Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Jean.Souza 15/03/2018

Conto de escola
Em uma segunda-feira de 1840, Pilar tenta se decidir onde passará a manhã brincando, e escolhe a escola.
Chegou lá na escola, e ele e o amigo Raimundo, se divertem com uma moeda sem o professor vê, mas um colega de classe os entrega ao professor, e este joga a moeda pela janela e bate neles com palmatória.
Ele prometeu se vingar de curvelo, e quando corre atrás dele, ele foge.
Adulto, Pilar lembra disso tudo e entendeu o significado de corrupção com o seu colega de classe Curvelo, o qual denunciou ele.

Aluno: Jean
Sala: 2º ano J Grace
Sesi retiro

Ana Beatriz 15/03/2018

Conto de Escola
Nesse conto, a história narrada tem como contexto histórico o fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República.
Fala sobre um menino chamado Pilar que estar na aula e seu colega de sala Raimundo lhe oferece uma moeda de prata, se ele lhe ajudasse na explicação da matéria, mais observados por outro menino Curvelo, conta ao professor sobre o acordo entre os meninos e ele acaba jogando a moeda pela janela e dando palmatórias neles.
Pilar promete vingar- se de Curvelo e assim indo atrás da moeda mais segue um batalhão de fuzileiros, o menino volta pra casa sem moeda e sem arrependimento.
Com o passar dos anos lembra do acontecimento e destaca que Raimundo e Curvelo lhe mostraram o significado de corrupção e delação.

Iago.Goncalves 14/03/2018

Resenha
Faz uma ponte certo e errado, mostra a corrupção X delação e como nos somos inocentes quando crianças até um certo ponto como podemos perdoar e ainda ser amigos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Aponta os conflitos relacionados à temática da relações interpessoais na escola, as escolhas e as responsabilidades.

Vitor.Reis 14/03/2018

conto de escola
O conto se passa num período de um dia. Começa com um menino indo para a escola, no ano de 1840. Embora o garoto caminhasse para a instituição de ensino, pensava seriamente em cabular aula, pois o dia estava bonito, porém ao lembrar-se da surra que levara de seu pai na última vez que faltara, mudou de ideia.O menino chega à escola, pouco antes das lições de gramática. Entrou na sala pouco antes do mestre. Este era muito rígido e severo. Então as lições de gramática começaram. Ao mesmo tempo, é apresentado ao leitor, Raimundo, um colega da turma do narrador que era filho do mestre, e por isso o mestre tinha especial rigidez com ele. Raimundo estava com dificuldade para compreender uma lição de sintaxe, então oferece ao narrador uma moeda que sua mãe tinha lhe dado, para que o narrador explicasse o conteúdo, e seu pai não o punisse. Este, por sua vez, aceita a proposta.

2º J

Bruno Roma 11/03/2018

Contexto Historico
Como em boa parte dos contos de Machado de Assis, esse conto nôs leva para algum contexto historico, nessa história em especial, somos " transportados " ao fim do império, a abolição da escravatura e a proclamação da república.

A historia narra um fato ocorrido na infância de um jovem chamado Pilar, que por acaso, relembra o momento em que foi flagrado por um colega ensinando a lição de casa a seu amigo Raimundo que tinha dificuldades, que futuramente prometeu-lhe pagar uma moeda em troca da sua ajuda, o que gerou consequencias para Pilar mais adiante.

No contexto geral, podemos dizer que essa obra vale a pena ser lida e relida varias vezes, pois durante a narrativa, vamos adentrando no universo da educação tradicional, que " teimou " em permanecer por muito tempo nas escolas brasileiras.

Ingride 11/03/2018

Contos de escola
Na minha opinião um conto muito fraco e que de tal forma crítica à ?corrupção? porém assemelha isso com a inocência de uma criança, o contexto histórico demonstra a forma como os pais eram rudes com os filhos sem muitas vezes buscarem o verdadeiro motivo do problema.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade, podemos buscar nuances para verificar o papel da escola, corrupção, a troca de favores, o sistema escolar deficiente e as relações de poder.

