A tentação do impossível

A tentação do impossível Mario Vargas Llosa

Resenhas - A Tentação do Impossível

Gabrielli 27/04/2024

Ótimo complemento a Os Miseráveis
Llosa crítico é simplesmente sensacional! Gostei muito dos pontos levantados e este livro só me fez amar ainda mais a obra-prima de Victor Hugo

Silvinha 07/03/2024

Conclusão incrível
Após ler Os Miseráveis, fiquei com vontade de saber mais sobre as circunstâncias da escritura do livro e quem melhor para nos guiar que o ganhador do prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa.

Ele mostra um pouco sobre o autor, momentos da escrita do romance e análises da época e atuais sobre essa obra prima. Alguns momentos do livro, achei um pouco repetitivo, mas achei a conclusão, que dá nome ao livro, fascinante e completa, fecha a ideia perfeitamente e me deixou com um sentimento de coração quentinho e de admiração pela obra colossal de Victor Hugo.

EduardoCDias 15/02/2024

Apoio à Os Miseráveis
Para quem está lendo, leu ou vai ler Os Miseráveis esse livro, com vários artigos sobre o romance, é de muita ajuda. Sem contar que é escrito por outro grande escritor.

tmgoncalves 14/10/2023

Excelente aula Professor!!
O livro é baseado na aula ministrada pelo professor Mario Vargas Llhosa, vencedor do prêmio Nobel da Literatura, sobre a obra Os Miseráveis, de Victor Hugo, para a Oxford University.

O autor promove diversos comentários cirúrgicos sobre a obra Os Miseráveis, bem como críticas realizadas pelos pensadores opositores ao universo narrado na obra de Victor Hugo. Histórico sobre a vida de Victor Hugo, curiosidades de sua vida particular, e toda evolução da forma de pensar sobre política compõem as páginas do livro A tentação do imposível.

Um ponto interessante no livro, é visão do autor sobre cada personagem que fazem parte de Os Miseráveis.

Em suma, o livro é recheado de diversas referências bibliográficas capazes de direcionar o leitor em um estudo sobre os Miseráveis.
oslivrosdagiu 01/12/2023minha estante
Uma duvida, não sei de pode me esclarecer, devo ler esse livro antes ou depois de Os Miseráveis? Tem spoiler?

tmgoncalves 02/12/2023minha estante
O ideal, na minha opinião, é ler depois. A tentação do impossível é uma aula sobre a obra Os Miseráveis. Então o Mário Llosa comenta alguns trechos do livro, menciona desfechos de alguns personagens, o que acaba sendo um spoiler. Eu recomendaria ler Os Miseráveis primeiro e esse livro depois. Agora, se você não liga muito para spoiler, dá para ler os dois simultaneamente.

oslivrosdagiu 03/12/2023minha estante
Vou ler depois então rs obrigada!

Jardim de histórias 05/06/2023

Um documento essencial de apoio!!!!
Um estudo profundo sobre a alma de Victor Hugo presente em Os Miseráveis e seu efeito coletivo. Um olhar sensível destrinchando todo o contexto, seja na causa ou no efeito, não só nos leitores, como de forma histórica, nos personagens que vivem no nosso imaginário que existem graças a narrativa envolvente. A história de Victor Hugo é tão incrivelmente envolvente, que nos conduz a uma conexão histórica, nos jogando a profundas reflexões, sejam sociais, culturais, políticas e morais.
Este é um verdadeiro convite a um debate histórico, em formato de livro, é um presente a todos que encaram o romance os miseráveis, de forma inesquecível. Trazendo o perfil dos icônicos personagens deste clássico, essencial para os amantes da literatura.
Para quem, assim como eu, se conectou com os miseráveis, terão o mesmo prazer em se aprofundarem na história, através deste documento na forma de livro de apoio "A tentação do impossível" de Mario Vargas Llosa. Imprescindível aos fãs.

Nat Macêdo 24/02/2023

Análise fascinante para qualquer um que já leu Os Miseráveis
?A mais homicida e mais terrível das paixões que se pode infundir às massas é a paixão do impossível?

Encontrei esse livro por acaso durante a minha pesquisa para o TCC e ele me foi inimaginavelmente útil, e até definiu uma boa parte do direcionamento do meu trabalho. Mas por falta de tempo na época, só li alguns capítulos específicos, nunca tendo lido por completo. Coloquei como meta para terminá-lo depois que eu finalizasse a leitura de Os Miseráveis, para ter as informações já frescas na mente. E se ele me pegou de surpresa na época do meu TCC, conseguiu me surpreender novamente agora.

O autor aponta aspectos e características do universo, da trama e dos personagens de Os Miseráveis que eu nunca teria percebido, de forma bem embasada e muitíssimo bem desenvolvida. Isso definitivamente expandiu meu entendimento crítico sobre ela.

Outro ponto que me surpreendeu foi que a incrível habilidade de escrita do autor fosse me gerar uma vontade de ler suas outras obras. Eu não esperava isso de uma não ficção, ainda mais sendo de um autor que eu nunca tinha ouvido falar.

E o que mais me fez amar esse livro foi o fato de ele ir além de ser uma análise bem fundamentada de Os Miseráveis (o que já seria bastante coisa). Ele se utiliza de todos os pontos analisados e constrói uma linha de raciocínio que faz um paralelo demonstrando a importância da ficção nas nossas vidas. Mesmo sendo um livro de não ficção, sem uma trama e personagens para me identificar, eu me senti representada como leitora apaixonada de ficção. Fiquei fascinada com esse detalhe que adicionou mais um significado especial a essa leitura.

Eu sinceramente acho que essa deveria ser uma leitura obrigatória pra qualquer pessoa que já leu Os Miseráveis.

