Ender

Ender's Game - O Jogo do Exterminador Orson Scott Card

Resenhas - O Jogo do Exterminador

Srdiogo 22/04/2024

Um livro simples e viciante
Facilmente um dos melhores livros q li, apesar de simples.
Uma trama bem elaborada, vc quer continuar a ver as promoções do personagem, um final interessante, podia ser melhor o final é verdade, mas não deixa de ser bom.

Hong Zhuang 07/02/2024

Recomendadíssimo
O livro me prendeu como o livro do Jogador n°1. Tá no topo dos favoritos agr.

É simplesmente viciante a leitura, as experiências do Ender, acompanhando suas promoções e conquistas. Só acredito que o autor peca muito em ter feito o Ender muito novo, imagina uma criança de 10 anos comandando todo um exército, acho que devia fazer o protagonista no máximo um adolescente, 16-17 anos ficariam melhor do que 11 anos. Daria mais maturidade e um ar normal.

Enfim, recomendo se você gosta de ficção, guerras, star wars, exércitos. O autor conseguiu criar uma obra prima. Os plots são bons também

luiznogueira 04/01/2024

Como a primeira ficção científica com essa temática que li, esse livro me surpreendeu bastante. Narrativa muito bem desenvolvida, boa ambientação, boa construção das personagens, quebras de expectativa bem legais e colocadas nos momentos certos.

artxpercy 02/11/2023

Sensacional
Eu era apaixonada pelo filme em que esse livro se baseia, e eu não sabia que tinha um livro, quando eu descobri logo fui ler e me apaixonei. O livro é muito bem escrito, tu sente diversas emoções de todos os personagens. Super recomendo, incrível

Thiago 23/05/2023

Todos os fins justificam todos os meios? Até onde podemos ir quando lutamos por uma causa ou uma ideia? O livro tem muito pontos que podem ser discutidos por horas, dias, não só no sentido literal, não só no contexto da história, há muito o que refletir aqui fora também.
O livro é ótimo e tem uma narrativa excelente.

Diego Miúdo 25/04/2023

"O Jogo do Exterminador": Uma jornada emocionante e reflexiva pela ficção científica.
Em "O Jogo do Exterminador", de Orson Scott Card, acompanhamos a história de Ender Wiggin, um jovem prodígio que é recrutado para uma escola de treinamento militar no espaço. O objetivo da escola é preparar crianças superdotadas para liderar a luta da humanidade contra uma raça alienígena hostil conhecida como Formics.

Ender é colocado à prova em uma série de jogos de guerra e simulações de batalha, que o preparam para a guerra real contra os Formics. Com sua inteligência estratégica e empatia incomum, ele se destaca dos demais alunos e se torna a esperança da humanidade na luta contra os alienígenas.

A história aborda temas como liderança, moralidade, violência e xenofobia, e nos leva a refletir sobre o que é preciso para vencer uma guerra e se há justiça em sacrificar uma vida para salvar outras. Além disso, a trama é cheia de reviravoltas e surpresas, mantendo o leitor em suspense até o final.

O livro é uma obra-prima da ficção científica, que conquistou leitores em todo o mundo desde sua publicação em 1985. A escrita de Orson Scott Card é envolvente e emocionante, nos fazendo torcer por Ender e sentir suas angústias e dilemas morais.

Em resumo, "O Jogo do Exterminador" é uma obra indispensável para os fãs de ficção científica e para todos que buscam uma leitura instigante e reflexiva. A história de Ender Wiggin é uma jornada emocionante e impactante, que nos faz refletir sobre a natureza humana e as consequências de nossas ações.

Iaszz 23/02/2023

O primeiro sci-fi
Quando comecei a leitura não imaginei que gostaria tanto. O início é meio lento, mas longe de ser chato e a cada capítulo eu fui ficando cada vez mais presa ao livro sem conseguir largar a página. Vale muito a pena e o plot é muito bom, o gancho para continuar a saga também.

mandycat. 07/02/2023

não é pra mim, mas pode ser pra você
Eu li esse livro através de uma recomendação mas, infelizmente, não curti muito.

Do meu ponto de vista, a coisa é muito descritiva (claro, por ser um mundo novo), mas um descritivo lento. Em diversas vezes me peguei com um pouco de raiva dos personagens (principalmente do Ender - foi mal!)

