O Jogo do Exterminador

O Jogo do Exterminador Orson Scott Card

Resenhas - O Jogo do Exterminador

Emerson 19/06/2021

O jogo mais importante da história da humanidade
A humanidade está em guerra contra os insects. A aposta é alta: extinção ou sobrevivência. Mas não é um jogo que os adultos podem jogar. Tudo depende da seleção e treinamento de jovens comandantes.

Neste contexto, surge Ender Wiggens, um garotinho de seis anos que trás dentro de si o potencial para comandar toda a força humana na guerra definitiva. E esse potencial deve ser despertado e fortalecido pelo treinamento questionável do coronel Griff. Mas não há tempo para debates morais e éticos quando a extinção bate a sua porta.

Afinal, o poeta já dizia que na guerra e no amor, vale tudo, certo?!

Evy 01/05/2021

Vencedor dos prêmios Nebula e Hugo, o livro se passa no futuro (entre 2164 e 2170) e nos apresenta um planeta Terra quase levado há extinção por dois grandes conflitos com uma espécie alienígena chamada de "abelhudos". Tentando se precaver de um possível terceiro conflito que pode ser fatal, os humanos se preparam para a guerra, enviando crianças para um centro de treinamento para que se tornem grandes comandantes capazes de evitar o fim do planeta.

"Achávamos que éramos os únicos seres pensantes no Universo, até que encontramos vocês. Nunca sonhamos que o pensamento pudesse surgir em animais solitários que não são capazes de sonhar os sonhos uns dos outros”.

Neste contexto conhecemos Andrew Wiggin, Ender como é chamado por todos, embora não esclareça o motivo desse apelido. O fato é que ele é o terceiro filho de uma família, o que não era nada comum na época já que os casais só podiam ter até dois filhos e o terceiro era passível de várias sanções sociais, e está sendo testado para a Escola de Combate, para qual seus dois irmãos não passaram.

Peter, seu irmão mais velho apesar de ser muito inteligente tem traços sociopatas e Valentine a irmã do meio não possui a força necessária para fazer parte do programa. Ender é selecionado, demonstrando aos 6 anos uma inteligencia acima do normal especialmente para a estratégia, ganhando todos os jogos e simulações de guerra em grupos. Ender começa a sentir o peso de ser um prodígio quando passa a ser sabotado por colegas e professores.

Lembro do quanto me incomodou o fato dele ser uma criança de apenas seis anos e estar o tempo todo sendo empurrado para seu limite, treinando horas a fio, passando por desafios que estão acima da sua capacidade ou idade, desncansando pouco e nunca podendo ter nenhum conforto, nem mesmo entrar em contato com a sua família. Tudo para que pudesse se tornar o melhor comandante e ser bem sucedido em sua tarefa. É angustiante.

"Não conseguia imaginar o que poderia de fato ser ‘simplesmente viver’. Nunca tinha feito isso em sua vida. Mas, mesmo assim, queria fazer”.

Enquanto isso na Terra, Valentine está dividida entre a saudade que sente do irmão mais novo e os problemas que passa com as tendências sociopatas de seu irmão mais velho, mas ainda assim vivenciando momentos políticos importantes do universo criado por Scott Card.

"_Me lembrava de que você era linda.
_A memória engana.
_Não. Seu rosto é o mesmo, só não lembro mais o que ‘lindo’ quer dizer".

A narrativa do autor transforma este livro em uma leitura super envolvente que te surpreenderá quando compreender a verdadeira história do conflito entre os humanos e os "Abelhudos" e te deixará sem chão no final, com uma reviravolta que é impossível de prever.

Leitura super recomendada!!

Leticia 04/04/2021

O jogo do exterminador- Resenha

Um livro bom, emocionante que merece meus apelos. Nos faz pensar sobre o que, afinal, estamos nos tornando. Um livro cheio de paixão e significado, que muda sua perspectiva sobre a humanidade, quem define quem é o inimigo?
Essa obra-prima da ficção científica também fala do crescimento pessoal, dos sentimentos e como lidamos com ele e tudo isso junto a uma aventura super emocionante no espaço. Uma estória que tem muito mais de um significado e que pode nos passar muitas lições. Ela nos faz pensar sobre nossa dureza, como influenciamos os outros e como as pessoas as vezes mudam de lado… enfim, considero que vale a pena ler essa obra por ser muito legal e interessante, digna de admiração.

Bárbara Sanches 30/03/2021

Mais que um livro de ficção científica
É triste ver o que fazem as crianças passarem, por mais q sejam todos super dotados e que o livro se passe em um contexto de guerra, ainda são crianças. Crianças de 6 anos recrutadas para serem comandantes de pelotões aos 11 anos. Mas não são tratadas como crianças e nem como adultos, são meros peões em um jogo de guerra.

Nossa, quantas vezes eu quis abraçar o Ender. Não é humano o que fazem ele passar, a forma como é manipulado e por fim, forjado.

O livro usa do cenário de ficção científica apenas para nos ambientar, mas o seu foco principal são as interações humanas, a relação com liderança, solidão e inteligência. Levanta questões que poderiam facilmente serem discutidas em aulas e livros de filosofia.

