Inés da minha alma

Inés da minha alma Isabel Allende

Resenhas - Inés da Minha Alma

1 | 2 | 3 | 4

Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2024

Inés Súarez mostra-se uma companheira de fibra e uma valorosa co-fundadora da nação chilena , assim como também uma lutadora valente que sabe cativar e impor respeito aos seus companheiros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528612844

Vitória Fernanda 28/01/2024

Era como se eu estivesse lá
Adorei a leitura, me senti como se estivesse lá só de olho. Esse romance recheado de fatos históricos é muito rico em detalhes e cria personagens femininas encantadoras e as contextualizam nessas aventuras.

Em alguns momentos a riqueza de detalhes (principalmente das batalhas) me cansou um pouco kkkkkk mas de modo geral a leitura foi muito envolvente. Me senti um pouco culpada por sentir dó dos espanhóis em alguns momentos, mas no fundo tiveram o que ofereceram. É uma
tristeza o que fizeram com os indígenas.

Gabriela Viana 25/01/2024

Mescla ficção com fatos reais
Em "Inês da Minha Alma", Isabel Allende explora a história da conquista do Chile, apresentando um romance com uma protagonista feminina que se destaca pela originalidade, assim como a própria autora. Este envolvente livro mescla habilmente ficção e fatos reais, proporcionando uma narrativa cativante e única.

Rebeka 27/10/2023

Inés da minha alma
No começo eu tive receio de ler esse livro, pois achei que pelo período histórico dos acontecimentos, seria uma narrativa cansativa, mas não é.

Foi maravilhoso de ler a maneira apaixonada que a autora,como fã e admiradora,depois de anos de pesquisa, escreveu a sua versão da história de Inés Suárez e assim deu a ela, a sua maneira, o protagonismo merecido na formação do Chile,fazendo as adaptações necessárias para a narrativa.

Fiquei horrorizada com a realidade dos fatos descritos sobre o início da ocupação espanhola do Peru e do Chile.

Gostei muito de conhecer os indigenas mapuche, suas táticas de luta e resistência, e também encantada com as belezas do Chile, desde o deserto até as paisagens nevadas.

Ane 23/07/2023

Incrível
Isabel Allende tem um dom de fazer seus personagens muito reais e a gente criar um grande laço com eles, Inês te vejo como uma figura materna ???

Iolanda 09/07/2023

Baseado em eventos reais, Isabel Allende narra a história de Inés Suárez. Espanhola que desbrava o mar em busca de um marido que já não ama, mas que desperta nela a vontade de viver aventuras em terras desconhecidas.
Inés é uma mulher forte, corajosa e que desperta no leitor uma irrevogável simpatia.
Através de sua história, acompanhamos a busca frenética pelas riquezas na América Latina. A chegada dos espanhóis em terras férteis de ouro e a prata tão abundantes.
Essa chegada, comina com o sofrimento da população local: dor, sofrimento, perda de território, escravidão, abusos, mortes. O pacote completo que a colonização trouxe para tantos povos.
Inés Suárez acompanha seu amante, Pedro Valdivia, a busca por territórios do Chile. Acompanhamos todos os desafios encontrados por eles, suas perdas e conquistas.
O livro é narrado de forma muito descritiva, o que torna a leitura, na minha opinião, por vezes, cansativa.
E como não poderia ser diferente na obra de Isabel Allende, o romance avassalador, as paixões, os espíritos, a magia estão presentes na história.

orionnoceu 10/05/2023

Nunca havia lido um livro da Isabel Allende, e honestamente penso que nunca teria escolhido espontaneamente essa leitura. A leitura me escolheu.
No meio da quarentena minha mãe surgiu com esse livro que ela comprou no sebo, junto com vários outros, mas 'Inês de Minha Alma' com certeza se destacou.
Foi uma leitura difícil e nova. A forma como Isabel escreve é de um jeito mais adulto e eloquente. A escolha da narrativa foi surpreendente, onde os fatos não são narrados cronologicamente, e sim uma grande mistura de passado e futuro que estranhamente me agradou bastante.
Tem muuito teor histórico e o livro me trouxe um novo ponto de vista da colonização.
E Inês, o que falar dessa mulher perspicaz, selvagem e jovial até seu último suspiro?
Ela deu vida a essa história, me ensinou com as suas vivências a visualizar o amor de forma diferente, porém interessante, e mostrou sua sagacidade com a inebriante vontade de viver.
Só não dou 10 porque foi uma leitura lenta, e apesar de tudo, Isabel enrolou e pronlogou coisas que não precisavam.