Yasmin Cruz 11/03/2018

Conto de escola
No meu ponto de vista um conto não muito legal porem bastante realista, demonstra uma rigidez constante entre pais e filhos no século XVIII porém achei as outras críticas muito falhas ainda mais que sendo caracterizadas por crianças.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, as relações estabelecidas no ambiente escolar.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo

Renata lavine 2A 07/03/2018

Conto de escola

Machado de assis resolve voltar na epoca de 1840, onde conta como as redes de educação eram severas. a história da uma grande lição, que não devemos aceitar pequenas ofertas pois isso também e corrupção.

A história começa com um menino que no caminho ao Colégio vê um dia lindo e fica na dúvida se realmente quer ir ou se vai apreciar o  dia, mas logo se lembra da última vez onde tomou uma surra do pai e decide  seguir o seu caminho. Adiantando os passos pois o mestre era muito severo e ele não  podia chegar atrasado, ao entra na sala o metre passa uma atividade onde o menino Raimundo nao entedendo falar pra pilar o ajudar e em troca le daria uma moeda...

Rodrigo.Cruz 07/03/2018

2J Rodrigo cruz silva
Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.

Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.

Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.

Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.

Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.

Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
O conto “Conto de Escola”, de Machado de Assis, tem foco narrativo em primeira pessoa, e narra um fato que se passa numa escola do Rio de Janeiro, em 1840 (circunstâncias históricas: fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República).
Pilar relembra um fato de sua infância: era chamado de Seu Pilar, e num sábado de manhã, na Rua da Princesa, decidia se iria brincar ou iria para a escola, ficava indeciso entre o morro ou o campo, por fim, lembrando da última “sova” que ganhara do pai, decidiu ir para a escola.
Pilar era um bom aluno, sempre o primeiro a terminar as atividades. Seu pai sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo comerciante. Raimundo era colega de classe de Pilar, e filho do mestre – que era muito severo.
Por esse motivo Raimundo era muito cobrado, mas tinha dificuldades de aprendizagem, fato que o leva a mostrar para Pilar uma “pratinha” que trazia no bolso, em seguida propondo que ele lhe ensine a lição de sintaxe que não conseguia entender.
Seu Pilar pensou que fosse brincadeira, mas quando percebeu que Raimundo falava sério, decidiu aceitar. Com cautela fizeram a troca, afinal o mestre estava ali diante, e se os pegasse seriam castigados com a palmatória.
Para a surpresa de ambos, Curvelo, um colega mais velho e ardiloso, estava observando tudo.
Capa do livro Contos de Escola a moeda estava no bolso de Pilar, que sonhava com a beleza da “pratinha”, até que foi interrompido pelo mestre que o chamou junto com Raimundo. Ao lado deles estava o delator: Curvelo. O fato de Pilar estar ensinando a lição para Raimundo em troca de uma “pratinha” foi considerado como suborno pelo mestre, que a solicitou, porém Pilar jogou a moeda pela janela. Então o mestre castigou os meninos com doze “bolos” diante de toda a turma, causando constrangimento e humilhação aos meninos.
Depois da aula Seu Pilar resolveu dar uma surra em Curvelo, que se escondeu e acabou se livrando de levar uns murros.
No dia seguinte, Pilar tinha sonhado que encontrara a moeda na rua e a pegava de volta, arrumou-se depressa para chegar à escola na esperança de recuperar a “pratinha”, porém no meio do caminho deparou-se com o batalhão de fuzileiros que tocavam tambores, assim, preferiu segui-los a ir à escola. Terminou a manhã na Praia da Gamboa e voltou para casa sem a moeda nem peso na consciência. Assim, aprendeu com Raimundo e Curvelo a corrupção e a delação.
Grace 27/03/2018minha estante

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um texto com várias mensagens, em vários níveis.