A Maldição do Cavaleiro

A Maldição do Cavaleiro Adriano Siqueira

Resenhas - A Maldição do Cavaleiro

Naara.Loyane 28/11/2021

*título legalzinho*
Pra falar a verdade, foi exatamente o que eu esperava de um livro de bolso.

Não gostei tanto assim do final, pra falar a verdade achei meio sem sentido, sei lá.

Bom, boa leitura!

Bondgirl 007 13/05/2013

Um personagem diferente
Ao terminar de ler o livro achei o Cavaleiro Valente um personagem mto diferente pq ao mesmo tempo q tem uma aparência e um caráter bem medieval, ele se adapta a cada época q ele vive. Pequenos "laços" ainda o prendem à sua origem e a busca por ela é fascinante.
Um livro misterioso, intrigante e poético como é característico ao autor Adriano Siqueira. É quase uma descrição da própria personalidade dele. Um livro que já entrou na minha lista de releitura daqui a um tempo. Recomendadíssimo.

brendasnb 22/03/2013

Resenha + Sorteio - blog Sonhos em Tinta
Existiam bruxas e dragões... e cavaleiros que protegiam os povos. Valente era um deles. Como todo cavaleiro, apesar dos seus medos, seguiu em frente em seus objetivos apesar dos desafios e acabou sendo amaldiçoado pela bruxa Calépsia por ter matado o seu dragão Vladragun. Assim, Valente foi condenado a morrer e reaparecer em diferentes mundos e épocas. E para garantir que ele morreria e sofreria bastante, Calépsia criou uma Ordem para caçá-lo e matá-lo em todos lugares (ô mulherzinha ruim).

O livro A Maldição do Cavaleiro é o primeiro volume da Coleção Fantasia de Bolso do Selo Fantas da Editora Estronho. Com uma leitura fluida e dinâmica, a obra de Adriano Siqueira traz 20 curtos capítulos que narram, cada um, um "episódio" das aventuras (ou seriam desventuras?) do Cavaleiro amaldiçoado. Uma história repleta de desafios, surpresas, armadilhas, desesperos... Com reis, sereias, vampiros, monstros e até carros possuídos por fantasmas! Mas Valente não está sozinho nessa jornada, a bruxa Jade se comprometeu a ajudá-lo onde quer que fosse e cumpriu sua promessa para que sua amiga Julyane, o grande amor de Valente, pudesse ter quem cuidasse dela quando a maldição fosse vencida e ele conseguisse retornar ao seu reino e enfrentar seu inimigo Edgard. Mas será que tudo vai dar certo? Será que ele conseguirá retornar? Com sua fiel arma mágica, Goldor e sua parceira Jade, Valente irá passar por uma jornada única repleta de desafios.

A diagramação do livro é linda, cheia de detalhes. Cada capítulo é precedido por uma ilustração condizente com os próximos acontecimentos, fazendo com que todo o conjunto mantenha o ar de fantasia e magia durante a leitura. O formato de bolso às vezes dá a impressão de o livro é "incompleto", tem letras minúsculas ou uma edição ruim, mas isso não acontece em A Maldição do Cavaleiro. A fonte tem um tamanho perfeito para leitura, as páginas amarelas (que eu amo demais *-*) dão todo um toque mais interessante. Sempre que parava em algum trecho para cuidar de outros deveres parecia que o livro me chamava para continuar e saber como tudo ia acabar. Só não gostei de uns pequenos detalhes, mas é por fatores individuais... (muito galante esse Cavaleiro, rum! Que não decide de uma vez quem ama... aiai.). Pra quem gosta de boas aventuras, drama, lutas, romance e um toque sobrenatural, A Maldição do Cavaleiro o espera para uma leitura dinâmica e surpreendente.

Publicada originalmente em: http://bit.ly/1009rw5

Leitor Cabuloso 15/03/2013

Um valente cavaleiro que recebe este nome! O Cavaleiro Valente amaldiçoado que passa por vários mundos e deve morrer em todos…

Esse é o primeiro livro do Adriano Siqueira que tenho o prazer de ler. Possuo o Adorável Noite, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.

Conhecemos Valente, um cavaleiro baixinho, mas que tem uma grande coragem. Ele se reúne com o tio para matar o grande dragão Vladragun que é tão poderoso que só foi possível acalmá-lo por meio da magia. Infortúnios acontecem e o tio de Valente morre e ele é obrigado a enfrentar o dragão sozinho… e consegue matá-lo! Porém, o dragão pertencia a bruxa Calépsia que o usava para proteger a floresta. Ela então amaldiçoa Valente e o condena a viajar por vários mundos e morrer em todos eles. Ela planta um abacateiro e diz que ele só retornará quando a planta der seus frutos (Curiosidade: Um abacateiro demora de 6 a 10 anos para dar frutos – sim, eu pesquisei).

