O Papagaio que não Gostava de Mentiras

O Papagaio que não Gostava de Mentiras Adilson Martins

Resenhas - O Papagaio que não Gostava de Mentiras

Stephanie214 03/03/2024

A cultura africana através de fábulas
Este livro de fábulas africanas que vem dos povos a que pertencem nossos tataravós é apresentada pelo autor Adilson Martins que mostra que os povos africanos criaram suas fábulas e elas tiveram para eles uma importância enorme, muitos desses povos tiveram, desde muitos séculos atrás uma cultura sofisticada, rica e complexa, produziram muitos bens, comerciavam com povos distantes e eram conhecidos por manifestações artísticas de alto nível. No entanto não desenvolveram uma escrita, por isso a cultura era transmitida oralmente, de pais para filhos. E as fábulas formavam uma parte muito importante dessa literatura oral.
Todas as fábulas desse livro são protagonizadas por animais e o motivo disso é que em todas as culturas, os animais são vistos como símbolo de algum tipo de sentimento, característica de personalidade ou caráter. E observando o comportamento dos diversos animais, as pessoas foram vendo que eles podiam ter um tipo de característica humana boa ou má como: preguiça, zelo, vaidade, humildade, lealdade, traição e etc.
Nunca tinha lido sobre fábulas africanas e amei conhecer essas histórias, as minhas favoritas foram "O canto dos pássaros", "A guerra do morcego", e "A tromba do elefante". Em todas as histórias temos um animal como protagonista, uma lição a ser aprendida e algum sentimento humano relacionado a cada história como: traição, curiosidade, mentira, ganância, inocência, enganação, interesse, tirar proveito do próximo e esperteza.
As fábulas me fizeram refletir sobre os animais e porque determinadas ciosas são de determinado jeito e que temos que ser honestos e verdadeiros, agindo com o bem e não com o mal pois tudo nessa vida tem consequência.

Bina 10/05/2023

Zero defeitos
Como é bom ler histórias que mais parecem um afago no coração. Devolvem ânimo para a alma.
Adilson Martins escreveu este livro porque a neta ouvia essas histórias e gostava, mal sabia ele que uma adulta ficaria muito agradecida por tal feito.
Toda vez que leio algo sobre a cultura africana, desperta em mim sentimento de pertencimento, e eu amo isso.
Enfim, não tem muito o que falar. Perfeito, 5 estrelas!

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Esta é mais uma obra de Adilson Martins que registra contos tradicionais africanos. Aqui o autor apresenta uma coleção de fábulas. Fábulas como as de Esopo e La Fontaine, os famosos autores da Grécia antiga e da França? Sim, exatamente como essas. Mas com uma pequena diferença - são fábulas que vêm dos povos a que pertenceram nossos tataravós africanos. As fábulas africanas servirão para nós, hoje, como serviram aos povos antigos - como forma de educar as crianças, de fazer com que os adultos reflitam mais sobre a sua conduta e até como meio de crítica social.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534704199