Espaço e Método

Espaço e Método Milton Santos




Resenhas - Espaço e Método


3 encontrados | exibindo 1 a 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur 07/07/2021

Livro de cabeceira
Sendo bem objetivo, "Espaço e Método", junto a "A Natureza do Espaço", deve ser um livro de cabeceira de todo profissional da Geografia e áreas afins.
Aqui, Milton Santos que sempre buscou uma epistemologia da Geografia, elabora toda uma base metodológica para a análise (e planejamento) espacial, partindo da ideia já trabalhada em outras obras de que o objeto de estudo geográfico é o espaço. Para isso, Milton parte da definição de espaço, bem como das categorias essenciais para a sua análise, tal qual: lugar, território, região, estrutura, processo, função e forma.
A influência dos modelos econômicos de mercado sobre a organização espacial, bem como o "conflito dos contrários" (novo x velho, interno x externo, Estado x Mercado) voltam a ser explorados.
O método geográfico não é fácil, uma vez que pressupõe interdependência, ao passo que possui categorias específicas. A importância dessa obra reside, justamente, na tentativa de evitar a análise estanque dessas categorias e na concepção de um método geográfico, de fato, holístico.
comentários(0)comente



Fael 31/03/2021

Ótimo livro
Milton Santos, um dos maiores expoentes da Geografia brasileira, traz nesse livro uma construção metodológica sobre o conceito de espaço.
Para todos os pesquisadores e interessados na área, o livro se torna como uma das principais referências para o estudo da mesma.
Milton constrói de maneira sólida essa linha metodológica, indicando os caminhos a serem seguidos.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR