O Livro das Coisas Perdidas

O Livro das Coisas Perdidas John Connolly

Resenhas - O Livro das Coisas Perdidas

Regiane 08/07/2012

Leitura fantástica obrigatória!

Dirigia-se diretamente para o jardim rebaixado, as labaredas lambendo a cruz germânica na fuselagem - como se algo nos céus estivesse determinado a impedir que o garoto passasse de um mundo a outro. Mas ele já havia feito sua escolha. Não podia hesitar. Esgueirou-se pelo buraco do muro, na escuridão, enquanto o mundo que deixara atrás de si transformava-se em um inferno.

Quando eu vi sobre o lançamento de O Livro das Coisas Perdidas e li sua sinopse, automaticamente me interessei por ele. Apesar das ótimas críticas a respeito, eu não fazia ideia da grandiosidade desse livro e o quanto se tornaria especial para mim. As minhas expectativas foram superadas de todas formas possíveis. Ainda estou saboreando a sensação maravilhosa que essa obra me proporcionou.

Aos 12 anos de idade, David sofre com a morte recente da mãe. Além da dor que é obrigado a enfrentar, ele se sente mais sozinho do que nunca. É nessa ocasião que David encontra conforto e companhia em seu novo quarto repleto de livros. Logo eles começam a sussurrar e conversar com o garoto, e a partir daí, a barreira que separa a realidade da imaginação torna-se tão frágil e tênue que eles acabam se mesclando.

A partir daí, David embarca em uma grande aventura ao adentrar em um mundo encantado, com direitos a heróis e a grandes vilões. O garoto descobrirá que muitos das histórias que ele lia e conhecia são bem diferentes e um tanto assustadoras. Preso nesse lugar, ele segue em busca de uma resposta que poderá levá-lo de volta para casa e para isso terá que encontrar um misterioso rei que tem em poder um livro muito especial que guarda diversos segredos.

A história escrita por John Connolly me fez viajar pelo túnel do tempo, pois me levou a minha infância e me fez lembrar os livros que eu lia naquela época. Nem preciso dizer o quanto me fez sentir demasiadamente saudosista, sem contar que me causou o mesmo impacto quando eu li A História sem Fim. É tão fabuloso e mágico quanto o outro.

A narração em 3ª pessoa é tão primorosa e poética, que é capaz de deslumbrar até mesmo os leitores mais exigentes. Os detalhes são ricos e fascinantes e os cenários são de encher os olhos. Não me lembro da última vez que a escrita de um autor me conquistou dessa maneira. É claramente perceptível a dedicação que foi depositada nessa obra.

Eu me apaixonei pela forma que Connolly conduziu a história, pois ele deu uma roupagem nova a alguns contos de fadas bem famosos. Na verdade, para quem conhece as histórias originais dos Irmãos Grimm sabe que elas possuem detalhes bem sórdidos. Aqui o autor aproveitou disso, para realçar ainda mais a crueldade contida nelas e o resultado é tão macabro quanto.

Os personagens contidos em O Livro das Coisas Perdidas são encantadores, assustadores e enigmáticos e todos - sem exceção - são muito bem construídos. David é um garoto que beira a realidade, pois seus medos e falhas são bem explorados. Apesar dos defeitos, ele tem um bom coração e só deseja ser feliz como qualquer outra pessoa. Sua persistência e coragem são dignas de admiração. O vilão principal é totalmente esquipático e cruel, mas também é sagaz e muito sábio. É possível odiá-lo e admirá-lo ao mesmo tempo.

Ao decorrer da sua jornada, David se depara com muitos personagens interessantes. Alguns do que mais me chamaram a atenção, foram os anõezinhos, pois eles são muito engraçados e mesmo de uma forma estranha, até simpáticos. O Lenhador e Rolando - o soldado - também me conquistaram, mas o personagem que me cativou imediatamente, foi a égua Scylla, que sempre foi doce e fiel. Sem contar com aqueles que me causaram aflição e frio na espinha, mas que reconheço que sem eles, a história não teria um toque todo especial.

