As Crônicas de Kira

As Crônicas de Kira Georgette Silen

Resenhas - As Crônicas de Kira

Ju 20/02/2014

Parabéns para autora e revisora. Revisão excelente!
A sinopse não me animou muito. Jornada épica, princesa, profecia, reinos distantes, blablablá. Sempre a mesma história. Junto com a capa da pelada na neve, comecei a ler sem grandes expectativas, mas depois de duas frases já estava gostando do jeito que a autora escreve. É um livro com mais narrações e descrições do que diálogos, mas não é nada cansativo. A descrição é do tipo que puxa a gente para o meio da paisagem. O vocabulário é ótimo, as frases são construídas com capricho e passam imagens mais completas do que as palavras sozinhas poderiam passar.
Depois da segunda página, já sabia que aquela era uma autora que escrevia bem. Faltava ver a história.

A parte que começou bem foi que a pelada da capa estava devidamente enrolada num enorme casaco quentinho, o que é mais coerente para quem está no meio da neve. Aí fui aos poucos conhecendo a personagem e sua história. E gostei.

Kira, a princesa amazona de Hisipan, é a (sempre presente) escolhida pelos deuses para a tal missão que (sempre) vai salvar o mundo. Precisa procurar as (sempre presentes) relíquias-artefatos-armas espalhadas pelo mundo. Se os deuses querem os artefatos e se são deuses, por que não vão lá e pegam, e trazem para o lugar certo sem tanta complicação? Por que meter escolhidos na (sempre) longa e (sempre) perigosa jornada, se a guerra é de deuses? Por que os deuses nunca podem brigar lá entre eles sem envolver a Terra toda na briga? Tem deuses por aí que não merecem o nome de deuses. Desabafo feito.
Kira já de saída avisou que não era como as outras escolhidas. A escolhida tradicional nasceu com uma marca e foi escondida em uma vila pacífica e bucólica porque precisava ser protegida. Tem pais adotivos que pensa que são seus pais de verdade. Ninguém contou a ela que vai ter que salvar o mundo até que um exército-monstros-cataclismas despencam na sua vila e destroem tudo. Daí a escolhida foge apavorada, encontra um grupo de protetores e eles dizem que ela precisa sair pelo mundo como uma mosca tonta, sem saber quem é e sem entender o que tem que fazer. Sabe A Múmia 2, aonde os personagens uma hora dizem "é sempre a mesma história"? Pois é.

Kira não é uma mosca tonta. Com seis anos, já era uma amazoninha valente que precisava passar por uma cerimônia de iniciação. Nessa cerimônia, a princesinha é marcada pela deusa Kor como sua escolhida e - ohhhhhh - em vez de ser escondida numa vila por aí, ela é treinada a vida inteira para a missão que vai ter que cumprir. Sabe o que tem que fazer, sabe para onde tem que ir, sabe lutar, tem orgulho da sua raça, da sua cultura e das suas irmãs amazonas. Não é do tipo que se enche de dúvidas antes de passar a espada por um adversário. Até o próprio cavalo ela mata, quando isso é a coisa certa a fazer. Se ela vai descobrir muita coisa sobre o mundo e sobre si mesma durante a viagem? É claro que vai. Ela não é burra. Viagens, mesmo que não sejam para salvar o mundo, mudam as pessoas.

O ritmo das aventuras do livro é bem RPG + espadas, mas a autora não se perde em momento nenhum. Aventuras épicas? Sim. Adversários assustadores? Sim. Gente morta aos montes? Sim. Mas todos num contexto que convence. Tem gente preconceituosa e assustada tomando decisões burras que levam a catástrofes. Tem gente egoísta levando muita gente para a guerra porque, além de egoísta, é muito idiota também. Mas coerente, dentro da sua visão torta de mundo. Tem bichos parecidos com ietis, caranguejos gigantes, baleias douradas, sereias, gaivotas que devem ter assistido Os Pássaros, de Hitchcock. Tem um lance final bem legal que não vou contar para vocês, apesar do nome do blog ser Resenhas com Spoilers. Só vou usar os spoilers quando precisar explicar minhas opiniões. Aqui não precisa. É um lance bem legal e fim.

