A Síndrome da Boazinha

A Síndrome da Boazinha Harriet B. Braiker

Resenhas - A síndrome da boazinha:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Júlia 12/02/2024

Apesar de não ser o tipo de leitura que mais gosto, o livro foi pontual em alguns aspectos. Mesmo que o seu perfil não seja de uma agradadora compulsiva convicta, meu caso, como mulher é impossível não se identificar com alguns trechos referentes a nossa expectativa a devolutiva, que no caso seria em forma de gratidão do outro, face as nossas iniciativas de serviço e apoio. Enfim, achei cirurgia a forma como o livro se propõe a apresentar que essa agradabilidade nada mais é do que uma fórmula falha de se afastar de críticas, conflitos, abandonos e conseguir sempre a aprovação dos outros, e que essa seria uma atitude manipuladora em sua essência. Dói em alguns pontos pois acaba mexendo em algumas feridas, visto que essa atitude leva diretamente a sobrecarga, exploração, frustação e pensamentos desconexos da realidade. Impossível não se ver nesse lugar. Algumas dicas práticas são bastante pertinentes (anotei várias) e provavelmente quem curte autoajuda vai amar, mas sinceramente, alguns trechos são tranquilamente descartáveis na minha opinião, os testes para adequação em determinado perfil são muito repetitivos, assim como alguns exemplos. Tinha tudo para ser uma leitura dinâmica e enriquecedora mas pecou pelo excesso.
silvadeborac 11/03/2024minha estante
??

Abduzindolivros 03/05/2022

Achei muito bom, tem um passo a passo com dicas práticas para superar muitos hábitos ruins de agradadora compulsiva
Naturalmente, não dá para curar nada em 21 dias, mas em alguns meses já se muda muita coisa
Recomendo
Vinicius.Dias 24/10/2022minha estante
Você tem o livro em PDF para enviar?

Paula 18/03/2023minha estante
Vinicius, pesquisa dlivros lá tem o livro em pdf

Lelê 12/09/2022

O hábito de querer agradar
É notório o quanto o hábito e a compulsão por agradar, agrega muitos malefícios a que possui esse ?transtorno?.O livro consegue trazer a visão clínica do problema é uma perspectiva muito humanista e contextualizada.Cada capítulo faz com que o leitor se sinta acolhido e compreendido de uma forma única.Um livro excelente

Valereto 20/04/2021

Se você não se lembra quando foi a última vez que disse NÃO para alguém ou tem tendência de agradar a todos ao seu redor, esse livro é para você. Me encontrei ?

skuser02844 31/12/2023

A síndrome da boazinha
O livro é uma especie de manual que orienta e ensina a curar a compulsão por agradar. O público alvo são as mulheres, as mais afetadas pela síndrome da boazinha, mulheres que não sabem dizer não e que se desdobram para garantir que todos a sua volta estejam felizes, mesmo que essa felicidade cause dor e sofrimento a elas.

Elenthya 20/09/2023

Seja boa, mas não frágil
Livro maravilhoso para quebrar muitos padrões de comportamento. Gostei da leitura por ser realmente um manual de como mudar, com passo a passo e tudo.
Vou levar os ensinamentos pra vida.

Marcela Prado 20/01/2022

Conteúdo interessante.
Achei a leitura interessante, entretanto alguns termos repetitivos que as vezes acaba deixando um pouco cansativo de se ler, o conteúdo é bem denso, abre a mente para muitas questões que particularmente passavam-se desapercebidas, ao final de toda a parte teórica o livro propõe 21 dias para colocar em prática o que foi abordado durante toda a leitura o que de certa forma achei interessante, pois após toda teoria ele fornece ferramentas usuais para poder aplicar aquilo que foi exposto, uma ressalva a respeito de colocar em prática, antes gostaria de citar que achei extremamente cansativa a leitura e acabou se arrastando um pouco, retomando a fala de colocar em prática, alguns exercícios e sugestões no meu cenário atual de certa forma não seria possível colocar em prática. Creio que cada pessoa irá se identificar em um determinado grau e de uma forma com o livro, algumas mais e outras menos. Ele aprofunda bastante sobre a questão da Compulsão por Agradar, trazendo diversos e diversificados cenários onde esta compulsão acaba atuando. Para mim valeu a pena a leitura deste livro.

