O Último Duelo

Resenhas - O Último Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thais645 23/09/2022

Reconstrução histórica intéressante
Não conhecia a história, mas depois de ler sobre o último duelo, pesquisei sobre os eventos narrados. Interessante contextualização das relações políticas, econômicas, sociais e de gênero da idade medieval.

Dastan 24/04/2022

O último duelo, um livro documentário que parece um romance
O Último Duelo é uma obra para se ler e aprender não apenas sobre uma época e seus acontecimentos, mas também para compreender como ainda hoje vivemos da mesma maneira de pensar onde tudo parece terminar com Um Último Duelo.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-o-ultimo-duelo-eric-jager/

Jorge 09/02/2023

Uma História Real que Parece Ficção
Um relato recheado de informações valiosas, descrito com maestria e acuracidade histórica por Eric Jager. Quase uma novela medieval, esta conta como se deu o último duelo judicial aprovado pelo parlamento francês. Seus aspectos são tão surpreendentes dos pontos de vista histórico, dramático, e até mesmo jurídico, que considero este um dos livros mais incríveis que já li.
A narrativa de Jager intercala trechos explicativos com pequenas dramatizações, a maior destas ocorrendo no momento do próprio duelo. O autor ainda faz questão de pontuar as passagens mais nebulosas da história e as quais teve de apelar para o senso comum, tornando este um trabalho misto, pois ao mesmo tempo que é uma espécie de artigo histórico, ele é também uma novela e objeto de estudo.
Como fascinado por História, especialmente pela temática medieval, este livro me forneceu conhecimentos inestimáveis, e também, um ponto de vista mais detalhado e centrado do período medieval no qual o duelo ocorreu.
Além do próprio duelo em si, ao final, ainda temos a oportunidade de aprender sobre a Última Cruzada, um dos maiores fiascos militares da história medieval, e por fim, Jager faz uma espécie de análise crítico-histórica do caso Carrouges-Le-Gris, que se tornou uma lenda famosa na Europa por séculos a fio, motivando o próprio autor a criar esta obra.
O impacto histórico da lenda, que sempre colocou em descrédito sua principal vítima, Marguerite, é impressionante. Durante séculos, esta história foi ultrajada por revisionismo histórico altamente parcial, o qual, talvez tendo sido notado pelo autor, foi o que despertou-lhe o desejo de mostrar a verdade ao público, ou ao menos, uma visão imparcial.
E mais curioso ainda, é o "ponto final" colocado por Ridley Scott nesta história quando fez sua adaptação para o cinema, intitulando a versão de Marguerite como "a verdade", enquanto Carrouges e Le Gris deixavam o seu ego falar mais alto.
Magnífico e impecável. O filme me emocionou quando tive o privilégio de assisti-lo no cinema. Após ler o livro, pude ter ainda mais certeza do quão extraordinária é a história aqui contada.

Bruno.Martins 08/02/2024

História pura
Um livro muito bem escrito, com detalhes minuciosos da época em que ocorreu o "último duelo", valeu muito a indicação do vendedor da loja, como gosto de história, épocas medievais, duelos, é um livro que vem muito à calhar.

Sabrina Tamelini 24/01/2024

O último duelo
Livro histórico, que relata o último duelo judicial na França Medieval.
No século XIV, Jean de Carrouges, cavaleiro normando, ao voltar de uma batalha em nome do Rei na Escócia, encontra sua mulher acusando seu ex-melhor amigo, Jacques Le Gris, de estupro. Sem êxito em resolver a questão com o Conde ao qual estavam submetidos, levou a questão ao Rei e pediu que a decisão fosse tomada por meio de um duelo. E assim foi decido.

TheChicoBiel 26/12/2014

Surpreendente
Um belo dia tava na Bienal de Fortaleza e com dinheiro sobrando, visualizei esta obra com um rápido olhar e quis levar. Não esperava muita coisa. Mas que maravilha de livro *-* Surpreendentemente maravilhoso. Uma história real fascinante no contexto de uma França em plena Guerra dos Cem Anos. O autor foi muito feliz em fazer uma obra tão bem contada e detalhada na medida certa.
A história de Jacques Le Gris e Jean de Carrouges deve ser uma história lembrada sempre como exemplo do retrato francês medieval, e além de nos envolver com tal conto fascinante, Eric Jager nos apresenta relatos de documentos oficiais e teorias que permaneceram resistentes ao tempo até hoje.
Uma obra para ser lida e relida, contada e recontada. Recomendo!

Camis 22/06/2022

Sabedoria 2,1.12-22
Ao terminar de ler, lembrei-me desta passagem bíblica que, para mim, retrata fielmente a corte do Conde Pierre e Jaques Le Gris (os ímpios) de um lado e Jean e Marguerite de Carrouges do outro.
Leitura do livro da Sabedoria – 1Dizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos, e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele a moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo a morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”. 21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras. – Palavra do Senhor.

Izaías 11/11/2021

Narrativa empolgante
Livros históricos costumam ter muitas informações despejadas e narrativa lenta. Esse livro não! Cada página é carregado de informações e detalhes, aprendi muita coisa das quais possuía dúvidas (por exemplo, o desafeto histórico entre Inglaterra e França), e ainda assim a história é contada de uma maneira que da metade para o final quase que me faltava ar! Muito bom!

Caio Timbó 22/08/2023

Um relato interessante
Gostei D história relatada pelo escritor e de como ele analisa as informações de diversas fontes de forma racional e sempre dando voz aos personagens envolvidos.

Erick Vinícius 05/08/2023

Intrigante
É um livro histórico que narra um fato mesclado com um romance e certa licença poética. Amei a história e a leitura foi agradável, quero ver o filme. Os fatos histórico ajudam a construir as personagens e o autor usa da licença para trazer mais vida a eles. Sem dúvida um ótimo livro para quem gosta de história ou não. A ambientação ao local e a época é muito bem feita e conseguimos viver um pouco delas.

Ragnar 29/06/2023

Quero um julgamento por combate
Em O Último Duelo, acompanhos o relato de um crime terrível e o último julgamento por combate na França do século XIV. Com uma pesquisa histórica incrível, Eric Jager nos conduz por um passeio na França medieval onde podemos ter o prazer de aprender sobre esse período fascinante da história humana.

Bruno 25/12/2021

Livro interessante porém enganoso em certa Medida
O livro descreve o famoso caso Carrouges X Le Gris, o último litígio resolvido por meio de duelo na França.
O autor constrói bem a narrativa, iniciando pelo histórico das famílias de acusador e acusado, passando pela amizade de ambos, sua degradação, os fatos que levaram ao litígio em si e o procedimento do duelo.
O livro se inicia de forma detalhada, porém o autor passa a acelerar a narrativa e adota inicialmente uma linha dos fatos absolutamente controversa (conforme o próprio assume no epílogo), deixando pontos cruciais de fora especialmente durante o inquérito prévio ao duelo. Nesse sentido, caso o leitor não leia epílogo e comentários acreditará que os fatos (como o estupro a Marguerite) narrados são fatos incontroversos, o que está longe da verdade.
Vale a leitura porém com uma atitude crítica.

lucascordeiro13 06/04/2023

Ótimo livro
Um dos melhores livros históricos que eu já li é um dos melhores livros que li em 2023! Ótimas bases e escrita impecável

BeDelanos 05/01/2023

mtmtmtmtmt bom
acho mt bom como a atribuição de responsabilidade às pessoas variou no decorrer das épocas e pensamentos... mt massa de ler pra quem é do direito

1 | 2 | 3 | 4 | 5