Valente tem a sua amada Julyane que por sua vez tem sua grande amiga Jade, a feiticeira. Ele anseia voltar para seu mundo e reencontrar Julyane e Jade o ajuda como pode. Antes da maldição ser concluída Jade lançou um feitiço onde em cada mundo, quando Valente chamasse uma mulher de Jade, ela tomaria o corpo e mente dessa mulher e o ajudaria.

Ele então vaga por vários mundos. Vários mesmo. As viagens de Valente são bem divertidas. Ele viaja para o mundo atual, para um mundo onde homens batalham contra as mulheres, para o espaço! Em um deles ele é até um carro. Gostei muito da criatividade exercida nos mundos de Valente. Ah! Um cavaleiro não seria um cavaleiro de verdade sem sua espada, mas a espada de Valente é parte da grande criatividade do autor. Ela pode tomar forma de qualquer outro objeto: lança, besta e até pulseira e anel.

O livro faz parte de uma nova coleção da Editora Estronho: livros de bolso. Uma coisa bem legal é que, quando falamos livro de bolso pensamos: é um livro simples, pequeno e barato. Bom, os de bolso da Estronho (e nisso eu incluo o Selo Fantas ao qual o livro pertence) são pequenos e baratos, mas não simples. Desde quando os livros de bolso tem acabamentos nas páginas e gravuras tão bem feitas?

As aventuras de Valente, apesar de simples, me divertiram. Eu queria que o livro fosse maior e ele pudesse ter a oportunidade de viver e morrer em mais mundos – maldade, eu sei, mas leia o livro e você irá me entender.

A Maldição do Cavaleiro leva 3 selos cabulosos. Uma coisa que gostaria depois de perguntar ao Adriano sobre uma passagem no livro: Jade diz a Julyane que em cada mundo que o cavaleiro visitasse, ele deveria cumprimentar a primeira mulher que visse com a frase: “Tenha uma Adorável Noite”, mas isso não acontece. Talvez ele tinha intenção de fazê-lo e mudou de idéia, deixando a referência para seu outro livro.

Leitora Viciada 09/01/2013

Um livro de bolso, o primeiro publicado na Coleção Fantasia de Bolso do Selo Fantas da Editora Estronho. O trabalho gráfico e editorial é muito charmoso. A diagramação é detalhada e caprichada. É um pequeno livro, leve, agradável de se ter em mãos e de se admirar. Além da ilustração da capa e cuidado no visual, existem outras ilustrações internas em preto-e-branco e eu gostei muito delas. Outras poderiam ser desenvolvidas e coloridas e também poderiam ser a capa do livro de tão legais.

É uma leitura rápida e aconchegante que faz o leitor literalmente viajar. Apesar de ser uma aventura juvenil é um livro para qualquer idade, desde que se aprecie Fantasia e Ficção Científica leve.
Apesar de ser um romance o livro está dividido em capítulos que mais se assemelham com contos. Parecem aventuras independentes que na verdade formam toda a jornada do Cavaleiro Valente.
Talvez muitas das histórias já fossem vivas antes do romance, ou em forma de contos ou na mente do Adriano Siqueira. Parece que organizaram e estruturaram o livro começando pela origem do protagonista e personagens principais. Este ponto de partida é como ele sofreu a maldição de que sempre morrerá e retornará em mundos e épocas variadas, como um ciclo infinito. E sempre que retorna, graças a ajuda de uma feiticeira, ela pode ter sua companhia. Ele procura tentar quebrar a maldição e retornar à sua terra natal, ao seu tempo. Ele possui um passado e pendências a serem resolvidas.

O conteúdo principal do livro é uma sequência de fantásticas aventuras, como expliquei, como contos dentro dessa premissa. O Cavaleiro Valente viaja aos mais incríveis mundos, diferentes eras e enfrenta perigos e empecilhos, sempre sendo obrigado a se adaptar rapidamente às situações bizarras e curiosas.
Embora Adriano nos presenteie com muitas histórias, feitos heroicos, bravura e uma vontade incansável do Cavaleiro Valente em quebrar a maldição o romance possui um final.
Acredito que o protagonista e a premissa são tão criativos e vastos que poderiam ser escritas incontáveis aventuras e o livro poderia ser mais grosso ou possuir uma continuação. Me deixa com vontade de mais!

De início, pensei que seria uma leitura tipicamente de histórias de cavalaria, como uma prosa medieval mais jovem, moderna e descolada, mas ainda sim uma história como as novelas de cavalaria antigas: narrativas literárias em capítulos que contam os grandes fatos de um herói, geralmente um cavaleiro e com uma pitada de história de amor. Pensei que teria um toque de Fantasia (já que a intenção é essa) e só. Porém A Maldição do Cavaleiro vai mais além.
Logo fui surpreendida com a arma mágica do Valente. É incrível e deixa o leitor fantasiando sobre como este artefato é especial e promissor para uma boa história. E o autor explora bem este item deixando a história muito mais interessante que um "cavaleiro mais espada". A segunda surpresa é a companhia que Valente terá durante a jornada para escapar da maldição. Gostei muito da personagem que merecia um conto “retrô” para conhecermos sua origem. Ela é muito mais atraente que a princesa e paixão de Valente, mesmo ela sendo uma nobre muito diferente das donzelas comuns, fato que admirei.

Em seguida o livro muda completamente com o início das viagens do Valente. O ritmo de narrativa muda e se intensifica, as histórias são mais dinâmicas e divertidas e o autor salta de um mundo para outro, pula também nas linhas temporais e o estilo da escrita acompanha essas modificações.
Acompanhamos Valente nas mais diversas situações. O autor o faz enfrentar inimigos e faz o leitor viajar juntamente com ele.
Em cada parte do livro um gênero literário fantástico diferente. Repito que pensei apenas em Fantasia clássica, cavaleiros, dragões, espadas e reinos, mas o livro possui viagens espaciais, carros possantes, mares sinistros e muitas outras coisas mirabolantes. Adriano passeia do Terror ao Sobrenatural e vai até a Ficção Científica! Valente se encrenca de todas as formas possíveis. Como Adriano é um dos maiores (talvez o maior) especialista em vampiros do Brasil, esses seres estão no livro, claro, e é uma das aventuras mais legais.

Com certeza o ponto forte do livro é essa variedade de aventuras incluindo sempre as mesmas personagens. Tudo isso aliado à característica do autor que é a criatividade em alto nível traz muita diversão ao leitor.
O ponto fraco do livro está na superficialidade das personagens. Gostaria de saber mais sobre elas, principalmente o triângulo central. Valente inspira e se aventura; sua bravura, honra e força de vontade são admiráveis, típicas de um verdadeiro herói, mas faltou uma profundidade maior sobre sua pessoa.

Recomendo o livro para quem adora os gêneros fantásticos como um todo, muita ação e jornadas duras de um herói incansável.
O livro merece uma continuação com mais aventuras do Valente e para que possamos conhecê-lo mais e vibrar novamente com suas superações.
Espero que a Coleção Fantasia de Bolso traga muitas outros livros como esse.

Tami 18/10/2012

Fantasia infanto-juvenil nacional
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/10/resenha-maldicao-do-cavaleiro.html

Literatura nacional na área! "A maldição do cavaleiro" é o primeiro livro da Coleção Fantasia de Bolso, do selo Fantas (editora Estronho), e o primeiro que recebo da editora. Escrito por Adriano Siqueira, é um livro juvenil de fantasia, onde passamos por muitos mundos acompanhando o personagem principal. É um livro pequeno (no tamanho e na quantidade de páginas), o que o torna super rápido de ler e perfeito para colocar na bolsa e levar para qualquer lugar.

Na história acompanhamos o personagem Cavaleiro Valente, que precisa passar por um reino inimigo para poder chegar na floresta e colocar novamente para dormir um dragão que está prestes a despertar. As bruxas que protegem a floresta fizeram uma magia que faz com que o dragão acorde a cada trinta anos, e para ele adormecer novamente é necessário que seja lida uma magia que está em um manuscrito. Porém o cavaleiro decide matar o dragão e, com isso, desperta a ira da bruxa, que o condena a passar por vários mundos e épocas, e morrer em todas.

"Sinto falta de um pedaço de mim que deixei no passado.
Algo que arrancou toda a luz que havia no final da masmorra.
Ali fiquei, por muito tempo." (pág. 10, primeiras linhas)

Durante suas idas e vindas dos mundos, ele conta com a ajuda de Jade, uma amiga de Julyanne (sua paixão), que o ajuda a entender cada um dos locais onde ele aparece. Ela consegue se incorporar no corpo de qualquer mulher contanto que ele chame o seu nome - e, com isso, obtém as memórias do corpo onde entrou e informa o Cavaleiro sobre onde estão.

A construção da narrativa é interessante, mas poderia se detalhar mais em alguns locais. Talvez por ser um livro infanto-juvenil o autor tenha optado por ser mais sucinto, mas essa é uma história que definitivamente poderia render um livro com umas duzentas páginas se quisesse. O Cavaleiro passa por vários mundos, e muitos deles são tão criativos que acabamos querendo conhecer um pouco além do que o livro conta. Entre eles, meus preferidos foram o que o Cavaleiro encontra uma menininha e um com carros assombrados, que infelizmente não posso falar muito mais para não estragar a história.

O livro está lindo, com uma bela imagem de capa e desenhos internos que ilustram a narrativa. A fonte está bem agradável, ainda mais se considerarmos que é um livro de bolso, onde normalmente as editoras resolvem colocar uma letra minúscula e não deixar espaços. Além disso, o livro veio com um mini-marcador (primeira vez que vejo!) muito bonito também. Infelizmente o livro possui alguns problemas na construção de frases. Digamos que encontrei muitas vírgulas e poucos pontos, e um exemplo disso é a própria sinopse. Isso foi algo que me incomodou um pouco. Possui também uma ou duas palavras com maiúscula quando não deveriam ter e alguns poucos erros de concordância ou digitação. Esses últimos não atrapalham muito a leitura, mas são erros que podem ser facilmente corrigidos em uma próxima edição.

Um ponto que gostaria de destacar é o final. Algumas pessoas não gostam quando falamos que o final surpreende porque tira um pouco da surpresa que elas poderiam ter, mas sempre acho que é um ponto positivo dos livros e que deve ser mencionado. Esse foge do básico e nos apresenta um final que, sinceramente, em nenhum momento vi chegando. De certa forma, após a leitura ainda fiquei pensando em dois motivos possíveis pelos quais o autor pode ter escolhido esse fim, e sinceramente não sei em qual ele pensou. Grande mérito do autor.

"Certamente estes homens estariam com ele apenas para vê-lo vencer o monstro para depois matá-lo. Tinha certeza de que não sairia vivo da floresta. Se o dragão não o matasse, os guerreiros do Rei o fariam." (pág. 37)

Vanessa Meiser 14/10/2012

A Maldição do Cavaleiro é o primeiro livro da série Fantasia de Bolso do selo Fantas da editora Estronho e eu posso dizer que já começou com o pé direito, o que mais chama a atenção à primeira vista é a diagramação perfeita deste livro, cheio de ilustrações, a capa super caprichada e as páginas amareladas, só o design já vende o livro. Ele é bem pequenino e bem fininho, tem só 122 páginas e dá pra ler em 1 hora.

Bom, o livro nos conta a história do Cavaleiro Valencius Valente que cometeu o terrível engano de matar um poderoso e temido Dragão da Floresta de Badwood que habitava as terras da Bruxa Calépsia. Ao que tudo indica, Calépsia havia feito um feitiço para que o Dragão dormisse por muitos anos mantendo os povoados em segurança, acontece que Valencius não tinha conhecimento deste feitiço e pensava que a morte seria a única salvação para as pessoas que moravam nas redondezas de onde vivia também o Dragão.

Com a morte de Vladragun (nome do Dragão), Valencius despertou a ira de Calépsia que lançou sobre o cavaleiro uma maldição eterna. Valencius iria viver muitas vidas e em todas morreria tragica e muito rapidamente, nem mesmo sua tão poderosa espada Goldor que tinha o poder de se trasnformar em qualquer coisa que seu dono quisesse, teria como salvá-lo deste feitiço.

Com o decorrer das páginas, temos acesso a muitas e diferentes vidas pelas quais Valencius precisou passar, em uma delas ele desembarcou numa Nave Espacial vindo direto do rabo de um cometa, em outra - e a mais legal na minha opinião - Valencius Valente aparece repentinamente dentro de um jogo de vídeo-game.

Além de toda a aventura óbvia que acompanha a história, o autor ainda nos brindou com um belo romance entre o valente cavaleiro e a bela rainha Julyanne que reinava ao lado de Edgar, inimigo de longa data de Valencius e responsável pela morte de seus pais. Julyannne juntamente com a feiticeira Jade buscam proteger o cavaleiro e são severamente punidas por tal ato.

Enfim, uma história curtinha e ao mesmo tempo cheia de detalhes que com certeza ficaria muito bem em uma versão ampliada e ainda mais detalhada. Na nota sobre o autor, pude ler que existem mais de 80 histórias já escritas sobre o Cavaleiro Valente e eu adoraria poder ler mais algumas delas...