Rebb.Rocha 02/03/2022

"Não há como demonstrar que "Os miseráveis" tenha feito a humanidade avançar um milímetro na direção desse reino de justiça, liberdade e paz rumo ao qual, segundo a visão utópica de Victor Hugo, se encaminha a humanidade. Mas não há a menor dúvida, tampouco, de que "Os miseráveis" é uma das obras na história da literatura que mais fizeram homens e mulheres de todas as línguas e culturas desejar um mundo mais justo, mais racional e mais belo do que aquele em que viviam. A menor das conclusões a extrair disso é que, se a história humana avança, e a palavra progresso tem sentido, e a civilização não é um mero simulacro retórico e sim uma realidade que está fazendo a barbárie retroceder, algo do ímpeto que possibilitou tudo isso deve ter vindo — e continua a vir — da nostalgia e do entusiasmo contagiados nos leitores pelas gestas de Jean Valjean e monsenhor Bienvenu, de Fantine e Cosette, de Marius e Javert e de todos os que os seguem na sua viagem em busca do impossível."

Stefânea 29/01/2022

Talvez tenha sido um momento errado
O livro é excelente e na verdade vai muito além do simples ser um livro sobre outro. O autor vai realmente a fundo nós sentimentos, tocando em diversos pontos da biografia de Victor Hugo para entender na real o que o levou a escrever Os Miseráveis do jeito que conhecemos hoje.

Como peguei esse livro de imediato após terminar o calhamaço, senti que o contato com a teoria não foi tão legal pois estava meio cansada da história em si.

Foi meu primeiro contato com Vargas Llosa e curti bastante, espero ter uma boa experiência com sei lado ficcional também

Victoria (Vic) 11/01/2022

Livro interessante para me aprofundar nos conhecimentos de Victor Hugo e Os Miseráveis.

?Não há como demonstrar que Os miseráveis tenha feito a humanidade avançar um milímetro na direção desse reino de justiça, liberdade e paz rumo ao qual, segundo a visão utópica de Victor Hugo, se encaminha a humanidade. Mas não há a menor dúvida, tampouco, de que Os miseráveis é uma das obras na história da literatura que mais fizeram homens e mulheres de todas as línguas e culturas desejar um mundo mais justo, mais racional e mais belo do que aquele em que viviam. A menor das conclusões a extrair disso é que, se a história humana avança, e a palavra progresso tem sentido, e a civilização não é um mero simulacro retórico e sim uma realidade que está fazendo a barbárie retroceder, algo do ímpeto que possibilitou tudo isso deve ter vindo?e continua a vir?da nostalgia e do entusiasmo contagiados nos leitores pelas gestas de Jean Valjean e monsenhor Bienvenu, de Fantine e Cosette, de Marius e Javert e de todos os que os seguem na sua viagem em busca do impossível.?

Sílvia 31/12/2021

Victor Hugo, quem diria ...
Há tempos queria ler esse livro por três motivos: quero ler tudo o que o autor escreveu, adora a capa com a pintura do Delacroix, e tenho trauma do Victor Hugo e por isso ainda não consegui ler Os miseráveis. Esse texto é baseado em várias aulas que o Vargas Lhosa deu nos USA sobre Os miseráveis. Cada capítulo trata de um assunto diferente: o autor, o narrador, destinos, personagens, teatro, sociedade e história. Fiquei chocada ao saber que o VH era um ninfomaníaco, o homem que era chamado 'o homem do século" na França, deputado, defensor dos humildes, militante do fim da pena de morte, pai dedicado, avô amoroso. Foi muito estranho ver o que ele fazia na sua vida pessoal. Por isso, nunca devemos nos guiar pelos autores, só por suas obras (eu com ele nem isso consigo kkk). Muito incrível como o Lhosa vai destrinchando Os miseráveis, suas fraquezas e seus pontos altos, não só do livro em si mas também de uma extensa pesquisa em textos de crítica literária. Livro recomendado para quem já leu ou para quem já sabe de toda a história.

Rafaela.Cruz 15/10/2021

Pós.
Livro perfeito para ler após Os Miseráveis. Llosa dispensa comentários. A obra discute pontos importantes do livro de Victor Hugo, com detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos. Fora o estudo aprofundado sobre o divino estenógrafo.

Gláucia 15/08/2021

A Tentação do Impossível - Victor Hugo
Ensaio sobre a grande obra Os Miseráveis de Victor Hugo, a quem o autor se refere como o divino estenógrafo. À medida que aponta seus defeitos, especialmente as inúmeras e improváveis coincidências, enaltece sua grande habilidade de narrador, fazendo as correlações históricas nas quais a obra está inserida e o posicionamento do autor à época dos acontecimentos.

Vanessa.Mariano 03/04/2021

Leitura interessante
Ótima leitura para se fazer após concluir Os Miseráveis, a gente conhece um pouco mais da vida e obra do autor , além de refletir e ter um olhar diferente sobre vários pontos do livro . Após ler a gente até pensa em fazer uma possivel releitura da obra de Victor Hugo , com um olhar mais apurado.

@cinthia.lereplanejar 17/08/2020

Refletir sobre a vida do autor e sobre a ficção
Que livro interessante!
Os miseráveis é como se passasse os sentimentos do escritor sobre a sociedade sofrida. Haveria justiça realmente? As pessoas era defendidas independente de sua classe social ou sexo? E lembramos do ocorrido com Fatine quando foi presa... E Jean Valjean? Pro causa de um pão passar tantos anos na prisão? E as crianças? O pequeno Gavroche e seus irmãos?
O livro era como uma denúncia! E isso impactou muito!
Quando lê A tentação do impossível, a vontade é pegar a obra de Victor Hugo e reler. Maravilhoso!