Livro recomendado para quem gosta de protagonistas femininas fortes que não usam beijos, peitos e bundas para conseguir o que querem e não se apaixonam (sempre) pelo seu protetor-instrutor-guarda-costas, mesmo porque Kira viaja sozinha e é uma amazona, então não vê homens como protetores. Recomendado para quem gosta de leituras rápidas com vocabulário rico e aventuras com pé e cabeça, mesmo envolvendo gaivotas assassinas e ietis comedores de gente.

Kira encontrou só o primeiro artefato neste livro. É claro que vou ler os outros livros, porque há mais dois artefatos para encontrar, e depois vem a tal guerra dos deuses (que vai sair ou não, sei lá). E não vou nem olhar a capa na hora de comprar, porque a autora e a história valem. Muito e de verdade!

site: http://resenhascomspoilers.blogspot.com.br/2014/02/desintoxicando-o-cerebro-e-primeira.html

MÁRSON ALQUATI 08/04/2013

Excelente!
Uma história envolvente no melhor estilo Conan, subdividida em três excelentes noveletas independentes mas que se complementam no todo. Muito bem escrito, com personagens marcantes, cativantes e bem desenvolvidos, e uma trama inteligente. Especial destaque para o terceiro conto: "A IRMANDADE DE RANOIH", na minha opinião o melhor do livro e um dos melhores que eu já li até hoje!
Recomendadíssimo!

Leitor Cabuloso 15/03/2013

Saudações, caros leitores! A Georgette Silen, por causa de alguns contos seus que já li e “Fábulas ao Anoitecer” – para ler a resenha: clique aqui –, já estava na lista daqueles escritores para quem me jogo no fogo (a mão é muito pouco), pois os seus textos são sempre garantia de satisfação. Claro, os trabalhos da Georgette seguem estilos bem variados, o que pode desagradar alguns, mas estou percebendo que ela sempre mantém uma elevada qualidade naquilo a que se dispõe fazer. Enfim, ela ganha a merecida classificação de escritora, sem ficar rotula a um gênero. Dessa vez, ela me apresentou uma guerreira de incrível beleza, atributo que se iguala à sua letalidade em combate.

Pelo estilo da história, alguns leitores podem deduzir que o enredo se mantém raso, fixado em cenas elaboradas de combates, sem grandes reviravoltas, se você pensa assim, lhe digo: está redondamente enganado! Claro, as batalhas são muito bem traçadas, mas não se cai no tédio de ação após ação (sim, eu detesto tramas que se prendem unicamente ao fator adrenalina). Faço um destaque especial para duas cenas em alto mar que são de tirar o fôlego, sendo a primeira mais branda e a segunda com um ponto de virada de deixar queixos no chão – sem maiores detalhes para evitar spoilers.

Nesse primeiro volume da saga de Kira (isso mesmo, serão lançados outros), há uma leve dose de mistério que nos faz especular sobre o que aguarda a fleumática Amazona em seus próximos passos. Obviamente o suspense é um recurso indispensável para conquistar o leitor, uma vez que isto é o que nos prende e deixa com a dúvida ecoando: “Mas e agora, o que vai acontecer?” Para quem quiser ter essa resposta, será indispensável adquirir os próximos volumes.

O material, parte física e intelectual, é de primeira, vale muito a pena estar presente na estante de qualquer leitor que aprecie fantasia. Não encontrei erros de revisão, a diagramação está excelente e a fonte das letras é perfeita (tenho miopia e mesmo com os óculos às vezes alguns livros são difíceis de ler).

O Walter Tierno marca presença com ilustrações (capa e uma antes de cada capítulo – são três) belíssimas, recomendo a quem gostar de desenhos ou quiser entrar em contato com ele para encomendar um trabalho que o acompanhe por meio de seu Blog. Acho justíssimo falar deste aspecto da obra, pois, depois que conferi “Fábulas ao Anoitecer”, me convenci que a parceria entre o Walter e a Georgette funciona muito bem. Ele consegue captar com excelência o que a autora concebe em sua mente.

Por ser o primeiro livro, o foco é familiarizar a protagonista ao leitor (o que é bem feito, aliás), agora some isso ao número de páginas e terá certeza que a vontade voraz por mais é inevitável. Há quem fique desconfiado antes de investir tempo e dinheiro para a leitura de sagas, mas há alguns tesouros em meio ao mar e “As Crônicas de Kira” foi um! A ventura depositada pelos Deuses nos ombros de Kira é inimaginável, o que promete uma aventura surpreendente e acredito que algumas surpresas nos aguardam. Minha nota? Cinco selos cabulosos!

Ednelson 01/03/2013

“Até que os Deuses revelem Sua vontade, seu caminho a levará a conhecer o melhor e o pior...”
Pág. 40.

Pelo estilo da história, alguns leitores podem deduzir que o enredo se mantém raso, fixado em cenas elaboradas de combates, sem grandes reviravoltas, se você pensa assim, lhe digo: está redondamente enganado! Claro, as batalhas são muito bem traçadas, mas não se cai no tédio de ação após ação (sim, eu detesto tramas que se prendem unicamente ao fator adrenalina). Faço um destaque especial para duas cenas em alto mar que são de tirar o fôlego, sendo a primeira mais branda e a segunda com um ponto de virada de deixar queixos no chão – sem maiores detalhes para evitar spoiler.

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Flavinha 21/11/2012

Resenha: As Crônicas de Kira - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
ALERTA SPOILERS!

Este livro é composto por 3 contos que tem como personagem principal Kira, uma Princesa Amazona que foi destinada a ser além de guerreira, também um oráculo da Deusa de Hisipan.

Neve Rubra

No primeiro conto, Kira tem que enfrentar o seu destino, e isso requer muita responsabilidade e abnegação, pois ela foi escolhida pela Deusa para reunir as pedras de poder do Toten de Hisipan, que haviam sido separadas por questões de segurança quando houve uma grande batalha entre os deuses.

Como qualquer conto épico, nada será muito fácil para Kira, e além de enfrentar demônios das neves chamados de Denguis, ela terá também que lidar com a traição que se esgueira pelos muros da Cidade das Neves.

A Canção Proibida

Neste conto, Kira enfrenta um tubarão anfíbio, caranguejos gigantes, um Kraken (uma espécie de lula gigante) e consegue impedir uma guerra entre os Sereianos e os Temeraireanos, dois povos que até pouco tempo tinham um acordo de paz. Acordo esse que foi abalado pelo trágico assassinato Rei Marcus, líder de Temeraire, que teve indícios ter sido cometido pelos Sereianos.

Depois de salvar uma sereia em perigo e impedir a guerra, Kira seguiu sua jornada em busca da segunda pedra.

A Irmandade de Ranoih

Neste conto, Kira se vê envolvida em algo maior do que a busca pelas pedras do Toten de Hisipan. Ela percebe que na cidade em que se encontra, alguma coisa muito errada está acontecendo com os escravos do local. Alguma coisa os está controlando a ponto de aparentarem não ter mais alma, e Kira acaba descobrindo o porque disso tudo estar acontecendo de uma forma totalmente inusitada.

O livro é curtinho, tem apenas 150 páginas, coisa que qualquer bookaholic lê em 2 horas ou menos, esse foi o tempo que eu levei pra terminar a história, em parte por causa do português "rebuscado" que a autora usa e em parte pelas cenas descritivas muito extensas, que tiraram um pouco a minha vontade de ler.

A história de Kira é interessante por ela ser uma amazona, uma guerreira forte e dotada de várias habilidades, escolhida por uma deusa para restaurar um objeto divino de grande poder, e isso fica bem claro nos dois primeiros contos, mas lá pela metade do terceiro, você pensa “What a fuck? Alienígenas?”, pegaram os óvulos de Kira? Foi daí que surgiu Themyscira, a Terra Natal da Mulher Maravilha? O que isso tem haver com o Toten e com as pedras afinal?

Como vocês podem ver, minha cabeça ficou cheia de perguntas, e eu ainda estou com a sensação de WTF. Vou dar 3 estrelinhas pra este livro e vou esperar que num futuro não muito distante minhas perguntas sejam respondidas :)

www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Bruno 04/08/2013minha estante
Eu nem acho que o terceiro conto ficou deslocado dos demais, achei que o elemento (SPOILER) meio sci-fi foi incluído de uma forma interessante.
Ah, e eu acho que essa busca irá durar bastante, então não tenha pressa de chegar ao final...

Fimbrethil Call 30/07/2012

Aventura divertida
Quando eu digo divertida, não quero dizer que é engraçado, mas são horas agradáveis que se passa lendo esse livro, cheio de aventura e suspense, que te dá vontade de não largar mais.
A princesa guerreira que tem que cruzar vários continentes e encontrar populações diferentes para encontrar as pedras mágicas, sempre se encontrando em situações de vida ou morte.