Cristiano Rosa 05/10/2012

Diário CT: A Maldição do Cavaleiro
O livro A Maldição do Cavaleiro é uma obra juvenil que diverte e entretém. Lançada recentemente pelo Selo Fantas da Editora Estronho, a produção de Adriano Siqueira tem uma introdução e 20 curtos capítulos, divididos com ilustrações – baseadas em contornos e sobreposições de camadas que lembram muito o teatro de sombras - pelas 128 páginas que o compõem.

A história gira em torno de um cavaleiro, o Valente, que foi amaldiçoado a reaparecer sempre em um lugar diferente depois de morrer. Maldição essa, vinda de uma bruxa, a Calépsia, por ele ter matado um dragão que não podia, o Vladragum.

Em virtude disso, foi criada uma ordem para exterminá-lo através dos mundos e épocas, para que não possa interferir no passado e futuro. Basicamente cada capítulo narra um episódio diferente do cavaleiro aparecendo em diversas situações e morrendo no próprio local.

O livro é o primeiro volume lançado da Coleção Fantasia de Bolso da editora, e tem como personagens, além do protagonista, reis, princesas, soldados, astronautas, monstros, guerreiros, ferreiros, bruxas, marujos, vampiros, sereias e, até mesmo, um caçador de carros assombrados, entre outros. Narrada em 3ª pessoa, a trama mistura aventura com drama, suspense com humor, sempre regados de muita magia.

Desilusões, vinganças, desafios, armadilhas, memórias, desesperos, armas, pesadelos e segredos e lutas fazem parte da jornada de Valente contra seu inimigo Edgar e em busca da quebra da maldição, que também envolve um amor, Julyane. Para sobreviver, ele conta com o auxílio de Jade, que surge sempre que o cavaleiro fala seu nome para uma mulher.

Uma das fantasias que acompanham o protagonista é uma espada mágica, a Goldor, que tem o poder de transformar-se em qualquer coisa apenas seu dono falando o nome do objeto ou figura. Assim, ele enfrenta a escuridão, o desconhecido, muitos perigos e, com sua coragem e persistência, segue na missão, entre fogo e sangue, energias e possessões, amores e saudades.

A diagramação da obra é linda, com muitos detalhes desenhados, que tornam a leitura mais mágica ainda, mas considero que se o volume tivesse orelhas, ficaria melhor, pois a capa fica toda marcada e dobrada ao longo da leitura pelas vezes que se abrem as páginas – ou somente seja mania mesma minha de estar mal acostumado a livros com orelhas, que acho bem mais bonitos.

Ler A Maldição do Cavaleiro me propiciou bons momentos, como disse no começo da resenha, de diversão e entretenimento. A história é dinâmica, surpreende o leitor e o faz caminhar brevemente por muitos mundos encantados em companhia do protagonista. Entre florestas e castelos, reinos e aldeias, espaçonaves e mares, a aventura do Cavaleiro Valente agrada com certeza ao público mais jovem, pela por um conjunto de fatores: linguagem e narrativa, capa e diagramação.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19000

Tielle | @raposaleitora 17/09/2012

Blog Mantendo a Esperança
Esse é o primeiro volume da coleção Fantasia de Bolso do selo Fantas (editora Estronho) e foi muito caprichado! Tem ilustrações lindas dentro do livro e a diagramação também foi feita com muito capricho.

Em A Maldição do Cavaleiro conhecemos Valente, um cavaleiro que junto com o seu Rei - e tio - fica incumbido de garantir que o dragão Vladragun adormeça por mais trinta anos para que não cause devastação, que nem aconteceu no passado.

Mas imprevistos acontecem e Valente tem que tomar decisões precipitadas, sem saber que matando o dragão ele seria amaldiçoado a vagar por diferentes mundos e épocas pela bruxa que reinava naquela floresta. E assim foi feito e caso ele quisesse - e quem não iria querer? - se vingar da Bruxa e de outros inimigos do seu mundo, deveria morrer em muitos outros.

Conhecemos também Julyane, que se torna o amor de Valente, e sua amiga Jade, uma feiticeira poderosa e muito leal, esta consegue - de uma maneira triste - segui-lo nessa jornada que nos leva aos mares, a naves espaciais e até mesmo a um jogo de computador.

Achei incrível a criatividade e o talento do autor para criar um mundo diferente a cada capítulo, com descrições breves mas que conseguiam nos guiar pelo cenário apresentado.

Foi um livro muito bom, mas como sabem ele é bem fininho e também pequeno, uma leitura rápida e cativante, mas para quem - assim como eu - estiver acostumado com leituras longas, no final fica um gostinho de "quero saber mais".