Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Pedro3849 18/02/2024

Crime e castigo
Provavelmente um dos livros mais importantes para a formação de caráter de um indivíduo, a construção do personagem é incrível.

ABANDONADOPORVOCE 18/02/2024

Indispensável
Está leitura me rendeu alguns momentos de reflexão memoráveis, as indagações de Raskolnikov se tornam as suas depois de algum tempo, seus temores, seus pensamentos e suas ações necessitam de algum tempo para a assimilação.

Dostoievski é genial na produção de um enredo que molda seus personagens, não tem nenhum momento em que nada acontece, todos os capítulos tem reviravoltas, diálogo interessantes, as vezes uma contemplação dos pensamentos de Raskolnikov, tudo complementa e molda finais surpreendentes para cada desenrolar que o livro se dispõe a fazer. Doistevski é magistral em lhe fazer sentir pena, ódio, empatia e dor ao mesmo tempo sobre seus personagens multifacetados, nada aqui é simples e nada está fácil de entender e é aí que se encontra seu maior mérito.

Leandra Sales 18/02/2024

Um clássico é um clássico por um motivo.
Tirei uma estrela pela construção das personagens femininas e meia por todo o rolê de "a tradição vai salvar nosso país". fora isso de fato um livraço, construções de tensão, aspectos psicológicos e a parte meio "thriller policial" valem muito a pena.

Giovannia 17/02/2024

Livro inteligente e genial
"Quem é, pois, Raskólnikov: um louco que age por impulso, um marginal que chegou ao cúmulo de desespero ou um trivial ladrão de estrada disfarçado de intelectual?" - Pág. 16.

mesquita1903 16/02/2024

Leia.
Esse livro é uma experiência que todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida.

A partir desse livro, toda vez que alguém perguntar o que é uma obra prima, irei responder Crime e Castigo.

Wania Cris 16/02/2024

Uma personagem, oito nomes...
Vale a fama que tem. Um clássico sobre a vaidade humana, sua arrogância e ilusão de poder ao se comparar com os menos favorecidos.

Tirando isso, também é a estória de um sujeito arrogante, prepotente e egocêntrico que acha que o mundo gira de acordo com sua vontade. Um sujeito meio tonto também. Uma sociedade misógina e hipócrita.

Se cada personagem não tivesse um nome, quatro apelidos, dois sobrenomes e várias formas de tratamento seria mais fácil de se assimilar.

A tradução da edição da Audible feita por Priscila Marques está deliciosa e a narração de Alexandre Mercki nem pode ser chamada dessa forma simplório. É uma verdadeira interpretação que muito pouco deixa a desejar às antigas novelas da rádio. Parabéns à Tocalivros pelo trabalho.

Let Chiclet 16/02/2024

Eu leria mais 500 páginas da mente do Raskolnikov
Eu sei, isso pode soar contraditório. E é justamente isso que me cativou tanto em Crime e Castigo.

Uma coisa que me faz mergulhar de cabeça num livro (e não desistir da leitura, mesmo ela demorando 1 ano) é a existência de personagens complexos. Nada é mais delicioso do que perceber que, sem querer, está torcendo pra um personagem que não é tão bom assim, bem pelo contrário.
Eu tinha uma certa birra com livros grandes, ainda mais com um de quase 600 páginas, mas olha... eu encararia páginas infinitas da escrita do Dostoiévski. Não me entenda mal, não é uma leitura fácil. Você não vai ficar com sono lendo, porque sua mente vai estar muito ocupada tentando pronunciar Rodion Românovitch Raskólnikov, mas a construção dos personagens certamente compensa tudo isso e é a coisa mais incrível que você vai ver.
A ambientação de São Petersburgo do século 19 é muito palpável e vívida, isso é ainda mais expandido por conta do nosso narrador zanzar pela cidade inteira e não deixar nenhum detalhe de fora. Consegui sentir o cheiro do mofo do quarto do Raskolnikov e o frio cortante da Sibéria.
E bom, não é spoiler nenhum dizer que o filme se trata sobre um crime e um… castigo. Mas o grande X da questão é como o castigo é abordado de formas muito figurativas e complexas dentro do meio psicológico e social. E é justamente nessa complexidade que Dostoieski triunfa, explorando a mente de um personagem tão humano, que parece real.
No período que estive lendo o livro, também estava assistindo “You”, série da Netflix sobre um serial killer muito carismático. Similarmente, vemos a narrativa, na maior parte, pela visão do narrador. Quando percebi essa semelhança, ficou óbvio pra mim como Crime e Castigo moldou uma forma de construção de personagem que nos influencia até hoje.
Por fim, não há dúvidas do porquê Crime e Castigo é entendido como uma obra-prima. A narrativa vai te agonizar durante muito tempo, mas vai te entregar um prólogo espetacular que vai te fazer voltar a respirar em paz. Nesse livro, podemos analisar tantas faces da humanidade que lendo só uma vez, perdemos a oportunidade de analisar para além da visão de Raskolnikov. Então, não se intimide pela quantidade de páginas, aproveite a leitura e se deixe levar pela mente turbulenta de Ródia, levando o tempo que precisar.

JP Schneider 16/02/2024

Achei bem cansativo. Esperava mais...
Pensei que seria o livro do tanto que falam dele. Não achei tudo isso. O começo de fato é mto bom, pois o crime ocorreu logo na primeira parte, e achei bom como ocorreu, além de ser merecido a morte (a primeira pelo menos).

O protagonista (nem ouso pronunciar o nome enviar alguma entidade) é cheio de camadas, na maioria das vezes vi sentido no que ele pensava e fazia. Outras ele já é extremo.

Mas pra mim o grande problema da história é justamente a parte do castigo, ele ocorre bem lentamente, quase parando, se estendendo por mais de 400 páginas, isso tornou a leitura tão cansativa que pensei em abandonar. Acho que foi proposital, pois foi um castigo até para os leitores.

Como primeira leitura do Dostoiévski, eu esperava mais. A escrita é boa, mas detalhista demais. Me surpreendeu foi o desenvolvimento dos personagens e como suas emoções são trabalhadas. Mas sinceramente, não sei se volto a ler algum livro dele.

@solitude_e_books 16/02/2024

Infelizmente achei um pouco cansativo.
"É por isso que eu bebo, porque é na bebida que procuro a compaixão e o sentimento. Não é a alegria mas somente a dor que procuro... Bebo, porque quero exclusivamente sofrer!"

Pra ser bem sincero não sei como me sinto em relação a "Crime e castigo", pois se por um lado foi um deleite ver mais uma vez como Dostoiévski trabalha as emoções de seus personagens de uma forma sempre profunda e quase inigualável, por outro lado tenho que deixar registrado que não foi uma leitura fácil, pois em vários momentos a leitura ficou super tediosa, muito arrastada, sentimento este que não senti quando li Os irmãos karamazov, que por sinal entrou para a lista dos 10 melhores livros que li em 2022.

"A antiga sensação angustiosamente terrível e repugnante começou a voltar-lhe à memória de forma cada vez mais nítida e viva, ele estremecia a cada toque, e tudo lhe foi ficando cada vez mais agradável, mais agradável"

Tive que ser perseverante pois ao contrário não teria conseguido terminar o livro, Até me senti imerso a leitura em vários momentos, mas como um todo não foi uma experiência que vai deixar saudades, o final em si foi super satisfatório, pois jamais imaginaria tal desfecho, por isso me alegrei por ter sido persistente.

#crimeecastigo #dostoievski #editora34 #russia #brasil #fiodordostoievski #juizdefora #book #bookstagram #romancebooks
laissa33 18/04/2024minha estante
Nossa, sim! Estou lendo e não aguento mais! Um castigo para os leitores mesmo

@solitude_e_books 22/04/2024minha estante
Kkkk
Kkkk

@solitude_e_books 22/04/2024minha estante
Os irmãos karamazov é excelente.

beckyreads 15/02/2024

Prometeu tudo e entregou mais ainda
Lançado no ano de 1866, tendo sua primeira parte publicada em Janeiro e a segunda em Dezembro do mesmo ano, achei conceitual. Ele meio que divou, e uma parte de mim gostaria de estar viva apenas para acompanhar esse desenrolar. As condições em que Dostoiévski se encontrava ao escrever esse livro são absurdas, o que deixou a leitura ainda mais curiosa e me prendeu até a última página, justamente por ter isso em mente (vale à pena a pesquisa antes de adquirir sua cópia ou iniciar a leitura).

Minha cópia é na tradução do português de Portugal, e isso me atrasou um pouco, mas não diminuiu a grandeza dessa obra espetacular. Creio que melhorou a experiência, justamente por ser muito condizente com o vocabulário dos anos 1800.

Confesso que ter começado minha jornada pelo mundo da literatura russa logo de cara com esse livro tão pesado e arrastado, tão forte e reflexivo (que é uma boa descrição da realidade até os dias de hoje), foi molecagem minha e eu deveria ter começado com alguma obra mais leve. Então, já fica o aviso aqui.

As angústias, reflexões, medos, ansiedades, pensamentos, planos, etc., que o protagonista apresenta ao desenrolar da história são condizentes com sua idade jovem e até algo que me deixou frustrada. Não é spoiler saber que ele tem 23 anos, mas pensava por 600 páginas que ele tinha +25! Me sentia surtando por me identificar com muitos de seus dilemas, e quando soube que ele tinha exatamente a minha idade, foi como se uma pedra tivesse atingido meu estômago.

