Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

livia_ss 19/03/2024

"sempre achara pouco existir; sempre quisera mais"
O tema central do livro é simples: todos que cometem o crime merecem o castigo? Já a maneira como é desenvolvido o tema, é bem mais complexa. Tanto é que são mais de 500 páginas que deixam qualquer um reflexivo.
A leitura é muito detalhada e os nomes parecem trava línguas. Sinceramente, foi uma leitura mais difícil pra mim. Mas apesar de tudo, o enredo sempre me manteve envolvida e curiosa. Os diálogos eram magníficos e me faziam ficar meia hora olhando pro teto tentando processar cada palavra.
Acompanhar a mente de Raskólnikov era um trabalho difícil, me perdia às vezes. Um misto de genialidade e loucura. Ele criou uma teoria e foi até o fim para prová-la. No fim, não foi difícil entender seu ponto de vista.
Crime e castigo é um livro denso, com muitas camadas e que demora um tempo pra ser assimilado. Mas cada página vale a pena. É um clássico que não decepciona.

KelenDZ 18/03/2024

Comprei o livro na versão adaptada erroneamente, e no fim até que não foi ruim, já que não achei essa história tão fantástica quanto imaginei. Talvez por ser um livro muito conhecido, criei uma expectativa além.
Segundo contato com o autor. Gostei bastante de ambas obras que li, mas outros clássicos me cativaram mais.
Os nomes confundem um pouco inicialmente, mas no decorrer da leitura fui me acostumando.
Gostei do final.

anaaurelio_ 16/03/2024

Demorei pra ler, tinha quase abandonado a leitura. Mas deu vontade de terminar e ainda estou me perguntando por que motivos larguei esse livro?????
Teria sido uma leitura mais proveitosa se eu não tivesse dado essa pausa. Mas pretendo reler em outra edição!
Muito bom, e novamente fiquei fascinada pela escrita.
Consegui tirar muita coisa desse livro.

Lilian.Inoue 15/03/2024

Crime e castigo
Uma leitura de muitas reflexões, achei q, apesar de ter sido escrito em "1800 bolinhas", não muda muito com os dias atuais. Muitas reflexões que o personagem faz, eu tbem faço, sobre a nossa existência ?

yoite 13/03/2024

Comprei o livro em 2020 pq estava determinada a conseguir ler clássicos com mais facilidade, desde que comecei a tres ou quatro anos atrás evolui muito quanto a linguagem antiga e espero que consiga ler muitos outros desse tipo. sem falar no meu apego aos personagens após tanto tempo de esforço, consegui compreender a cabeça de rodka, até me identificar um pouco com ele e enfim concordar com sua sentença no final que foi completamente proporcional a um crime cometido entre insanidade, delirios e miséria. com certeza consumirei mais dostoievsky?

iamlivreads 12/03/2024

Fez tanto que perdeu as estrelas
Sem Crime e castigo eu nunca iria pensar sobre a psicologia do criminoso dessa forma, amo o careca lá do mas acho que ficamos muito presos a dualidade de vigiar e punir já que a mente humana é bem mais completa do que isso, o que faz um criminoso ser um criminoso? para além de pensar o descumprimento de uma regra social o que faz os seres humanos agir de forma tão egocêntrica que venha a tirar a vida de outro alguém por exemplo, o que passa na cabeça dessa pessoa? Vou concordar com a resenha do bookster quando ele fala que Dostoievski coloca diálogos desnecessários, (eu amei todos os dialogos) mas concordo que alguns não eram necessários mesmo, por isso não as 5 estrelas.
katlin_wust 12/03/2024minha estante
eu concordo com a parte dos diálogos

Bianca.Kishimoto 12/03/2024

O autor traz a perspectiva de um indivíduo que comete um assassinato, os motivos que o levaram a cometê-lo e como a sociedade em que vivia o influenciou a tal. Um livro cheio de detalhes e sentimentos que deixará o leitor inerte do começo ao fim, querendo saber o fim desta história.