Rodrigo 18/03/2021

Saga de ender
Farei esta resenha referindo-me a todos os livros da história: O jogo do Exterminador, O orador dos mortes, xenocídio e filhos da mente. Creio que não seja à toa que esta história seja uma das mais emblemáticas da ficção científica, são livros profundos que parte de uma premissa comum, a ameaça da Terra por uma raça alienígena, mas, a partir dela, discute grandes questões envolvendo o medo do ser humano com relação ao diferente, principalmente quando não consegue se comunicar com ele e, a partir disto, tendendo a considerar este estranho como ameaçador e, portanto, passível de destruição justificada. Este é apenas um dos temas que podemos tirar da saga. São livros densos, mas que não conseguimos parar até o desfecho da estória. É uma leitura apaixonante.

Aline327 12/03/2021

Eis um livro onde é possível vislumbrar a criatividade do autor. Livro que recebeu muitos prêmios e virou até filme. Temos um menino prodígio, invasão alienígena, jogos e batalhas.

Brenda 06/03/2021

No começo foi bem massante, até deixou o livro parado por um tempo. Lá pra metade começa a ficar mais cativante, é bom, mas não achei nada demais

acqua 31/12/2020

O futuro sempre vai ser assustador pra mim
Esse livro aborda TANTA coisa, não só no macro mas também nas entrelinhas, você tem que estar atento o tempo inteiro, o que fazem com essas crianças daria vastas discussões para aulas de ética.

Manu 14/10/2020

Me fez lembrar por que eu amo tanto a ficção científica
Fiquei um tempo sem ler nada do gênero, mas finalmente tirei Ender's Game da estante (estava esperando esquecer quase tudo do filme para poder aproveitar melhor o livro - foram alguns anos). E tem tudo o que eu gosto num livro de ficção científica: ideias sobre a humanidade, a ciência e a política futuras. Amo a criatividade dos autores do estilo, amo comparar as coisas que eles achavam que seriam rotineiras agora ou depois, na época em que escreveram, e amo como exploram a vida e os planetas fora daqui, com todo o desenvolvimento que conseguem criar. É simplesmente fascinante. Outras resenhas podem ser mais úteis quanto à história, aqui eu só quis demonstrar meu amor, mesmo. Inclusive, amo que haja mais três livros para continuar essa história. Já comecei o segundo e estou empolgadíssima para ver aonde a triste vida do Ender vai levar a humanidade.

Brasileiro 24/09/2020

Um livro do Caralho que nem esse vc só encontra aqui!
Intrigante, surpreendente, apavorante e empolgante.
Um dos melhores livros que li na vida, esse realmente mereceu o prêmio Nébula

Franco 03/09/2020

Uma ficção científica competente
Vitimado que sou pela cultura pop (e nerd), não pude deixar de comparar 'Ender's Game' com 'Evangelion' (aliás, ajuda bastante imaginar o Ender com a cara apática do Shinji), nem de notar que rola aqui uma versão teen de 'Nascido Para Matar'. E considerando que 'Ender's Game' é predecessor nos dois casos, talvez não seja de todo absurdo cogitar isso.

Seja como for, é um livro de ficção científica competente. E surpreendente profundo. Confesso que ouvir falar antes do filme do que do livro, e logo pensei ser uma daquelas FC para o público teen, e portanto recheada de dilemas adolescentes e paixonites ruborizadas... Mas o livro, felizmente, escapa disso, e usa da pouca idade do protagonista de modo interessante e bem integrado na trama, e não como estratégia comercial.

Aí que a profundidade toca questões interessantíssimas sobre liderança (ou relações humanas de forma geral), além de alcançar um dilema emocional bastante denso (tanto na relação do Ender com seu irmão quanto na relação com os abelhudos). E há, é claro, aquelas pitadas de crítica à guerra e o que ela faz com as pessoas - e aqui é que a escolha por personagens na pré-adolescência se justifica e ganha densidade.

Já os elementos de ficção científica, como dito antes, são competentes. Desde a construção sutil de um contexto (que envolve controle de natalidade e exploração espacial), passando por questões mais hardcore (tipo a relatividade do tempo nas viagens espaciais) e técnicas (a sensacional concepção de um ambiente de treino sem gravidade), e culminando num daqueles finais filosóficos instigantes (chegamos ao espaço, mas e daí? para fazer o quê? para perpetuar o quê?), é uma obra que tem pouca chance de decepcionar o fã do gênero.

E quanto à leitura em si, é bem agradável e fácil. A trama progride bem, os capítulos são relativamente curtos e são bem cadenciados - não rola aquela perda de ritmo.

Enfim, vale ler e se assombrar: foi escrito em 1977!

Douglas 10/08/2020

Ender's Game
Achei interessantíssimo e muito válido o conflito de Ender em relação aos seus inimigos e o peso/preço em derrotá-los. É uma das premissas que move o livro, e, ao meu ver, é justente o que humaniza Ender no meio de tanta crueldade e sacrifícios a que ele foi submetido.

Recomendo a leitura para todos que gostam não apenas de ficção científica, mas também de uma discussão sincera sobre a natureza humana e sobre até onde somos capazes de fazer para sobreviver - mesmo que isso custe nossa própria humanidade.

Giuliane.Souza 26/03/2020

Uma reflexão da humanidade
É por isso que amo a ficção científica. Esse livro nada mais é do que uma reflexão do dia a dia em que vivemos cada vez mais sobrecarregados, empurrados por um sistema, que muitas vezes nos leva a colapsos...mais um livro genial