O Jogo do Exterminador

Resenhas - O Jogo do Exterminador

Só Sobre Livros 31/01/2014

Diferenças e Semelhanças
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2014/01/desafio-skoob-de-janeiro-diferencas-e.html

Heitordealmeida 07/01/2014

O Jogo do Exterminador
Baseado originalmente de um conto homônimo, o livro "O Jogo do Exterminador" é o primeiro volume da Saga do garoto Ender Wiggin. A saga é conhecida pelo nome sugestivo de Enderverso e conta com 6 livros publicados, além de uma outra série derivada.

Publicado originalmente em 1985, o livro foi bem recebido pela critica conquistando o prêmio Nebula daquele ano.

Sobre o autor Orson Scott Card, exceto pelo fato de que ele morou dois anos no Brasil, eu nada vou comentar. Ele tem uma visão controversa do mundo que não é exatamente "louvável" por assim dizer. "Ender's Game" é um bom livro e merece ser lido em desassociação com o autor.

Situado no futuro, (diz o Google) entre 2164 à 2170, a raça humana entrou em contato com uma raça humana de nome Insecta (Formics no original) e quase não sobreviveu a invasão. Durante a segunda invasão, Mazer Rackham conquista a vitória que dá fim a guerra. Mas o medo dos Insecta e de uma nova Guerra é muito grande, o que leva o governo da Terra a criar a "Escola de Combate", onde jovens garotos superdotados são treinados nas artes da guerra e estratégia a fim de se prepararem para uma futura nova luta com os Insecta.

É nesse cenário que surge Ender Wiggins, um garoto dotado de inteligencia impar que, ao ser aceito na escola de guerra, é treinado duramente para se tornar o novo Mazer Rackham.

----
Os capítulos sempre iniciam com as observações do Coronel Graff a respeito do treinamento de Ender e são divididos entre a vida de Ender na escola de guerra e seus dois irmãos que ainda estão na Terra, a amorosa Valentine e o odiado Peter.

A situação da Terra é apresentada de uma maneira igualmente interessante. Estando superpovoada, as famílias não podem ter mais do que dois filhos, para poderem ter mais filhos elas tem que fazer um acordo prévio com o governo onde cederão a criança para os jogos de guerra, e assim é com Ender. Como terceiro filho, ele é "Bullyn-nado" e rejeitado pelos demais garotos da escola. Não me lembro se a situação financeira da terra é debatida, mas a politica tem um grande peso para a história.

Basicamente a Terra é dividida em dois blocos. O Hegenoma e os apoiadores dos Russos. (Sim, a guerra fria estava com tudo). O livro passa sempre uma sensação de guerra eminente que pode estourar a qualquer momento depois que a invasão Insecta terminar.

A parte final apresenta algumas revelações e pontos controversos da trama, como o Xenocídio (destruição metódica de um grupo nacional, étnico, racial, político ou religioso) por exemplo e, de certa forma, até quando os fins justificam os meios e a interessante a questão da tecnologia e das condições de vida, assim como as decisões tomadas em tempos de guerra.

Não tem muito mais o que eu possa dizer do livro sem revelar demais da trama. Ele é curto (260 páginas só) e bastante rápido de se ler. Numa linguagem clara, apresenta questões que, um dia, nós teremos que responder. Apesar das controvérsias envolvendo o autor e algumas visões dele apresentadas no livro, a riqueza do universo do livro do Scott Card merece ser lido.

Ignore o autor. Leia o livro e acredite: Vai valer a pena!

Roberto Fideli 03/01/2014

A Sombra do Gigante
Li O Jogo do Exterminador pela primeira vez com onze anos, e, embora tenha admirado a maneira como a qual o autor prendeu minha atenção em suas palavras mesmo quando eu era criança. No entanto, só fui perceber a complexidade dessa história, como história de ficção científica e como história humana, quando eu reli aos 15 anos. Agora, com 21, tive a chance de assistir em primeira mão uma cabine do longa metragem, lançado 17 anos depois de iniciada sua pré-produção. A resenha do filme, a qual publicarei junto para os interessados, foi escrita por um amigo meu, enquanto eu tratei de analisar o livro. Apesar de não ter conseguido - certamente - analisar todas as complexidades desta memorável narrativa, espero ter, ao menos estimulado o leitor desconhecido a buscar este livro, independentemente do filme. Portanto, espero que confiram o texto completo no link deixado abaixo.