Tudo é minuciosamente detalhado, recomendo paciência nesse aspecto. Fora isso, é, para mim, uma leitura indispensável para todos e uma experiência única, necessária, marcante e com muito valor.
Vou admitir: estou fascinada. Esta é a palavra, este é o sentimento.
Crime e Castigo me enlaçou de tal maneira que não consigo ler nada, não consigo desviar o pensamento, prestar atenção em nada que faço e penso no livro 24/7 desde que comecei e terminei a leitura.

J.v 14/02/2024

Um romance para fazer estátuas chorarem
Foi a primeira leitura que fiz este ano, confesso que minhas expectativas foram superadas ao extremo. Não é o meu primeiro contato com o autor e nem com a obra pois no ano passado fiz a leitura da versão condensada da mesma, porém, este ano me dispus a enfrentar a obra completa e muito alegre venho dizer que vale a pena. Dostoiévski faz uma investigação profunda da psicóloga ao longo dessas páginas, quase que uma anatomia da mente humana no que se trata de crime e castigo do crime. Não lhes darei spoilers, apenas digo para aproveitarem a leitura.

Lor 12/02/2024

Mona, você é maluca? Com todo o respeito ?
Foi muito difícil ler o começo desse livro, eu achava tudo tão arrastado?
Mas o livro me conquistou aos poucos. Gosto muito da forma que os nomes fazem referência ao caráter do personagem.
A discussão do porque algo é considerado crime e porque algumas pessoas são impunes aos julgamentos da própria sociedade. O Dostoiévski traz o dilema do que é certo ou errado de uma forma genial, fico pensando em como a obra dele ainda se mantém atual depois de tanto tempo. Penso sobre como colocar em prática uma teoria perigosa mudou a visão da sociedade sobre Raskolnikov, de um estudante de boa alma para um maluco assassino. Será que uma pessoa pode sofrer una transformação tão extrema?
Enfim?
Achei tão bonito o final. A Sônia salvou ele e o livro também, porque tudo fica mais intrigante quando ela aparece.

John 12/02/2024

Perfeição
Já ouvi algumas vezes compararem Dostoiévski a Shakespeare, nunca gostei dessa comparação até concluir Crime e Castigo. Um dos melhores livros que já li. Dostoiévski conta a história de Raskolnikov, um estudante Russo que vive em São Petersburgo. Como o próprio título já conta, Rodia (Raskolnikov) comete um crime e durante a obra, ele busca o perdão(ou não) do ato que ele cometeu.

sophia ceregatto 12/02/2024

Crime e Castigo.
"? Eu não me inclinei diante de ti, eu me inclinei diante de todo o sofrimento humano."

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas de tirania.

Estou sem palavras! me encontrei entretida durante a narrativa inteira e, apesar do livro inteiro girar em torno de apenas um assunto, me parece algo inovador.
Os personagens são muito bem construídos, cada um tem uma característica diferente que os tornam únicos dentro da história.

Não posso deixar de falar sobre a forma como o Dostoiévski escreve os protagonistas em suas obras, é sempre uma escrita voltada ao mundo interior deles, como aquele personagem se sente em relação á situação, o que ele pensa,
como ele lida com as coisas e etc. E é muito interessante analisar isso durante a leitura, porque é sempre comum aqueles monólogos imensos do protagonista, mostrando como ele mesmo se castiga e se tortura antes, durante e após o crime cometido. Imagino que esses monólogos sejam comuns em todas as obras desse autor, monólogos que retratam muito nossa sociedade por meio de sentimentos, como a inveja, soberba, angústia, vaidade e etc.

Crime e Castigo foi a segunda obra que eu li e a cada vez que eu leio, eu sinto uma vontade enorme de ler o restante de suas obras. A escrita de Dostoiévski é única, densa e muito cativante e eu tenho certeza que não vou me decepcionar nas próximas leituras!

Apesar de ser um livro que me viciei rapidinho, sempre tem aquelas páginas em que não fiquei tão focada, ou algumas coisas acabei deixando passar despercebido sem querer, é uma leitura que exige bastante concentração pra entender bem o que está ocorrendo ali.

Eu super recomendo aos leitores que apreciam uma boa literatura, ainda mais se for russa!

Johnny Blue Heart 11/02/2024

Como dizer para alguém qual o seu livro favorito?
Assim: esta é a quinta vez que leio Crime e Castigo. Leia e sinta tudo o que é possível sentir sobre o cadafalso e a possiblidade de renascimento do indivíduo.