Febre do Panamá

Febre do Panamá Matthew Parker

Resenhas - Febre do Panamá

Geovane 13/11/2013

Muito legal!
Excelente livro, li algumas semanas antes da minha primeira viagem ao Panamá, muito interessante não só como documento histórico em estílo jornalístico, mas também como uma espécie de thriller de uma das maiores realizações de engenharia do século 20.

Daniel432 24/07/2016

Canal Governamental
O livro demonstra as grandes dificuldades enfrentadas por franceses e estadunidenses, cada um a seu tempo, para construir o Canal do Panamá.

A natureza foi o principal adversário, seja pelas doenças tropicais que consumiam os trabalhadores, seja pela grandeza da intervenção no ambiente (remoção de montanhas) para se construir um canal ao nível do mar.

Ao fracasso da iniciativa privada francesa se contrapõe o sucesso do empreendimento estatal norte americano.

Será que o fracasso grande francês foi consequência da insistência em se construir ao nível do mar ou porque a iniciativa privada não possuía nem estava disposta a tudo para concretizar a construção do canal?

Será que o sucesso estadunidense ocorreu em função do combate às doenças ou em virtude do desenvolvimento tecnológico ou ainda em função do governo ter "comprado" a ideia visando benefícios militares e, por isso, aceitado arcar com o preço que fosse para concretizar sua construção?

Leia o livro e tire suas conclusões.