O Dono da Lua

O Dono da Lua Ronize Aline

Resenhas - O Dono da Lua

Nathalia Almeida 24/02/2016

Um menino e a lua
O livro e muito lindo, uma historia que apaixona o coração. Uma historia de amizade e amor de um menino e a lua

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: O Dono da Lua
Um livro ilustrado de apenas 40 páginas sobre um menino, a Lua e um mistério. Uma obra infantil, você pensa, certo? Pois bem… era o que eu pensava até ler O Dono da Lua, de Ronize Aline, publicado em fevereiro de 2012 pela Editora Escrita Fina. O volume vai muito além do que uma simples história para jovens leitores; mas para compreender isso, você precisa abrir bem os olhos.

A narrativa começa nos questionando o real significado da palavra “dono”, e principalmente sobre aquelas pessoas que se dizem donas de coisas que não têm dono. Então descobrimos que a Lua tem um administrador, o Seu Selênio, um velhinho que controla as fases do satélite por uma corda e, por isso, se considera o seu dono.

Certo dia, Nick, um menino curioso e esperto, deu por falta da Lua ao olhar o céu pela sua janela antes de dormir e, intrigado com aquilo, perguntou ao seu professor de Geografia como fazer para encontrar o dono do satélite da Terra, e este lhe explicou sobre a força da gravidade. Insatisfeito, foi atrás do Doutor Astrogildo, um astrônomo que morava lá perto na sua cidade. Porém ele também lhe falou que a Lua não tinha dono algum e mencionou a força mesma gravitacional novamente.

Decidiu, por conta própria, procurar o responsável por tirar a Lua do céu. Pensou e resolveu subir o mais alto morro, descobrindo uma casa, onde morava um senhor com seu cachorro Netuno. O velho assumiu ser o dono da Lua e comentou que estava muito cansado de subir e descer o pesado satélite, e estava sem forças já para o trabalho braçal. O menino então chamou seus amigos, que puxaram a Lua para o Seu Selênio e Netuno subirem nela, e depois deixaram-na voltar ao céu. Assim, o velhinho poderia conduzir melhor o seu trabalho lá de cima.

A trama é simples? Sim, mas é preciso ver além do que está escrito. Nick representa aquela pessoa que toma iniciativa, que vai atrás do que quer e, mesmo sendo desmotivado por outros, continua sua jornada, mostrando que no final cada esforço vale a pena, principalmente se puder contar com a ajuda dos amigos.

Não tem como deixar de comentar também sobre as ilustrações, feitas pela Martha Werneck, que são de encher os olhos dos leitores e que agradam crianças, jovens e adultos, pois envolvem o texto em todas as páginas do livro, com traços leves, porém marcantes e bem desenhados, de cores harmoniosas, dando um toque especial à história, que por si só já é encantadora.

Questionamentos, ciência, curiosidade, conhecimento, relacionamentos familiares e sociais servem de cenário para a obra que trata de imaginação, amizade, solidariedade, humildade, interesse e insistência naquilo que se quer. Se algo está errado, não devemos ficar só observando, e sim, buscar conhecer o problema e achar resoluções para ele, assim, fazendo nossa parte por um mundo melhor.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=15631

naniedias 27/03/2012

O Dono da Lua, de Ronize Aline
Você sabe como a Lua fez para chegar lá no alto? E como ela faz para mudar de fases? Opa! Se vai começar com esse papo de gravidade, é melhor ir mesmo parando por aí.
Afinal de contas, quando Nick percebe que a Lua não aparece no céu por três dias seguidos, mesmo não sendo época de Lua cheia, ele sabe que tem alguma coisa errada. E ele precisa encontrar o dono da Lua para resolver esse problema. Isso mesmo, o dono da Lua - aquele responsável por colocá-lo no céu e trocar as fases dela.

O que eu achei do livro:
Ronize Aline escreveu uma história ingênua e encantadora! Sabe aquele tipo de historinha que poderia muito bem ter sido contado por nossa avó? É esse.
Com uma linguagem simples e bastante poética, a autora nos faz viajar nas páginas de seu livro, onde não há limites para a imaginação. Nick é uma criança esperta e determinada, que não desiste de seus objetivos - um personagem que irá conquistar jovens e velhos.
As ilustrações de Martha Werneck dão um brilho especial à história - são deslumbrantes(clique aqui para conferir uma das ilustrações - http://odonodalua.wordpress.com/2011/10/07/sneak-peek-ilustracao-de-o-dono-da-lua/)! Se o enredo já é super gostoso, com essas maravilhosas imagens, fica ainda mais gracioso.
A edição da Escrita Fina, como sempre, está de parabéns! Uma ótima revisão, diagramação, escolha do papel - o livro ficou excelente.
A história é bem curtinha - o livro tem apenas 39 páginas - e deixa um gostinho de quero mais nos adultos intrometidos que cismam de o ler no lugar dos pequenos. Mas o tamanho diminuto é compensado pela gostosura que é ler essa narrativa. Além disso, com uma linguagem bem simples e as ilustrações para ajudar, o livro é super indicado para crianças que estão aprendendo a ler ou para pais que queiram ler uma boa história para seus filhos antes destes irem dormir.
O Dono da Lua é uma deliciosa história - super recomendada para quem curte contos infantis.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com