O crime do Padre Amaro

O crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Michela Wakami 07/11/2021

O Crime do padre Amaro, trás muita crítica ao clero.
Exagerou? Deu um bom final?
Você tem que ler para descobrir.
Vanessa 07/11/2021minha estante
Sem palavras né amiga?! Pelo menos menos está na média.

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
Exatamente, terminei sem palavras kkkk.
Verdade, está na média, foi uma leitura válida.

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
E foi maravilhoso ler com você, amiga!???

Vanessa 07/11/2021minha estante
Foi muito bom ter a sua companhia. Ansiosa pra nossa próxima leitura.???

Obrigada!?
Eu também, estou ansiosa. ??

João 07/11/2021minha estante
Mandou bem, Michela! ???

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
João, mais ou menos! Você que é generoso!?????

Julliana 07/11/2021minha estante
Eu vi esse livro na escola, minha professora fez parecer MUITO bom porém, assisti ao filme e não achei tudo isso. O livro já não sei...

Michela Wakami 08/11/2021minha estante
Oi, Ju! Tem muitos altos e baixos, mas valeu a leitura, por causa das reflexões contidas neles.

Carolina.Gomes 11/11/2021minha estante
Li faz muitos anos. Já vale uma releitura. Tem o filme com Gael Garcia Bernal que é bem fiel ao livro. A escrita de Eça é sublime.

Michela Wakami 11/11/2021minha estante
Vou procurar o filme para assistir.
Vale muito uma releitura, Carol.

Manu 20/12/2021minha estante
A escrita do Eça é muito boa, o livro é pesado em algumas partes. É uma leitura boa.

Guilherme909 28/11/2022minha estante
Comecei a ler hoje e de cara já vejo o quão sarcástico é o humor ácido do Eça. Consigo observar os traços realista da obra na maneira como o mesmo descreve o ambiente e as pessoas. Em breve postarei minha resenha

Jo 21/10/2023minha estante
Eu fiquei presa do início ao fim , excelente !

Michela Wakami 21/10/2023minha estante
Que maravilha, Jo!?

Mionell 01/02/2024minha estante
Eu achei uma obra prima, a forma como o autor destacou a personalidade ingénua e apaixonada da jovem e do Padre já nem se fala. O desenrolar da estória é outro nível já.????

Michela Wakami 01/02/2024minha estante
Mionell, mas pra frente quero relê-lo.
Apesar de não ser um livro maravilhoso, vale a leitura.?

Camila Felicio 16/02/2024

Estou tão sem palavras que ficaria difícil fazer a resenha! Que livraço, e que honor falar a mesma língua que o Eça! Para mim só está abaixo de Os Maias!
Grande Eça ????
Leiam - é importante ter estômago! Ainda que seja absurdo o tal crime o livro nos proporciona excelentes risadas e reflexões!
Não tenho dúvida que entrará entre meus favoritos do ano!
Fabio 17/02/2024minha estante
Que nota!!?
Até hoje, passamos mais de 25 anos, não sei definir o impacto dessa leitura na minha vida, Camila kkkk
Mas, com certeza, recomendo!

AlineLucia 18/02/2024minha estante
Colocarei na minha lista! Tô adorando O Primo Basílio!

Camila Felicio 19/02/2024minha estante
KKKKK eu te entendo Fábio ???? A gente fica pensando que diabos acabou de ler ???? marca demais! E ao ser engraçado em muitos pontos a leitura flui bem

Camila Felicio 19/02/2024minha estante
Aline recomendo supeeeer!!! Q leitura forte!! Olha que impacta kkkk li o Primo Basilio faz alguns bons anos kkkkkkkkkkkkk Tou querendo reler, lembro q gostava mais que do Madame Bovary kkkkkk tinha aquele ranço da Juliana kkk

Paula 23/08/2022

Chato
Esse foi tenso...
Única parte que achei interessante é ver o poder que a igreja ainda tinha sobre a moralidade e a própria sociedade, além do preconceito contra ateus e não religiosos. Fiquei com dó do José Eduardo, só se f0d3 o livro todo.
Na verdade eu custei terminar, muita enrolação e descrições desnecessárias. Esperava mais para um livro tão famoso.
Thamiris60 23/08/2022minha estante
Eça de Queiroz era português

Jessi 23/08/2022minha estante
Esse livro é de literatura portuguesa, eu amo demais esse livro eu acho muito lindo a história uma pena vc não ter gostado

Paula 23/08/2022minha estante
Aaaa isso explica muita coisa... Voei agr kkj

Jessi 24/08/2022minha estante
Jjjjjjjkkkkkkkkkkkkkk acontece nomes iguais aos dos BR

