O Risco do Bordado

O Risco do Bordado Autran Dourado

Resenhas - O Risco do Bordado

Matheus656 27/05/2024

Qual é o significado ou a proposta da obra?
E esse foi meu segundo contato com a escrita do Autran Dourado. O primeiro contato foi com "Opera dos Mortos", que tinha uma escrita mais regional e que no começo, era meio difícil de engatar a leitura, mas que depois voou. Agora em "O Risco do Bordado", a escrita já é mais fácil logo de cara. O livro é separado por 7 capítulos, ou até mesmo, pode ser chamado de contos. É como se o nosso protagonista, tivesse separado algumas histórias especificas de sua vida, para contar em partes. A princípio, parece textos desconexos, mas após alguns capítulos/contos lidos, o autor acaba voltando para um conto lá atrás, e revelando uma ponta solta que havia deixado para depois. Claramente é um romance de formação do nosso protagonista, começamos com um capítulo dele sendo um menino, e vamos acompanhando suas memórias e as memórias de seus parentes, até chegar no último capítulo e ver ele mais maduro. Eu confesso aqui, que apesar de não ter sido uma leitura ruim, eu não entendi a proposta da história contada aqui, é justamente isso que vai afetar a minha nota final. Ao terminar a leitura, me peguei pensando um "tá bom, mas qual é o significado dessa obra?", é aquele tipo de obra, que ao terminar e eu não ter entendido sua finalidade, eu sei que vai acabar caindo em esquecimento por mim. Como li apenas 2 livros do autor, e de um gostei e de outro nem tanto (esse no caso), eu me vejo na obrigação de futuramente procurar um outro romance do Dourado, para sair desse empate de 1x1.

tathactroo 03/07/2023

Um livro que não fez eu me apegar em nada, nenhum personagem, nenhuma das histórias de vida do protagonista... Queria ter conseguido chegar ao final dele, mas não tive gosto pra isso.

Leila 08/05/2023

O Risco do Bordado é um romance escrito pelo autor brasileiro Autran Dourado, publicado pela primeira vez em 1970. É uma obra que conta a história de uma família mineira de classe alta, que enfrenta diversas questões relacionadas ao passado e às relações familiares. Apesar de ainda assim curtir o ar nostálgico que o autor imprimiu à obra, considero que dos três livros que li do autor até agora, O Risco do Bordado foi o que menos gostei.

Uma das principais razões para essa opinião é que, em comparação com outros trabalhos de Dourado, a trama desse livro me parece um pouco desorganizada e desconexa em certos momentos. Sei que nosso personagem narra suas memórias desde a infância e suas percepções sobre amigos e familiares, mas mesmo assim,senti que algumas coisas ficaram soltas dentro da narrativa, principalmente o final, que achei super bléh!

O livro pode ser considerado um romance de formação e não me entendam mal, é gostosinho de se ler, mas não é lá uma Brastemp, rs. Enfim, é um Autran Dourado e eu sou fã, continuarei lendo sua obra, mesmo tendo essa experiência meia-boa.
Matheus656 27/05/2024minha estante
Eu fiquei com a mesma impressão que você. O final da obra, me deixou com questionamentos de qual é a proposta do livro. Me pareceu um final muito sem conexo, como se fosse o final de mais uma memória do personagem e nada mais. Os capítulos sobre as brigas de família, foram incríveis, mas a obra como um todo, deixa uma sensação de que não tinha muita importância e significados.

Lorena 21/04/2019

O livro dos sentidos e da infância
2/10 (Lista de livros para a matéria Literatura Brasileira Contemporânea)

Segundo livro, o primeiro foi A Hora da Estrela de Clarice Lispector.
Não conhecia Autran Dourado, ao contrário de Clarice, Autran me agradou enormemente.
Numa escrita muito gostosa de ler e saborear.

O Risco do Bordado é o livro em que os cinco sentidos se apresentam de forma mais palpável e intensa entre todos os que já li, acho difícil encontrar exemplar com semelhante característica. Talvez porque seja uma narrativa sobre a infância e as lembranças e memórias que temos dela, que estão sempre impregnadas de cheiros, sons, vozes, palavras, sensações, toques, sabores... Fiz uma viagem no tempo.

Menções honrosas para Valente Valentina, meu capítulo favorito do livro, e que me deixou com uma vontade enorme de que o autor tivesse escrito outro livro só pra essa personagem maravilhosa, uma menina-mulher audaciosa e a frente de seu tempo, um sopro de ar fresco num romance que apesar de excelente tem preconceitos, machismos e racismos que incomodam.

"E vi para sempre o perfil de Valentina recortado na tarde azulada."

"Se a espera e a dor custam tanto a passar, a felicidade acontece tão ligeiro que não dá nem tempo de reparar."

"Eu súbito descobri a verdade de que a gente só guarda para toda a vida aquilo que dói demais."

"Deus é que sabe por inteiro o risco do bordado."

Cris 25/11/2012

O Risco do bordado - Um trecho da minha monografia
O Risco do bordado é um livro que desfaz todo um mito da inspiração para a composição literária, o escritor não tem inspiração e, sim, cálculo e precisão no processo de construção da obra. Existe uma tomada de consciência de constituição onde o autor mostra que sabe o que faz. O autor é comparado com o carpinteiro, pois, da mesma forma que o carpinteiro trabalha com a madeira, o autor trabalha com as palavras, tudo é minuciosamente medido e calculado. Para Autran “Tudo ou quase tudo nesse livro é medido e pesado, premeditado...” (2000:44).
Edu 08/07/2016minha estante
Flaubertiano...

Simone de Cássia 08/04/2012

Gosto de infância...
Talvez para todos os demais habitantes do planeta Terra que não os nascidos nas Minas Gerais, esse livro figure como algo sem grandes motivações. Para mim, autêntica mineira e apaixonada pelas tradições e nostalgias, cada página teve um gosto de infância...
Lindo. Gostei muito...
Edu 08/07/2016minha estante
Quero ler O Risco do Bordado, pois sou mineiro também!