Sinceramente eu não sei se consegui expressar tudo o que senti ao ler esse livro. O que posso dizer é que John Connolly soube mesclar os mais diversos elementos fantásticos com toda maestria, no qual resultou um trabalho formidável. O final é repleto de sentimentos e beleza. Me emocionei muito e foi impossível conter as lágrimas. O Livro das Coisas Perdidas conquista a todos, desde os pequenos até mesmo os mais velhos. É uma obra que merece total reconhecimento. Recomendadíssimo!
Monique 01/12/2020minha estante
Esse livro é lindo um dos melhores da literatura infanto-juvenil que eu já li??

Vica 16/05/2013

Um livro que me mudou.
Diferente da maioria das resenhas que encontro por aqui, queria fazer um sem dar muitos detalhes sobre o livro. "O Livro das Coisas Perdidas" mudou totalmente a minha concepção de mundo real e mundo imaginário, do que existe e do que não existe.

Durante a leitura peguei-me confusa entre o que realmente estava acontecendo e o que não passava da imaginação do pequeno David, que conforme o virar das páginas, pode ser considerado muita coisa menos pequeno. No começo eu podia jurar que o Homem Torto seria um amigo fiel de David, e não o contrário; exatamente como as vezes acontece aqui no nosso mundo. O Homem Torto é uma boa metáfora para todos aqueles amigos que juramos ser de verdade, quando apenas querem nos passar pra trás.

Depois de lutar contra todos os seus maiores medos em busca de poder voltar pra casa, David descobre que a casa dele não era exatamente o que ele achava que era. Nos primeiros capítulos a casa descrita se parece mais com um inferno, um lugar que nem a pior das pessoas gostaria de viver, mas isso é apenas uma interpretação errada de um garoto triste e solitário que se viu obrigado a dividir com outras duas pessoas a unica pessoa que ele amava e que não o tinha deixado.

Sem dar maiores chances a madrasta e ao meio-irmão, David passa quase 90% do livro remoendo ódio por eles, um ódio grande demais para caber no coração de um garotinho de 12 anos. Quando ele descobre que aquelas pessoas só estavam ali para melhorar a vida dele, toda a narrativa do livro passa a ser outra.

A história do Homem Torto por si própria me encantou, toda a ganância que ele tinha o cegou por milhares de anos, e apenas um garoto inglês, que até então mal sabia portar uma espada, foi capaz de acabar com isso.

Recomendo esse livro mais do que qualquer outro! Não sei se ja o posso considerar meu favorito, mas ele com certeza esta no meu top 5. Assim que li a ultima frase e me debulhei em lágrimas, minha visão de mundo mudou totalmente, e eu nunca mais, nunca mais mesmo!, vou olhar para uma árvore do mesmo jeito... Muito menos ler um conto de fadas sem me lembrar da terra mais encantadora pela qual já deixei minha imaginação voar.
Lary.Momentolitera 03/01/2018minha estante
Puxa. Gostei muito da sua opinião. Já vou comprar o livro!?

Lucarios 01/06/2019minha estante
Lary@momento_literario Sim!....Se inscrevam no canal Vitoria Dozzo '3'

juliaememo 08/12/2021

O Livro das Coisas Perdidas - Uma fantasia macabra
Li esse livro pela primeira vez quando tinha 7 anos e saí quase traumatizada. Fiz a releitura com 12, imaginando que seria um livro de terror, mas é apenas uma fantasia meio dark, com cenas BEM descritivas em relação a sangue e mortes (GATILHO PARA ISSO).
Mesmo assim, esse livro é incrível! Nós temos contos de fadas recontados de maneira mais macabra (e às vezes bem mais interessantes) e um mundo encantado ao mesmo tempo fantástico e bizarro.
O protagonista evolui muito desde o começo da história, até os personagens percebem isso (apesar de ele ter algumas atitudes meio idiotas, mas vamos relevar porque ele ainda é uma criança).
Super recomendo!

(Classificação indicativa: +12)

site: https://youtu.be/wib6_Yj3A2Q

isa bella 26/07/2021

mais uma coisa aprendida
um livro meio terror fictício q me cativou mt, adoro livros com uma mensagem passada, me fez pensar mt e me identifiquei com David em alguns momentos, realmente um livro q eu recomendaria, gostei mt.
poderia ter lido mais rápido com certeza, mas aconteceu mt coisa esse mês e infelizmente n consegui terminar quando queria.
adorei os personagens, e adoro esse tipo de livro, q te faz pensar se é real ou não, misturando duas realidades diferentes.

Marcelle 31/08/2012

O livro das coisas perdidas
Eu queria ler um livro de ficção juvenil, adoro esse tipo de literatura porque as histórias são inocentes conquanto cheias de significados cruciais para o desenvolvimento do caráter do ser humano, pois sempre nos dão uma sútil “lição de moral”. Quando vi “O livro das coisas perdidas” na livraria, a capa me chamou atenção, é muito bonita e chamativa, mas antes vim até aqui (skoob) ver a crítica, óbvio. A média é boa, então comprei sem medo porque eu confio na opinião dos leitores daqui! OLHA A IMPORTÂNCIA DE COMENTAR OS LIVROS!

Pois bem, não vou falar de sinopses nem nada, o livro é uma mistura de vários contos infantis famosos, como Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve, Nárnia, etc. Pois bem, a leitura no começo é tranquila e até comovente porque percebemos os esforços do David para superar sua dor... Aí que os livros começam a falar, a entrada do mundo novo, as descobertas dos personagens... (na sinopse tem detalhes).

Porém... O livro é macabro, o mundo é mórbido e as mortes e os detalhes dos personagens, principalmente de suas índoles, há pessoas muito boas ou totalmente más, não há meio termo em minha opinião. Fico pensando como uma criança de 12 anos reage ao ler esse livro, no mínimo, aprende com um pouco de medo que nossas vontades e desejos nunca devem suprimir a das outras pessoas, pelo contrário, deve-se sempre agir pensando no bem comum.
Uau! Esse livro mostra o egoísmo do ser humano e suas consequências de uma forma fantástica!
No final até lembrei-me de um trecho bíblico “Do que adianta o homem ganhar o mundo e perder sua alma?” – Embora bíblica, essa pergunta me faz pensar muito e para quem LEU, sabe exatamente de quem estou falando.
Recomendo o livro, sem dúvidas e não pense que é uma história com um “feliz para sempre”.

