A doença como caminho

A doença como caminho Thorwald Dethlefsen...

Resenhas - A doença como caminho

Gucordeiro 23/01/2024

Interessante, mas?
Perigoso. Por mais que o próprio autor esclareça que nada dito se trata de ciência, algumas das teses defendidas podem realmente causar problemas?
Na primeira parte do livro, você vai encontrar explicações esotéricas sobre a verdade do universo e o funcionamento da vida, que, apesar de parecerem mirabolantes a princípio, são até bastante contundentes e interessantes. O problema começa quando o autor aplica essas ideias na prática médica? Defendendo que todo sintoma ou doença é apenas a manifestação de uma incongruência do espírito do paciente (que, aliás, sempre se resumem a medo ou vontade excessiva por alguma coisa), ele passa a sugerir processos terapêuticos, ou transcendentes, que podem ser bastante problemáticos?
Realmente, quando ele diz que injetar urina no corpo é uma boa forma de fazer o espírito aceitar a própria negatividade, eu deveria ter fechado o livro ali mesmo. Mas, não, segui até o final para entender por completo. Não melhorou tanto? ele continuou com teses complicadas. Expôs, por exemplo, ideias um tanto quanto rígidas sobre sexualidade, especialmente para alguém que tanto preza pelo anti-convencional. Defendeu que todo problema de gravidez se trata se um ódio secreto da mãe pelo filho, ou uma não-aceitação de sua feminilidade? enfim, realmente complicado. Algumas das explicações e ideias podem até ser aplicáveis em alguns casos, mas estão longe, muito longe, de serem verdades universais.
No fim, se quiser ler, leia, mas vá com o olhar atento para filtrar as maluquices. Serão muitas.

Deyse 20/05/2020

A Doença como Caminho
Livro muito significativo voltado as pessoas que estão no caminho de olhar para si mesmas.
Segue um pequeno recorte relacionado ao câncer:
[...] Na vida política, científica, religiosa e privada, os homens tentam expandir seus objetivos e interesses sem consideração pelos limites (morfológicos); eles tentam criar por toda parte bases de apoio para seus próprios interesses (metástases), prestigiando unicamente seus ideais e objetivos, escravizando assim todos os demais em seu próprio benefício  (princípio do parasitismo). [...] p236

Vânia Sousa | @vania.clsousa 06/01/2020

Vale a leitura
Excelente livro que traz uma visão diferente acerca das doenças, mostrando que são possibilidades de aprendizado e cura que estão muito além do tratamento de sintomas. Ampliou muitos pontos de vista com suas considerações e super recomendo por se tratar de uma interessante leitura!

Gabys 20/04/2019

Cura
Esse livro demonstra como as doenças do corpo podem purificarmos internamente, primeiramente, e posteriormente, externamente.
Você é vítima e autor da sua doença, ou seja, somente você tem e pode ser a cura!
Precisamos nos curar de nós.

Luis 31/05/2018

Transformador
É um desafio falar sobre este livro, tamanho o impacto que causou.

Eu abri esperando ler sobre doenças, em vez disso tive contato com uma ideia completamente diferente sobre vida, morte, saúde e auto conhecimento. Depois da leitura, muitas coisas que eram um aborrecimento passaram a fazer sentido.

Porém, não é para todos. Para aqueles que exigem uma leitura baseada nos princípios científicos, este livro vai soar como misticismo.

Valério 18/08/2017

Nova visão
O livro apresenta uma teoria, no mínimo, curiosa:
As doenças são uma forma de nos mostrar algo. Seriam uma forma educativa de nos alertar para algo que precisamos aprender. Confesso que fiquei um pouco cético. Por outro lado, a ideia não é de todo absurda. Pouco sabemos ainda sobre nosso mundo. A ciência sabe alguma coisa sobre como acontecem os processos. Mas pouco sabemos sobre o porquê.
Assim, toda teoria deve, no mínimo, ser considerada.
Crível, mas não muito convincente, ao menos para mim.

Leila 26/03/2013

Comentário - opinião sobre o livro.
Vale muito a pena! No começo, a leitura pode ser um tanto quanto difícil, no sentido que acaba não sendo uma leitura leve, que flui naturalmente. Mas passado esse início, o livro supera expectativas!