O Eternauta

O Eternauta Hector G. Oesterheld

Resenhas - O Eternauta

RickardoMoura 12/04/2024

Nostalgia Pandêmica
Esse quadrinho argentino é sufocante, claustrofóbico. Uma ficção científica espetacular. Uma nevasca alienígena incompreensível cai sobre Buenos Aires eliminando qualquer forma de vida. Como sobreviver? Se trancar em casa, criar roupas especiais, racionar alimentos, água. Se precaver dos próprios vizinhos, conspirações?
Terror, medo, apreensão. E saber que passamos por uma situação parecida 3 anos atrás dá uma sensação de angústia ao ler essa história. Espetacular e ocupa fácil uma posição entre os grandes quadrinhos já feitos.

kurtvellux 25/05/2023

Eternauta
Eternauta, o viajante da eternidade
É o segundo HQ extenso que eu leio, então a complexidade e desenvolvimento da história foi algo que gostei muito.

A história tem muitas camadas e mostra um mundo apocalíptico de uma forma meio "realista"(?), com todos os conflitos internos que acontecem na mente do protagonista, é muito interessante ver os diferentes tipos de pessoas nessa situação, de otimistas até o mais pessimista dos personagens.

Me envolvi bastante, me senti como alguém da história, fiquei triste com as perdas e toda a luta deles.

lartriz 02/05/2023

Eternauta, o viajante da eternidade
É o primeiro HQ extenso que eu leio, então a complexidade e desenvolvimento da história foi algo que gostei muito.

Em alguns momentos achei eles bem ingênuos, mas o ser humano tem dessas mesmo.

ValentinaLeitora 13/03/2023

Experiências
Ficção científica realista, essa introdução me deixou com um pé atrás, mas é uma boa história em quadrinhos. Talvez o pé no chão segure um pouco toda suanpotencialidade, deixando alguns momentos repetitivos, mas num geral, surpreender bem e do começo ao fim você surpreendido com novos eventos.

Clóvis Maia 18/05/2022

Um clássico
A leitura não é muito fácil pra quem tá acostumado a ler comics. O formato da HQ TB não ajuda. Mas quando se leva em conta a importância da obra a gente vai fundo. A ideia é tão original, tão bem escrita. Mesmo se a gente tirar todo o contexto social em que a obra foi escrita ela por si só se mantém.

Jeff80 21/04/2022

Imersivo
Fazia tempo que não mergulhava tão profundamente numa estória. É incrível como o Eternauta pode ser simples, clichê e inovador ao mesmo tempo. Considerando sua data e local de publicação, tenho certeza que muito gringo por aí que o leu na época, levou a idéia para Hollywood. O fluxo não vacila em nenhum momento, mesmo sendo um calhamaço. Vale cada página.

Lust 11/02/2022

Eternauta
O eternauta... o retrato das pessoas que possuem um medo totalmente invisível. Apenas que morrerão se acabar na neve.

Roger.Dantas 25/01/2022

Quadrinho favorito
Já li tem um tempinho, mas só vi agr que eu esqueci de registrar, mas sim, que quadrinho fantástico, poucas vezes eu me senti tão imerso em uma história, literatura e cinema inclusos, e eu fico muito impressionado com a habilidade de escrita do Oesterheld, basta ver outras obras da mesma época, que também são geniais, para ver o quão a frente do seu tempo ele tava, eu dou o exemplo do Skymasters do Kirby, que é muito bom, mas é perceptível que não pertence ao dias atuais, o Eternauta não, com pequenas atualizações se passaria por uma obra de 2022, enfim, amei a história, os personagens, a coragem para trazer uma obra se passando fora do eixo EUA-Europa, o desenho, enfim, tudo...
vou só deixar registrado as páginas 241 e 242, que me emocionaram profundamente, recomendo a todos.

feferre1ra 28/07/2020

Muito melhor que Independence Day
“A voz do ETERNAUTA, o viajante da eternidade, continuou contando sua história, a tragédia que o fez perder-se no tempo, como um náufrago abandonado em pleno mar: Éramos Robinsons que em vez de estarmos presos numa ilha, estávamos isolados em nossa própria casa. Cercados não pelo mar, mas pela MORTE.”

Se eu pudesse definir O Eternauta, história escrita por Oesterheld e desenhada pelo magistral Solano López e que mais tarde em 1969 receberia uma nova versão desenhada dessa vez pelas mãos do gigantesco Breccia, em uma só frase eu diria com toda a certeza do mundo “Um Sci-Fi hipnotizante e capaz de encher os olhos de qualquer leitor” e acredito que essa seria a descrição que mais se aproximaria da sensação transmitida por esse quadrinho. Mesmo, com um tema batido para os dias atuais, é impossível não se pegar questionando no decorrer da leitura o motivo pelo qual uma história como essa nunca tenha sido adaptada para o cinema, pois não me restam dúvidas de que ela deixaria o filme Independence Day no chinelo facilmente e saiba que afirmar isso é muito difícil, pois passei praticamente boa parte da minha infância assistindo esse filme na globo ou no VHS(e ai de você se falar mal deles aqui.)
Tá, mas do que afinal se trata essa história para ela ser tão boa assim Fe? Ok, vamos lá então falar um pouco sobre o enredo sem dar spoiler algum.
A história começa em uma noite qualquer com a materialização de um homem conhecido como ETERNAUTA, o viajante da eternidade, na casa de um roteirista de quadrinhos depois de mais uma viagem temporal e o que segue depois disso é o mais puro e bruto relato sobre uma pequena parcela da vida desse homem, a parcela que importa para nós leitores, que descreve a noite em que os flocos de neve tóxicos e mortais começaram a cair e dizimaram quase toda a população e consequentemente jogou toda a humanidade em um mar inimaginável de caos e terror, obrigando assim o ETERNAUTA e seus amigos a travarem uma guerra contra os outros humanos pela sobrevivência de grupo. Passamos então por cada momento de tensão, daqueles de roer as unhas, ao lado do ETERNAUTA nos deixando cada vez mais apreensivos e com medo do que pode acontecer a cada virada de página, simulando o pavor vivido pelos personagens em cada esquina que o grupo avança e não pense que isso só acontece na metade HQ original, que possui um total de 360 páginas, pois seria um baita engano, tudo isso acontece apenas nas primeiras 80 páginas que funcionam para ambientar o leitor e colocá-lo dentro dessa atmosfera de aflição, preparando assim para a verdadeira história repleta de ação, suspense, e uma adrenalina que vai te deixar vidrado do começo ao fim. No entanto, daqui em diante eu não posso dizer mais nada, pois estraria a sua experiência como leitor e eu não quero isso, já que o meu papel aqui é apenas o de te deixar curioso para que você possa trilhar esse labirinto construído pelo Oesterheld e Solano López e espero do fundo do meu coração que você desfrute dele tanto quanto eu desfrutei.

site: https://www.instagram.com/p/CDMwnnwsRnW/
Ray 30/07/2020minha estante
Adorei a sua resenha e confesso que fiquei com vontade de ler!

Pri Paiva 12/07/2020

Medo, solidão e perda. Tudo no mesmo quadrinho.
Ler O Eternauta durante esta pandemia elevou a leitura a um novo patamar. Toda a agonia de reclusão, solidão e medo dos personagens por algo invisível, mas terrível do lado de fora da casa, fez com que eu sentisse ainda mais a carência do contato humano e percepção de como somos frágeis.

Este quadrinho é o preferido do meu marido ( @miojogeek ) e agora que eu li, entendo o porque.
Não fazia ideia que se tratava de uma ficção científica e fiquei realmente surpresa com o poder de envolvimento e a complexidade da história. Ele possui muitas camadas a serem exploradas, que é uma pena terem apenas dois volumes dessa obra prima.
Marina.Xavier 20/10/2020minha estante
coragem pra ler na quarentena viu kkkkkkkk (e eu que fui ler sendo que morro de medo de invasão alienígena?)