Alexia 10/03/2022

Dessa síndrome eu entendo ?
Para quem tem ou acha que tem a ?síndrome da boazinha?, que na verdade não é uma síndrome realmente, mas apenas uma mistura de comportamentos e pensamentos errados, vai amar ler esse livro!
Ele tem uma escrita bem pesada, pelo menos para mim, além disso ele vem com exercícios práticos que você pode estar fazendo diariamente para melhorar esses comportamentos.

Sabrina382 10/10/2021

A síndrome da boazinha
A síndrome da boazinha é um livro guia para entendermos como funciona a mente de uma agradadora compulsiva e quais passos podem ser dados para tratar esse tipo de compulsão.

Uma leitura fácil, rápida e fluida. A autora trás relatos de pessoas que passaram grandes problemas até perceberem suas dificuldades em dizer não, em impor limites e entender até aonde poderiam fazer pelo outro.

Ao final do livro temos um ?cronograma? que propõe 21 dias com passos para reprogramar a mente de mudar esses hábitos corrosivos.
Dayse.Ariane 10/10/2021minha estante
Interessante.

Sabrina382 10/10/2021minha estante
Vale a pena ler

Alicia 23/07/2022

Existem pontos importantes porém não dá pra levar tudo ao pé da letra
Percebi com essa leitura que possuo um pouco da Síndrome da Boazinha.
Me identifiquei com várias passagens e achei muito interessante pensar sobre e pude me ver em alguns dos exemplo que a autora nós trás.
A leitura é muito válida e trás reflexões importantes e interessantes.
Como todo livro nesse estilo temos exemplos exagerados que ajudam a compreender o que a autora busca apresentar.
Porém, uma das coisas que não gostei muito foi "os 21 dias para deixar de ser uma agradadora compulsiva". Não gostei porque é muito impositivo, como se fosse uma receita simples a ser seguida e a garantia de que com isso, seguindo certinho o passo a passo, vc vai deixar se ser como é. Entendo que existem muitas pessoas em um nível extremo de agradadora compulsiva e que talvez essas pessoas necessitem de um manual taxativo como a autora trás e, talvez, a essas pessoas, de fato, funcione seguir o passo a passo.
Enfim, acho que é uma leitura interessante e que, para mim, me trouxa muitas reflexõe válidas. Me fez pensar em minhas ações e repensar algumas atitudes em que possa estar colocando as outras pessoas em primeiro lugar ao invés de mim.
É uma leitura um pouco cansativa e metódica, mas recomendo e trás excelentes reflexões em qualquer nível de "agradadora compulsiva" que você possa estar.

Cortina 26/01/2022

Por mais que seja um livro voltado para o público feminino, acredito que consegui tirar bon ensinamentos!

jdelisiario 08/05/2021

A síndrome da boazinha
Na maioria das vezes, optamos por ser agradável com as outras pessoas. Mas essa acontece também, momentos em que essa "agradabilidade" passa dos limites, pois para preservar a aparência de boa pessoa, disponível, que nunca deixa de auxiliar os outros, chega a prejudicar a própria pessoa "agradável". Ela fica tão atolada com as coisas dos outros que não tem tempo para si, então nesses momentos é necessário uma mudança de rota.

Aprender a falar não, entender que seu valor precisa ser medido por quem você é, e não por aquilo que você faz pelos outros!

Aprendi muito com esse livro - as armadilhas que nosso subconsciente nos leva, os conflitos postergados por não querer desagradar, mas que nos impacta diretamente.

Sinto que periodicamente devo reler esse livro para não me esquecer e, o mais importante, procurar uma terapia para que os sentimentos não se transformem em transtornos.

#leituraTerapia

Corujita influencer 18/10/2023

ACR
Agradadora compulsiva recuperada.
Esse livro foi recomendado pela minha psicóloga na nossa segunda sessão e depois de quase 5 meses consegui concluir a leitura.
Chorei rios, pois esse livro é um tapa na cara, cada página é uma verdade difícil de ser lida ou ouvida.
Por anos (ainda estou no processo de cura) vivo tentando ser uma pessoa agradável a todos e isso resultou em alguém com baixa autoestima, ansiosa, depressiva e pessimista.
Não é errado dizer não.
Não é errado se colocar em primeiro lugar.
Não é errado se afastar de quem nos faz mal inconscientemente.
Não é errado não ser agradável.
Escrevo isso em lágrimas ????

JoiceCoutinho 09/10/2022

"Você é mais do que as coisas que faz"

Essa frase resume bem o assunto do livro. Pensei que fosse mais técnico, mas ao longo da leitura, percebi que é um livro de auto ajuda, mas também bastante informativo. No geral, é uma boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6