Beta 04/03/2023

Muito interessante
O livro é muito bom, repleto de personagens fortes femininas, porém em algumas partes lento e em outras muito triste.

Cristina117 17/12/2022

Primeiro contato com a escrita da Allende, e que história hein?! Uma narração incrível da Inés Suarez e sua jornada saída da Espanha até a fundação do Chile junto com Pedro de Valdivia. Os fatos narrados são muito bem descritos e muito vividos. Uma história incrível, mostrando a força da mulher, desde sempre lutando para ter voz. Uma jornada muito interessante e ao mesmo tempo assustadora sobre os horrores das guerras.

Alana 04/08/2022

A Isabel Allende é mestre em combinar ficção e história e escrever algo interessante de ler do início ao fim, como romance Inés da minha alma é perfeito
Agora sobre a parte histórica... mesmo que a gente cresça aprendendo quanta violência a história já viu, embrulha o estômago acompanhar as violações na América Latina, povo após povo.

Helena 27/07/2022

Maravilhoso! Já li vários livros da autora e esse se tornou um dos meus preferidos. Retrara a história de uma mulher forte e ainda perpassa a história da colonização do Chile. Achei ótimo e enriquecidor.

Joao.Lucio 15/06/2022

Um livro feminino, épico latino americano sobre a conquista do Peru e Chile pelos espanhóis, suportavelmente fantasioso, sem hipocrisia e pudores, agradável da primeira a última página.

Déa 28/05/2022

Intenso, marcante e poderoso
Aquela protagonistas que é a heroína perfeita. Mulher dona de si, sem medo de enfrentar a vida ou de amar, ela paga pra ver. Passaria horas babando, mas vou poupar quem procura algo mais objetivo. Escrita elegante, que não tive a menor dificuldade de acompanhar. É uma obra que traz delicadeza e momentos fortes, num equilíbrio perfeito. Além de um contexto histórico, que vai te fazer perguntar: ela existiu? Não vou contar, você precisa descobrir.

Tina Lilian Azevedo 24/05/2022

História da usurpação do Chile
Allende em seus livros conta a história do Chile em vários momentos históricos. Em seu estilo narrativo próprio, nos conta neste a história de Inês Suárez, mas, em minha visão, conta sobretudo a perversidade, crueldade, selvageria, dos espanhóis que invadiram e usurparam a América Latina dos povos originários. Estes os receberam amigavelmente, inocentes, para então serem cruelmente dominados e escravizados. A vida da protagonista-narradora é relegada ao segundo plano, pois a autora se aprofunda mais nos relatos históricos. A narradora é onisciente, onipresente, enfim, é um pouco estranho e há fatos contados que não fazem sentido no desenrolar da trama. Além disso, a história é contada com certa condescendência no que tange aos atos cruéis dos primeiros moradores europeus no território chileno. Não lerei novamente mas o daria de presente, sobretudo para algum amigo que carece da verdadeira história da América Latina e, certamente lerei outros livros da autora.

Margo_livros 10/05/2022

Desbravadores
O enredo é sobre o surgimento do Chile ?? pelos desbravadores espanhóis. A narrativa é feita pela personagem central, Inês, o início, como dito pela autora, vem no sentido de localizar os demais eventos envolvendo alguns personagens.

Infelizmente a leitura é difícil, não pela escrita, mas pelo desenrolar da história, pois tudo ficou repetitivo e cansativo.

Nos dois outros livros da autora que li (A Casa dos Espíritos/ Longa Pétala de Mar) eram evolventes, uma escrita poética, são opostos ao ora resenhado.

Inês da minha alma, tristemente, desagradou total, apesar do assunto de formação de uma nova sociedade, inclusive com mulheres fortes exercendo funções primordiais.

???

1 | 2 | 3 | 4