Raiane M 11/08/2021

Em alguns momentos eu só queria entrar no livro e bater na cara de alguém, mas realmente Eça de Queiroz teve uma habilidade incrível ao escrever os personagens desde a angústia do próprio Amaro com sua situação de padre e Amélia com seus delírios sobre o próprio padre, o céu e o inferno, o final trás um sentimento de injustiça e impotência, mas não acredito poderia ter outro final que não esse.
Marli.Ramires 25/08/2021minha estante
De acordo. O final nos mortifica mas é o que deveria ser. Acabei de ler. Não senti empatia com nenhum personagem, tal é a maneira de Eça narrar os personagens com todas os seus defeitos.

anna 17/09/2021minha estante
essa edição da principis é boa?

Raiane M 18/09/2021minha estante
A edição não é muito boa, é aquelas capas bem moles e não tenho certeza se as folhas vão amarelar com o tempo, mas pelo menos tem orelha

Raiane M 18/09/2021minha estante
Mas em relação ao texto, as margens e tamanho de letra a edição é boa e as páginas não são brancas, devem ser pólen, e como as páginas são finas o livro é leve mesmo tendo 400 páginas e abre todinho também

Sandra 28/10/2016

A história de um amor proibido
O crime do padre Amado é um clássico do escritor português Eça de Queirós. Conta a história do amor proibido entre Amaro e Amélia. Ele, um padre novo, de 30 anos, recém-ordenado, e ela, como diz o livro: “a rapariga mais bonita da cidade”. Tinha 22 anos. Para os padrões da época ela já deveria estar casada...

É um romance realista. O Escritor retrata bem os costumes do seu tempo, sobretudo a decadência moral do clero e da sociedade. Nasceram muitas intrigas e maledicências na casa de S. Joaneira, onde a “padraria” e as beatas de Leiria se reuniam...

Voltando ao casal: Amélia tinha para com o pároco uma senhora devoção: ele era a perfeição para ela. Já os sentimentos de Amaro eram mais “terrenos”. Tive muita raiva de Amaro. Na minha opinião ele foi um covarde, sem escrúpulos. Não mediu as consequências dos seus atos (bem, ela também não, mas creio que ela foi vítima, se foi isso que o autor quis passar, deu certo). Sabe aqueles pensamentos que costumávamos escrever nas contracapas dos cadernos (isso aqui é para as balzaquianas, kk)? Lembro-me de um assim: “o pior erro de um homem é despertar o amor de uma mulher, sem ter a intenção de amá-la”. Achei que o padre vestiu muito bem essa “roupa”!

A paixão enlouquecedora entre eles dava vislumbres de que não acabaria bem.

(Publicado originalmente no meu face em 10/01/14)
Iara.Vianna 12/11/2016minha estante
Gostei do comentário.

Iara.Vianna 12/11/2016minha estante
null

Sandra 12/11/2016minha estante
Obrigada. Se não tiver lindo ainda, recomendo.

Leitorconvicto 21/01/2024

Minha pergunta é...
Amaro é vítima ou não de um mundo de interesses? As contradições da sociedade da pequena cidade de Leiria são o pano de fundo de uma tragédia moral do protaginista
César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

Leitorconvicto 29/01/2024minha estante
O homem como produto do meio, era a teoria dos escritores realistas da época

Julia 20/01/2023

padre de Fleabag >>> padre Amaro
Nesse livro você encontra o suprassumo da hipocrisia religiosa e o pior que pode haver numa exemplar sociedade portuguesa do século XIX. Ao mesmo tempo em que achei a leitura densa e um pouco complicada, consegui me divertir e ficar vidrada na história. Um livro que nos faz refletir sobre os falsos moralistas cristãos. Bem blasfêmico rsrsrs.
Ray 10/04/2023minha estante
Kkakkkkkkk ri gostoso com a referência à Fleabag, aliás vim atrás desse livro por causa da série ????? queria ver um padre gostoso terminei puta com toda a igreja católica

Yasmin_Eyre 22/05/2023minha estante
Seu comentário me fez querer ler ainda mais KKKKKKKKKK

Tavito 27/02/2009

O gozo da santa
Dizer que não gosto de literatura portuguesa fica no mínimo estranho depois de ter me aproximado tanto de inúmeros autores lusitanos desde Camões aos mais contemporâneos como Sophia de Mello-Breyner ou Manuel Alegre, no entanto, a quebra de preconceitos com esta outra literatura deste outro português se deu pela leitura deste que eu considero o melhor livro já escrito em terras lusitanas. e olha que eu considero muito a Mensagem ou os sonetos de Bocage. No entanto, quando Eça de Queirós mira sua flecha no cerne da questão religiosa, somos projetados junto ao corte rumo ao alvo, temos que nos compelir para que possamos não ser esmagados ao final do trajeto, já que despeçados, isso é fato que estaremos. O celibato jamais será para mim plausível, a igreja em si, as instituições todas, o estado, a sociedade, as pessoas, os costumes, as tradições, e também o novo, tudo quebrado e morto junto com Amélia e tudo isso como idéias abortadas da mesma Amélia e de suas ilusões em relação ao amado Amaro. Um jogo de perca de ilusões definiria bem, mas o livro vai ainda além e toca na questão da pragmaticidade do próprio romance nas páginas finais que eu considero de longe uma das mais bem engenhadas e verídicas palavras que nesta lingua já foram escritas.
Rita 23/05/2013minha estante
Eu como portuguesa recomendo (se ainda não leu) que leia Saramago, pela sua resenha creio que lhe poderia interessar

Jessi 09/10/2021minha estante
Foi meu primeiro livro do Eça simplesmente me apaixoneiiiii

Henrique 30/07/2020

Belamente escrito
Como ninguém o Grande Eça faz uma crítica ferrenha às hipocrisias da sociedade e aos arreios da religião. Seu uso da prosa nos leva (bela e) suavemente pelas consequências, muitas vezes esmagadoras, das nossas escolhas.
Dei-lhe quatro estrelas pelas lágrimas tristes que o ferrenho escritor me trouxe ao final da leitura, quando, sem compaixão, expôs o mundo injusto em que vivemos.
Bruna 30/07/2020minha estante
Vi o filme e até que gostei, mas o livro nunca me interessei, ele é bom ?

Henrique 30/07/2020minha estante
O livro é lento. Dependendo do formato são entre 300 a 400 páginas de muita crítica religiosa e ironia, mas o fim é "anticlímax" haha. Como era um dos primeiros livros do Eça, posso dizer que ele escreveu coisas bem melhores.

Gabriela 28/01/2024

Romance inicial do Eça, valeu a pena
Li em alguma resenha sobre o sensacionalismo que a crítica aos sacerdotes da igreja católica poderia mostrar. Pra mim, a personagem do João Eduardo serviu para isso. Em alguns momentos senti um certo exagero no "coitadinho de mim". Entretanto, são válidos os apontamentos do autor.

O diálogo final, esbanja hipocrisia e realismo.

Sobre o crime em si, eu imaginei que seria uma coisa, depois esperei por outra e no final senti pena do Amaro.
Naquele momento, as amarras da religião martelavam na cabeça de Amaro, e acredito que em todo leitor que esperava um final mais agradável.
Meus sentimentos pelo padre oscilaram muito durante a leitura, e como estamos falando de realismo, achei valida a consternação.

Enfim, apesar de ser o primeiro do Eça, gostei mais que Primo Basílio
César Moura 29/01/2024minha estante
Acabei de ler e achei um livro 4 estrelas. Meus sentimentos em relação a Amaro também foram diversos porém o ódio predominou. Enfim que existiam amarras e obrigações que levavam a decisões impensáveis porém o caráter e a falsidade sempre predominavam. Não vejo ambos como inocentes porém senti pena da Amélia, tinha boas escolhas e terminou sem nenhuma, nem consigo mesma. Hipocrisia pura e pobre do João Eduardo, o único inocente da história.

Gabriela 29/01/2024minha estante
No final o sentimento pelo Amaro foi repulsa. Pra mim, principalmente pelo fato de ter esquecido tudo tão rápido;
Ninguém é inocente, nem o João Eduardo. Até do medico desconfiei, no momento do parto.

Vanessa 07/11/2021

O livro é uma crítica a alguns indivíduos pertencente a igreja de Roma no século XIX. Em como o poder e a corrupção moral e carnal andam juntas em alguns casos. O autor também nos apresenta os extremos da fé na igreja em meio ao povo, retratada por beatas, onde um simples pensamento pode levar ao inferno, e os chamados liberais,, pessoas com pensamentos e ideias contrárias ao defendido pelos fiéis da igreja.
O autor retrata a questão de que alguns jovens são levados ao seminário não por vontade própria, mas sim por escolha de outros; como o personagem principal do livro o padre Amaro, que vive em conflito entre ser fiel ao seu juramento e os desejos mundanos.
Michela Wakami 07/11/2021minha estante
Maravilhosa a sua resenha! Parabéns!????

Obrigada! ?

Thamara 01/04/2020

Sociedade é má
Ótima crítica a sociedade (da época e se aplica atualmente também), em resumo é o seguinte: Os meus interesses são mais importantes do que qualquer outra coisa. O Crime do Padre Amaro foi exatamente isso, pensar apenas nele mesmo.
Pedróviz 02/04/2020minha estante
Aliás, o personagem é a antítese do que deve ser o cristão.

