O Último Duelo

O Último Duelo Eric Jager

Resenhas - O Último Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ragnar 29/06/2023

Quero um julgamento por combate
Em O Último Duelo, acompanhos o relato de um crime terrível e o último julgamento por combate na França do século XIV. Com uma pesquisa histórica incrível, Eric Jager nos conduz por um passeio na França medieval onde podemos ter o prazer de aprender sobre esse período fascinante da história humana.

Gabs 26/06/2023

O Último Duelo
Aviso: caso você leia essa crítica, saiba que o autor dela escreveu bem rápido no calor do momento após terminar a leitura e não teve tempo de revisar e corrigir erros ortográficos, até a próxima!

O último duelo de Eric Jager trás uma história sobre três personagens históricos que tiveram uma notoriedade na França do fim do século XIV, sendo eles Carrouge, Le Gris e Marguerite tendo uma atenção especial para os dois homens, Marguerite sendo a grande vítima de um crime em que acusa Le Gris de ter lhe estupr@d0, levando seu marido a um duelo até a morte por sua honra e provar o crime de seu rival.

O livro é bem rico em informações sobre o evento principal do livro, com informações precisas acompanhado de uma ótima tradução e sendo uma leitura bem fluída para um livro voltado para algo mais histórico. Possuindo momentos que me causaram grande desconforto e outros que me fizeram sentir parte do público que acompanhou o embate. Jager teve um grande tempo para concluir o livro, pode-se notar que isso pode ter sido por conta de ter que ir em busca de provas históricas, já que no final do próprio livro mostra quais fontes ele utilizou em cada capítulo do livro, além de ir ao local onde era localizada a residência de Corrouge e Marguerite como falado no apêndice, deixando a leitura mais rica e sendo uma grande fonte de conhecimento sobre os costumes de uma parte da população francesa no final do século XIV.

Aqui entrando em um pequeno spoiler do livro, no capítulo em que fala sobre o est#pro que Marguerite sofreu, o autor parte para uma narrativa em que coloca o leitor acompanhando sobre o que sentia Marguerite e até as falas que ela dizia e ouvia. Algo que me deixou bastante desconfortavel, se essa foi a intenção do autor (no que acredito que sim) ele conseguiu, mesmo que sendo pra mim algo desnecessário e que fugiu um pouco de como ele vinha escrevendo.

Para quem gosta de historia medieval ou mesmo de um livro com o intuito de ter um conhecimento melhor sobre costumes antigos e os duelos travados na França, esse livro é uma ótima pedida.

Nota: 4/5

LukeG 23/05/2023

Levando em conta que o livro gira em torno de um acontecimento que se resolve em um dia - um duelo - tive medo de que seria um livro enfadonho, mesmo não sendo muito longo: repleto de informações históricas paralelas para rechear linguiça.

Para minha sorte, eu não poderia estar mais errado. A contextualização histórica do livro é feita na medida certa - não é um livro raso, mas também não é maçante. O autor foi bem habilidoso em contar um evento histórico com uma estrutura semelhante a uma narrativa ficcional, deixando o livro leve e interessante. O capítulo sobre o duelo em si é de tirar o fôlego.

Um evento histórico muito interessante que rendeu um livro bem bacana. Tanto a história do duelo quanto a obra merecem ser mais conhecidas.

Mateus507 12/05/2023

O mundo nunca mais verá tais espetáculos
Esse foi um livro muito diferente do que estou acostumado a ler. Pra alguém que está acostumado a ler fantasia e coisas sobrenaturais, bem como gêneros heroicos, foi uma experiência diferente ler uma história real, ainda que envolvendo todo um drama e uma luta medieval, e todos os estudos e investigações envolvendo o caso na época e sua repercussão eternamente. Os duelos judiciais acabaram, os crimes "resolvidos" por eles sempre terão decisões contestáveis, mas nesse caso em específico, baseado em tudo que foi apresentado, acho que acredito na versão dos fatos contada pelo "appelant" e sua senhora, como os fatos foram des ritos na história nesse livro.

Uma leitura sensacional! Recomendo muito!

lucascordeiro13 06/04/2023

Ótimo livro
Um dos melhores livros históricos que eu já li é um dos melhores livros que li em 2023! Ótimas bases e escrita impecável

PITUCALELE 04/04/2023

O último duelo
Livro excelente, história muito bem contada, tendo como pano de fundo a França medieval. O último duelo judiciário para resolver um caso de estupro. Quem perde a vida, diante de Deus é o culpado, independente dos fatos. Ótima leitura

Raphael92 29/03/2023

A cruel e sanguinária Idade Média.
O duelo do livro nem é tão emocionante, pois o resultado já é esperado. Porém, o livro relata muito bem como as pessoas viviam no período da Idade média. O autor te choca com os relatos de guerras, abusos, assédios, calamidades, falta de igualdade entre homens e mulheres. E também te choca com as crenças e com a maneira que a medicina regia os pensamentos das pessoas.
O livro com toda certeza me deu uma nova visão sobre o mundo!!