Helder 09/09/2015

Literatura Lúgubre e sem esperança
Acho que é a primeira vez que consigo usar esta palavra, mas acho que ela se encaixa perfeitamente neste livro.
Na época que o comprei, lembro de ter consultado as resenhas do skoob e ficado com muita vontade de le-lo. Agora, após terminar a leitura com um certo custo, voltei aqui e mais uma vez me senti um ET, já que grande parte das pessoas adorou o livro, diferente de mim, que em muitos momentos me perguntei qual era o objetivo de tudo aquilo.
O livro deveria ser um conto de fadas com uma mensagem no final, ou era o que eu esperava lendo as resenhas e vendo a bela capa e encadernação do livro, mas não foi o que encontrei.
O livro é uma grande junção de fatos escatológicos que nos levam para um final completamente sem esperança. E achei triste e sem sentido ler um livro assim, e por diversas vezes me perguntei qual o sentido de tudo aquilo, e para qual público o mesmo foi escrito. Nem pense em indicar este livro para uma criança, pois certas passagens beiram o mais trash filme de terror. Já para um adulto, também não sei se é indicado, pois o que nos acrescenta conhecer uma mulher que mistura corpos de crianças a animais para poder caça-los?? Qual a mensagem disso?
Todo livro tem que ter mensagem, vão me perguntar? Sei lá, talvez não, mas em minha opinião, um livro tem que agregar algo a minha vida. Pode ser o misero prazer da diversão, trazido por best sellers tipo Dan Brown, que muitas vezes terminam junto com a leitura, já que esquecemos todas as baboseiras junto com o termino do livro, ou me fazer realmente pensar sobre a realidade que me cerca como Lionel Shriver ou Saramago, que ficam nos cutucando meses após a leitura, como se fossem feridas não curadas.
Neste livro, comigo, não rolou nenhum dos dois sentimentos.
Difícil acreditar que a imaginação de David, um bom menino que adora ler, que perdeu a mãe para um câncer e não aceita o novo casamento de seu pai, que ainda lhe trouxe um novo irmão, fosse capaz de criar um mundo tão lúgubre (olha ela ai de novo!) e cruel.
David encontra um buraco em seu jardim e, assim como em Crônicas de Nárnia, vai parar em um outro mundo. Mas bem diferente de Narnia e sua Rainha de Gelo. Aqui existem lobos quase humanos, um monstro que não se sabe de onde veio, uma caçadora com hábitos psicopatas, e etc. O importante é descrever cenas com bastante sangue. Ok, David chega ali um menino e sai dali um homem, mas o autor acredita que quanto mais explicito for nas dilacerações dos personagens, mais entraremos na estória. Para mim o efeito foi inverso. Achei tudo extremamente gratuito e perdido no meio da narrativa. O capitulo onde ele descreve as atrocidades do Homem Torto deveria ser estudado em aulas de redação. Quem está descrevendo aquilo tudo? O que acrescentou a estória? Qual personagem do livro sabia daquilo, além do narrador (autor) e você leitor? Não tinha como incluir aquilo de maneira mais leve e orgânica na narrativa? Do jeito que ficou, me pareceu que foi feito exatamente para chocar e só.
A única parte que curti realmente foi a da Branca de Neve, pois era aquele cinismo que eu procurava. Imaginei até o príncipe “ picando a mula”.
Ela ainda tenta incluir alguns assuntos mais adultos no meio da narrativa, misturando realidade com conto de fadas, como os anões socialistas e o cavaleiro e seu amor perdido, mas nada parece fluir legal. É como se fossem esquetes somente. Aparece o tema, e ele some, assim, como apareceu. Nada é aprofundado.
De resto, a mensagem que ficou para mim foi : O mundo, é, está e será sempre fodido. Não adianta lutar contra. Só não se esqueça de amar seu irmãozinho!
Muito triste. Não recomendo ler em dias de inverno.
Marta Skoober 10/09/2015minha estante
Excelente resenha Helder. Eu seria cooptada pela capa, pelos comentários que citou. É o tipo de livro que prefiro me manter longe. E de tudo só me resta dizer: obrigada.
(minha alma e meu bolso serão eternamente gratos a você)

Jen. 08/10/2019minha estante
Nem cheguei a metade do livro e já concordo com vc. Não gostei dos diálogos, e nem consegui me importar com os personagens: o David, o Lenhador mesmo.... Não criei nenhum carisma por eles e preferi até parar. Depois da sua resenha, acho que fiz bem. Todos falam muito bem desse livro também e to receosa de estar perder alguma coisa importante... Mas talvez não haha

Lucas.Cassano 18/05/2021

Livro incrível! A forma como ele consegue ser tão fantasioso e ao mesmo tempo tão real é impressionante. É realmente uma leitura muito rica, cheia de reflexões e que aborda muito sobre questões da nossa realidade de uma forma diferente.

A história que gira em torno de uma criança inocente nos ensina muito sobre a dor de uma perda, a raiva, a inveja, os nossos medos e, principalmente, a maturidade que vem quando lidamos e enfrentamos tudo isso diretamente.

É muito bonito ver a evolução do personagem conforme ele vai entrando em conflito com as situações e com ele próprio.

Heidi Gisele Borges 18/03/2021

becodonunca.com.br
Esse é um livro forte.

