O Último Duelo

O Último Duelo Eric Jager

Resenhas - O Último Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jandão 20/02/2024

Pra mim foi uma grande aula de história junto com um pouco da cultura e personalidades da época.
No começo eu tava achando um pouco cansativa a leitura por todo o contexto histórico, nomes difíceis, locais, etc, mas logo foi me dando curiosidade e comecei a pesquisar alguns locais e pessoas e as guerras. Depois fui logo me prendendo a toda trama dos Carrouge-Le Gris, amigos, aliados, depois rivais, inimigos e enfim combatentes até a morte...

Muito bom a fidelidade que o autor dá aos fatos, sempre preocupado em nos lembrar que muita coisa daquela época além de serem perdidas, também eram boatos, assim não sabemos e nunca saberemos realmente se o crime aconteceu ou não...

Sarah 13/02/2024

Surpreendente
Não conhecia a história do livro, nem mesmo assisti o filme e, por incrível que pareça, a história também se manteve oculta para mim, por todo esse tempo.

ao ler o livro, fui tomada por uma grande curiosidade em saber quais a relações originais dos personagens, assim como saber seus destinos. a verdade é que esse livro é bom o suficiente para me deixar intrigada, curiosa, na ponta da cadeira para entender melhor o que ocorreu, assim como curiosa pelas situações da época.

Bruno.Martins 08/02/2024

História pura
Um livro muito bem escrito, com detalhes minuciosos da época em que ocorreu o "último duelo", valeu muito a indicação do vendedor da loja, como gosto de história, épocas medievais, duelos, é um livro que vem muito à calhar.

Sabrina Tamelini 24/01/2024

O último duelo
Livro histórico, que relata o último duelo judicial na França Medieval.
No século XIV, Jean de Carrouges, cavaleiro normando, ao voltar de uma batalha em nome do Rei na Escócia, encontra sua mulher acusando seu ex-melhor amigo, Jacques Le Gris, de estupro. Sem êxito em resolver a questão com o Conde ao qual estavam submetidos, levou a questão ao Rei e pediu que a decisão fosse tomada por meio de um duelo. E assim foi decido.

J. Silva 14/01/2024

O último julgamento por combate
O Último Duelo é o resultado de dez anos de trabalho do professor Eric Jager, que também é crítico literário especializado em literatura medieval.

Em resultado aos anos de pesquisa, escrita, viagens à Europa e troca de informações com tantos outros estudiosos do tema, o livro não ficcional é, seguramente, a melhor obra sobre o infame duelo entre Carrouges e Le Gris ocorrido em Paris, em 1386, durante a guerra dos cem anos.

A princípio os combatentes eram grandes amigos, a ponto de Le Gris ser padrinho do filho de Carrouges, o que era uma grande honraria na Idade Média. Contudo, por questões patrimoniais e por predileção na corte do Conde Pierre, onde os combatentes eram vassalos, a relação entre eles amargou-se consideravelmente.

Conta-se que durante a ausência de Carrouges, que estava em uma cruzada contra os Ingleses, Le Gris mediante o concurso de outro homem, enganou sua segunda esposa e a estuprou. Tão logo o crime dos crimes foi denunciado, Carrouges deu início a medidas judiciais para a condenação dos culpados.

Todavia, diante de negativas, o caso chegou à Corte do rei Carlos VI, onde após todo um procedimento burocrático foi possibilitado o julgamento por combate, que significa dizer que Deus daria a vitória ao justo.

O julgamento por combate era um procedimento mortal para os envolvidos, pois se lançariam a um duelo até a morte, colocando em risco, sua palavra, nome, honra, patrimônio e salvação da alma. E, no caso em questão, o julgamento alcançou a denunciante, esposa de Carrouges, de modo que se seu marido fosse derrotado, ela seria queimada viva.

O resultado foi Carrouges vencedor e Le Gris desgraçado por toda a eternidade.

