O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

sunny.girl2 20/02/2024

O crime do padre Amaro
"O Crime do Padre Amaro", escrito Eça de Queirós, é uma obra-prima da literatura realista portuguesa do século XIX que expõe as hipocrisias e os conflitos morais da sociedade da época. O romance acompanha a trajetória do jovem padre Amaro Vieira, que é enviado para Leiria para exercer seu sacerdócio. Lá, ele se envolve em um relacionamento amoroso com a jovem Amélia, o que vai de encontro aos votos de celibato e ao ideal de pureza que ele representa.

graci 18/02/2024

é o seguinte?
A primeira vez q peguei esse livro não consegui chegar em 10%, mas vi um negócio no yt falando que o crime do padre Amaro cometia era uma coisa pior do que se podia imaginar e nessa hora decidi q iria ler ele e iria até o fim. bom, recomecei do zero e consegui concluir a leitura. não vou dizer q a escrita é fácil ou difícil pq eu achei meio chata, mas consegui me adaptar. as vezes, nas partes q eles divagavam muito nas explicações quis jogar o livro na parede. pra um livro q foi escrito no século 19 em Portugal (país bemmmm católico) deve ter sido bem afrontoso. pq, como se fala no comunicado, o livro não afronta o sacerdócio, ele afronta os fariseus da igreja. sobre o crime: é chocante quando se pensa q foi escrito no século 19, mas não é nada inesperado. tudo q envolve a Amélia e o Amaro é de dar nojo! NOJO! achei q o final condiz com a realidade, a mulher sempre se fode.

enfim, estou satisfeita q pude concluir essa leitura.

Camila Felicio 16/02/2024

Estou tão sem palavras que ficaria difícil fazer a resenha! Que livraço, e que honor falar a mesma língua que o Eça! Para mim só está abaixo de Os Maias!
Grande Eça ????
Leiam - é importante ter estômago! Ainda que seja absurdo o tal crime o livro nos proporciona excelentes risadas e reflexões!
Não tenho dúvida que entrará entre meus favoritos do ano!
Fabio 17/02/2024minha estante
Que nota!!?
Até hoje, passamos mais de 25 anos, não sei definir o impacto dessa leitura na minha vida, Camila kkkk
Mas, com certeza, recomendo!

AlineLucia 18/02/2024minha estante
Colocarei na minha lista! Tô adorando O Primo Basílio!

Camila Felicio 19/02/2024minha estante
KKKKK eu te entendo Fábio ???? A gente fica pensando que diabos acabou de ler ???? marca demais! E ao ser engraçado em muitos pontos a leitura flui bem

Camila Felicio 19/02/2024minha estante
Aline recomendo supeeeer!!! Q leitura forte!! Olha que impacta kkkk li o Primo Basilio faz alguns bons anos kkkkkkkkkkkkk Tou querendo reler, lembro q gostava mais que do Madame Bovary kkkkkk tinha aquele ranço da Juliana kkk

Marcia 09/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Excelente! Que enredo, quanta coragem do Eça de Queirós em falar "alto" e claro os abusos do clero e do governo. Gente, esse livro foi escrito em em 1875. Vocês se lembram como era o poder do clero nessa época? E quanta mistificação, quantas mentiras eram ditas...Nesse livro mostra varias passagens desses casos, que sabemos hoje que aconteciam mesmo, que as pessoas acreditavam. Foi assim que reaprendi ( sim porque eu já tinha visto no colégio) que Eça de Queiros escreve o realismo-naturalismo, alguns criticos dizem que ele inaugira essa categoria de escrita em Portugal.
E o cenário português!? Ahhh, como foi bom "andar" pelas ruas de Portugal, conhecer Liria, rever um pouco Lisboa ...
Leitura esplêndida!
O livro mostra com foco o clero que dominava na época, porém hoje ainda vemos tantos abusos em diferentes religiões.
Valeu!