Quem não curte passagens fortes, deve lembrar que a vida é assim, veja os noticiários. Os jornais mostram muita crueldade acontecendo. E é real. As fábulas, em sua primeira forma, são terríveis! Depois passaram a ser relativamente bonitas. Imagino que alguém aí tenha dito "mas eu prefiro fantasia para fugir da realidade", então eu digo "esta é uma história de fuga da realidade".

O livro das coisas perdidas (Editora Bertrand Brasil, 364 páginas), de John Connolly, é fantasticamente cruel e verdadeiro! Enxerga-se ali a realidade. Nele, o menino David é mimado, não sabe dividir nada, nem o pai com a madrasta, que tenta ser uma boa pessoa, mas ele não dá abertura. Ele toma como se Rose tivesse roubado o lugar de sua mãe, que morrera. Quando ele ganha um irmãozinho, sente ciúmes e raiva. Mas o que aquela criança fez, além de ser o fruto do amor de duas pessoas?

Na nova casa o menino fica no quarto que era de um antigo parente de Rose, a madrasta. Então, um dia David começa a ouvir os livros, sim, eles falam, eles gritam. Então, numa noite ele atravessa para outro mundo em busca da voz de sua mãe, que o chama, pede que vá salvá-la. Mas ela estava morta... Aquele é um novo mundo. Um mundo cruel e também com pessoas boas. E lá há seres perversos como lobos, homens-lobo... e o Homem Torto.

É tudo uma fábula. O livro das coisas perdidas é uma grande fábula bem escrita, que me fez ter curiosidade, eu queria saber mais e mais. E é forte, triste, terrível. Eu chorei. É tão palpável, real. Um mundo em um livro que me fez parar e pensar em muitos pontos da vida. O quanto vale pensar nos problemas, até mesmo nas picuinhas nas redes sociais que vemos todos os dias acontecendo, por exemplo, e esquecer do importante, daquilo que temos de real... de viver.

David busca, sem perceber, melhorar como pessoa e com os outros. É a evolução do personagem que o leitor acompanha e, se der a chance, cresce junto. Talvez possa dizer que crescemos com qualquer livro, e isso é verdade! É só dar a chance. Há cousas boas em tudo. Mas e precisamos estar abertos para isso. Para notá-las e não somente o errado, o ruim.

Me identifiquei com algumas partes, como quando David tem alguns TOCs.

Enquanto David está em sua jornada, encontra bizarrices que são construídas pelos moradores. E, além disso, há versões das fábulas clássicas, algumas são contadas e em outros momentos o menino encontra os personagens de uma forma, digamos, bem diferente. Como uma Branca de Neve obesa, e seus sete anões acuados. Ele precisa chegar ao rei, precisa que ele o ajude, com tal livro que possui, a voltar ao seu mundo. Mas aí está um grande problema... Simplesmente leia!

Beco do Nunca

site: http://www.becodonunca.com.br/

Isabella 17/10/2012

Dizer que esse é um livro mágico é um clichê danado, mas sim, ele é. Ao pegá-lo na livraria, instigada pela capa, li a sinopse e decidi comprá-lo pois achei que seria parecido com um de meus livros favoritos "O Dia do Curinga". Dito e feito. Nas primeiras páginas já chorei e depois a história dá uma guinada e o mundo da fantasia entra para nos dar lições de vida muito sérias e importantes. Os contos de fadas são todos revisitados e ganham um tom de suspense e mistério.

Vale dizer que esse não é um livro infantil, apesar das alusões aos contos. São passagens sérias e dramáticas. As imagens são lindas e é impossível ler sem imaginar que o roteiro cabe direitinho em um belo filme.

Recomendo demais.

Mands 18/04/2020

Tudo que se pode imaginar é real - Piccaso
Que livro fantástico , ele superou todas as minhas expectativas , por seu um livro infanto - juvenil imaginei que encontraria uma história simples com personagens de contos de fadas modificados e felizmente eu estava muito enganada a seu respeito .