No mais, engatei na leitura somente pro final e achei muito bonito ver o Ender se mostrando a pessoa que sempre foi: um ser empático e caridoso.
Hong Zhuang 07/02/2024minha estante
Sério que você achou descritivo? AHHAHAha, os livros da Cooleen Hoover são um bilhão de vezes mais descritivos, também da Ali Hazelwood, as duas autoras escrevem até a cor do por do sol se deixar, já que ganham por páginas lidas.

Tiago 13/12/2022

Esse é meu livro de cabeceira, e com certeza o livro que mais li na vida, é o incrível é que cada vez que leio vejo algum ponto diferente que não tinha pensado antes.
Nessa releitura percebi o lado perigoso da "gamificação" que está tanto na moda, o quanto ela pode ser usada pra alguém fazer algo contra sua vontade?

Reijavick 14/03/2022

Eu li a série toda, em versão digital, cheio de momentos fascinantes, outros frustrantes, o livro e gostoso de ler, mas as vezes eu queria estar no lugar do pera, e fazer algo diferente.
A primeira vez que eu li essa série foi apenas o primeiro livro, gostei, mas faltou algo para saciar, meu apetite por aquele livro, a pouco tempo descobri o restante da série de três livros, se tem outros não sei dizer,
Qualquer dúvida só chamar.

Alia 06/03/2022

Um jogo psicológico
À primeira vista, pode parecer apenas um futuro distópico preparar crianças para a batalha e elas se tornarem tão inteligentes para sobreviver. Pode parecer até surreal o comportamento delas. Mas essa é nada mais do que a realidade.
Existem crianças que crescem antes do tempo, que não conhecem a infância, que precisam aprender a se virar sozinhas e enterrar seu desejo de ser feliz no mais profundo de seus corações para sofrer menos com a dor, assim como Ender faz. E isso não é de hoje. Seja por guerras, abandono, fome, necessidade, negligência, abusos ou até mesmo o cotidiano bullying.
Está na nossa frente todos os dias nas mais diferentes formas, crianças sofrendo silenciosamente e nós não fazemos nada, assim como os professores de Ender fazem para que ele se torne um soldado.
As crianças são a minoria que mais sofre no mundo, porque elas não têm a capacidade de se defender. Elas não têm voz, são completamente dependentes. E enquanto acharmos que é normal crianças fora da escola, nós faróis ou apanhando como forma de disciplina, isso vai continuar.
O Jogo do Exterminador retrata literalmente um jogo feito com a cabeça de crianças, tortura psicológica para fazer delas aquilo que os adultos quiserem, no caso soldados. São colocadas para lutar, brigar e se odiar entre si. Elas se tornam monstros aos poucos e conseguem enxergar isso, o que se torna mais uma tortura. Elas descontam seus sentimentos deturpados desenvolvidos através da tortura umas nas outras. Afinal, não podem fazer isso com os adultos, porque não podem se defender deles.
Esse é um dos melhores livros que já li, senão o melhor.

Lucas Garcia 01/03/2022

Incrível
É daquele tipo de livro que você lê por horas e nem vê o tempo passar, a escrita é super fluída.

Embora seja uma ficção científica, não é daquele estilo que parece que está assistindo uma aula, o que pra mim é um ponto positivo.

E tadinho do protagonista ele com certeza vai sofrer de estresse pós traumático por causa do plot twist final, ansioso pra ler os próximos livros.

Tem um filme também, que eu acho muito bom.

Thiago 19/12/2021

Impressionante!
Orson Scott Card... Rapaz, que escritor! A profundidade no desenvolvimento psicológico do protagonista (Ender) é fantástico. E a discussão ética proposta é bem interessante. Além de uma prosa super dinâmica e objetiva.

Victassis 03/09/2021

Melhor ficção científica.
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro. A construção de mundo, a sensibilidade do autor ao falar das caracteristicas psicologicas dos personagens, o plot do final também faz tudo valer a pena. Eu li o livro de avaliação de Enders Game, e mesmo especialistas falam da pericia do autor ao falar de estrategia. Ja li e reli e não sai dos meus favoritos!

