlea (férias e fins de semana), revê todos e se encontra com Gilbert sequer são mencionados!
Li pulando capítulos inteiros...
Viviane @litenatura 26/06/2020minha estante
Que triste.

Renata 10/08/2020minha estante
Concordo com tudo o que você escreveu. Não consegui ler até o fim...
A narrativa em forma de cartas não deu certo na minha opinião.
Espero que o próximo volume da séria seja interessante como os outros.

Giuly 12/01/2021

Não gostei tanto desse livro em comparação aos outros
Muitos personagens novos ganhando destaque enquanto os outros foram totalmente esquecidos
Não me lembro da Diana ser mencionada nesse livro e se foi teve pouco destaque
Gosto muito da coleção mas esse nn é tão bom quanto os outros

Eduarda Graciano do Nascimento 26/12/2017

O momento perfeito pra sonhar se chama Presente
Agora Anne pertence ao mundo. Não mais à Green Gables, à Avonlea ou à Ilha Príncipe Eduardo. E no momento ela é Anne de Windy Poplars, sua nova casa em Summerside, onde residirá por três anos até terminar seu contrato de trabalho na Summerside High School.
Lá Anne fará amigos inesquecíveis (como sempre), levará seu brilho à vida de pessoas amargas (como sempre) e ajudará pessoas a encontrarem o que sempre quiseram (como sempre). E, como sempre, nosso amor por ela se renova.

Agora com 22 anos, Anne está tão longe de Marilla e Green Gables como jamais esteve. E mais ainda de Gilbert, que está estudando medicina.
Mas para quem persegue seus sonhos, os desafios são enfrentados com muita garra, e Anne terá vários deles pela frente enquanto vive com as viúvas (ambas chamadas de tias) Kate MacComber e Chatty MacLean, com a empregada (mais dona da casa do que qualquer um) Rebecca Dew e com Dusty Miller, o gato que não deve em hipótese alguma ser mimado.
É nas correspondências com seu noivo que Anne revela suas conquistas e problemas, esses quase sempre envolvendo os Pringles, a "realeza" de Summerside que parece não ter um ser humano decente em seu seio e que promete atormentar a vida da nossa protagonista.

Um estranhamento é o que causa Anne of Windy Poplars (Anne of Windy Willows fora do Canadá e dos EUA) até certo ponto. Para começar a estrutura da narrativa mudou e agora todo o romance é contado através de cartas. Em sua maioria, cartas de Anne para Gilbert.
Me incomodou um pouco o fato de não ver diferença entre a escrita da autora e a da personagem. Assim como, reforcei minha percepção (que eu ainda não tinha compartilhado com vocês) nesse livro, não ver muita diferença entre os próprios personagens. L. M. Montgomery escreve personagens dentro de uma espécie de estereótipo próprio (personagem sonhador, rabugento, excêntrico) e eu reparei que eles são todos muito semelhantes no que diz respeito às formas de expressão. Se não fosse o fato de estarem em livros diferentes, eu não conseguiria diferenciar, por exemplo, a pequena Elizabeth Grayson de Paul Irving, e este, em momentos, da própria Anne. Os discursos são muito parecidos. E isso acontece com bastante frequência.

Anyway...
Nada que nos impeça de encantar com essa leitura, que continua leve, inspiradora e alegre! Mas é quase impossível não sentir falta do campo, de Green Gables, Marilla, Gilbert (que só aparece de forma indireta) e, é claro, da Diana - que já tem dois bebês à essa altura.
Por um lado é legal esse distanciamento, porque com certeza sentimos o mesmo que Anne, num esforço de adaptação à esse novo ambiente. É quase como um recomeço, lembrando quando a garota chegou à Green Gables há mais de dez anos.
Novos personagens, como já é de praxe, vêm e vão, e duas destacaram-se para mim acima de todos nesse volume: Elizabeth Grayson, uma garotinha de oito anos que vive com a avó octogenária e sua empregada, e que encontra em Anne o afeto que não tem em casa e pelo qual é tão ávida; e Katherine Brooke, uma das professoras que trabalham na Summerside High School e que aparentemente não suporta nem a si mesma.

"- You are the only person who loves me in the world, - said Elizabeth. - When you talk to me I smell violets."

Gosto muito da forma como esses novos personagens entram na história, são tocados pela Anne e se vão. É algo presente em todos os livros e dá uma dinâmica legal à eles.
Enfim, mais ansiosa para conhecer a tão sonhada casa da Anne e do Gilbert do que eu, só a própria.
Mal posso esperar pelo próximo volume e torcer para que seja resgatado um pouco do antigo ambiente que nos é tão querido. Mas algo me diz que, depois de passar por Summerside, voltar à Green Gables não será como antes. Nem pra Anne, nem pra nós.

" - Nobody is ever too old to dream. And dreams never grow old."

site: http://www.cafeidilico.com/2017/12/anne-of-windy-poplars-l-m-montgomery.html
Mayra.Siqueira 26/01/2019minha estante
Gostei do review e concordo quando aos personagens "padrão". Parece que todos os rabugentos são iguais, todos os sonhadores são iguais, todos os malvados que no fundo ao precisavam de atenção e amor são iguais rs. Mas a história é deliciosamente leve e envolvente (como sempre)

Eduarda Graciano do Nascimento 26/01/2019minha estante
Obg Mayra. É bem isso. Mesmo com esses "defeitos" é muito amorzinho!

Lívia 29/04/2021

Bom...
Nesse livro acho que a Anne tomou um papel mais de espectadora, diria que o livro é uma coleção de histórias de pessoas próximas a Anne, em que ela não assume papel principal, mas age mais como uma conselheira. Algumas dessa histórias são um pouco enfadonhas, mas outras realmente conseguiram me prender ao livro. De forma geral, o livro é divertido e leve. Recomendo!

Simona.Elmswood 21/07/2023

Anne ??
Li o livro por causa da série, esperava algum aprofundamento, mas o livro decepciona, é mais raso do que a série. Como é um livro escrito há muitos anos, não tem mesmo conversas sobre preconceito e LGBT como abordado na série, mas é um bom livro.

Karine Canal 14/02/2020

Interessante, mas não parece dar continuidade àquela Anne de Green Gables.

Fernanda1156 14/06/2020

"Anne Shirley está de volta com suas ?Annices?"
Os entusiasmados anos de universitária em Redmond College ficaram para trás e Anne está diante de uma nova aventura. Agora Anne está com 22 anos e Windy Poplars é o nome da casa onde ela vai morar durante os três anos em que estará trabalhando na Escola de Ensino Médio de Summerside como diretora e professora, enquanto Gilbert termina a faculdade de medicina e assim os dois possam se casar.
Anne se depara com vários desafios, como a pomposa família Pringle e uma colega de trabalho muito inconveniente, chamada Katherine Brooke da qual se torna muito amiga com o tempo.
O livro é basicamente cartas que Anne escreveu durante este tempo para Gilbert, narrando acontecimentos da sua vida e intercalando fatos que estavam acontecendo em momento real.

Elexandra.Amaral 24/08/2020

"As sementes também são flores, basta conhecê-las."
Quando abri o 4° livro da "biografia" de Anne, decepcionei-me e fiquei estagnada no 3°capítulo do 1°ano. O livro, aparentemente, era enfadonho, pouco parecido com os antecessores e menos interessantes que os posteriores, os quais li antes de terminar Windy Poplars.
Oh, como minha opinião mudou depois que me decidi a dar-lhe uma terceira chance! Agora o estimo tanto quanto os que se seguiram a ele e mais que os que lhe precederam.
Se estranhou a tentativa de Lucy em emplacar o gênero epistolar (nem todos possuem o talento de Austen para transitar bem por gêneros diferentes) e sentiu a ausência dos queridos personagens que a autora se limita a mencionar, dê mais uma chance ao livro! Valerá a pena.

Rafahh 02/05/2021

O livro inteiro é um episódio "filler"
Eu adoro a Anne e os personagens de Avonlea. Por isso mesmo eu me decepcionei muito lendo esse livro, porque eles mal são mencionados!

Anne troca cartas com uma pessoa e nunca há uma carta de volta. Ficou um monólogo chatinho... E as histórias que ela conta são completamente irrelevantes para a narrativa. Tem algumas coisas interessantes aqui e ali acontecendo com esses personagens, mas todo o principal do que a gente quer acompanhar não ficamos sabendo de nada.

Não parece uma continuação, só um spin-off.

Gabriela 24/07/2020

Maravilhoso
Amo acompanhar a Anne lendo sua história. Esse livro é especial, principalmente pelo papel importante que a Anne tem na vida e nas realizações de várias pessoas. Ela não deixa de ser fiel aos seus valores e pensamentos, e é assim que ela ganha a admiração e o carinho de quem a conhece. ?

Lorenza 15/05/2021

O que mais me desanimou até agora...
Parece uma história diferente até! Senti muita falta dos personagens pelos quais nos apaixonamos ao longo dos livros.
Foi o primeiro da série que me decepcionou muito e li só por acabar e não por muito interesse.
Bom livro para treinar inglês, apesar do vocabulário robusto.

Sam Machado 14/07/2020

Good...
Aqui Anne vive novas histórias e conhece muuuuitas pessoas. Ela vai a Summerside lecionar na escola da cidade e no começa enfrenta desafios bem difíceis mas com seu carisma e inteligência tudo entra nos eixos. Summerside finalmente se torna mais um lugar querido que ela sempre se lembrar, especialmente Windy Poplars, a casa onde morou por 3 anos.

É um bom livro, mas tem uma leitura um pouco cansativa, principalmente na primeira parte (Ano 1). Do meio pro final as coisas vão ficando mais interessantes. Alguns personagens são bem cativantes.