A história conta a vida de David , um menino de 12 ano que perde a mãe recentemente e não consegue se adaptar na sua nova realidade e tudo piora quando seu pai se casa novamente e tem outro filho , algum tempo depois David começa a ouvir os livros conversarem entre si e com ele próprio , agora ele será forçado a entrar num mundo completamente desconhecido .

O livro é simplesmente diferente de tudo que já li , o autor cria um mundo onde temos : criaturas estranhas e assustadores , personagens com personalidades únicas e histórias dentro de histórias que nos ensina várias coisas diferentes . O vilão foi sem dúvidas foi um dos melhores que já li , ele consegue assustar de verdade e conseguir imaginar que realmente existe pessoas como ele faz a gente ficar com o queixo caído.

Apesar da obra ter uma temática juvenil , é preciso ter estômago forte para ler essa história , ela possui : violência pesada , mutilação , muito sangue , tortura psicológica e física .

Pra mim o crescimento do protagonista e o final já valeram as cinco estrelas acima , a forma que a gente vê o David crescer no decorrer da aventura é emocionante assim como o final que foi lindo e surpreendente.

O livro passa ao leitor as dificuldades da despedida e a entrada da vida adulta e que alguns monstros são tão reais quantos os que a gente lê nos livros , além de nos mostrar que mesmo as coisas estando ruins , temos que dar uma chance para mudanças e seguir a vida .

Já estou com saudades dessa história , recomendo muito ?

amandaeunice 11/01/2021

O livro das coisas perdidas - John Connolly
PERFEITO DEMAIS

Na moral, não existe palavras pra eu por aqui e dizer o quanto esse livro é bom, tipo em tudo.
Desde a narrativa, personagens, cenários a mesclagem com os contos de fadas famosos que todos conhecem em um conto de fada pq é isso que o livro é, um conto de fada infanto- junivel mas ao mesmo tempo não é somente para crianças, até pq nem sei se é para crianças já que existe muita coisa na história pesadas e sombrias. Mas é muito encantador, toda a jornada do David, que é um menino muito esperto pra idade, as aventuras, desafios o amadurecimento diante das coisas que enfrentou, ai caras RECOMENDO DMSSSS

Nat 26/05/2020

David é um garoto normal, que vê a mãe morrer aos poucos, de uma doença incurável. Ele tenta fazer de tudo para que ela melhore, seguindo rituais próprios (TOC), mas mesmo assim, sua mãe falece. Sem saber direito como lidar com a perda, ele se refugia em seus livros, um amor que sua mãe passou para ele. Depois de um tempo, seu pai conhece Rose e eles se apaixonam. Quando Rose engravida, David é obrigado a ir morar com o pai na casa da família de Rose, fato que ele odeia tanto quanto odeia a madrasta, mesmo que ela tente fazer com que eles se dêem bem. Quando seu irmão Georgie nasce, a situação na casa piora. Durante uma briga com Rose, sem ter como se defender para o pai, ele escuta a voz da mãe chamando-o e segue até um buraco no jardim, onde ele deve entrar para buscá-la, pois ela diz que está viva. E assim David o faz, indo parar em um mundo totalmente diferente, cheio de riscos.

Esse livro foi uma completa surpresa, do início ao fim. A única coisa que geralmente poderia deixar o leitor em suspenso seria a morte da mãe de David, mas como isso é anunciado desde o início, não existe muita surpresa. O mundo estranho no qual David vai parar, esse sim, guarda milhares de expectativas. Quando você pensa que ele já está seguro, acontece algo para mostrar que o menino ainda tem muito chão pela frente. Eu fiquei um pouco chocada com as mortes, não com o fato de terem mortes, mas o jeito como o autor as escreveu, sem rodeios e sem drama, coisa que não se costuma ver em livros infantojuvenis. As motivações do Homem Torto foram outra surpresa, e apesar do personagem não ser nem de longe alguém de bom caráter, eu gostei de sua história. Mais uma vez, tirei uma leitura muito prazerosa de um livro que, sabe Deus por quê, eu deixei na estante por tanto tempo. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/05/198-livros-irlanda-o-livro-das-coisas.html