MIRANDA 08/02/2024

Eça de Queiros nos diverte com sua especial narrativa floreada de humores , mas
não deixando de lado a sofisticada , inteligente e perspicaz critica à sociedade hipocrita e
mundana . Eça sempre vale a pena !
Palavra para o livro : Tinhãnha
( água morro abaixo , fogo morro acima e vontade de xxxxxxx ninguém segura ) kkkkk

Jaque.Reis 07/02/2024

Denúncia
Nesse romance, Eça de Queiroz crítica a hipocrisia social e religiosa presente na época, apresenta a imoralidade realizada pelos mesmos que exigem serem visto como os únicos donos e ditadores da moral e da ética.
É fantástico e surpreendente! Ao fim do livro me deu náuseas em relação a postura de Amaro com o fato ocorrido, seja por amor carnal ou divino, era esperado que ele a acompanha-se até o fim.

Mari 06/02/2024

Uma triste realidade
O livro é uma dura crítica ao clero e quando lançado a Igreja chegou a colocar entre os livros proibidos. Porém a leitura não me agradou, não me apeguei a nenhum personagem.

Gabriela 28/01/2024

Romance inicial do Eça, valeu a pena
Li em alguma resenha sobre o sensacionalismo que a crítica aos sacerdotes da igreja católica poderia mostrar. Pra mim, a personagem do João Eduardo serviu para isso. Em alguns momentos senti um certo exagero no "coitadinho de mim". Entretanto, são válidos os apontamentos do autor.

O diálogo final, esbanja hipocrisia e realismo.

Sobre o crime em si, eu imaginei que seria uma coisa, depois esperei por outra e no final senti pena do Amaro.
Naquele momento, as amarras da religião martelavam na cabeça de Amaro, e acredito que em todo leitor que esperava um final mais agradável.
Meus sentimentos pelo padre oscilaram muito durante a leitura, e como estamos falando de realismo, achei valida a consternação.

Enfim, apesar de ser o primeiro do Eça, gostei mais que Primo Basílio
César Moura 29/01/2024minha estante
Acabei de ler e achei um livro 4 estrelas. Meus sentimentos em relação a Amaro também foram diversos porém o ódio predominou. Enfim que existiam amarras e obrigações que levavam a decisões impensáveis porém o caráter e a falsidade sempre predominavam. Não vejo ambos como inocentes porém senti pena da Amélia, tinha boas escolhas e terminou sem nenhuma, nem consigo mesma. Hipocrisia pura e pobre do João Eduardo, o único inocente da história.

Gabriela 29/01/2024minha estante
No final o sentimento pelo Amaro foi repulsa. Pra mim, principalmente pelo fato de ter esquecido tudo tão rápido;
Ninguém é inocente, nem o João Eduardo. Até do medico desconfiei, no momento do parto.

Leitorconvicto 21/01/2024

Minha pergunta é...
Amaro é vítima ou não de um mundo de interesses? As contradições da sociedade da pequena cidade de Leiria são o pano de fundo de uma tragédia moral do protaginista
César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

Leitorconvicto 29/01/2024minha estante
O homem como produto do meio, era a teoria dos escritores realistas da época

Samy 21/01/2024

As críticas elaboradas por Eça de Queiroz no Crime do Padre Amaro poderiam perfeitamente ser direcionadas a sacerdotes de outras religiões, caso o livro fosse escrito atualmente ou em outro contexto social. Contudo, há ali uma exacerbação das características negativas de Amaro e do clero português, pintados como exemplos de ganância e egoísmo, o que foi bastante criticada na época. Machado de Assis chega a pontuar, em crítica da época, do tom carregado das tintas e do risco do realismo de Eça resultar num sensacionalismo. É interessante observar como o relacionamento entre o personagem principal e Amelinha é abusivo e como as beatas que frequenta a casa da Sra. Joaneira são ridicularizadas pelos padres, principalmente na cena em que procuram objetos deixados por João Eduardo. Pelo que li, há mais de um final da obra, a depender da versão.

Jorge Luiz da Silva 18/01/2024

Autor ameaçado de excomunhão
Foi considerado o maior escândalo literário em Portugal. A igreja católica reagiu ameaçando o autor de excomunhão e inclusão do seu nome no Index Librorum Prohibitorum, o famoso índice de livros proibidos pela igreja, ainda vigente naquela época.