Lo 01/07/2020

História Envolvente e deliciosa
O Eternauta é uma história de ficção científica em quadrinhos super interessante e envolvente.
A história começa quando uma neve estranha começa a cair, e essa suposta neve é mortal, matando todas as pessoas que entram em contato com ela, Juan Salvo, seus amigos Favalli e Franco e sua esposa e filha Elena e Martita ficaram a salvo da neve mortal e a partir daí que começam a tentar sobreviver nesse mundo apocalíptico. surgem depois os "Mãos" e outros seres estra-terrestres.
Amei a amizade construída entre o protagonista Salvo, o seu adimirado amigo Franco e Favalli.

Karamaru 07/01/2019

UM CLÁSSICO DAS HQS E DA FICÇÃO CIENTÍFICA
"O eternauta", sem dúvidas, está entre as melhores HQs e entre os melhores livros de ficção científica que tive oportunidade de ler. Com uma trama claustrofóbica, repleta de surpresas, a HQ prende a atenção do início ao fim.

Ela propicia diversas reflexões, uma delas é a de que o conhecimento racional e científico é crucial para o êxito em situações extremas e, consequentemente, para a sobrevivência; talvez seja uma constatação óbvia, mas uma das magias da literatura é transformar o óbvio num "incômodo necessário" para o leitor, e "O eternauta" consegue fazer isso.

Há uma série de referências bélicas, geográficas e históricas que enriquecem o texto, e elas são utilizadas de forma inteligente por meio das falas dos personagens (como os personagens nos cativam!). Os traços são um show à parte.

O prefácio assinado por Paulo Ramos, jornalista e professor da USP traz informações bem interessantes sobre a composição do livro e sobre a vida dos autores.

É de se espantar, no mínimo, que uma obra tão importante, de um país vizinho nosso, tenha demorado quase meio século para ser publicada por aqui. Fica a dica: leiam logo! Altamente recomendado.

Guilherme Amaro 18/11/2017

O Eternauta
HQ argentina , publicada pela editora Martins em 2011, contém 360 páginas .

O Eternauta considerado a versão do Robson Crusoé, a solidão do homem, cercado pela morte, mas o homem com família e amigos ( Juan é o protagonista com sua família Elena, Martita e seus fieis amigos Favalli, Herbert e Polski).

A epopéia se passa no cenário catastrófico nas ruas de Buenos Aires, tudo começa com uma nevasca radioativa mortal; na qual destrói e contamina toda a superfície terrestre; durante o enredo os humanos terão uma batalha nas ruas, avenidas, praças, rodovias, bairros e também no estádio do River Plate; alucinações, raios desintegradores, máquinas de controle mental, naves espaciais, viagens nas dimensões do tempo.

Os humanos improvisam invenções tecnológicas adaptadas para sobreviverem.
Até onde chegou o limite da sociedade da humanidade ; o inimigo agora são criaturas de outro planeta como os "cascudos, gurbos, homem robôs, mãos" e os ELES os verdadeiros invasores, os que comandavam tudo.
Aos poucos, conforme os sobreviventes investigam, começamos a saber quem está por trás de tudo.

A crítica ao capitalismo evidencia-se na fala de um dos inimigos. "Pena os homens só darem valor ao que é raro , não apreciam o que existe em abundância para vocês mais vale um pedaço de ouro bruto não trabalhado do que uma folha de árvore ou a pena de um pássaro".

Palavras do mestre: " O verdadeiro herói de O Eternauta é um herói coletivo, um grupo humano. Isso reflete, embora sem premeditação, meu sentimento íntimo, o único herói válido é o herói em grupo, nunca o herói individual, o herói solitário.
Héctor Germán Oesterheld