Vênus_Alice 11/03/2024

Crime e Castigo
"Detesto fingir e mentir. Vale mais a pena a gente se explicar francamente..."

Dostoievski é um autor que queria conhecer a muito tempo, mas tinha um receio de não gostar e queria muito.
Ele merece todo o destaque que recebe, é uma escrita acessível e profunda, cheia de mensagens por trás dos significados. Ele é um autor russo que passou por muitos momentos pesados: órfão de mãe aos 16 e aos 18, do pai. Foi preso pelos ideais políticos e tudo isso o influenciou na escrita.

Em "Crime e Castigo" trás muitas reflexões, inclusive posso dizer que Dostoievski no século XIX previu conflitos políticos-sociais das Guerras Mundiais e dos conflitos no Oriente Médio, o atual massacre na faixa de Gaza... É triste esse desejo de higienização e perpetuação da pobreza atravessando séculos.

A obra narra a história de um jovem que vem de família pobre: sua mãe e sua irmã ficam no interior onde nasceu e seu pai faleceu, o que desestruturou a renda, os levando a miséria. Raskólnikov vai à cidade grande para estudar e sobrevive com a ajuda da mãe.

Mas decide parar os estudos e decide também cometer um assassinato, a partir daí vem toda o remorso, a perseguição e o cúmulo de sua saúde.
Todas essas reações parecem se apresentar mais no mundo imaginário do que no real.

"O criminoso, no momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente."

O protagonista tem atitudes, comportamentos e pensamentos bem desconexos e incoerentes, beirando a uma psicose. A medida que a narrativa fluí, se alterna entra uma história com eventos lúcidos e outros borrados, parecendo que os outros personagens estão delirando.
Isso me fez indagar se não era o ponto de vista do narrador observador que era corrompido.

Uma ótima forma de narrar e foi nítido como o autor inspirou outros famosos, vários trechos me lembrava O processo, de Fraz Kafka; a forma de como o protagonista lida com a realidade psíquica me fez lembrar também de Freud em muitos textos.

Uma obra de tirar o fôlego e que eu quero retornar no futuro, além de outras dr Dostoievski!!

"Antes de tudo eu quero viver, do contrário seria melhor não existir."
Animal Noturno 11/03/2024minha estante
Esse está na pilha de livros pra ler faz mais de 10 anos e ainda não consegui tempo...

Fabio 11/03/2024minha estante
Que resenha, impecável!
Digna dessa Obra Prima!???

Leti 11/03/2024minha estante
Tbm tenho vontade de ler esse autor e, como vc citou, sempre tive receio de não gostar ou de ser denso demais pra mim, mas a sua resenha me deixou com mais vontade de ler ?

Vênus_Alice 12/03/2024minha estante
É um livro que vale a pena tirar da pilha, acho que vai gostar

Vênus_Alice 12/03/2024minha estante
obrigada Fábio, agora compartilho esse livro com você na lista dos favoritos ?

Thi 10/03/2024

Deveria ter lido a obra completa. Um livro maravilhoso, os personagens bem construídos e os diálogos são excelentes. Não sei porque demorei tanto para ler Dostoievski

Yasmin 10/03/2024

Eu sabia q Fiodor não ia decepcionar desde o início
Essa leitura me cativou
Os personagens me cativaram
Tudo desde o início foi perfeito
E foi aqui q ele se tornou meu autor favorito
Amo i amo

Line 10/03/2024

Amei a temática do livro, é um assunto que eu sempre me interesso e fico curiosa para os desfechos. Contudo, não ficava tão presa a leitura, em pouquíssimos momentos eu fiquei apreensiva ou curiosa com o que aconteceria nas páginas seguintes. Em resumo, é um bom livro.

ValAria34 08/03/2024

Resenha crime e castigo
Excelente livro. narrativa perfeita dos subúrbios da Rússia antiga e da cabeça angustiada e confusa do raskolnikov. razumikhin vc foi grandão!!