Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Annah12 16/06/2024

Fiódor M. Dostoiévski
Publicado em 1866, Crime e Castigo é uma das obras mais aclamadas de Fiódor Dostoiévski, consolidando-se como um marco na literatura russa e mundial. Este romance explora os recessos mais profundos da mente humana através da trajetória de Rodion Raskólnikov, um estudante de direito que se vê arrastado para o abismo do crime e do tormento psicológico.
A trama gira em torno de Raskólnikov, que, em um ato desesperado, comete um assassinato, acreditando estar acima das leis morais comuns e destinado a realizar grandes feitos como Napoleão. No entanto, após o crime, ele é consumido por um remorso avassalador, o que o coloca em um doloroso tormento angunstiante e em deterioração mental.
A obra questiona as noções de justiça e moralidade, explorando se atos imorais podem ser justificados por fins considerados nobres. Raskólnikov tenta validar seu crime com teorias filosóficas, mas a realidade de suas ações o confronta implacavelmente e o afeta mentalmente.
A ambientação do romance passa-se em Petersburgo no século XIX, e expõe as condições da pobreza extrema da época, mostrando como a desesperança pode levar ao extremo da criminalidade. Dostoiévski mostra um relato vívido da miséria e de seus efeitos corrosivos, juntamente com suas próprias vivências no lugar, trazendo para a leitura, parte de sua história e de como as leis eram aplicadas na época.
A obra é considerada uma relíquia da literatura por sua profundidade psicológica e pela exploração nas questões existenciais da vida. Crime e Castigo influenciou gerações de escritores, filósofos e psicólogos, e continua a ser uma leitura essencial para o entendimento da natureza humana. Dostoiévski nos faz refletir sobre a moralidade, a justiça, a culpa e a redenção das pessoas, tornando esta obra uma leitura imprescindível para todos aqueles que desejam sempre entender um pouco mais sobre o instável pleno uso das faculdades mentais de cada indivíduo.

Marina 15/06/2024

Crime e castigo
"A dialética cedera lugar à vida"

Acho que muitas pessoas já falaram sobre esse livro nos últimos mais de 150 anos em que ele continua sendo relevante, de forma melhor que eu poderia, mas só esse impacto já fala muito sobre a importância dele.

Luiza2020 15/06/2024

Por ser uma literatura é um pouquinho cansativo, mas sem dúvidas é a literatura que mais me prendeu. O final é muito fofo ??

Eliza 14/06/2024

Grande obra
Mal terminei de ler e estou escrevendo uma resenha... vamos lá!
Passei alguns meses acompanhando essa história, no início me prendeu a atenção, então dei uma pausa para voltar quando me sentisse melhor pra absorver a obra, e deu muito certo. É o primeiro livro da literatura russa que eu leio, não sei muito bem como consideram essa tradução, mas o fato é: Dostoievski me fez sentir, por vezes, agitada, angustiada, como se estivesse correndo contra meus pensamentos (que na verdade eram os do personagem principal, Raskólnikov). A atmosfera da história me envolveu tanto, que realmente fez a leitura fluir depois que retornei à história. Gostei muito, sinto que vou querer reler daqui a um tempo, alguns anos talvez.

Ratinha de Biblioteca 14/06/2024

Nada a dizer: é um clássico!
Havia lido esta história em versões adaptadas, nunca li o original, o que é o mesmo que olhar para a sombra de algo, não sua imagem real.
Trata-se de um suspense, drama psicológico e familiar, mas, acima de tudo, é um clássico, que só por isso já vale a leitura.

FF7 14/06/2024

Incrível
Não dá pra acreditar que esse livro foi escrito no século XIX. Pra mim, o que mais enriqueceu a experiência foi a oportunidade de ter acesso a mente de um criminoso e toda sua angústia decorrente das consequências de seu ato. Obra prima.
Karime 14/06/2024minha estante
Simplesmente perfeito ?
Vou reler

pablalves 13/06/2024

Não é o texto integral
Querendo entrar no universo dos autores russos, comprei alguns títulos dessa editora. A surpresa veio só depois, quando descobri o que significava "texto adaptado". Muitas partes da obra foram cortadas, a linguagem, mudada pra um estilo mais simples. Eu não devolvi porque todo o processo de devolução é maçante. Fiquei com os livros. Enfim, como foi a primeira vez, ficou de aprendizado.

