Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2501 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Victor415 26/04/2024

"Que te parece? Não ficaria apagada a mancha dum só crime, insignificante, com milhares de boas ações?"

Crime e castigo é uma ótima leitura para quem se acha perdido no mundo, aqui temos um crime e um castigo (óbvio), mas vai muito além disso, não é um castigo físico, mas sim mental que o próprio personagem principal Rodiá raskólnikov, se faz.
É um livro incrível, cheio de reflexões sobre diversas áreas, mas o mais interessante é como a mente humana pode se auto torturar com pensamentos e angústias a ponto de quase chegar a loucura.

Para quem for ler, recomendo ir com calma, e ler em uma edição direta do russo ( quando eu for ler novamente irei ler em outra ) sinto que isso me atrapalhou bastante, pois é um livro denso, e com essa tradução duplicou essa dificuldade, nao que seja uma tradução ruim, ela é do francês, mas não se compara das que são direto do russo.

Aproveitem a leitura, cada diálogo e pensamento, é possível encontrar a si próprio na mente de raskólnikov, como eu me encontrei.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 26/04/2024

Por uma fatalidade do destino, a irmã caçula da velha acabou entrando na cena do crime e, por ser testemunha do assassinato, foi também morta a machadadas. Ao contrário da senhora agiota, que foi um assassinato premeditado, o crime da irmã aconteceu a quente, sem qualquer planejamento.

Raskolnikov se torna, então, responsável por dois homicídios.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788562605970
Jeffin_03 26/04/2024minha estante
Assim tu só fala os spoilers....


namicchin 26/04/2024minha estante
isso não seria spoiler?


Gabriely Peixoto 26/04/2024minha estante
"Assim, sem me avisar mana?"


Raquel1211 26/04/2024minha estante
Obg pelo spoiler mano


Blendon Moreira 26/04/2024minha estante
A opção ?spoiler? ainda é de graça viu?!




Biblioteca Álvaro Guerra 26/04/2024

Diante do crime duplo, o protagonista entra numa profunda crise. Ele leva a vida de estudante e mal consegue bancar as suas despesas. Depois de ter tomado dinheiro emprestado e não conseguido quitar a dívida, resolve eliminar a credora. Agora, com dois assassinatos nas “costas”, Raskolnikov encontra-se na linha entre contar a verdade ou carregar para sempre a culpa internamente, numa dor terrível, a da consciência. O que fazer? Nas investigações ele sai ileso, mas um agente policial o pressiona constantemente, situação que o leva a ficar cada vez mais nervoso.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788562605956
comentários(0)comente



guinha 26/04/2024

Um clássico da literatura
Agora consigo entender porque esse livro é tão conhecido e estimado.

A história traz vários questionamentos sobre as nossas condutas, orgulho, a visão que temos de nós mesmos (muitas vezes equivocada) e também sobre o peso da nossa consciência.

O livro me trouxe diversas reflexões a respeito daquilo que consideramos crime e como o pior castigo de todos é conviver com os nossos próprios pensamentos.
comentários(0)comente



pietra 26/04/2024

Ao iniciar o livro, compreendo a injustiça que sente Rodia. Conforme o tempo passa, ele se torna algo que não sei bem explicar, mas tenta a todo momento justificar-se.
No final seu único arrependimento é ter falhado, ter se entregado. Ele esperava por algo grandioso mas acaba trancafiado e o autor nos traz a reflexão de que outrora homens mataram em nome da honra e que de alguma forma são lembrados calorosamente na história.
Quem sabe julgar um inocente ou não? Onde estaria o peso da real culpa? Como medir isso tudo?
O epílogo me trouxe a mensagem de que o amor é capaz de renovar o ser, transforma e acalma.
comentários(0)comente



denise.peixoto 25/04/2024

Pq não li antes?
Ri, chorei, sofri, emoções vivi e não queria acabar nunca. Escrita rápida e letal, fiquei rendida. Gênio e clássico, ponto!
comentários(0)comente



Sthéfane 25/04/2024

Para futuros leitores da obra
"Antes de tudo eu quero viver, do contrário seria melhor não existir"

Dostoiévski não apenas descreve a miséria humana, ele acima de tudo descreve o que é ser um humano (sentimentos, necessidades, pensamentos) quando se vive na miséria.

Não da forma romantizada ou de caráter revolucionário que muitos escritores retratam (mesmo que consiga nos despertar os mais diversos sentimentos e denuncie a sociedade em toda sua ignorância e crueldade), ele descreve de uma forma muito íntima: o desgosto, a tristeza, a solidão, as poucas alegrias e sentimento de fé (alienação?) inabalável que o ser humano é capaz de ter mesmo em situações de descaso e humilhação.

É um livro capaz de levantar questionamentos que mesmo após décadas ainda permanecem sem uma resposta correta, que até hoje nos instigam e nos fazem questionar o que é loucura e o que é razão, o que é certo e o que é errado.

Trata-se de um crime cometido por um homem comum, que se questiona porque as leis são diferentes a depender de quem você é. Mesmo que o crime e o motivo pelo qual o crime foi cometido sejam os mesmos para ambos, o castigo de fato não será igual.

Não sei se há um grupo seleto de pessoas que devam ler esse livro, mesmo que eu o julgue necessário a todos, mas se você não se interessou pela obra até aqui, tente lê-la mesmo assim, pois acredito que minhas palavras não são capazes de demonstrar 1% dessa obra maravilhosa.
comentários(0)comente



Silvania.Beatriz 24/04/2024

Lelé da cuca
Crime e castigo conta a história de um homem chamado Rodin Raskólnikov que comete um crime e que se acha no direito de assim fazê-lo. Na obra conhecemos a mente de Raskólnikov, que por sinal é bem perturbada e intrigante. Narra um pouco sobre a vida e a dificuldade dos outros personagens que estão envolta de Raskólnikov como sua mãe e irmã, seus amigos e uma família que ele conhece durante o turbulento período após o crime.

Gostei bastante da forma em que o autor desenvolve o romance, mas fiquei curiosa em relação ao motivo que levou um dos pintores a assumir a culpa (pode ser q tenha falado, mas ou não prestei atenção ou não deu detalhes suficientes). Contudo, é incrível sentir-se parte da mente de Raskólnikov.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Breno 24/04/2024

Me impressiona demais como Dostoiévski consegue ir tão fundo em temas universais da psique humana, da filosofia e de aspectos sócio antropológicos russos da época e da civilização de maneira geral sem perder o valor de entretenimento da estória por um momento sequer. É pesado, mas não me arrependo nem um pouco de ter escolhido lê-lo com vagar.
comentários(0)comente



Ir.Vivian.CMES 23/04/2024

A consciência do ser humano o conduz
Que livro top, um criminoso que se achava no direito e dever de assassinar uma senhora mal amada, este o fez, mas não conségui lidar com o peso da culpa mesmo achando que tem a certeza que "o que fez é certo".
Podemos justificar com belas palavras nossos erros, mas no fundo sabemos o que é correto e o certo a se fazer.
comentários(0)comente



Ãvy 23/04/2024

A literatura brasileira nos concede riqueza de detalhes, sim, não podemos negar. Mas a literatura de Fiódor Dostoiévski apresentou abundância na explicação dos sentimentos e comportamentos dos personagens. Lendo Crime e Castigo você entende que o ser humano é obcecado por enaltecer seu ego e ser poderoso, você entende que o autor critica os políticos de sua época e a formação da sociedade entre as linhas de diálogos muitas vezes de difícil entendimento.
comentários(0)comente



Tahira-can 22/04/2024

Quem são os piolhos?
Difícil falar desse livro... É forte, é interessante, é muito bem escrito, mas o final é decepcionante. Não é decepcionante pelas razões que levam a esse final, é porque não é bem desenvolvido, e é muito simples, se comparamos com todo o resto do livro.
Espero que ninguém que leia Crime e Castigo depois saia por aí matando pra ver se é só um piolho ou não.
comentários(0)comente



não é a mitsu 21/04/2024

Interessantíssimo!
"Tenho extenuado e martirizado a mim mesmo, e não sei direito o que faço... Tenho-me torturado ontem, e antes de ontem, e todo aquele tempo... Vou convalescer e... Deixarei de me torturar... E se não convalescer nunca?"

Interessante! Demorei bastante a terminar esse livro (uns 3/4 dias) pelo fato de não ser acostumado a escrita do autor, fora que tinham muitas coisas que não conhecia por conta da cultura diferente (mas as notas que colocaram ajudaram bastante). Foi uma leitura interessante, no começo foi maçante, não me interessei muito e demorei a ler, mas a partir da terceira parte ele ficou mais interessante. Os capítulos são grandes, os diálogos também, muitos assuntos ali eu não conhecia direito, mas tentava entender e compreender. No final eu consegui entender cada personagem, alguns me deixaram enojada, outros eu tive compaixão, ao todo os personagens são complexos, principalmente o Raskólnikov, a contradição que ele tinham nos seus monólogos deixa você com dor de cabeça, mas ao todo um bom protagonista.

O livro é interessante, pra uma leitura longa eu gostei bastante, provavelmente não irei reler pelo fato de ser muito grande e também pela escrita ser bastante arrastada, mas eu gostei bastante apesar disso tudo, foi uma leitura diferente das que eu estou acostumada, então foi bem legal.
comentários(0)comente



sarah 21/04/2024

Confesso que foi difícil pegar o ritmo de leitura dessa obra, e que eu senti dificuldade em ler, mas em nenhum momento a obra me decepcionou, e no final eu já estava envolvida e havia esquecido a dificuldade sentida no início. é uma ótima história com personagens muito bem escritos, e foi incrível ver o desenrolar dessa história.
comentários(0)comente



2501 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR