O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Ju Oliveira 30/04/2012

Alguém consegue imaginar como uma história macabra pode ser cute? Não? Então vocês precisam ler "O Substituto". Não curto muito esse tema, mortos vivos, garotas-cadáver, sobrenatural, na verdade não curto nada! Nem sei porque solicitei esse livro da Editora Bertrand. Acho que foi a capa que me atraiu, sei lá. Só sei que foi a melhor surpresa literária que tive esse ano.

Mackie Doyle é um adolescente de 16 anos, aparentemente comum. Ele frequenta a escola, tem alguns bons amigos e se interessa pelas garotas mais atraentes da escola, apesar de sua grande timidez, como qualquer adolescente comum. Acontece que Mackie não é comum. Ele é um Substituto, que foi deixado no berço de uma criança humana.

"Eu era um garoto de dezesseis anos, quieto e magricelo, que sentia uma fisgada de nervoso no estômago, sempre que era chamado para dar uma resposta em voz alta na frente da turma."

Na cidade de Gentry, além dos humanos, vivem no subsolo de um depósito de lixo, seres estranhos. Eles são mortos-vivos, zumbis, meninas-cadáver. Quando algum de seus bebês-cadáver morto-vivo "adoecem" eles invadem a casa dos humanos que têm bebês e fazem a troca do bebê saudável pelo bebê-cadáver adoentado. Então em pouco tempo esse bebê morre.

Os moradores de Gentry tem conhecimento de sua macabra vizinhança e da troca dos bebês, que já acontece à muitos anos, mas nada podem fazer para mudar isso. Então eles aceitam calados e sempre muito amendrontados. E fica cada um no seu canto, os humanos levando uma vida normal na cidade e os mortos-vivos na Casa do Caos.

Mesmo tendo sido substituido por um bebê humano saudável, Mackie, que era um bebê-cadáver doente, conseguiu sobreviver. Ele acredita que tenha sobrevivido, por ter recebido muito amor de seus pais e principalmente de sua irmã mais velha, Emma. Mesmo sabendo que Mackie é um Substituto, eles o amam e fazem de tudo para que ninguém mais na cidade perceba.

Mas está ficando cada vez mais difícil esconder esse segredo. Mackie tem uma grave alergia a sangue, ferro e qualquer tipo de metal e a solo sagrado. Fica cada vez mais difícil explicar, por que, mesmo o pai de Mackie sendo o pastor da igreja, ele não entra jamais dentro dos portões da igreja, desmaia cada vez que vê ou sente cheiro de sangue e não pode nem chegar perto de qualquer material feito de metal.

E agora Mackie está cada vez mais fraco e descobre que está morrendo. Descobre também, que só quem tem o remédio para livrá-lo das dores são as meninas-cadáver. Elas fabricam o milagroso remédio, mas ele precisa descer até a Casa do Caos para pegá-lo. E terá que pagar por isso...

Sabe quando você lê um livro e fica tão envolvida com a história que nem vê o tempo passar? Pois é, "O Substituto" fez isso comigo. Assim que recebi a prova do livro, larguei tudo o que estava lendo e o devorei em praticamente um dia! É aquele tipo de história que não te dá fôlego, é o tempo todo acontecendo "coisas" e uma vai puxando a outra.

Apesar de ter alguns trechos bem macabros, como descrições nojentas de corpos em decomposição, exumação de cadáver, etc... é tudo com humor negro, quase infantil (se é que isso é possível). Alguns trechos, li para meu filho de 10 anos e ele adorou hahaha.Surpreendentemente a história me cativou. A fragilidade de Macky, o amor de Emma pelo irmão, a amizade verdadeira e o primeiro amor, tudo isso contribui para eu a história agradar tanto. Sem contar a simplicidade como a autora escreve, em capítulos curtos e bem definidos. Enfim, tem tudo pra agradar, desde crianças até os mais "velhinhos" que curtem uma história a la Tim Burton. O que aliás, poderia muito bem ter sido escrito por ele. Eu super recomendo!

Jacqueline 03/05/2012minha estante
Oi Ju, eu já tinha me apaixonado pela capa e sinopse, e como fã de Tim Burton e apaixonada por livros macabros,sem dúvida eu irei ler esse livro.
Sua resenha ficou ótima.

Ju Oliveira 07/05/2012minha estante
Obrigada Jacqueline!
Se vc gosta de livros nesse estilo,certamente irá gostar muito de "O Substituto".
Leia sim"

anadenigris 21/07/2012minha estante
Ótima resenha, Ju! Eu já comprei o livro na Submarino, com algumas ressalvas. Graças a você, acho que fiz excelente compra! Bjs

Cris Paiva 28/01/2013minha estante
Ah, agora você me animou a ler! Ja estava pensando se o livro era realmente a minha praia.

Amanda 23/09/2013minha estante
Olá... Parabéns pela resenha, achei perfeita! Li este livro no fim do ano passado e simplesmente me apaixonei pela história, muito diferente do normal...

Philipe 16/01/2014minha estante
Ridículo, inexplicavelmente bobo e perda de tempo. Isso não é nem metade do que eu achei sobre essa falta de caso com o leitor, em que você nunca entende a história e não da maneira que todo escritor quer que seja.
Ganhei esse livro, e fico muito mal em dizer que talvez - se não tivesse existido nenhum tipo de crítica - tivesse comprado pela capa, só por ela. Não sabia que estava perdendo meu tempo.
A história com um adolescente normal chamado Mackie - ou seja lá qual for o nome - e que todos simplesmente o acham estranho sem - pelo jeito - nenhuma razão. Sério, que tipo de garoto que é descriminado por algo tão normal, simples, comum e ridículo como sentir-se mal no contado com sangue e ser extremamente pálido - EM UM LUGAR QUE NÃO TEM SOL.
Simplesmente a autora quis fazer um caso de amor entre uma garota que é tão estranha quanto, sendo que o relacionamento dele e do amigo são múltiplas vezes mais românticos, fofos e carinhosos do que com ela, uma garota conhecida agora e simplesmente assim.
Ela tenta colocar seres sobrenaturais sem nexo, e raiz duvidosa que não trazem o suposto ar sombrio que deviam, são simples seres sem lugar no mundo e que deveriam continuar onde deviam. É aí que você entende o por que estão embaixo da terra, por que ninguém os quer em cima dela.
Com rituais ridículos e personagens contraditórios, sem explicação e vida interessante o suficiente para segurar sua atenção. Mackie continua sua vida, como se sua súbita consciência do mundo novo que se abre embaixo dele fosse nada menos que uma brincadeira de pega-pega.
NÃO HÁ EXPLICAÇÕES PARA NADA QUE EXISTE. Nada sobre Mackie ter que tocar na banda por isso deixa a cidade feliz, ser morto e não ser ao mesmo tempo. Não existe explicação, contradições e nada em que mostre o motivo da história. Ela simplesmente acontece em um redemoinho de palavras bobas e linguagem pobre.
Com uma faca no bolso e sem se lembrar disso, Mackie quase morre nas mãos da suposta - e não bem planejada - vilã. A burrice de Mackie é tão grande e levada a tal extremo que poderia ser considerada como suicídio.
Eu declaro morte à Brenna Yovanoff. Perdi dias da minha vida que pareceram séculos.
Não perca seu tempo.

Nick 18/01/2014minha estante
Amei esse livro, e a Morrigan ? Eu achei ela muito fofa, estranha e feiosa kkkkkk amei o jeitinho dela, sempre tão agarrada ao Mackie

Jenifer 27/05/2014minha estante
Resenha perfeita, assim como a história.

Morri de amores pelo Mickie.

Adorei.

