Contos Universais

Contos Universais Franz Kafka...

Resenhas - Contos Universais

Helenzita 04/12/2023

Livro bom e boa primeira experiência com contos
E achei um bom livro, que pode ser lido de forma rápida e no geral os contos são bons, porém os que mais gostei foram os contos do Edgar Allan Poe e do Miguel de Cervantes.

Isa Bom O 31/03/2023

Contos universais
Esse livro possui uma coletânea de contos de autores fenomenais, como Edgar Alan Poe e Franz Kafka, sendo muito bom, recomendo

Evelize Volpi 03/07/2022

Esse Para Gostar de Ler é de autores da Literatura Mundial.
Crônicas maravilhosas.
Uma leitura rápida e prazerosa para quem gosta desse gênero.
Vale a leitura.

Gabriela 02/08/2021

Muito bom!
Uma coletânea maravilhosa, que pode ser lida em um dia, sem pausas, de tão gostosa que é. Alguns autores já são antigos conhecidos meus, outros são novidade. Todos foram excelentes. Um dos destaques foi o conto A Mulher do Farmacêutico, do Tcheckov, que me prendeu desde a primeira linha. O segundo melhor, o Artista da Fome, do Kafka.
Existe alguma magia por trás da escrita de contos, que faz com que o leitor reconheça, se identifique, e se emocione com os personagens em apenas algumas páginas. Todos cuidadosamente escritos e traduzidos.

Felibalex 30/04/2021

Contos deliciosos de serem lidos
O livro é curto e cheio de pequenos contos que servem para introduzir o jovem leitor (estamos falando aqui de um livro infanto-juvenil) aos grandes autores clássicos. A seleção de contos funciona, com apenas um destoando dos demais. Recomendo a leitura como curiosidade e como primeiro encontro com os mestres. Recomendo também, para aqueles como eucque desejam revisitar essas obras.

Fer 14/03/2021

Curtíssimo mas legal !
A proposta é conhecer outros textos (contos) de autores conhecidos por outras obras. Ao final de dois contos de cada autor, há uma breve biografia bem interessante.

raíssa 28/12/2020

"A condição humana mostrada nos mais diferentes aspectos por sete grandes escritores de todos os tempos em contos célebres da literatura universal"

Murasakibara12 30/09/2020

Não tão clássicos dos Clássicos
Uma reunião de contos de autores bem famosos, mas que não são tão divulgados. Variam entre baixa fantasia, fábulas e terror, uma mistura interessante de escritas boas e diferentes

Prim 13/04/2020

Contos universais
Não são os melhores contos de cada autor, mas são, sem dúvidas, excelentes representantes da escrita deles.

São contos que falam do dia a dia e da natureza humana, com suas emoções e sentimentos sempre dinâmicas.

Os contos de Tchekhov, de Guy de Maupassant e de Voltaire foram os meus preferidos, enquanto que penei pra ler o do Kafka (que já é um autor de que não gosto). Os demais, não tenho muito o que falar, são bons.

jota 12/09/2016

Feio por fora, bonito (interessante) por dentro...
Não gosto das edições da Ática (acho feias suas capas da série Para Gostar de Ler) mas esta coletânea organizada por José Paulo Paes é muito boa. Certo, ela é voltada para estudantes, mas contempla treze histórias de sete dos mais importantes autores de todos os tempos. Que também foram excelentes contistas. Vamos a eles:

Meu Tio Jules e Alexandre são duas histórias escritas pelo melhor contista francês de todos os tempos, Guy de Maupassant (1850-1893). São curtas, envolvem situações afetivas (familiares na primeira e entre empregado e patroa na segunda). Maupassant é sempre fácil e gostoso de ler. Quatro estrelas e meia.

O russo Anton Tchekhov (1860-1904) nos traz dois contos bem-humorados, igualmente curtos: A Mulher do Farmacêutico e O Bilhete Premiado, também envolvendo relações familiares. Ambos são leves e o segundo é quase uma anedota. Quatro estrelas e meia.

O Retrato Oval e O Coração Delator, ambos do americano Edgar Allan Poe (1809-1849) e como não poderia deixar de ser envolvem personagens misteriosos e situações estranhas, até mesmo sobrenaturais. Em minha leitura achei os dois apenas medianamente interessantes, não os apreciei tanto assim. Três estrelas.

Voltaire (1694-1778) é o autor de duas narrativas bastante criativas, com muita graça. São textos bem conhecidos, presentes em muitas antologias: O Carregador Caolho e Memnon ou a Sensatez Humana. O tempo não os envelheceu: são dos melhores desta coletânea. Cinco estrelas.

Também tem o americano Jack London (1876-1916), insuperável quando se trata de histórias de aventuras. A primeira é sobre um jovem e arguto caçador esquimó, A História de Keesh; a segunda, A Sabedoria da Trilha, versa sobre um pequeno grupo de índios e brancos numa situação extremada no ambiente gelado e deserto das terras do Norte. Cinco estrelas para Keesh; três estrelas e meia para o segundo conto.

De Franz Kafka (1883-1924) a coletânea apresenta duas histórias bastante diferentes. A primeira, de pouco mais de uma página, é A Ponte, um texto hermético, pleno de metáforas, que nem mesmo os especialistas no autor tcheco são unânimes na sua interpretação. Já Um Artista da Fome é plenamente compreensível, uma pequena obra-prima. Duas estrelas pela leitura do primeiro texto; cinco para o segundo.

Finalmente temos o espanhol Cervantes (1547-1616), com apenas um conto, mas que poderia valer por vários de outros autores, O Casamento Enganoso, uma comédia de costumes, de fato. É ótimo, muito engraçado e tem até moral no fim (uma citação de Petrarca). Cinco estrelas.

Lido entre 05 e 11/09/2016. Minha avaliação: 4,3.

Marta Skoober 12/09/2016minha estante
Mais uma excelente contribuição, Jota!
Obrigada.

jota 12/09/2016minha estante
Bondade sua, Marta!

Marta Skoober 12/09/2016minha estante

Gláucia 09/08/2011

Contos Universais - Vários
Seleção de contos de autores que gosto muito, dificilmente daria nota baixa: Tchekhov, Edgar Allan Poe, Voltaire, Jack London, Miguel de Cervantes, além de Kafka e Guy de Maupassant.
dani 20/10/2011minha estante
esse livro e muito dificil de se encontrar na net