Pela dimensão que o caso ganhou, já que naquela época duelos judiciários estavam
em desuso e pela vinculação da sorte da denunciante ao resultado da disputa, o caso até os dias de hoje é debatido, havendo correntes que defendem a denúncia como sendo justa e outras que alegam ser o derrotado inocente das acusações e vítima de uma elaborada farsa.

Nesse ponto, salienta-se, que o autor se destaca por apresentar com razões sóbrias a verdade sobre o infame caso.

Rei Kaiky 19/12/2023

O autor conseguiu colocar no livro todos os fatos históricos relacionados a narrativa de Jean ao mesmo tempo que organizou e narrou muito bem a história de forma a prender o leitor e manter os fatos, dados e informações históricas durante cada página.
O dilema do estupro se mantém do início ao fim e não sabemos o resultado do duelo até o último momento.
Acredito que essa narrativa diferenciada para um fato histórico é revolucionário e será um marco para contar as histórias da humanidade

Bruno Malini 15/11/2023

Quando livro e filme são bons
Vi o filme e, embora haja divergências em relação ao relatado no livro, vale a pena assistir. Eu recomendo o livro e o filme.

carolinari 21/09/2023

Um livro que me surpreendeu.
Como historiadora (com foco em História Moderna), mas sem formação específica em História Medieval, sabia um pouco sobre o assunto, mas não em profundidade. O livro é bem "técnico", como alguns textos de faculdade, e tem uma porção de citações e fontes, fora as notas de rodapé, em cada capítulo (o que ajuda sempre a legitimar o tema), porém o tema do livro em si é interessantíssimo: o último julgamento por duelo da França medieval permitido por lei, com a autorização do rei e do parlamento.
Não é um romance histórico, trata-se de uma história real que ocorreu no século XIV, então não há diálogos como haveria numa romantização dos acontecimentos, é bem focado nas informações e fatos, e ainda assim te deixa na expectativa do que vai acontecer no dito duelo, quem vai vencer: o acusador ou o acusado?
Temos bons indícios dos fatos "verdadeiros" através de depoimentos e outras fontes que resistiram ao tempo, porém também somos apresentados à diferentes relatos, de forma que podemos chegar às nossas próprias conclusões e, até mesmo, ir atrás de outras informações sobre o caso.
Recomendo muito a leitura para todos que se interessam por História, e especialmente História Medieval.

Jon 23/08/2023

Mais um pra lista top 10
Um romance histórico que levou apenas 10 anos para ser produzido. A história em si é intrigante e emociona muito; isso associado a forma como o autor mistura ficção e fatos é magistral. Sem falar que tem um filme que complementa a imersão. Simplesmente perfeito.

Caio Timbó 22/08/2023

Um relato interessante
Gostei D história relatada pelo escritor e de como ele analisa as informações de diversas fontes de forma racional e sempre dando voz aos personagens envolvidos.

Marcone989 20/08/2023

O ultimo duelo autorizado pela corte fracesa.
O período medieval sempre nos surpreende, não só pelas peculiaridades de uma sociedade ainda em formação, como também pelos costumes adotados em diversos ambitos. Em o ultimo duelo somos levados a uma historia intrigante sobre um crime cruel que teve como conclusão um duelo memoravel entre duas personalidades que tiveram sérias desavenças ao longo de suas vidas. O fato gerou polêmica, e dividiu grupos de pessoas, que clamavam por justiça ou duvidavam da veracidade dos fatos. A leitura é muito boa, nos prendendo pela boa didática, conseguimos ter um apanhado de todo o contexto em torno da trama. Vale muito a pena conferir.

Erick Vinícius 05/08/2023

Intrigante
É um livro histórico que narra um fato mesclado com um romance e certa licença poética. Amei a história e a leitura foi agradável, quero ver o filme. Os fatos histórico ajudam a construir as personagens e o autor usa da licença para trazer mais vida a eles. Sem dúvida um ótimo livro para quem gosta de história ou não. A ambientação ao local e a época é muito bem feita e conseguimos viver um pouco delas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5