Retalhos Cósmicos

Retalhos Cósmicos Marcelo Gleiser

Resenhas - Retalhos Cósmicos

Dd/Ju 26/08/2023

Científico de mais, científico de menos
Esse livro eu peguei como indicação da minha própria cabeça quando meu professor de filosofia da faculdade leu o prefácio que falava sobre educação. Mergulhei nessa no escuro e gostei e não gostei. O livro é muito bom, cheio de coisas interessantes sobre física (pode parecer absurdo isso), Universo, Modelo Padrão, Einstein, Newton e outros. A proposta era falar de ciências, de modo geral, de uma forma mais simples para que mesmo aqueles não familiarizados com o assunto pudessem compreender. O que não foi considerado foi a questão de que você precisa saber o básico da física pelo menos, mas pessoas como eu, frutos da educação pública do Brasil em algumas partes não entenderam bulhufas, e acabou tornando o livro em um simples livro didático chato. Colocando isso de lado a proposta é incrível, os assuntos dos artigos são cativantes e o escritor é ótimo em suas analogias. Além disso o cara já fez trabalhos com a NASA e a OTAN, simplesmente, é um professor renomado e brasileiro, ignoramos muito essas figuras presentes no nosso país que acabam sendo ofuscadas.
O livro é bom, vale à pena dar uma conferida, ler mesmo sem entender tanta coisa, pesquisar mais sobre, afinal eu terminei essa leitura querendo saber de Física. Isso é muito raro para quem teve um histórico escolar dessa matéria como eu. Valeu o crédito que eu troquei por esse livro, ficou cheio de anotações e criou pequenos Tripexes na minha cabeça. Caso interesse leiam ele.
Dd/Ju 26/08/2023minha estante
Desculpa a falta de vírgulas, scoob pelo celular é complicado

Camille Porto 24/02/2020

A simplificação da complexidade.
Aos olhos de muitos, a física é extremamente complexa e/ou mistificada. Neste livro, Marcelo Gleiser aborda temas da física de maneira genial, transmitindo e instigando os mais diversos tipos de leitores. Do macro ao micro, a viagem proporcionada por este livro é sem igual.

Joao.Ider 25/06/2019

Esta obra é uma coleção de colunas semanais escritas por Marcelo Gleiser, Físico brasileiro, para o caderno Mais! do Jornal Folha de São Paulo entre setembro/97 e janeiro/99.

Aqui os textos originais foram ampliados, combinados e reeditados, incluindo-se também diversas ilustrações e fotografias.

Os ensaios foram ajuntados e divididos em três partes, sendo:

1) O Romance da Ciência: abordam história e filosofia da ciência, debate entre ciência e religião, a existência de vida extraterreste, etc.

2) Ensaios Macrocósmicos: versam sobre temas cosmológicos, astronômicos e astrofísicos.

3) Ensaios Microcósmicos: arrazoam sobre fenômenos do mundo do muito pequeno e do muito veloz, do mundo atômico e subatômico das partículas elementares da matéria.

Os ‘retalhos’ contidos no livro são independentes e você pode escolher qual quer ler por vez. É uma leitura boa, prática e não cansativa.

Boa leitura!

Rangel 02/10/2016

Ensaios Cósmicos
O livro “Retalhos Cósmicos” de Marcelo Gleiser é uma compilação de ensaios sobre o mundo da ciência e a ciência do mundo.
Na primeira parte, o tema é sobre “O romance da ciência”, que aborda sobre a questão da imaginação antiga pré-socrática, com os mitos, com a poesia da ciência, a arte de imitar a natureza, as regras do xadrez cósmico para sua busca de compreensão, o relacionamento com a nova ciência, algo parecido da paixão pelo futebol, a questão da simetria, ordem e beleza do universo, a questão reflexiva sobre fim ou finalidade da ciência, bem como reconhecer a humildade da lição sobre o universo. A ciência sempre busca a razão mediante o esoterismo sobrenatural da fé, o que vem a questão de a ciência precisar de Deus ou não para sua evolução. Em explorando novos mundos, as catedrais existentes na Terra fazem lembrar grandes naves em busca do desconhecido, ou do incognoscível, que atribui como ente supremo, que é Deus. E em busca do desconhecido, vem-se a grande busca do Santo Graal da astronomia, que é a vida alienígena, o que se bombardeia satélites e espaçonaves no imenso espaço. Há várias imagens e mensagens do espaço, em que o ser humano coloca o sol e as estrelas como centros do universo. E na ânsia da referida busca, espera-se o cataclísmico caos cósmico, o que remete o Efeito El Niño, como como regulador do planeta Terra. Em inventando a vida, enfatiza-se a consciência humana sobre a existência do universo, sobre a terceira evolução pelas preferências sexuais, sobre a indiferença da natureza em relação ao ser humano e a busca incessante sobre a origem da vida.
Na segunda parte, indica os ensaios macrocósmicos, que são cosmológicos (reconstrução cósmica, Eistein, enigma da singularidade inicial, mistério da matéria invisível e universo inflacionário), astronômicos (escuridão, massa e matéria escura, sementes primordiais, novos planetas, janelas para o espaço, ondas gravitacionais e nova astronomia), astrofísicos (vida e morte das estrelas, fenômeno mais violento universal, estrelamotos, viagens no espaço-tempo e relatividade).
Na terceira parte, os ensaios são microcósmicos, que mencionam experimentos microcósmicos (busca dos tijolos fundamentais da matéria, dualidade onda-partícula, elétrons antigos, antimatéria, flutuações energéticas lunares em aceleradores, irreverência temporal do kaon, partículas fantasmas, teletransporte magnetismo moderno) e teorias microcósmicas (teoria do tudo, história do vazio, origem da massa, computador: laboratório quântico, anacronismo sobre o tempo e importância do imperfeito).
Conclui-se que o universo teve várias rupturas da simetria, o que o configura como algo imperfeito, o que é algo que a natureza precisa para criar novamente.
O livro é excelente para entender teorias sobre o universo, totalmente, recomendo para quem adora astronomia e astrofísica.