O Enigma do Coronel Fawcett

O Enigma do Coronel Fawcett Hermes Leal

Resenhas - O Enigma do Coronel Fawcett

Ricardo Tamanini 04/02/2024

Vida dedicada a exploração
Do ínicio até o trecho em que exploradores procuram descobrir o que aconteceu ao Coronel é interessante. Já a expedição do autor, foge do tema, contando os problemas ocorridos. No entanto, vale a pena para entender o mau caratismo de órgãos públicos e também de políticos, sem contar a exploração intelectual de alguns índios.

Antonio Maluco 09/01/2024

Filme Nacional
O livro conta histórias de um homem inglês que visita o Brasil através da expedição que ele organiza com seus recursos próprios e do governo federal e ele é apontado como inspiração pro personagem Indiana Jones e esse livro daria um ótimo filme nacional para os cinemas ou streaming

Hugo 02/08/2022

Uma homenagem à coragem humana
Tem algo de muito peculiar que torna cativante a leitura sobre a vida desse explorador britânico: a força de vontade? A coragem? Ser totalmente fora da casinha, beirando a maluquice? Não sei. Mas é um livro muito viciante

><'',º> 12/01/2018

"De forma sóbria e realista, Hermes Leal oferece ao leitor o cenário vivido pelo explorador – uma aventura embrenhada nas fronteiras brasileiras e na mata mato-grossense em contato com populações indígenas, sertanejos e fazendeiros. Seu protagonista percorreu a trajetória com obstinação e coragem. Esta se inicia no oriente, nos primeiros anos do século passado, onde o Coronel Fawcett desempenhou um papel de destaque a serviço do exército nas antigas colônias inglesas, dentre as quais o Ceilão.

O especialista em antropologia e topografia casou-se, teve três filhos e serviu na primeira Grande Guerra, mas seus planos estavam muito distantes do oriente. Budista, ele se convencera de que poderia encontrar uma civilização pré-histórica na América Latina, parecida com os Impérios Inca e Asteca. A partir de 1906 foi contratado para expedições de delimitação de fronteiras entre o Peru e a Bolívia e, daí em diante, nascia um dos exploradores mais famosos do século XX.

Seus feitos heróicos e suas investigações arqueológicas vêm acompanhados de descrições detalhadas das regiões nunca antes desbravadas pela ação do homem. A extensa pesquisa de Leal é baseada em arquivos, documentos e livros sobre as expedições de Fawcett espalhados na Europa, na Ásia e no Brasil, em cartas e artigos escritos pelo próprio durante suas jornadas, além de uma visita in loco.

O desfecho de O Verdadeiro Indiana Jones se enquadra bem na trajetória real de Fawcett. No final, o leitor saberá que a aventura dele encontra laços com a própria experiência pessoal do autor. Os fatos narrados no livro e o posterior perigo de Leal e seu grupo sob domínio dos índios servem para recuperar questões importantes, sobretudo aquelas determinadas pela ação dos homens e não pela natureza; como a de imaginar um pouco as dificuldades extremas, a coragem e o espírito, assim como as condições que levaram ao desaparecimento do explorador inglês."

Fonte: geracaoeditorial.com.br

site: http://geracaoeditorial.com.br/o-verdadeiro-indiana-jones/

Wagner 21/07/2017

Ainda não há um ponto final...
guilherme.meirelles.75 20/12/2017minha estante
A obra é um exercício de fôlego do jornalista e merece aplausos pela sua persistência no tema. Em alguns trechos, há um certa monotonia em razão muito mais da própria missão da expedição e da falta de documentação, mas o escritor supera este problema com uma narrativa que traz o leitor junto do aventureiro em sua obsessão. A parte final ganha em tensão e dramaticidade e consegue colocar o leitor em uma posição insólita - torcer contra os índios que agem como se fossem parte de uma quadrilha de um morro carioca qualquer. A obra se fecha na sua incompletude e a conclusão fica a critério do leitor. Particularmente, fiquei com a sensação que o coronel era um desavairado com grande poder de persuasão, que acabou de forma trágica. Mas foi atrás de um sonho e sua epopeia até hoje encontra admiradores.

Daniel432 06/08/2015

Aventuras nos Trópicos
Quem nunca ouviu falar de Indiana Jones!!?? Quem já ouviu falar no Coronel Fawcett!!?? Para a primeira pergunta, a resposta é: todo mundo!! Para a segunda é: ninguém (ou quase ninguém)!!

O autor apresenta uma biografia, aparentemente, bastante detalhada, tratando desde sua juventude no Oriente (Ceilão e Índia), passando por um noivado interrompido, cuja ex-noiva tornou-se, depois, sua esposa, até suas aventuras nas demarcações de divisas entre Peru, Chile, Bolívia e Brasil.

Para sua pesquisa o autor realizou, inclusive, uma expedição ao Xingu que resultou em total fracasso, visto que os índios (em fins dos anos 1990) ainda eram violentos e pouco confiáveis e sequestraram e tomaram bens valiosos dos modernos expedicionários. Imaginem como deve ter sido com Fawcett cerca de 70 anos antes!!

É impressionante sua resistência ao enfrentar as inúmeras dificuldades e privações pelas quais passou e sobreviveu.

Entretanto, sua insistência em descobrir sozinha a cidade perdida (seja para ficar somente com a glória da descoberta ou para ficar também com a pretensa riqueza escondida nesta cidade) levou-o, em minha opinião, à morte.

O autor acredita que ele ... ops. Nada de entregar o final!! Para ver a conclusão do autor, você terá que ler o livro!!

Wenceslau_Teixeira 21/02/2011

Civilzações perdidas na Amazônia
Este é um dos livros que foram escritos sobre o Coronel Fawcett. Um inglês que desapareceu no Mato Grosso e Amazônia no inicio do seculo passado e até hoje se busca suas pistas. Há inclusive uma recompensa ainda em vigor de um jornal inglês para que o encontrar. Na minha opinião ainda falta um livro definitivo sobre esta história.

edjane obama 14/04/2009

Recomendo esse livro