Rejane 24/05/2020minha estante
Já quero muito lê ótima resenha

Marcio 12/06/2021

Diferente do que eu esperava
Mackie Mackie Mackie, o que tu é de verdade? Me senti tão distante emocionalmente. Acho que por isso em algum momento me desconectei da tua história.
Eis o que sei: Mackie é um substituto, não irei explicar o que significa, mas aparentemente ele não é o único. Então, tem essa intolerância a metal, como uma alergia que causa náusea e tontura. Ele se sente deslocado e excluído do resto, ele sabe a natureza dele mas imagina que não seja ali, ao lado de sua família e amigos. Também há várias explicações repetitivas sobre o que acontece com a cidade, toda vez que Mackie pergunta é a mesma resposta com palavras diferentes, mas mais enigmática que a anterior e nem de longe intrigante. Mas resumidamente a cidade paga um preço para continuar próspera. Embora, na verdade, eu não visse nenhum indício de que a cidade era próspera e enriquecida mais do que as vilas próximas. O clima é sempre descrito como cinza e chuvoso, foi a primeira vez que a descrição de um dia chuvoso me pareceu tão triste - geralmente eu gosto muito mais de dias chuvosos. As pessoas da cidade aos olhos de Mackie não parecem muito diferentes das garotas-cadáver, sem vida, passivas, perdidas e assustadas, mas tudo isso escondido sob uma máscara de que tudo ao redor é normal. Assim, senti que os motivos de esse pagamento acontecer não tivessem muito fundamento e o que o causava, no fim das contas, não era tão difícil de impedir.
Além disso, tem um pequeno e coitado romance acontecendo, mas é tão sem graça, sem tempero e insosso que eu achei que pudesse dormir.
Eu não sei em que momento me afastei de Mackie, eu entendia o que ele estava passando e, de repente, queria que ele se danasse. Não sei se foi porque o desenrolar da história aconteceu da seguinte maneira: Mackie sai de casa, faz besteira, quase morre, pede ajuda, volta pra casa, sai de casa, faz besteira, quase morre, pede ajuda, vai pra casa. E no meio disso, o romance sem sal e as explicações enigmáticas da esfinge.
Eu gostei da escrita da Yovanoff, no entanto. Os elementos na capa representando os mitos e as superstições dos moradores combinados com o sobrenatural foram bem interessantes. As criaturas do subterrâneo eram esquisitas e esse mundo à parte foi legal de acompanhar.
E por último, a relação entre Mackie e Roswell, seu melhor amigo, e Emma, sua irmã, foram as coisas mais bem desenhadas e verdadeiras. Eu senti uma química entre Mackie e Roswell, pensei que pudesse se tornar algo mais, mas eu pensei: que merda, dois homens podem ser amigos e se abraçar, se apoiarem sem precisar necessariamente de um interesse amoroso. Então eu me contentei.

E Emma, tão protetora e atenciosa, fez o Mackie perceber que amor é uma via de mão dupla, você tbm deve se permitir ser amado de volta.
@ka_and_books 12/06/2021minha estante
Não consegui me conectar muito com o livro... nem com os personagens. ?

Marcio 12/06/2021minha estante
Nem eu :( não foram bem desenvolvidos eu acho

JMariaChamomile 18/06/2022

O Substituto
Um livro cheio de mistérios e coisas anormais.
Mackie é um adolescente incomum, que tenta com todas as suas forças ser normal, entretanto parece que seus problemas esquisitos lhe perseguem dia a dia.
Depois da morte da irmã de sua colega Tate as coisas ficam cada vez pior, e fazem com que Mackie se aproxime da garota, com a qual ele cria fortes laços.

Sua estranha alergia a ferro faz com que ele se sinta cada dia mais doente, e isso o leva a conhecer pessoas de outro mundo, mais especificamente do subterrâneo, onde ele conhece pessoas semelhantes a ele.
Mackie sabe que ele é um substituto que sobreviveu, e tenta ao máximo fugir dessa realidade que permeia sobre ele, mas por mais que tente, os problemas seguem o garoto.
....

Uma história envolvente em minha opinião. Mackie é um mocinho de histórias diferente, mas mesmo com seus problemas estranhos podemos identificar nele um dos desejos mais comuns que há nos adolescentes: se encaixar.
O ensino médio não é fácil para ninguém e Mackie demonstra isso de forma bem particular, seus sentimentos de solidão também são uma característica marcante.

O livros mais ao fim traz uma reflexão interessante, sobre o que realmente as pessoas significam para nós, que cada pequeno detalhe é belo em quem amamos. O amor pode vir de várias formas e o substituto traz isso de forma jovial.

O livro realmente é bom, mas Mackie por mais que seja um personagem intrigante, certas vezes me fez ter raiva por suas ações idiotas, assim quem realmente me prendeu mostrando ser um personagem extremamente forte foi Tate, que se mostrou ser uma mulher de fibra.

Bart 05/11/2021

*Brenna Yovanoff*
Editora Bertrand Brasil
Ano 2012 / 336 pág.
???
Bora falar de livro!!
Imagina aí uma cidade chamada Gentry,  lá á cada 7 anos (se não me engano), uma criança some, e no lugar é posto um bebê "que não é um bebê", geralmente, esses "Substitutos" morrem logo... menos um, Mackie Doyle, 16 anos... ele sabe que não é normal e do nada, passa a desenvolver uma alergia mortal a ferro, sangue e solo consagrado. Fora isso tudo, ele está morrendo aos poucos, daí ele vai descobrir fatos e lugares que seria melhor nunca ter conhecido.
O que acontece com as crianças humanas que são levadas? Leiam e se permitam o choque!!
Mackie é quem conta toda a história!
Seria show, se a autora tivesse escolhido um gênero, tem hora que é bem pesado, tipo um romance policial, aí muda p/uma história teen, depois flerta com o terror sobrenatural ...????? (??) fora que a narrativa tem umas "coisinhas" (falhas), que tenta consertar com o avançar da trama... mas apesar dessa confusão toda, o livro agradou, pelo menos fiquei curioso p/saber onde essa salada vai dar!
A capa é linda, e ele está bem classificado no skoob, mas não foi bem o que eu esperava!!
Uma boa leitura p/você!!
??
?LEIA UM LIVRO, PUFAVOOOOÔ!?
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??

Sara.Adganiel 21/09/2022

Uma leitura rápida e intensa
acredito que a experiência de ler em um ou dois dias é melhor do que ler aos poucos.
baseado no mito de bebes humanos trocados por bebes fadas, desenvolve muito bem o relacionamento entre irmão, e a amizade. esses pontos foram realmente gostoso de acompanhar!
algumas pontas soltas, mas nada que traga prejuízo a leitura!
cidade do interior nublada e chuvosa, chove o livro inteiro, e o povo vive na chuva, não sei como não ficam gripados rsrs dá uma sensação de humidade e tempo nublado durante todo a leitura. gostei bastante e recomendo - atualmente esta no KindleUnlimited

Fernanda 28/12/2020

Acho que criei muita expectativa nesse livro e por isso não foi 5 estrelas, mas nem por isso deixei de gostar do livro. O universo criado, as personagens, o mistério que envolve a cidade...muito bom mesmo.
Esse livro tem a vibe de A noiva cadáver e Paranorman.
Foi uma história diferente do que estou acostumada a ler,mas amei ter a experiência.
Rosita Lima 28/12/2020minha estante
Eu adoro esse livro ?

cissa31 20/09/2020

Foi meio decepcionante
Talvez eu tenha ido com as expectativas erradas pra esse livro, tava esperando algo de terror que era o que eu estava com vontade de ler e apesar de ele ter uns aspectos macabros interessantes e uma mitologia até legal nao é assustador e fui perdendo o interesse a medida que fui lendo. No começo fiquei muito intrigada com o personagem principal e devorei os primeiros capítulos pois queria entender o que ele era mas depois a história ficou meio besta e eu passei a não ligar mais pro que ia acontecer. O que me incomodou bastante era que tinham uns diálogos e explicações que pareciam incompletos, era estranho, parecia que a escritora queria explicar o universo mas ao mesmo tempo tava com preguiça ou queria ser misteriosa e não deixar tudo explicito mas só ficava uma coisa meio confusa. Parecia que os personagens entendiam as coisas mesmo sem o personagem principal explicar direito e as conversas eram cheias de subentendidos enquanto eu só ficava perdida. Do meio pro final eu tive que me arrastar pra terminar de ler porém não cheguei a odiar a história.
Lise 20/09/2020minha estante
Também fiquei decepcionada amg, achei a história interessante mas a autora não souber desenvolver muito bem, e me arrastei dms nele. Acho que se a escritora desenvolvesse melhor o livro poderia ter uns dois ou três livros entrando mais nesse mundo mitológico aí que eu queria muito conhecer. Achei a vilã meio bleh, enfim, como eu disse, é uma história boa e interessante mas que se não desenvolveu bem

cissa31 20/09/2020minha estante
Simm achei que a vilã demorou muito pra ser apresentada também e quando foi, foi decepcionante mesmo, ela não era assustadora de verdade e como você disse, a ideia era boa mas foi mal desenvolvida

Maitê Kp 11/04/2021

Sem graça
Nossa achei muito chato. No início tu não entende nada. Vai entender lá na metade do livro. A autora deveria ter explicado. Não achei nada de assustador. Achei uma história bem chatinha.

Liah Lopes 27/10/2020

Macabro e... Fofo?
O substituto me pegou de surpresa, eu esperava que fosse só mais um livro com suspense e bastante coisas peculiares e sinistras, e embora a atmosfera seja mesmo sobrenatural, não é horripilante, pois de alguma forma a escrita é /!\ delicada /!\, exato, delicada.