Sobre a história, eu curti muito. Gostaria de ter tido uma experiência completa.

Anne C 11/06/2024

Crime e castigo
Um livro clássico e surpreendente. Foi meu primeiro contato com literatura russa, o que me deixou bastante impressionada, para não dizer apaixonada. O livro possui uma narrativa fluída, que prende sua atenção da primeira até a última linha. Apesar de ser clássico, a linguagem é super acessível e de fácil compreensão. Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida. Simplesmente impecável.

Viviane456 11/06/2024

??
"A dialética dera lugar à vida, e na consciência devia elaborar-se algo inteiramente diferente." Leia.

Gustavo195 11/06/2024

Incrível, profundo e Vicente. Um dos melhores livros que já li, muito fácil de ler e de se apaixonar, é simplesmente fantástico

Radmilla Diniz 10/06/2024

Elegido favorito. Esse foi meu primeiro livro de Dostoiévski, e acho que acertei em cheio na escolha de Crime e Castigo para começar.

Dostoiévski é um autor que não tem medo de mergulhar nas profundezas da alma humana. A obra é repleta de personagens complexos e situações moralmente ambíguas, que nos convida a explorar os cantos mais escuros e os picos mais iluminados da condição humana. Ele tem uma habilidade única de descrever a luta interna dos seus personagens, tornando-os incrivelmente reais e relacionáveis. Algo que nunca tinha experimentado em um livro.

Acompanhamos Raskólnikov, em sua jornada tortuosa de culpa e redenção, uma viagem que é tanto psicológica quanto física. Dostoiévski nos faz questionar a justiça, a ética e a possibilidade de salvação. O livro é um retrato cru do que se passa na cabeça de alguém em conflito com a moralidade.

Sem dúvidas, a escrita de Dostoiévski é densa e exige atenção. Os diálogos na maior parte das vezes, são extensos e demorados, com alguns personagens acabou sendo um parto para passar? Mas a vontade de saber o destino de Raskólnikov me manteve virando as páginas.

Dostoiévski dissecou o comportamento humano através dessa obra, e fez isso contando uma história que nos cativa. A impressão que tive é que a jornada de Raskólnikov é um meio para o autor examinar as motivações, os medos e as justificações que nos impulsionam.

Babica 09/06/2024

Nas ruas de Petersburgo um homem carrega um machado.
Quiseram falar, mas não lhes foi possível. Havia lágrimas nos seus olhos. Estavam ambos pálidos e abatidos; mas naqueles rostos doentios e pálidos brilhava já a aurora de um renovado futuro, de uma plena ressurreição para uma nova vida. []

O melhor livro que tive o prazer de me aprofundar esse ano, a meta era um livro por mês, mas não tinha como me aprofundar na vida de Raskolnikov junto a seus delírios e suspeitas em 30 dias. O livro é denso e traz questões importantes que são atuais até hoje.

Personagens muito interessantes, me arrancou lágrimas diversas vezes e reviravoltas surpreendentes. O livro merece a fama que tem e deveria ser obrigatório para todo leitor.

Para alguns homens, é permitido ficar acima da lei, pois eles as tomam e as escrevem, Ródia achou ser um destes homens, mas não suportou o calvário de tentar ser um Napoleão, a escrita do livro nos deixam um pouco indiferentes em relação ao crime, eu não senti pena da velhota, mas o que ele faz em seguida a isso me deixou totalmente horrorizado, por ser o ponto de vista dele o livro consegue suavizar o crime, mas ainda assim nos fazer sentir culpa por tudo que está acontecendo.