Gabriella 07/08/2021

"Convivi tempo demais com a dor. Sem ela, não vou saber quem sou"
Não costumo ler sci-fi (nem sei se já li algum além desse) então não tenho como comparar muito mas eu gostei desse livro. Até mesmo para quem não gosta/costuma ler o gênero é um livro bom. A leitura flui muito fácil - eu demorei para acabar esse livro mas foi mais uma coisa minha - e o escritor equilibra muito bem o tanto de coisa que acontece no livro com se aprofundar no personagem do Ender.

Cada capitulo do livro, desde o começo, temos uma curta conversa entre dois homens que com o decorrer vamos entendemos mais e sabendo mais sobre quem eles são. Porém a historia é toda do Ender. Os outros personagens são apenas pessoas na vida dele, e é assim que a enxergamos. Exceto pela irmã do Ender, a Valentine, que ganha um pouco mais de profundidade por um período do livro, mas de qualquer maneira o Ender é o centro aqui.
Ele é um "terceiro" (terceiro filho, que é algo digno de preconceito nesse mundo, algo incomum) e no mundo apresentado, o governo, que o livro fala de modo que o entendemos (mas não é tão explorado) monitora as crianças com literalmente um monitor que passa para eles tudo que eles pensam/fazem/veem e conforme eles vem o potencial na criança, o monitor vai ficando. Até eles acham alguém a altura e levam a pessoa para a escola de combate, em uma nave no espaço, para treinamento - e detalhe a criança nao ve/fala mais com a família até se formar.

E é assim que acompanhamos Ender, que nunca teve uma vida boa/leve. Na escola o menino sofre bullying e em casa a mesma coisa, pelo irmão Peter, que é um mini psicopata que odeia ele. A única pessoa que ele conta é a irmã.
Até que ele é escolhido para a escola de combate e lá, adivinhem, ele sofre ainda mais.

É bem legal acompanhar a jornada do menino, o livro tem muitos cenários diferentes. Muita coisa vai acontecendo e mudando. Orson sabe escrever passando o tempo de forma natural e narrando muito bem os fatos acontecidos.
Ender é um menino inteligentíssimo e é maravilhoso ver como ele lida com as situações da vida, ele é muito bem escrito, equilibrado em sua mente em atitudes entre a criança e a não criança que o obrigaram a ser. Gosto muito de como o Ender olha (e reflete) para o mundo.
Os cenários em que ele vive são bem interessantes, tudo que ele tem que passar e enfrentar. Os jogos, os combates. O livro me surpreendeu bastante e eu nunca sabia pra onde ele ia e o que ia acontecer.
Os abelhudos (alienígenas) são muito bem pensados aqui... muito interessante. Quem eles são, como agem.

O final é muito legal. Gostei muito de tudo que aconteceu.
Recomendo muito esse livro, mesmo para quem não é fã do gênero, é um livro legal de ler. O próprio escritor diz que a acessibilidade do livro é proposital, para que qualquer pessoa pudesse ler e entende-lo.
Você pode ler e ficar tipo "ok, que estória ótima" e seguir sua vida mas também se parar para refletir sobre toda abordagem do livro - gera uma ótima reflexão (acerca de muita coisa). O escritor conta varias maneiras que o livro foi interpretado e usado.

Para quem tem no livro, a introdução do Orson é muito MUITO boa. É interessante que ele começou o livro todo pela ideia da sala de combate (que é ótima), ideia que fluiu na mente dele aos 16 anos; e ao ler e estudar e refletir e afins, sobre liderança militar, treinamento militar e o futuro surgiu a sala de combate do livro, que moldou o resto da historia.
Além disso, a ideia de usar crianças: para mim a primeiro pareceu irreal, principalmente Valentine e Peter e tudo que eles fizeram. Porém, lendo sobre a carta que um grupo de crianças superdotadas enviaram ao Orson, comecei a ver o livro como algo real e possível - gostando mais ainda que elas fossem usadas. "O jogo do exterminador insiste em tratar as crianças como pessoas" "Forcei o publico a ver a vida dessas crianças daquele ponto de vista - o ponto de vista a partir do qual os sentimentos e as decisões delas são tão reais e importantes quanto os de qualquer adulto"

"A estória de O Jogo do Exterminador não é este livro (...) é aquela que você e eu vamos construir juntos em nossa memoria. Caso a estória signifique algo para você, então, quando se lembrar dela depois, pense nela não como algo que eu criei, e sim como algo que fizemos juntos." - O.S.C