Se você não se apaixonou pela nossa criaturinha do submundo chamado Mackie, você leu muito errado.

Desde o começo a autora nos instiga e nos faz ponderar se ele É mesmo BOM ou de fato MAU, mas acho que a importância está no que ele QUER ser, na jornada dele. E mesmo que ele curta ficar em cima do muro (os nervoso que passei), a gente consegue se conectar com ele e entender as motivações dele ser do jeitinho que é (pessoas inseguras que sabem), e a forma dele ver o mundo e as pessoas e seres é tão única e preciosa que af, me rendi cedo demais, mas não me arrependo.

Eu achei a Tate o máximo, garotas agressivas mas carinhosas team!
Os personagens são todos mistérios que vão se desvendando ao decorrer da trama, e eu agora tenho crush em monstros.. Céus.
A relação do Mackie com a irmã é tão linda e pura, e a amizade dele com o Ross é tão leve, que a proposta macabra foi quase deixada de lado pelo tanto de amorzinho que o cerca, mesmo que seja difícil manter as relações.

E eu não sei se consumo muito conteúdo macabro ou coisas assim, mas não achei as descrições das coisas pesadas nem nojentas, porém se você não curte ler sobre gente morta em decomposição, sugiro que não comece a ler esse.

No fim, achei adorável.

@jana450 05/07/2020

Não parece ser fofo, mas é
Era pra ser macabro e pareceu que seria, mas no fundo tinha muito amor envolvido, especialmente entre os irmãos.

juliatorress 29/05/2020

Não sei nem como começar a descrever esse livro que eu devorei em 3 dias. O substituto aborda com maestria o sentimento de solidão, de insegurança. O Mackie (personagem principal) sente como se n fizesse parte daquele mundo, daquela cidade. O livro tem uma pegada dark, contendo vários personagens mortos-vivos, mas a descrição deles e toda a atmosfera do livro me fez ficar perdidamente apaixonada por essa obra.

Teve momentos surpreendentes e alguns previsíveis, porém me peguei quase chorando quando terminei, não sei bem o pq, mas acredito que seja pq acabou kkkkk

O livro me trouxe um sentimento de aconchego, eu me identifiquei muito com o Mackie, é um livro gostoso de ler. Recomendo bastante essa leitura, que vocês consigam se apaixonar tanto quanto eu.

Barbie grew 23/06/2021

O substituto
Mackie é um substituto.

Literalmente é um bebê que foi deixado no berço enquanto sua versão "normal" foi sequestrada e nunca mais voltou.

Criado como "normal", Mackie tenta não se destacar na pacata cidade onde mora com seus pais e irmã (de criação), mas apesar de tudo as crendices da cidade não o ajudam a se esconder muito bem.

Depois de descobrir que outra criança seria levada e uma substituta seria deixada para trás, Mackie tenta de todas as formas ignorar o fato, mas percebe que possui ligação com o acontecimento.

"O substituto" é aquele livro parado, mas trabalhado 100% na seguinte pergunta: O que Mackie, o substituto, realmente é? Contudo, confesso que terminei o livro sem ter sido cativada pelos personagens, sendo deixada levar pela história. Então, se você busca uma história que acontece numa cidade fria e com pessoas esquisitas, este é o livro que procura.

Carol 02/04/2021

Aquele das trocas suspeitas
Livro maravilhoso para quem gosta de uma fantasia com suspense, nele entramos no mundo da cidadezinha onde bebês são trocados e ninguém questiona... Não até que um desses bebês, um bebê do submundo, encontra a coragem de enfrentar as criaturas enquanto precisa achar um jeito de sobreviver no mundo humano... um livro repleto de mistério, amizade e a importância do amor para sobreviver (literalmente). FANTÁSTICO!

Gael3805 22/12/2021

Horrível
Esse livro tem um dos protagonistas mais mal desenvolvidos que já vi, mais de 300 páginas e não sai do superficial de "Sou diferente e tenho segredos". Além disso a trama é fraca, o desenvolvimento pífio e o final irrelevante. Nem a temática sobrenatural da história é bem abordada.

Paiva 22/04/2020

A história é muito boa, desde q vc tenha 14 anos. Para adultos não passa de mais uma utopia adolescente