Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi - Volume 3

Erick.Silva 29/02/2024

Fim da saga
A saga de Musashi foi simplesmente incrível, os detalhes com que a cultura da época do Japão é descrita, as filosofias, os personagens, paisagens. Tudo magnífico, muito bem escrito, pensado. Esse último livro foi o único que começou a ter um aspecto um pouco clichê e previsível. Mas a história no geral, desde o primeiro livro, tem uma qualidade tão incrível que só posso dar a nota máxima. Recomendo demais! É sem dúvida um dos meus preferidos.

Gabriel2709 30/12/2023

Pra mim, este livro só não é perfeito pois o final acaba de forma muito brusca, mas não me entenda mal, faz muito sentido ele acabar naquele ponto, ainda mais por ter sido o auge do Musashi em questão de duelos, mas a história inteira que o Eiji Yoshikawa nos conta é tão, mas tão boa que eu fiquei com vontade de ler muito mais sobre a história do Musashi, contada do jeito do Yoshikawa.

É simplesmente esplêndido o quão rico de detalhes são os três volumes e o quão boa a história é, se conectando sempre e de muitas vezes de formas inesperadas (pois afinal é uma biografia, mesmo que romantizada, e na vida real acontece coisas que seriam consideradas improváveis e até mesmo impossíveis se feitas em histórias fictícias). É uma história que eu recomendo a todos, ainda mais nesta edição belíssima em três volumes da Estação Liberdade. Demorei muito pra ler os três livros, por conta do tamanho deles e por conta que o primeiro eu estava achando muito maçante, mas ao terminar vejo que valeu cada segundo gasto nele e ainda me pego com vontade de lê-lo novamente. Infelizmente o preço do box (que é a única versão nova, no Brasil, que está a venda) custa tão cara (270 reais no momento desta review, na Amazon, aparentemente fora de estoque ainda), mas se você achar ele num preço bom ali nos 100-150, vale muito, mas muito a pena mesmo, pois você vai se deleitar com a rica cultura japonesa e com a história do maior e provavelmente melhor Samurai da história.

Talvez tenha se tornado minha trilogia favorita, mesmo acima de Senhor dos Anéis, mas tenho que pensar sobre isso ainda e reler Senhor dos Anéis também.

Se você não quiser ler este textão, o resumo é o seguinte:
LEIA MUSASHI!

Lucas Burgos 01/08/2023

Um livro de ensinamentos
A trilogia de Musashi eh maravilhosa. Acompanhando o trajeto dessa figura tão espiritualizada você aprende muito sobre como enxergar o mundo e o verdadeiro caminho do guerreiro. O livro final termina uma história com tamanha elegância condizente à lenda representada nessas páginas, que eu fiquei atônito olhando para o final do livro. Com Musashi, aprendi misericórdia, paciência, dedicação. Termino essa saga me sentindo mais completo, disposto a implementar partes do Bushid? na minha vida, e disposto a enxergar o mundo e estar disposto a absorver tudo que ele tem a entregar.
Afinal de contas, quem já mediu sua exata profundidade?

Jussara 12/06/2023

Reflexões
O terceiro e último livro, e maravilhoso.

Confesso que no 2 livro fiquei apreensiva, não encontrava as respostas, e bem definição dos personagens, mais o terceiro livro trouxe a resolução de todos os personagens e suas evoluções e transformações de caráter, modo de vida e aprenderam a perdoar.
Foram momentos de muita alegrias e angústias ao ler esse série, mais recebi tantos aprendizados e reflexões sobre as angústias da vida que vale muito a pena a leitura.

Luis Felipe S. Correa 22/02/2023

Virou o favorito
Eu lembro de ter tido o mesmo êxtase literário apenas com O Conde de Monte Cristo. O livro 1 foi um pouco difícil de ler, por conta da adaptação ao estilo literário, mas superado o período de adaptação, a leitura flui de forma brilhante. Encerro esse ciclo apaixonado pelo autor e os personagens tão bem construídos. Ouso dizer que é o melhor livro lido por mim, seguido do Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas e Cidade de Deus - Paulo Lins. Também ouso dizer que é uma leitura transformadora. Ainda sem palavras suficientes para descrever os sentimentos após a conclusão da leitura. Altamente recomendável.

Verona 31/01/2023

Que saga! Um dos melhores livros que já li, as aventuras, costumes, a história de Musashi é incrível!

Paula.Cacilhas 22/04/2021

Depois de muito insistir, finalmente encerrei essa leitura. Os três volumes são grandes e um pouco massantes, muitas voltas e desencontros, mas depois de muito tempo afastada, tenho uma sensação boa ao terminar. Um livro que é bom ler sem cobrança.

@Estantedelivrosdamylla 05/11/2020

Que livro!
Finalizei agora a história de Miyamoto Musashi, e posso lhes dizer : que obra prima.

O romance é dividido em 7 livros, e nessa edição em 3 volumes, sendo o menor do 3 esse último que, sem dúvidas, foi o melhor.

Os três livros mostram a incessante busca de Musashi pelo aprimoramento espiritual e da esgrima, tendo evoluído constantemente durante os vários anos que foi rounin.

No romance de Eiji Yoshikawa há uma escrita envolvente, e fluida , que me fez sentir leveza em uma leitura de mais de mil páginas no total. Os personagens são apresentados e se relacionam de uma maneira incrível, o que prova, mais uma vez, a habilidade do autor em escrever.

A história em si me prendeu bastante, tendo uma carga enorme de ensinamento quanto a cultura japonesa e o Zen budismo, me fazendo refletir acerca de aspectos da vida. Fora os momentos de muita emoção com os desfechos dos personagens e com os duelos travados entre Musashi e metade do Japão kkkk.

Por fim, super recomendo a leitura, principalmente para aqueles que gostam da história japonesa.

EduardoCDias 30/07/2020

O fim espetacular
Último volume da saga romanceada do samurai Myiamoto Musashi. História muito bem escrita, com personagens apaixonantes, vivendo no século XVII no Japão. A luta particular de um samurai auto didata procurando seu aperfeiçoamento tanto como indivíduo quanto como no uso das suas técnicas.

EduardoCDias 30/07/2020

O fim espetacular

Diogo 14/07/2020

Inspirador
1800 páginas da saga e ainda foi pouco para se dar por satisfeito. Cada capítulo um aprendizado. Vale muito!

cacferraz 14/06/2020

Musashi - Harmonia Final
O 3o volume encerra a jornada de aperfeiçoamento do protagonista de forma magistral.

Jose.Rodrigo 21/04/2020

Épico!
Nunca imaginei que fosse aprender tanto com um livro, extremamente bem elaborado e rico. Esperei 10 anos para poder ler esse livro e valeu a pena, ainda bem que não pude ler antes, do contrário eu com certeza não teria aproveitado como fiz agora. Um livro que vale a pena ler.

Wilson 28/08/2019

Obra máxima do Yoshikawa, fundamental para conhecer um pouco do Japão feudal.