Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa




Resenhas - Musashi - Volume 2


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Suruassossaurus 09/04/2024

O amadurecimento leva ao aprendizado de jeitos inimagináveis
No segundo livro da trilogia Musashi seguimos acompanhando a jornada do samurai que dá nome à história em sua busca pela maestria no manejo da espada.

Seguindo os acontecimentos do final do primeiro livro, temos enfim o embate entre o representante do clã Yoshioka e Musashi. Este último sente que não obteve o que realmente desejava com a vitória. Pior ainda, garantiu uma carnificina dias depois.

A partir deste ponto a jornada de Musashi passa a ser mais madura, de certo modo. Não enxerga valor no derramamento de sangue e passa a ver lições a serem aprendidas nas mais simples tarefas do cotidiano.

Otsu, Kojiro e a velha Osugi seguem presentes, entretanto Akemi e Joutaro tem menos capítulos dedicados a eles, ficando desaparecidos a partir de certo ponto, além de não ter nada do monge Takuan. Porém há um personagem novo que me surpreendeu e que passa a seguir com Musashi, me deixando curioso para ver seu desenvolvimento no próximo livro.

Tão reflexívo quanto o anterior, este livro mantém as descrições de costunes, comidas e lugares que tanto me agradaram antes. Em dados momentos fiquei tão aflito para saber o que houve com este ou aquele personagem que tive de conter para não perder noites de sono enquanto lia.

Infelizmente não tive como me dedicar tanto quanto no primeiro pois obrigações mo trabalho, na faculdade e na minha vida pessoal andaram bem intensas ultimamente. Fico feliz de ter finalizado esta leitura, mesmo que bem depois do que planejada.

Estou ansioso pelas implicações que ocorrerão no último livro. Se no primeiro livro os acontecimentos rumaram para o duelo com os Yoshiokas, que só aconteceu de fato no segundo, neste fica a promessa do embate entre Sasaki Kojiro e Musashi.
comentários(0)comente



Morinfon 28/03/2024

Enfim terminei o volume 2 de Musashi. É um romance histórico volumoso que toma seu tempo nos acontecimentos. Durante minha leitura, em muito comentei sobre a prosa do Yoshikawa, mas estes são comentários errôneos, já que o único jeito de se comentar realmente a prosa de um autor é lendo o original, porém se a tradução for realmente fiel, então os elogios se mantêm. Se destacam os diversos duelos ao longo do livro: as descrições são econômicas e muitas vezes temos apenas a descrição do movimento inicial e então de sua consequência, completando com a imaginação o que ocorreu, são poucas as descrições mais gráficas de violência, mas mesmo assim ainda é sentido o impacto da ação.
Agora, para os personagens. Minhas personagens favoritas seguem sendo as femininas: Akemi, Osugi e Otsu, nessa ordem. Infelizmente Akemi não teve tanto destaque neste livro, mas sua história trágica é aterradora, espero realmente que ela encontre algum final feliz. "Os homens eram seus inimigos." Osugi é a definição de obstinação. É fácil desgostar dela, já que possui uma posição antagônica em relação a Musashi, porém é inegável a alma desta personagem, que em aspectos chega até mesmo a ser admirável (em alguns aspectos ela me lembra minha mãe e minha avó). Otsu é preciosa, só queria que ela chorasse menos.
Enfim, possuo mais comentários, porém eles são mais adequados a uma resenha da obra como um todo. Planejo ler o volume três no meio ou no fim do ano, após terminar outros livros da minha estante
comentários(0)comente



Gabriel2709 30/12/2023

O volume 2 de Musashi, assim como o primeiro, é um livro único e lindo, mas pasme, esse volume consegue ser ainda melhor do que o primeiro e muito mais envolvente, se envolvendo ainda mais na trama, adicionando personagens, como o excelentíssimo Gonnosuke e Iori, além do lindo e impactante Sermão do Filho Ingrato. Em resumo, é mais um livro excelentíssimo da "trilogia" (as aspas é porque não é exatamente uma trilogia, mas foi publicado em 3 volumes) e o maior dos 3, mas vale a pena ler cada página dele.
comentários(0)comente



Viktor 15/10/2023

O caminho bushi
Infelizmente demorei muito mais do que o planejado para terminar este livro, mas foi uma longa e boa jornada. Esse segundo livro desta saga, foi uma montanha russa de emoções. Passei por momentos muito importantes da história de Musashi, e foi contado de uma forma inexplicável. Me apeguei muito a todos os personagens, então as interações que tem entre si, me trouxe uma genuína felicidade. Tem suas partes tediosas, como qualquer outra história, mas tudo faz parte de um longo processo de desenvolvimento e nada acontece sem haver uma razão ou relevância futura. Todos estão amadurecendo da forma que se gostaria e me sinto muito animado com isso. Musashi quer ser algo além de um rounin e vai além de um estudante da espada e se torna um estudante da vida. Começarei o último o mais rápido possível. Uma pena Vagabond ter entrado em hiato, mas o livro toma rumos bem diferentes e ainda mais complexos. Obrigado Eiji Yoshikawa e obrigado minha namorada por ter me dado o livro, que experiência...
suyanne 16/10/2023minha estante
fico muito feliz que tenha gostado meu bem, te amo?




Jussara 04/06/2023

Maturidade
Musashi nesse segundo livro, está mais maduro e resiliente, suas reflexões sobre a vida continuam, e há momentos em que se questiona se deve continuar a vida de peregrino, se realmente isso ainda importa para ele.
Muitas perguntas ficaram sem resposta nesse livro.
Otsu minha personagem favorita, ainda não conseguiu se entender com Musashi, mais seus sentimentos continuam os mesmos e sua força e alegria também.
Espero encontrar as respostas no terceiro livro.
comentários(0)comente



Kamila156 31/03/2023

Musashi se tornou um dos meus personagens preferidos.
É, meus amigos, apaixonei.
A saga da jornada samurai do meu, do seu, do nosso samuraizinho continua e galera, que samurai.
Eu gosto bastante de como o autor se permitiu humanizar o Musashi, me lembra os personagens imperfeitos do Dostoiévski apesar da escrita ser totalmente diferente.
É liindo, é inspirador, é um alento.
Dei boas risadas, ri, chorei, SOFRI e me apeguei. Se você se permitir acompanhar a jornada de um ser humano que erra, é orgulhoso como todo jovem, mas aprende com seus erros, que é passado pra trás porque é ingênuo, que sente saudades de casa, que tem morais mas não é perfeito? eu recomendo essa pérola demais.

Musashi é meu protegido e nada mais importa.
PS: A ambientação é dez.
comentários(0)comente



Luis Felipe S. Correa 04/02/2023

Melhor tiro no escuro da minha vida literária
Tentando fugir da leitura ocidental à qual estamos habituados, resolvi pesquisar sobre literatura japonesa, de forma mais específica. Então me deparei com o box de Musashi em promoção e as sinopses eram interessantes, mas nem de longe contemplam a grandeza do livro. Levei um tempinho para me habituar à escrita e cadência, mas superada essa primeira barreira, o livro se demonstrou fantástico. É simplesmente maravilhosa a sensibilidade do autor para descrever o Japão da época do nosso protagonista e a visão cultural da época. O segundo livro revela o Musashi mais maduro e descobrindo outros caminhos da espada e governo. Sem dúvidas, há lições no livro a torto e a direito. Preciso dar uma pausa para refletir antes de iniciar o terceiro e último volume, e confesso que farei isso sem nenhuma pressa, pois o último volume é menor e eu não estou pronto para me despedir. Ganhou fácil a primeira posição no meu top 10 literário
Alex 04/02/2023minha estante
Adquiri a edicao antiga, em dois volumes há pouco tempo. Esta na meta de 2023 ler essa obra prima.


Luis Felipe S. Correa 05/02/2023minha estante
Oh, Alex, certeza que não vai se arrepender. Acho que nem tenho vocabulario para expressar o impacto da obra na minha vida.




Verona 27/01/2023

Que livro excelente!! A leitura parece um filme de aventura cheio de encontros e desencontros, uma verdadeira viagem ao Japão feudal.
comentários(0)comente



Analuz 23/10/2022

Este segundo volume (que contém os livros 4 e 5 da extensa obra de Yoshikawa) mantém o ritmo do anterior, tanto nos pontos positivos (que se destacam) quanto nos negativos. Não nego que em muito me agrada a jornada de Musashi pelo seu aperfeiçoamento enquanto samurai, mas confesso que o ritmo das histórias deixou tudo um tanto monótono depois de um tempo.

É interessante perceber que, dentre as constâncias da escrita, vemos um protagonista que, apesar de heroico, permanece humano. Se no volume anterior o víamos em luta contra o seu passado "raivoso" e rebelde, aqui vemos mais a sua maturidade sexual, em que lida com as tentações da carne. E, apesar das provações do rapaz, nota-se que ele possui um espírito... digamos que mais evoluído que qualquer outro samurai apresentado (em todos os sentidos morais).

Fora a percepção isolada acerca deste livro, devo comentar sobre minha experiência ao ler uma obra bem distante, mas que contém muitas semelhanças: "Os Miseráveis". Ter lido a criação de Victor Hugo entre os dois primeiros livros de "Musashi" me fez ver claras referências e possíveis inspirações do romantismo de Hugo para a escrita de Eiji Yoshikawa. Foi simplesmente impossível não relacionar os encontros e desencontros constantes (e sem pretensão) dos protagonistas ao longo de suas trajetórias pelo Japão feudal, além de algumas vitórias mirabolantes de Musashi em vários conflitos e até mesmo a sua característica de herói invencível, ainda que humano e passível de erros.

Por fim, apesar de ter gostado da experiência de leitura, pretendo aguardar um pouco para encerrar a série, pois, dado o ritmo apresentado até então, provavelmente o volume final se dará de forma também repetitiva. E, embora eu goste da escrita de Yoshikawa, não nego que bateu aquela ressacazinha ao longo da leitura....

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho
comentários(0)comente



Lucas Burgos 24/08/2022

Muito melhor que o primeiro
O segundo livro, apesar do começo decepcionar um pouco, é bem mais emocionante e com muito mais aprendizado, já que estamos vendo a história de um Musashi mais maturo e forte. Recomendo muito!
comentários(0)comente



João 08/08/2022

A jornada continua
O segundo volume de Musashi acrescenta vários personagens e desenvolve àqueles já trazidos no primeiro volume. Este livro é simplesmente mais uma obra de arte. Impressionante é a maturidade alcançada por Musashi/Takezo na sua busca pelo aprimoramento e sua vida pela espada. Estou ansioso por viajar por esse Japão feudal no terceiro volume!
comentários(0)comente



Thais 31/12/2020

O livro é um pouco repetitivo nas aventuras vividas por Musashi, sendo um pouco cansativo, mais ainda assim a leitura vale a pena, pelo rico panorama do Japão e dos samurais.
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 25/10/2020

Incrível
Finalizei a leitura ontem e para mim, foi uma experiência incrível. Eiji Yoshikawa manteve a leveza da sua escrita ao relatar os acontecimentos na vida dos poucos personagens desse romance, mas jamais deixou de passar emoção e principalmente, intensidade nas ações.

Achei esse segundo volume bem extenso, e houveram alguns momentos cansativos, porém acredito que não entram naquele patamar de "momento enrolação", pelo contrário, creio que apesar de lento, se deu o desenvolvimento do cenário e dos personagens, o que justifica a sua importância.

Outra coisa que eu amo na escrita do autor é como ele consegue fazer tudo e todos se interligarem de uma maneira fluida, elegante e surpreendente. Há cada dia mais apaixonada pela história, pretendo continuar o último volume em seguida. Recomendo muito.
comentários(0)comente



EduardoCDias 19/07/2020

Livro 2
Segundo volume do romance histórico inspirado na vida do samurai Musashi no século XV. Comporta os livros ?O vento? e O céu?. Leitura muito fluida e agradável. Poucas vezes li um livro de leitura tão prazeirosa.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR