A Segunda Vida de Francisco de Assis

A Segunda Vida de Francisco de Assis José Saramago

Resenhas - A Segunda Vida de Francisco de Assis

Nayara 29/09/2023

Surreal de bom
?Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu fizeram-no de carne, e sangra todo o dia?
Saramago escreve com a alma, e esse livro é a prova disso.

amorime_ 15/05/2023

"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia".
Comecei a ler sem saber nada sobre o livro, e a primeira surpresa foi descobrir que é uma peça. Gostei bastante, acho que o texto fluiu muito bem, de uma forma que não ficasse cansativo - é um daqueles livros para ler "em uma sentada só".

Basicamente, a obra retrata a vida de Francisco de Assis, antes de virar santo. Ele retorna a "instituição" que fundou, e descobre que todos os ensinamentos e valores que ele defendia foram desvirtuados de alguma forma, trazendo uma crítica a essa disputa de querer ter poder, dinheiro e status, esquecendo-se dos mais pobres (ao meu ver, uma ideia básica do que hoje entendemos por desigualdade social e políticas públicas). Percebe-se, até mesmo, o uso da fé como meio de convencer as pessoas a fazerem alguma coisa.

De fato, para um livro de 1987 e por ser meu primeiro contato com o autor, surpreendeu bastante... ansiosa pelos próximos livros do autor.

lizmr_rm 27/11/2021

Teatro
Uma sátira incrível, traz a ironia, as perversões e o divertimento ideal. Uma paródia que faz pensar e traz a história para o mundo contemporâneo.
Gabriel Alencar 05/01/2022minha estante
Olá, onde você encontrou o livro?