site: http://www.whosgeek.com/2014/01/o-jogo-do-exterminador-sombra-do-gigante.html

Fabi 02/01/2014

Nunca fui muito fã de sci-fi, então não esperava ficar absolutamente apaixonada por esse livro. Em vez de devorá-lo, que é o que eu costumo fazer, eu alonguei ao máximo a leitura, porque eu não queria que acabasse. Ender Wiggin entrou na minha lista de personagens preferidos! Esse livro, definitivamente, não é apenas para fãs de sci-fi.

O livro foca no aspecto humano, de maneira profunda e muito envolvente. O sci-fi é pano de fundo, e a trama é até batida: a preparação dos humanos para uma possível terceira invasão alienígena. A invasão anterior só foi rechaçada pelo brilhantismo de um coronel, e agora os militares estão em busca do próximo gênio de guerra. Por isso, Ender Wiggin é mandado para uma escola de guerra aos 6 anos, e a partir daí a história é centrada nele.

Karina 16/12/2013

E Card Previu o Futuro!
Ele é ótimo! E não é apenas por conta da parte da guerra, mas principalmente por conta do jogo político que é engendrado.
Mais que isso, Card previu a existência e o uso político de ferramentas como o FACEBOOK, o Twitter, o Orkut, o google e tudo aquilo que chamamos de "redes sociais".

Ezequias 15/11/2013

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro é o fato de que, apesar do personagem principal e quase todos os coadjuvantes serem crianças, estes, de fato, nunca o são, não da forma como deveriam, ao menos.

Não estou falando de uma deficiência do autor em escrever como uma criança pensaria, mas aqui, em uma metáfora ou derivação tão típica da ficção científica (coisas que eu adoro neste gênero), temos crianças muito jovens, ainda em formação, mas plenamente cientes da situação que se encontram, e extraordinariamente inteligentes e capazes.

A ideia em si não é nada de extraordinária, tratando-se, na verdade, de mais um sub-clichê no gênero de FC. Porém, o interessante está em como o autor coloca o protagonista diante do mundo que o cerca e como ele se enxerga neste mundo, assistir como este cenário o modifica.

A trama do livro é interessante, apesar de também não ser tão inovadora: vive-se numa distopia futurista dos aos 80, onde a humanidade se recupera da segunda guerra contra um invasor alienígena insectóide, conflito cuja vitória fora muito custosa e difícil.

Diante da ameaça de uma nova invasão, toda humanidade se prepara e se adapta para a guerra. Há um restrito controle de natalidade (imagine uma China de atualmente), uma abdicação quase que estatal das religiões (consideradas como retrógradas e problemáticas), mas que retém ainda algumas características como a liberdade de expressão (ao menos para a população ocidental, valendo notar que é uma ficção dos anos 80, então a URSS tem a sua representação na trama).

Dentro deste contexto nasce Ender, o terceiro filho de um casal, um "terceiro", ilegal caso sua concepção não fosse encomendado pelo governo.

Acompanhamos o recrutamento à academia militar, onde o menino vai sofrer de tudo, para que seu desenvolvimento como líder e estrategista seja alcançado com todo o potencial possível e imaginável no menor tempo.

Nesta jornada ender nunca estará confortável e aprenderá a tomar decisões difíceis, a magoar e a machucar com eficiência, a ser respeitado, seja por amor, ou seja pelo medo, aprendendo que a segunda opção geralmente é a mais administrável.

E também fará o possível para conhecer seu inimigo, a raça alienígena invasora: críptica e incompreensivo, a princípio, ao menos. Mas poderá ele manter-se o mesmo após conhecer profundamente o seu adversário?

Eis que a obra tem algumas influência filosóficas claras, percebi claramente Machiavel e Locke, sendo evidente na "educação" de ender a maneira de se liderar, e como ele, como criança absolvia tudo, moldando a sua personalidade e consciência da forma de "tabula rasa".

Falando em filósofos, há uma trama paralela muito interessante, embora a obra foque em Ender, fala-se também os seus dois irmãos: Peter, um sociopata e Val, a irmã mais velha, dotada de grande empatia, ambos, contudo, dotados do mesmo brilhantismo sobre humano de Ender.

Eles percebem que, ao final da guerra, as tensões entre as grandes potências irá inequivocadamente a levar uma longa e dolorosa guerra, nisto, se colocam ao trabalho na "rede" (pense numa internet) adotando personalidades distintas e pseudônimos de nomes "Locke" e "Demóstenes", que debaterão com a sociedade, com o intuito inusitado.

Talvez este seja o ponto que eu menos tenha acreditado na obra, minha suspensão de descrença não foi ligada. Os irmãos de Ender convencem o mundo com suas ideias através do uso de pseudônimos, escrevendo colunas, falando para multidões numa rede... ou seja, num mundo atual e real, seriam os blogueiros e jornalistas.

O autor na época não podia entender como a internet de hoje funciona com uma cacofonia absurda. Mas talvez eu esteja sendo injusto, a obra não deixa de ser muito boa por conta deste detalhe.

Enfim, gostei bastante deste livro, que tem uma conclusão bastante interessante, recomendo a todos que curtem o gênero.

Leiam o livro antes que o filme (provavelmente) estrague tudo.

CHaandde 03/11/2013

Inacreditavelmente palpável
Um livro que não deixa de lhe surpreender.

Com um começo confuso e chocante, a trama lhe apresenta diversos cenários ambíguos, perante os quais você não sabe como se portar ou se posicionar.
É incrível como um texto com ideias tão perturbadoras possa são tão.... Real, lógico, palpável.

A pouco tempo ouvi alguém dizer que a Ficção Científica é o melhor espaço para se explorar o ser humano, esse livro me provou isso.
Creio que o melhor modo de resumi-lo é dizendo: inimaginavelmente fidedigno

Adnan 07/10/2013

Hipnotizante
Ótimo livro. Faz muitos anos e livros que não detonava uma obra deste calibre em menos de uma semana. Surpreendente como me prendeu!
Espero que o filme seja 1 décimo do que é o livro.

Leo 12/09/2013

Impossível parar de ler !
Este não é um livro simples, parece simples, é escrito simples, o tema é simples, mas ele te engana...

A todo tempo você é manipulado pela sagacidade do escritor que te faz ver com os olhos de quem não tem escolha, de quem não sabe o que a vida reserva e que não tem experiência e maturidade para compreender a grande capacidade de manipulação do ser humano.

Como leitores somos apresentados não apenas ao protagonista, Ender, um gênio militar e última esperança da raça humana, mas ao seu Comandante, a única pessoa que acredita na possibilidade de vitória, o Coronel Graff e o grande coach, Mazer Rackham, a lenda que salvou nosso planeta da invasão.

Paralelo a saga de Ender, com seus infinitos treinamentos que desenvolvem suas capacidades militares, ainda testemunhamos um jogo político muito bem orquestrado pelos irmãos Peter e Valentine Wiggin.

Todas as ações ocorrem simultaneamente enquanto Ender desenvolve solitariamente uma grande compaixão e empatia pelos seres vivos, o que pode colocar em risco sua missão.

Sabemos pelos olhos de Ender que a humanidade foi atacada por naves alienígenas e que só sobrevivemos graças à sagacidade do General humano, Mazer Rackham. Após a grande vitória o heroi desaparece e a humanidade passa a buscar nas crianças um novo trunfo para guerra com os aliens e então conhecemos Ender que chega a idade da qualificação.

Para garantir o sucesso, esta esperança da humanidade precisa ser treinado em todas as situações e levado além de seus limites, e nesta jornada conhecemos os desafios que são colocados na frente da equipe de soldados para que estejam aptos para a grande missão de defender a Terra.

Paralelamente vemos as manobras políticas dos irmãos de Ender para garantir não apenas a sobrevivência do planeta, mas sim da própria humanidade e para isso precisam conseguir a paz no planeta e a capacidade de colonização de planetas próximos.

Uma história viciante, cheia de aventura e muito intimista, nos fazendo ver com os olhos inicialmente inocentes de Ender até o fim de sua jornada quando consegue compreender de forma adulta tudo o que passou.

Recomendado aos amantes de ficção científica e principalmente a todos que gostam de uma história bem contada e cheia de reviravoltas.

General ELL 12/09/2013

A edição da Aleph é HORRÍVEL! FUJA!
A edição da Aleph de 1991 tem provavelmente a pior tradução que eu já vi, é tão ruim quanto a edição da Hemus pro Fundação do Isaac Asimov. O livro é muito bom, se é isso que você passou aqui pra saber, merece sua posição entre os Grandes Clássicos da FC sem dúvidas, mas isso não muda o fato da ediçao da Aleph ser horrível, fuja dela povo meu!

Thiago Arrais 14/05/2013

Um verdadeiro clássico
Uma escola para alunos com habilidades especiais. Um aluno especial mesmo dentre os especiais. A salvação da humanidade nas mãos de um garoto.

Lembrou de Harry Potter?

Eu também, mas esse é Ender Wiggin. No lugar da fantasia, temos ficção científica. No lugar da magia, temos tecnologia. No lugar das varinhas mágicas, temos trajes de combate para microgravidade. E no lugar de um vilão megalomaníaco, temos toda uma raça de alienígenas insectóides. E esse livro foi publicado originalmente em 1985 (a série do bruxinho de J. K. Rowling começou em 1997), então qualquer semelhança é mera coincidência.

"O Jogo do Exterminador" conta a história de um garoto que é o terceiro filho de uma família em um tempo em que normalmente só é permitido aos casais terem dois e em que o treinamento militar dos soldados, oficiais e comandantes espaciais começa desde a infância. Seu nascimento só é permitido por causa do brilhantismo exibido pelos seus irmãos que, apesar disso, não têm os traços de personalidade exigidos para o futuro comandante da Esquadra Internacional. Aliás, a relação de Ender com os irmãos é um dos aspectos mais interessantes da história.

Ender é vigiado de perto pelas autoridades e temos a oportunidade de acompanhar desde início seu treinamento bastante diferente do usual. O treinamento do garoto inclui vários toques de crueldade, de modo que ele se torne o comandante que a humanidade precisa. Nos leva a nos perguntar novamente se os fins justificam os meios.

Excelente. Realmente faz jus ao título de clássico da ficção científica.

Danyel 05/05/2013

O Jogo da Mente Humana
Não se deixe enganar pelo fato de os protagonistas serem crianças, esse não é um livro indicado a elas. Existe uma análise realmente interessante da condição e do psicológico humano nas entrelinhas, e mesmo nas 'linhas', dessa história. Quanto mais você lê, mais tudo faz sentido e vai ficando claro, e mais você quer continuar lendo. Fui surpreendido, até chocado, algumas vezes. Causa comoção, suspense, nervosismo, empolgação. Os personagens lhe cativam de forma que você sente uma felicidade real por eles, ou tristeza, ou raiva, angústica, desespero, agitação, e você não se conforma com o fato de que o livro vai ter de acabar em um dado momento.

Jeffer 04/05/2013

saiu o primeiro teaser trailer do filme

Manuela 26/04/2013

Surpreendente
Comecei a ler sem muita expectativa (a capa do livro na ajuda muito rsrsrsr), mas fui agarrada pelo enredo e nao conseguia mais para de ler. E então, mesmo trabalhando, cuidando de casa e da familia, com uma rotina pesada e corrida li o livro em quatro dias úteis. (Tradução=passei uma semana sem dormir direito por causa do livro)
O personagem central e carismático, e os demais personagens que o cercam sao interessantes. O livro mantém um certo suspense integral do tipo "será que estão agindo certo", "quais serão as reais intenções". E desta forma passamos grande parte do tempo refletindo sobre as discussões que o livro propõe.
Muitas destas reflexões sao bastante atuais. O livro me fez pensar sobre a diminuição a idade penal, sobre se vale a pena sacrificar alguns pelo bem da humanidade, se somos de fato "humanos" no sentido mais profundo da palavra.
Indicaria o livro para adolescentes e adultos. A leitura e fácil, linear, e flui. E o principal, o final e de fato surpreendente.
Pessoalmente um livro que termina de um jeito que eu jamais poderia prever ou imaginar e muito legal pra mim. E daqueles tipos de livros que depois ficamos pensando no autor "mas como esse cara pensou nisso?". Super recomendo e já vou continuar a saga lendo a seqüência "O orador dos mortos".