Jorge 09/02/2023

Uma História Real que Parece Ficção
Um relato recheado de informações valiosas, descrito com maestria e acuracidade histórica por Eric Jager. Quase uma novela medieval, esta conta como se deu o último duelo judicial aprovado pelo parlamento francês. Seus aspectos são tão surpreendentes dos pontos de vista histórico, dramático, e até mesmo jurídico, que considero este um dos livros mais incríveis que já li.
A narrativa de Jager intercala trechos explicativos com pequenas dramatizações, a maior destas ocorrendo no momento do próprio duelo. O autor ainda faz questão de pontuar as passagens mais nebulosas da história e as quais teve de apelar para o senso comum, tornando este um trabalho misto, pois ao mesmo tempo que é uma espécie de artigo histórico, ele é também uma novela e objeto de estudo.
Como fascinado por História, especialmente pela temática medieval, este livro me forneceu conhecimentos inestimáveis, e também, um ponto de vista mais detalhado e centrado do período medieval no qual o duelo ocorreu.
Além do próprio duelo em si, ao final, ainda temos a oportunidade de aprender sobre a Última Cruzada, um dos maiores fiascos militares da história medieval, e por fim, Jager faz uma espécie de análise crítico-histórica do caso Carrouges-Le-Gris, que se tornou uma lenda famosa na Europa por séculos a fio, motivando o próprio autor a criar esta obra.
O impacto histórico da lenda, que sempre colocou em descrédito sua principal vítima, Marguerite, é impressionante. Durante séculos, esta história foi ultrajada por revisionismo histórico altamente parcial, o qual, talvez tendo sido notado pelo autor, foi o que despertou-lhe o desejo de mostrar a verdade ao público, ou ao menos, uma visão imparcial.
E mais curioso ainda, é o "ponto final" colocado por Ridley Scott nesta história quando fez sua adaptação para o cinema, intitulando a versão de Marguerite como "a verdade", enquanto Carrouges e Le Gris deixavam o seu ego falar mais alto.
Magnífico e impecável. O filme me emocionou quando tive o privilégio de assisti-lo no cinema. Após ler o livro, pude ter ainda mais certeza do quão extraordinária é a história aqui contada.

BeDelanos 05/01/2023

mtmtmtmtmt bom
acho mt bom como a atribuição de responsabilidade às pessoas variou no decorrer das épocas e pensamentos... mt massa de ler pra quem é do direito

mxavier 24/12/2022

Resenha "O Último Duelo" de Eric Jager
O Último Duelo é um livro que trata de história real, sobre o último duelo judiciário de que se tem conhecimento, na França Antiga, para decidir acerca de um caso de estupro. Ora, num tempo em que a honra dos homens, assim como dinheiro e posses, importava tanto quanto suas vidas, qualquer alegação, com fundamentos ou não, podia desmoronar por completo a vida de alguém.

O interessante aqui é que eu achava que esse livro era uma fantasia medieval como qualquer outro (Nota: eu não leio as informações de um livro antes de comprá-lo, para se ter uma maior surpresa). Descobrir que o livro na verdade narrava algo que realmente aconteceu foi uma surpresa agradável, não tão agradável quanto descobrir que também se tratava indiretamente do meio jurídico (e eu estava afobado de leituras jurídicas por causa da minha faculdade).

O que importa salientar nesta resenha é que o livro é muito bom. Não significa que não tenha falhas: é denso em muitos momentos e peca ao exagerar no uso de expressões francesas sem fornecer uma tradução. É um livro interessante pelo seu caráter real, e também porque nos fornece uma base de como a Era Medieval realmente foi.

Thais645 24/10/2022

Ótimo livro para quem gosta de contexto histórico!
O livro tem muita referência histórica, um prato cheio. Não achei a leitura difícil só um pouquinho arrastada. Neste ano a primeira leitura que me fez ficar aflita com o duelo. É triste pensar que sempre palavra de mulher, é colocada em descrença e o homem por pior coisa que ele poderia fazer?, sua palavra nunca será questionada. Enquanto as mulheres sua palavra nunca terá o mesmo peço!!

Nat 16/10/2022

Uma mulher casada tem a visita inesperada do amigo do seu marido em sua casa. A visita se torna inconveniente e depois agressiva, resultando em um estupro. Ela é aconselhada pelo agressor a não abrir a boca, porque as consequências para ela seriam muito ruins. No entanto, Marguerite se recusa a engolir a humilhação e conta tudo para o marido. O resultado disso é o último julgamento por combate realizado na França durante a Idade Média.

Eu fiquei curiosa sobre esse livro assim que saiu a notícia sobre o lançamento do filme com o Adam Driver (aliás, um filme com um hype tão grande pelos fãs do ator que virou um desastre de bilheteria). Não me decepcionou em nada a leitura. O autor é bem objetivo, ele não perde tempo tentando preencher as lacunas com cenários e acontecimentos muito imaginativos, o que acaba acontecendo quando se conta um fato histórico em que as fontes são muito escassas. Dá para perceber o nível da pesquisa que foi feita para que o livro pudesse ser escrito, os detalhes sobre cada lado da história acabam sendo fascinantes. Leitura que vale a pena.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/09/o-ultimo-duelo-eric-jager-dll-2022.html?m=1

1 | 2 | 3 | 4 | 5