Thamara 02/04/2020minha estante
De fato.

Luan.NietzsChe 15/01/2024

Uma crítica ao clero
A estória, ela é muito bem feita, apesar de a escrita ser lenta e bastante cansativa. Uma clara crítica ao clero, Eça de Queiroz nos mostra certa dificuldade dos sacerdotes na vida clerical, onde devem abster-se do que, para eles, é mundano. Privar-se dos desejos naturais é uma das regras, e ela é quebrada pelo padre Amaro, ao se apaixonar pela Amélia e manter uma relação, obviamente, em segredo, aos maiores cuidados. Ora, ora, virar um padre faz você se abster, automaticamente, dos prazeres naturais? Claramente não, vêem apenas como uma obrigação, seus desejos não vão sumir num piscar de olhos. Portanto, os sacerdotes mantêm, lá no fundo, todos esses desejos ocultos... No fundo, eles querem! E às vezes fazem! Não continuarei a descrição, não quero falar nenhum spoiler.
Para mim, a escrita do Eça de Queiroz pecou bastante por ser tão, mas tão cansativa! Estória lenta, densa, para se ler devagar mesmo, mas, sinceramente, me cansava lendo-o e isso não me agradou. Mas, o que valeu quase suas quatro estrelas ? três e meia, para ser mais exato ?, sendo assim, considerado "bom", fora o enredo, que foi muito bem feito, tudo se ligando... Muito bem feito!
Ramiro.ag 15/01/2024minha estante
Ótima resenha! Eu lembro que fiquei chocada quando li esse livro quase dez anos atrás. Sua resenha me deu vontade de reler pra ver qual vai ser minha visão atual

Luan.NietzsChe 15/01/2024minha estante
Muito obrigado. Eu gostei bastante do final, trágico, do jeito que gosto!

Kamy 28/01/2020

Cansativo
Demorei, mas finalmente consegui terminar de ler este livro. Não vou sair dizendo que é de todo ruim, mas que ele tem umas partes chatas, ah isso tem!

Como puderam ver, o livro fala sobre um padre que comete um crime. Calma, não é o que todos devem estar pensando (acho), o crime dele foi se apaixonar. Isso pela época (por volta de 1871) já deveria ser o caos. Como assim um padre se apaixonar? É um pecado mortal!

Só isso já geraria uma polêmica e tanto na época, mas conforme você vai lendo, poderá perceber que a coisa vai piorando a cada pagina. Foi aí que entendi o motivo da revolta do vaticano contra o livro naquela época. Por pouco não crucificaram Eça de Queiroz rsrs.

Claro que se você for daquelas devotas que ficam de cabelo em pé por qualquer coisinha, o recomendado é não ler mesmo, pois tenho certeza q nem tentará entender o lado do padre Amaro.

E antes que perguntem, sim entendi, apesar de não ter achado algumas coisas que ele fez como o certo. O legal é que sem querer você acaba pensando na vida dos padres de hoje em dia. Claro, antigamente os rapazes mais viravam padres por obra da familia, hoje em dia, viram mais por devoção deles mesmos, porém, por mais devotos que sejam, ainda são homens e correm o risco de se apaixonarem (já aviso, não estou defendendo aqueles que praticam pedofilia e essas coisas u.ú).

Mas voltando, Amaro só virou padre, pois a senhora que cuidava dele após a morte de sua mãe, achou por bem colocá-lo no convento de padres já que achava que estava fazendo o melhor pro garoto. Como respeito que ele tinha por ela, não reclamou nem nada, aceitou de bom grado, tbm coitado, pensou que nunca iria se apaixonar, já que era só um garoto franzino que nunca chegou sentir atração por nenhuma garota de sua idade.

Pensava assim até conhecer Amélia. Como se desenvolveu a história deles não vou contar, senão estragarei tudo, mas garanto que é bem polêmica mesmo.

O que irá chocá-los também será os pensamentos dos padres. É tão... bizarro, eles se sentem superiores só por usarem batidas.

Se caso alguém quiser se arriscar a ler, já aviso, ali eles mudam o tempo com uma facilidade absurda. Na mesma hora que estão no presente, mudam pro passado sem nem vc perceber rsrsrs...
Dayane Nunes 02/02/2020minha estante
Tomei coragem e tirei da estante para enfim lê-lo kk já estou gostando, apesar de várias descrições infinitas para chegar no mesmo lugar kk

Kamy 07/02/2020minha estante
Sim, foi isso q me matou kkkkkk