Minha Querida Inês

Minha Querida Inês Margarida Rebelo Pinto

Resenhas - Minha Querida Inês

Inês Montenegro 31/01/2016

Sempre na primeira pessoa, a autora vai alternando o ponto de vista de Inês de Castro com demais personagens que vão aparecendo, suponho que na tentativa de assim abranger mais conhecimentos do que aqueles que a protagonista teria, ou para não deixar dúvidas quanto às suas suposições.
O tempo presente da narrativa é uma contagem até ao dia da morte de Inês, onde a história dela e de personagens que se estão ligadas vai sendo contada por divagações e memórias sobre o tempo passado. Não correu propriamente bem: a inserção de conhecimentos e/ou contextualização histórica foi praticamente “atirada” para o texto, quebrando a fluidez que este, apesar de tudo, tem durante grande parte da leitura, ao mesmo tempo que em algumas partes Inês parecia não sair do mesmo ponto, incidindo constantemente sobre os mesmo receios, tornando determinadas passagens aborrecidas.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/23/minha-querida-ines-margarida-rebelo-pinto/

sonia 21/09/2014

A história não confirma a lenda.
Bem que a música nos tenta: ' a história desta Inês, tão linda...'
Os fatos, de lindo, não tem muita coisa.
Inês e Pedro são primos, pretexto utilizado pelo Papa para negar-lhes a bula que permitiria seu casamento.
Desde muito jovem Inês se liga a Pedro, apesar de todas as brutalidades, promiscuidade e violência demonstrados pelo príncipe.
Fica a dúvida de quanto a possibilidade de vir a ser rainha motivava a garota ruiva, conhecida popularmente como A Ruça.
Inês era muito linda, órfã, em um mundo que oferecia poucas oportunidades para mulheres, e o primo príncipe era uma opção para lá de boa, embora sendo descrito como um violento e promíscuo jovem, que copulava indiferentemente com homens, mulheres ou bestas, o que não o torna exatamente simpático, e nem acrescenta nada de romântico à relação dele com Inês.
Os filhos de Inês são uma ameaça ao trono do infante legítimo, de saúde frágil, o que faz o rei temer por uma revolução política e impulsiona a trama para destruir a moça.
Finalmente, sobre a tal coroação após a morte, não existem evidências históricas.
Não considero esta resenha spoiler por se tratar de uma figura histórica, e o livro apenas tenta romancear uma biografia para lá de conhecida.

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/